Sucto esporos


Sucto esporos é um frasco especial, no qual um tubo atinge o fundo do frasco, o que permite a sucção de cada gota de cultura líquida, utilizando uma torneira localizada na tampa. Desta forma, você pode trabalhar com CL's muito mais facilmente do que com qualquer outro pote:

img 1.jpg

Você precisará de uma torneira de infusão de três vias, mais conhecida como three way (R$ 0,70) e uma mangueira de equipo (menos de R$ 1,50), que podem ser comprados em uma loja de materiais hospitalares. Uma mangueira de equipo é suficiente para fazer vários desses potes. Os three ways já vêm com um encaixe correto para a mangueira de equipo e dois para seringas.

Faça dois furos na tampa do pote a ser usado (10 e 5 milímetros aproximados).

O furo maior é para trocas gasosas e fica à seu critério fazê-lo ou não:

img 6.jpg

Encaixe a mangueira de equipo no three way. Use massa epóxi para fixar e selar bem o three way à tampa do frasco. Veja a posição da torneira de infusão na tampa do pote:

img 7.jpg

Use um filtro de tivek ou similar e também um pedaço de lã acrílica para tampar o furo de trocas de ar, como mostrado:

img 8.jpgimg 9.jpgimg 10.jpg

Está pronto! Na hora de usar, cubra com um papel alumínio antes de esterilizar na panela de pressão. Importante: deixe a torneira fechada para que a pressão da fervura não jogue o meio de cultura líquida para fora do frasco.

img 11.jpg

Como usar

  • As setas no three way indicam qual via está aberta. Retire a tampinha de plástico da via, limpe com álcool e injete os esporos/micélio;
  • Feche a porta, limpe com álcool e coloque a tampinha novamente. Deixe crescer por 10 - 20 dias. Agitar para oxigenar a cada 12 h. Na hora de usar, succione o micélio da mesma forma que foi injetado.
img 12.jpg
Fonte