Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Frasco para Cultura Líquida sem Embaraço

Fonte?
 
A pressão de fervura na esterilização pode facilmente ejetar o líquido de dentro do pote. Certifique-se de manter a via de saída bem FECHADA, bastando girar o three way para a posição adequada.
 
Última edição:
 
de que maneira se tá lacrando a tampa? só rosqueando?
 
de que maneira se tá lacrando a tampa? só rosqueando?

Bem lembrado, tupy. Levo o pote para a panela de pressão com a tampa rosqueada e, por cima, uma "tampa" de papel alumínio. Após a inoculação/raspagem, coloco de volta a tampa de papel alumínio, uma camada de plástico filme e passo fita envolta (o convencional).
 
O tutorial foi atualizado, mas infelizmente eu fiz de acordo com o antigo...
Utilizei um equipo de soro com uma derivação em Y. Fixei a derivação em Y com durepox no topo do pote, para poder injetar a minha seringa multi-esporos que preparei, cortei a mangueira do equipo logo a válvula de regulagem e conectei uma seringa para poder coletar o micélio da CL.
Na minha opinião ficou muito bom, depois de esterilizado não haveria nenhum contato com o ar externo, o micélio iria multiplicar-se apenas com o ar contido no frasco.
O grande problema foi ao passar pela esterilização, 10min na panela de pressão. As peças plásticas da derivação Y, a válvula reguladora e a mangueira de equipo que estava fora do frasco deformaram-se. A derivação perdeu completamente a vedação, a válvula travou, e a mangueira de equipo fechou-se.
Minha experiência serviu para ver que nem todo equipo de soro pode ser "autoclavado". Sempre bom testar antes de montar o frasco e a CL.

Infelizmente não bati fotos, fiquei com tanta raiva que arranquei as peças de equipo, deixando apenas o durepox na tampa do frasco e preparei outra CL do jeito convencional.
 
Fiz a esterilização dos dois potes (com mangueira de equipo e torneira de infusão) em panela de pressão por 30 minutos, fogo baixo.
Não houve dformação das vias ou mangueiras, o que houve foi um refluxo do líquido no pote sem torneira de infusão. Entao fiz o processo novamente, dessa vez entopindo bem a saída com papel alumínio, pra ser retirado logo após, o que vedou bem impedindo o liquido de sair. A CL com torneira de infusão está em incubação no momento.

Essa derivação em Y é de material rígido ou o mesmo das mangueiras?
 
A derivação é composta de um material rígido no corpo dela e uma peça de algo parecido com silicone onde é inserida a agulha da seringa.
Talvez a qualidade do equipo que comprei seja duvidosa. Vou procurar um melhor quando for comprar uma torneira de infusão para fazer o teste novamente:)
 
CL - 11 Dias de incubação.

Obs: Embora o material plástico não tenha se danificado e a CL fora utilizada sem problemas, a mangueira azul ficou com uma textura mais flexível, não sei se aguentaria mais uma esterilização.
Experimentarei usar mangueiras de nebulização (mais resistentes) e posto os resultados.

CL MDK.JPG
 
Última edição por um moderador:
Back
Top