Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Vivendo na bosta: PESA no interior

Diário de cultivo problemático.
Primeiro diário de cultivo. Peço paciência...

Metodo: Bulk com estrume de vaca
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: De meu cultivo em bolos PF

1) Partindo de um bom exemplar em bolo PF, removi da base, no interior do cogu uma porção de micélio, usando toda a limpeza possível.

2) Substrato, meio a meio vermi e bosta de vaca. A bosta foi peneirada para ficar semelhante à sucrilhos. Foi esterilizada na PP por 1h e 20min.

3) Numa gloveboz o pedaço de micélio foi plantado no vidro com o substrato e este foi selado com papel filtro bem amarrado.

4) O vidro foi para a incubadora, 29C, escuro, umidade a mais de 90% usando perlita no fundo.

5) Depois de algo entre 6 e 9 dias este vidro, com micélio bem desenvolvido, rolado duas vezes, inoculou outros dois vidro do mesmo substrato.

6) Substrato para o bulk:
Bosta colhida seca. Homogenizada em um tanque de cimento com uma pá.
Seca por 3 dias ao sol em um local cujo piso é de concreto (quente), sobre
um plástico transparente.
Depois de seca foi peneirada - como o feito nos vidros para spawn.
Em um balde plástico de 20l foi colocado algo como 5 dedos da bosta
peneirada, 8 l de água (de poço) e 250 g de cal virgem e 200 ml de água
sanitária - por 24h.

Obs.: a cal virgem atual não faz mais aquele efeito de aquecer a água fazendo efervecência, etc... Não sei diz o motivo. Para efeitos da construção civil a cal atual funciona, mas para esterilizar é uma incógnita.

7) Ao tirar a bosta do balde com uma peneira fina notei que uma parte da bosta ficou sobrenadando (a maioria) mas outra parte ficou no fundo no líquido. Ao chegar no fundo do balde notei que havia ainda muitos pedaços da cal ainda inteiros. Isso fez com que parte da bosta final viesse com estes pedaços de cal. Tentei minimizar isso descartando parte da bosta.
Espalhei calcário sobre a bosta secando, algo como 2 colheres de sopa.

8) Sequei a bosta ao sol por 5 ou 6 horas (dia meio nublado) e a misturei com vermi de modo que a mistura ficou úmida porém sem água no fundo do balde.

Deixarei este substrato descansar por 12 h para garantir que todo o cloro tenha saido. Amanhã inocularei com o micélio que já está crescendo na bosta dos vidros.

9)
13/03 Balde inoculado, construído nesta ordem:

---Perlita encharcada
---Vermiculita seca
---Pó de casca de côco seco
---Substrato
---Pedaços de micélio
---Substrato
---Pedaços de micélio
---Substrato

Obs.: retirei pedaços de micélio do vidro onde ele crescia com uma colher de sopa.

Tapei com um plástico transparente e amarrei com uma corda para fixar o plástico, como se fosse um tambor.

Depois de 3 dias de repouso no escuro abanarei 3 vezes por dia e molharei as paredes com um aspersor uma vezes ao dia.

Obs.: Grato Mauricio pelas infos sobre cal e hipoclorito. Teria feito diferente o processo aqui se já soubesse isso tudo...

Dia 15/03: Não surgiu mais nenhum sinal de cobweb na superfície do substrato. Não sei o que se passa lá em baixo...
 
Fala TTSoares

òtimo início de cultivo, e ótimas experiências com substrato bulk. A meu ver, os cogumelos gerados deste cultivo, serão propícios a clonagem e printagem, para futuros bulks outdoors.:rolleyes:

Só atenção com uma coisa, que deve estar ok... quantidade de água, é melhor, no início, o substrato a ser inoculado, estar mais seco do que úmido.

Como está a velocidade de desenvolvimento do micélio, sendo que vc já está utilizando micélio vivo? Ótima técnica, ganha-se muito em tempo hábil, e já saímos na frente disparado, no caso de algum contaminante.

Segue na empreitada, quando possível posta fotos dos seus processos...:)

Paz e luz, e ótimas vibrações para o cultivo!!!!!:eek:k:
vlw
 
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO

O hidróxido de cálcio apresenta-se como um pó branco, alcalino ( pH 12,8 ), pouco solúvel em água (solubilidade de 1,2 g/litro de água, à temperatura de 25º C).

Trata-se de uma base forte obtida a partir da calcinação ( aquecimento) do carbonato de cálcio, até sua transformação em óxido de cálcio (cal viva).

Com a hidratação do óxido de cálcio chega-se ao hidróxido de cálcio e a reação entre este e o gás carbônico leva à formação do carbonato de cálcio, podendo tais reações assim serem representadas:


CaCO3(s) ---> CaO + CO2(g)
CaO(s) + H2O ---> Ca(OH)2(s)
Ca(OH)2(s) + CO2(g) ---> CaCO3(s) + H2O
s = sólido, g = gás e l = líquido.

As propriedades do hidróxido de cálcio derivam de sua dissociação iônica em íons cálcio e íons hidroxila, sendo que a ação destes íons sobre os tecidos e as bactérias explicam as propriedades biológicas e antimicrobianas desta substância.



Hipoclorito de Sódio

Mecanismo da ação alvejante e ação em organismos vivos.

Como todos os hipocloritos, o hipoclorito de sódio é um sal do ácido hipocloroso, HClO.
Na água, separa-se parcialmente nos íons Na+ e nos íons ClO-, enquanto uma porção substancial hidroliza-se em hidróxido de sódio e ácido hipocloroso.
Este último tem alto poder oxidante, assim como o ânion hipoclorito, e é o responsável pelo efeito alvejante.
A carga negativa do ânion impede que o ânion se difunda através da parede celular das bactérias e micróbios, o que faz do ânion um desinfetante fraco.
Porém, o ácido hipocloroso também presente, em equilíbrio com o ânion hipoclorito, devido a carga neutra e ao pequeno tamanho, difunde-se facilmente pela parede celular das bactérias.
A mudança no potencial de oxidação-redução da célula causada pela presença do ácido hipocloroso desativa a enzima triosefosfato deidrogenase.
Esta enzima (ou a gliceraldeído-3-fosfato deidrogenase/GAPDH) é essencial para a digestão da glicose e também é particularmente sensível à presença de agentes oxidantes. Sua inativação destrói com eficácia a habilidade do organismo de funcionar.


Cuidados

O hipoclorito de sódio é um oxidante forte, e os produtos da oxidação são corrosivos e podem queimar a pele e causar lesões nos olhos, especialmente quando usado nas suas formas concentradas. O hipoclorito não deve ser misturado com materiais orgânicos (por exemplo, sujeiras), porque podem reagir, dando substâncias carcinogênicas (trihalometanos).

O alvejante doméstico nunca deve ser misturado a outros limpadores domésticos, especialmente àqueles que contenham ácido, porque o resultado é a formação do gás cloro. Também não deve nunca ser misturado com qualquer coisa que contenha amônia, porque pode-se formar gás cloramina. A urina contém amônia; portanto, não se deve usar o hipoclorito para limpar respingos de urina. Ambos, o gás cloro e a cloramina são altamente tóxicos. O alvejante doméstico também reage bastante violentamente com o peróxido de hidrogênio.

Estima-se que cerca de 3.300 acidentes com necessidade de tratamento hospitalar são causados anualmente por causa do hipoclorito de sódio nos lares britânicos.


A ação bactericida da cal virgem é o ânion hidroxila (OH).

A ação bactericida do hipoclorito de sódio (água sanitária) é o ácido hipocloroso.

Logo usando os 2 juntos cal virgem e água sanitária um anula o outro.



O pH final da mistura deve estar neutro (7).
Estando muito alcalino o fungo não se desenvolve.
 
FOTOS!
queremos ver fotos!
auhauhaweuhaw
boa sorte também!

Lamento mas estou sem grana para comprar pilhas para a máquina fotográfica.

Não é uma boa desculpa, mas é verdadeira...

Tentarei recarregar umas pilhas recarregáveis que tenho aqui, mas que já são muito velhas e esta câmera vagabunda é uma vampira de energia !!!
 
de qualquer forma ,boa sorte, assim que que tiver fotos posta ai...:pos:
 
Do dito pelo Mauricio sobre o hipoclorito... concluo que não se deve usá-lo com estrume pois é material orgânico... Coreto ?

Fica a pergunta: este tipo de cal virgem atual, não não "ferve" pode ser usado como agente eliminador de bactérias e outros fungos ?

Só atenção com uma coisa, que deve estar ok... quantidade de água, é melhor, no início, o substrato a ser inoculado, estar mais seco do que úmido.
vlw

Salve "mestre dos baldes" !! ;)

Pergunto:

- Quantas abanadas por dia no balde ?
- Vou deixar o balde dentro de casa, mas mesmo assim a T pode varias de 23 a 31. Devo aquecer o balde de noite ou isso só produz atraso no crescimento ?
- A grosso modo, uma borrifada de água por dia é suficiente ?
 
Salve "mestre dos baldes" !! ;)

Pergunto:

- Quantas abanadas por dia no balde ?
- Vou deixar o balde dentro de casa, mas mesmo assim a T pode varias de 23 a 31. Devo aquecer o balde de noite ou isso só produz atraso no crescimento ?
- A grosso modo, uma borrifada de água por dia é suficiente ?


Fala TT, tudo ok?

Então, vc pode proceder conforme:

- deixa o plástico filme, tampando o balde, por 3 dias, mantendo o balde no escuro. Depois deste período, o micélio já apresentou sinais de crescimento, então, retiro o plástico filme, e cobri apenas com uma fina toalha, limpa. Foi assim até a frutificação. A toalha permite troca gasosa, e mantém escuridão no interior do balde.

- Quanto a temperatura, deixa rolar. Estando dentro dessa faixa que vc citou, sem problemas, deixa a natureza interagir com o seu cultivo. Só uma coisa: a maioria dos contaminantes, vivem e se encontram a alguns centímetros do solo, então, se vc tiver como colocar esses baldes, mesmo cobertos pela toalha, em algum lugar mais alto do que o nível do chão (armário, mesa), está já é uma ajuda, contra os contaminantes.

- quanto a umidade, pode borrifar nas parredes do balde, com um desses pulverizador de 1,99, regula uma névoa bem fina. Utilize água mineral sem gás, ou água de poço/fonte fervida. Uma vez pela manhã e uma pela noite, já é o suficiente. Lembra que vc está umidificando, não molhando, então, não exagera nisso. Não borrife sobre os pins, eles abortam. (quando tiver).

Qual caminho vc vai seguir TTSoares, vai tentar encher o balde com substrato colonizado, para montar o outdoor ou vai tentar alguma frutificação in-balde?

Segue irmão, no que precisar de MuiLok, estamos aqui!!!
E vai te aprontando pra aquela nossa fogueira mágica...:eek:k:

eu vi gnomos, eu vi duendes..... paz e luz irmão!!!!
 
Menos de 24h depois de feito o processo já notei um pequeno núcleo de cobweb !!!

Removi com uma colher e aspergi uma mistura de água e peróxido, nas paredes e superfície do substrato.

Seguindo o Muilok vou colocar no escuro total, dentro de um armário.

Tirei umas fotos.
O vidro tem bosta+vermi e é igual ao que eu usei para inocular o balde.
O balde, com sua tampa plástica e o substrato.

Qual caminho vc vai seguir TTSoares, vai tentar encher o balde com substrato colonizado, para montar o outdoor ou vai tentar alguma frutificação in-balde?

Se não se encher de cobweb.
Se der sinal de que está feliz no substrato.
Esperarei para ver se frutifica no balde.

Se não rolar... tento coloca na rua - mas será mais um enterro do que um outdoor :(

Gracias pelo apoio :)
E que a Força micelial esteja com você !
 
Fala Irmão..

É uma pena o acontecido

Isso não é cobweb, é trichoderma (sei lá se é assim que escreve).

Tem a ver com o tempo de pasteurização do seu substrato, e talvez, correção de PH. Qual foi esse tempo que vc expôs o substrato ao vapor? sempre virando o substrato, para expôr todo? Quando o processo não é eficiente, pode diminuir o nível de alguns contaminantes, porém não todos. Aí, o duende verde ataca. Experiência própria. Paciência, jovem jedi.

paz e luz
 
Eita muito bom isso...sou novo por aqui mas uma rapida lida jah sei muita coisa ..mas sei q tenho muito o que aprender...sou aqui de belém e estou iniciando agora nessa "arte" espero que me ajudem conto com vocês!!!

todos os cogu q nascem na bosta do boi são bons pra fazer o cha?
e outra o que é carimbo??????

muito obrigado :)
 
Fala Irmão..
É uma pena o acontecido
Isso não é cobweb, é trichoderma (sei lá se é assim que escreve).
Tem a ver com o tempo de pasteurização do seu substrato, e talvez, correção de PH. Qual foi esse tempo que vc expôs o substrato ao vapor?

Companheiro: entendeste mau !

Ainda não estou fazendo testes com vapor. O teste deste diário é o com cal virgem.

Neste foi que surgiu uns "pelos" cinza na superfície do substrato...

E, mais:
Exatamente o mesmo surguiu aqui num outro teste e o Boca identificou, pelas fotos, ser cobweb.

Hoje estou fazendo o primeiro experimento com vapor.

Todos os cogu q nascem na bosta do boi são bons pra fazer o cha?

Se for o que você está querendo cultivar, sim.
Evidente que outros tipos de cogus que nascem na bosta (sapófilos) pode ser venenosos !!

e outra o que é carimbo??????

É colocar só o chapéu do cogu em um papel alumínio por um certo tempo para coletar os esporos. Fica uma roda raiada e o termo em Inglês de "printar" é usado.
 
Então TTSoares...

Se ainda não utilizou testes com o vapor, vai pensando... mas já vi que vc chegou no ponto...

continua na empreitada, deixa o substrato esfriar no balde estéril, depois mistura com a semente.

paz e luz
 
muito obrigado! vou ler mais e imprimir os q não podem ser tomados e os q podem e vou sair a caça..quando achar eles tiro umas fotos..pra comprovação
:)
 
Mudando o método de esterilização:

Este tópico iniciou com o uso de cal virgem para limpar o substrato, bosta de vaca.

Agora relato o uso de vapor, seguindo inspiração do Sr. Muilok.

Primeiro a montagem completa:
indisp.png

É bem melhor se a traquitânia for desmontável então bolei um esquema onde os três pés que sustentam a peneira sobre a panela são removíveis.

A peneira:
indisp.png

O pé e sua fixação na peneira:
indisp.png

Detalhe do fixador:
indisp.png

Proporção entre o pé e a peneira:
indisp.png

Abafador feito com a tampa de um certo para roupa suja que foi coberto com um plástico para segurar um pouco o vapor na bosta.

indisp.png

Sobre a bosta:
Catei no campo exemplares do excremento bovino que estivessem bem secos por cima, cinza claro já desbotado pelo sol.
Coloquei tudo em um tanque de cimento e, com uma pá, piquei todo o material até ficar uniforme.
Sequei a sol em um plástico por 3 dias de sol forte.
Peneirei com uma peneira de fazer fritura com malha de 5mm.

A bosta mais grossa:
indisp.png

A bosta fina:
indisp.png

A esterilização:
Colocada água na panela, segundo a montagem mostrada acima, foi ligado o fogo e durante duas horas remexi esporadicamente o material com uma escumadeira. correu bastante condensação no abafador o que indica a possibilidade de que foi obtido algum aquecimento na bosta.

Depois de esfriado o material em um balde limpo, inoculei com micélio já crescido em bosta+vermi, o mesmo que foi usado no processo com a cal virgem.

Isso tudo foi em 13 de março.
Seguirei o relato quando houver novidade.

Hoje, 16 de março, notei alguns filamentos de bolor (cobweb?) na superfície do substrato. Certamente não é micélio !
Removi o pontos suspeitos e borrifei um pouco de peróxido puro no substrato. Mantive a cobertura de plástico e no escuro.
 
Fala TT...

è irmão, o processo não é tão fácil quando parece, e precisamos estar com um pouco de sorte, mas continua, numa dessas, dá tudo ok, foi assim que aconteceu comigo tb, tive muitas perdas em meus outdoors, porém obtive resultados e muito aprendizado. É assim nas primeiras vezes.

Pensando em minhas perdas, acredito que uma daquelas fitas que medem o PH , e faz-se a comparação da cor que ela fica, com um diagrama na embalagem (laboratório de química, eu sempre fujia da aula), ajudaria e muito pra saber qual o estado do substrato preparado... De nada adianta pasteurizar e diminiuir os contaminantes, se colocamos o micélio em um substrato não propício para seu desenvolvimento. Pude perceber isso em alguns potes-teste. Porém na minha cidade, não consegui encontrar a tal fita, mas continuo a procura.

Bem... talvez eu tiraria a cúpula que vc usou em cima do substrato, e deixaria o vapor passar livremente, sem nada para acúmulo deste.... vale fazer um teste, por uns 45 minutos sempre virando o substrato.... e talvez abaixar a peneira, deixar um vão menor entre a panela com água e a peneira, talvez com uma chapa de zinco, colocada em forma de anel, entre a panela e a peneira, para canalizar melhor o vapor direto para o substrato.

paz e luz
 
Um incêndio no galpão que era o meu "laboratório secreto" consumiu com tudo que eu tinha aqui... E, por pouco, eu não viro churrasco ! :eek:

Sem mais relatos. :(
 
que pena hein TT!
aacontece. como diz o Malakyan - Shit happens.
nao deixa esse tombo te desanimar. continue firme e forte na luta que vc sabe que a terra é DELES, mas o reino dos ceus EH NOSSO.:eek:k::eek:k:
ah ganhou reputaçao por sobreviver heroicamente ao incendio e explosao de butijao de gás!
 
meu erro foi o de usar esta montagem:

indisp.png

com um botijão de gás de 13Kg.

O lacre da válvula de escape rompeu e criou um jato de fogo que incendiou a casinha de bonecas (meu laboratório) de 2x3 metros. Sorte que eu não estava dentro da casinha, 15 segundos mais tarde e eu já era...

Só tive isso:
indisp.png

resultado da vã tentativa de apagar o incêndio com duas mangueiras de jardim...

Sobrevivi ! Sigo com cultivo somente em terrários.
 
Back
Top