Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Xapuri - Grãos de Arroz Integral

Diário de cultivo problemático.
Comecei uma empreitada nova com vários grãos diferentes (centeio, trigo, milho e arroz).
Como tem poucos diários com Arroz integral em grãos resolvi abrir um para discussão.

Strain: Xapuri/2012

A seringa já estava preparada há 5 dias, com bem pouco de esporos.

Preparação dos grãos:

misturei 1 porção de arroz integral com 2 porção de água em uma panela com tampa e levei ao fogo MÉDIO.
Após 20 minutos retirei a tampa da panela e deixei por mais 10 minutos no fogo. Sobrou bem pouca água no fundo da panela e os grãos assumiram uma coloração meio esbranquiçada.

Após retirar o arroz do fogo, lavei em água corrente em um escorredor de macarrão até sair todo o amido, e a água que escorreu ficar transparente.

Deixei os grãos por :1:30 hr dentro da geladeira. Depois preparei os potes e coloquei na PP para esterelizar. Amanhã irei inocular os esporos de xapuri.

Segue fotos:

DSC03496.JPGDSC03499.JPGDSC03500.JPGDSC03501.JPGDSC03502.JPG
 
Última edição:
Opa SladeAbdala!

Essa técnica de "cozinhar" o arroz antes de ir pra PP Esterilizar é nova pra mim... não tinha visto aqui na comunidade ainda. Estou tentando cultivar meus Xapuris com arroz integral com casca e vermiculita, somente esterilizado. Mas pelo que entendi você vai inocular os grãos pra Spawn né? No meu caso por ser o primeiro cultivo a técnica vai ser o Bolo PF mesmo. Seu tópico vai ser muito útil pra mim!! Acompanhando!! Vamos que vamos!! Sucesso pra vc!
 
Opa SladeAbdala!

Essa técnica de "cozinhar" o arroz antes de ir pra PP Esterilizar é nova pra mim... não tinha visto aqui na comunidade ainda. Estou tentando cultivar meus Xapuris com arroz integral com casca e vermiculita, somente esterilizado. Mas pelo que entendi você vai inocular os grãos pra Spawn né? No meu caso por ser o primeiro cultivo a técnica vai ser o Bolo PF mesmo. Seu tópico vai ser muito útil pra mim!! Acompanhando!! Vamos que vamos!! Sucesso pra vc!

Irei usar como Spawn pra bulk com palha de milho e palha de trigo.

Como esse cultivo é com grãos inteiros e não usei vermiculita, o cozimento se fez necessário por causa da umidade. Quando os grãos são cozidos eles se "enchem" de água o volume aumenta. Nesse caso, depois de cozido os grãos de arroz praticamente dobraram de tamanho.

No seu caso é melhor começar com a técnica PF padrão mesmo. Não precisa cozinhar os grãos antes. Apenas bata eles um pouco no liquidificador. Só não deixe virar farinha totalmente, é bom deixar alguns grãos no meio da farinha para o substrato não compactar.
 
Atualizando:

retirei os potes da PP vedei vedei 1 a 1 com fita isolante.
inoculei os potes a partir de um único ponto no centro do alumínio. Fui girando o pote para espalhar esporos por todo o pote. Depois fechei o furo com fita isolante.
Coloquei outra folha de alumínio, fechei com fita e identifiquei os potes.
Notei que os grãos ficaram um pouco compacto D+, quase como um bolo. Então agitei os copos até os grãos se soltarem. Agora eles parecem estar bem soltos dentro do pote. Depois de agitados os grãos ocuparam um pouco mais de espaço dentro do pote. Não há sinais de excesso de umidade.

Potes após a finalização de todo o processo:
DSC03503_1.JPGDSC03504_1.JPG

incubadora, já com os potes novos:
DSC03505_1.JPG
 
Estarei acompanhando, estou curioso para ver o desempenho dos grãos assim "ensopados". :)
 
Atualizando:
1 dos copos contaminaram com fungo preto. Já foi devidamente descartado.

DSC03510.JPG

Os outros copos apresentam desenvolvimento sadio do micélio.

DSC03509.JPGDSC03511.JPGDSC03512.JPGDSC03513.JPGDSC03514.JPGDSC03515.JPG
 
Até entao parece tudo bem SladeAbdala

Essas fotos sao sómente dos graos de arroz integral?

é somente dos copos de grãos de trigo sim. A princípio pretendo documentar apenas eles. Tem muita coisa na incubadora. É muito tempo com a tampa aberta pra tirar foto de cada copo.

foto de cima da incubadora, com copos com trigo, arroz integral, centeio, e milho. Todos com desenvolvimento de micélio e sem sinal de contaminação.
DSC03506.JPG
 
Atualizando:

Não pude tirar fotos, mas os copos de arroz estão desenvolvendo muito bem e sem sinal de contaminação. A colonização parece estar bem rápida.

Apenas para constar: Comprei arroz de risoto (arbóreo) e pretendo iniciar testes com ele. É um arroz com maior percentual de carboidratos, menos proteínas e menos gordura que o arroz integral. Essa semana irei inocular alguns copos desse arroz com um print GT que o Sand me enviou.
 
Apenas para constar: Comprei arroz de risoto (arbóreo) e pretendo iniciar testes com ele. É um arroz com maior percentual de carboidratos, menos proteínas e menos gordura que o arroz integral. Essa semana irei inocular alguns copos desse arroz com um print GT que o Sand me enviou.


Segundo o que ja cansei de ler porai, o arroz branco nao tem nutrientes suficiente(ferro, zinco, calcio etc.) como o arroz integral tem, o que gera menos produtividade nos resultados finais.

Mas como disse nunca testei isso pessoalmente, nao posso confirma-lo.

De qualquer maneira a pesquisa é de valia.
 
Segundo o que ja cansei de ler porai, o arroz branco nao tem nutrientes suficiente(ferro, zinco, calcio etc.) como o arroz integral tem, o que gera menos produtividade nos resultados finais.

Mas como disse nunca testei isso pessoalmente, nao posso confirma-lo.

De qualquer maneira a pesquisa é de valia.


mas esse não é o arroz branco tradicional, é um que cresce em "arvore". Procurei na embalagem e não tem os niveis de ferro, zinco, cálcio, mas, os níveis de carboidratos são superiores ao arroz branco tradicional.

De qualquer forma, serão apenas alguns copos mais para teste mesmo, vou comparar os resultados com os copos de grãos arroz integral.
 
Atualizando:

Ontem abri a incubadora para tirar fotos.

pote 1: 100%

DSC03531.JPG DSC03532.JPG

pote 2: estagnado há mais de 1 semana

DSC03533.JPGDSC03534.JPG

pote 3: estagnado há mais de 1 semana
DSC03535.JPGDSC03536.JPG


O pote 1 abri e fiz um bulk. Estava com um cheiro bem suave de micélio.
receita do bulk: 75 % palha milho, 25 % vermiculita + po de coco + 2 colher de calcário de concha + 1 colher de centeio moído.

Deixei a palha hidratar por 1 hora depois misturei com a vermiculita + po de coco devidamente úmidos também. Escorri a água excedente e pasteurizei por 90 minutos.
Método de pasteurização: Coloquei o substrato dentro de um daqueles sacos de assar, fechei com o lacre e coloquei dentro de uma pequena caixa de isopor. Dentro da caixa coloquei uma garrafa de água com um aquecedor dentro. O aquecedor foi controlado por um termostato com a temperatura regulada para 80 C.

Fotos do substrato:

DSC03537.JPGDSC03538.JPGDSC03539.JPG


Os potes 2 e 3 fiz um furo para troca de ar e fechei com micropore, vamos ver se funciona.

Apenas para constar, os copos PFs com arroz arbóreo foram inoculados dia 18/04 e com exceção de um que não germinou, os outros estão quase 100%.
 
Parece que está tudo indo bem Slade, estou ansioso para ver esse bulk. Ah, não se esqueça que é bom virar o pote estagnado de ponta cabeça para a realização da troca gasosa. Um abraço.

Paz e Luz!
 
Parece que está tudo indo bem Slade, estou ansioso para ver esse bulk. Ah, não se esqueça que é bom virar o pote estagnado de ponta cabeça para a realização da troca gasosa. Um abraço.

Paz e Luz!

bem lembrado Induced. Realmente tinha esquecido de virar os copos de ponta cabeça.
 
Atualizando:

O bulk colonizou 100%, porém, tive um surto de fungo verde que dominou o buk e vários copos em apenas 1 dia. Descartei fora.

Os dois copos de arroz integral que restaram foram 100% colonizados.
Fiz dois bulks com eles:
1 com palha de milho
O outro uma mistura de palha de milho, esterco de aves e esterco de coelho, po de coco e vermiculita.
O esterco pasteurizei por 3 vezes seguidas por 1h entre 80C e 90C.

Os bulks estão na incubadora colonizando.
 
caramba cara, que pena que contaminou tanto...

brotaram assim do nada? nao fizeste algo errado no meio do caminho?
 
Back
Top