Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

VERMICULITA (cuidado com contaminantes)

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Ao contrário do que dizem, que a vermiculita é um meio inorgânico, ou isento de contaminantes, não procede.

Há muitos contaminantes na vermiculita.

Na verdade esse minério vem carregado de esporos de contaminantes, prontos para eclodir em um meio "favorável".

Se você tem dúvidas quanto a isso, coloque um pouco de vermiculita em um meio com agár, assim vai perceber a grande bio atividade na vermiculita.

Então, o correto, antes de usar a vermiculita é deixá-la de molho em baldes com hipoclorito de sódio (cloro).

Experimente, na panela de pressão, "esterelizar" somente o arroz. Lacre os copos e guarde-os. Você irá notar que passarão semanas e não terá contaminantes no copo.
Agora faça o mesmo experimento "esterelizando" copos com arroz + vermiculita, depois de 2 a 3 dias já devem surgir contaminantes dentro do copo. Ou seja, as chances de contaminar são bem maiores.
 
Bom dia amigos, tudo bem com vocês?

Recentemente escrevi um topico sobre a esterelização da vermiculita na panela de pressão, segue abaixo link com material para complemento de estudos:


Muito legal, @~B.M.R~, parabéns pela iniciativa. A sua Tek de esterilização da vermiculita ficou muito boa! E fico feliz que tenha aumentado a eficiência e reduzido as contaminações nos seus cultivos. :)

--------------------

Bem, gente, vou falar minha posição nesse tópico.

Tenho feito casings e outras experimentações com vermiculita desde o ano passado sem esterilizar e não tem contaminado.

Veja bem. Pegue a vermiculita e coloque pura num copo na sua casa, aberto, e deixe lá pelo tempo que for. Me avise se desenvolver algum organismo ou contaminante em meses, porque não vai.

Nada eclode em vermiculita pura. Então talvez meu sucesso seja porque só uso vermiculita pura.

Realmente, um substrato de casing com outros elementos nutritivos pode sofrer uma contaminação por algum esporo na vermiculita. Então eu entendo a necessidade de esterilizar nesses casos.

Mas se o sujeito for user exclusivamente vermiculita, a esterilização é desnecessária. Ou o micélio do cubensis vai colonizar, ou nada irá colonizar.

Em resumo:
  1. Se você usar vermiculita pura pro casing, não precisa esterilizar. Da mesma forma pro roll e outros procedimento apenas com vermiculita aplicada sobre o micélio já desenvolvido.
  2. Se você fizer o casing nutritivo, pode ser que a vermiculita leve algum contaminante que ecloda em função dos outros componentes do composto, e aí então a esterilização deve ser feita.

Uma outra possibilidade é de o bolo estar muito deteriorado e o eventual contaminante na vermiculita conseguir eclodir sobre ele. No entanto, descobri esse ano que bolos com cuidado adequado e vermiculita nova constante costumam chegar a 30% do volume inicial (após vários flushes) ainda durinhos e alegres.

Devemos lembrar que a vermiculita é embalada esterilizada. Tudo que entra nela vem a partir do momento em que você abre o saco ou pacote pela primeira vez. Conserve bem, feche sempre após usar, e a quantidade de esporos e contaminantes na vermiculita não será suficiente pra contaminar se não tiver um substrato não colonizado.

E é isso o que tenho a dizer. Obrigado pela atenção de todos.
 
É bom ficar atento a embalagem da Vermiculita vendida em lojas de jardinagem, algumas delas vem com o ingrediente "Terra de Diatomáceas", que é um mineral usado como pesticida natural. Digo isso pq já comprei errado uma vez, até cheguei a procurar se podia usar, se não me engano no Shroomery tem tópico falando que alguém usou em pequena quantidade e deu certo, porém por não ter certeza e não saber tbm a respeito da quantidade que continha no produto eu resolvi não arriscar.

No caso eu tinha comprado está:
IMG_20220609_150014.jpg
 
É bom ficar atento a embalagem da Vermiculita vendida em lojas de jardinagem, algumas delas vem com o ingrediente "Terra de Diatomáceas", que é um mineral usado como pesticida natural. Digo isso pq já comprei errado uma vez, até cheguei a procurar se podia usar, se não me engano no Shroomery tem tópico falando que alguém usou em pequena quantidade e deu certo, porém por não ter certeza e não saber tbm a respeito da quantidade que continha no produto eu resolvi não arriscar.

No caso eu tinha comprado está:
View attachment 205429

Essa aí tem cara de ser aquelas vermiculita caras, bem embaladinha com um rótulo de produto amigo do meio ambiente.

Eu gosto das que vem em saco de entulho de obra mesmo (saco de ráfia), que só tem uma etiqueta impressa em casa escrito só: "vermiculita" em arial 12

Brincadeira.

Mas é um mineral inerte?
Não conhecia, só achei aqui que contém chumbo, o que eu já não acharia muito legal pro cultivo
 
Essa aí tem cara de ser aquelas vermiculita caras, bem embaladinha com um rótulo de produto amigo do meio ambiente.

Eu gosto das que vem em saco de entulho de obra mesmo (saco de ráfia), que só tem uma etiqueta impressa em casa escrito só: "vermiculita" em arial 12

Brincadeira.

Mas é um mineral inerte?
Não conhecia, só achei aqui que contém chumbo, o que eu já não acharia muito legal pro cultivo

Pior que ele vem em saquinho comum com o adesivo, peguei por ver na prateleira e só fui notar em casa. Tinha ido comprar pó de coco!

Existe a Vermiculita "pura" que usamos pro nosso cultivo; e está Vermiculita com diatomáceas.


Neste link tem mais informações sobre a terra de diatomáceas.

Mecanismo de ação contra pragas:
"...Este irá fixar a pele do animal pelo contato com água dificultando que o pó seja levado pelo vento. Uma vez fixado na pele do animal, os carrapatos começam a se desidratar, morrendo por dessecação.

O mesmo processo ocorre com os demais insetos que entram em contato com o produto. Sendo assim, não há como o inseto desenvolver resistência contra o produto, o que geralmente acontece com produtos químicos..."

Controle de praga "mofo branco"
"
... Mofo branco ( Sclerotinia sclerotiorum):

Conhecido como Podridão Branca, o Mofo Branco é uma doença causada por um fungo que ataca diferentes lavouras como a soja e o feijão. Sendo assim, o agente da praga se concentra geralmente nas sementes (principal meio de propagação) e provoca grandes prejuízos para a produtividade.

Vale destacar que mesmo quando não há hospedeiro em potencial no talhão, a praga pode se instalar no solo por longos períodos, devido a sua estrutura resistente. Nesse caso, sua sobrevida pode durar até dez anos.

Em geral, a ação do fungo causador do Mofo Branco é caracterizada por lesões em tecidos na parte superior da planta, onde surgem substâncias brancas semelhantes ao algodão (micélio).

Sendo assim, após alguns dias, essa eflorescência escurece e vira uma estrutura rígida, chamada escleródio.

Então, na época da colheita, esse escleródio cai no solo, tornando-se um vetor de infestação para a próxima cultura. Por fim, é essa estrutura que pode resistir por anos até encontrar um novo hospedeiro.

Essa é uma das razões que a agroecologia visa sempre o plantio consorciado e variações de culturas ao invés da monocultura, porém a sílica concentrada entre 83 a 94% tem potencial para controlar fungos preventivamente..."
 
Última edição:
Back
Top