Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

VERMICULITA (cuidado com contaminantes)

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Ao contrário do que dizem, que a vermiculita é um meio inorgânico, ou isento de contaminantes, não procede.

Há muitos contaminantes na vermiculita.

Na verdade esse minério vem carregado de esporos de contaminantes, prontos para eclodir em um meio "favorável".

Se você tem dúvidas quanto a isso, coloque um pouco de vermiculita em um meio com agár, assim vai perceber a grande bio atividade na vermiculita.

Então, o correto, antes de usar a vermiculita é deixá-la de molho em baldes com hipoclorito de sódio (cloro).

Experimente, na panela de pressão, "esterelizar" somente o arroz. Lacre os copos e guarde-os. Você irá notar que passarão semanas e não terá contaminantes no copo.
Agora faça o mesmo experimento "esterelizando" copos com arroz + vermiculita, depois de 2 a 3 dias já devem surgir contaminantes dentro do copo. Ou seja, as chances de contaminar são bem maiores.
 
Tenho percebido isso, to fazendo os casings sem vermiculita agora
 
Experimente, na panela de pressão, "esterelizar" somente o arroz. Lacre os copos e guarde-os. Você irá notar que passarão semanas e não terá contaminantes no copo.
Agora faça o mesmo experimento "esterelizando" copos com arroz + vermiculita, depois de 2 a 3 dias já devem surgir contaminantes dentro do copo. Ou seja, as chances de contaminar são bem maiores.


Nos meus substratos não notei essa dificuldade com a vermiculita, tupy.

Já guardei meios esterilizados, por mais de uma semana, à temperatura ambiente, e sem problemas. Inclusive inoculei depois e funcionou bem.
 
Também não tenho tido problemas com vermiculita, faço mais ou menos como o lup. Umedeço um pouco a vermiculita e esterilizo no microondas em potência máxima por 5 minutos.
 
Não confiem em vermiculita como um meio sem contaminantes.

Não dê chances ao azar.
Também já consegui copos saudáveis, inclusive sem esterelizar a vermiculita previamente. Indo direto pra panela de pressão.

Quer ter menos riscos de contaminação, trate antes a vermiculita.
 
nunca confiei que vermiculita fosse isenta de contaminaçoes...
porem eu tambem ja guarde pfs sem inocular por um longo tempo e nunca tive problemas, nas coberturas de casing sempre pasteurizo e tem dado certo agora...
 
Não confiem em vermiculita como um meio sem contaminantes.

Eu não confio. Tudo que está no meio ambiente está com contaminantes.

Mas até agora, pelo menos comigo, a vermiculita se comportou bem depois da esterilização normal do substrato na panela de pressão.
 
Eu também não cheguei a ter esse tipo de problema por causa da vermiculita. Na verdade, nos dois cultivos que eu fiz até hoje, não tive nenhum problema por contaminação. Tive problemas por outras coisas...

O meu padrão de esterilizar substrato é:
FAI ou similares: 1h30 de panela de pressão, contando a partir do momento que a panela começa a chiar. Tenho sempre que dar um jeito de colocar mais água da panela para não secar. Normalmente coloco um suporte alto no fundo para apoiar os copos numa posição mais alta. Assim posso encher mais a panela.
MILHO (de pipoca. O único grão inteiro que eu usei): Tindalização de 30 minutos com intervalo de 24h (de molho na mesma água da fervura). Depois, mesmo processo da FAI.
 
Tenho sempre que dar um jeito de colocar mais água da panela para não secar. Normalmente coloco um suporte alto no fundo para apoiar os copos numa posição mais alta. Assim posso encher mais a panela.

Esse suporte para deixar os copos mais altos é uma boa.
Venho usando um paninho dobrado no fundo e já queimei alguns copos e torrei alguns panos.
 
Esse suporte para deixar os copos mais altos é uma boa.
Venho usando um paninho dobrado no fundo e já queimei alguns copos e torrei alguns panos.

:ROFLMAO:

Eu deixo os copos direto no fundo, mas com cuidado para não ficar sem água.
 
Eu tenho um escorredor de macarrão que é ótimo pra isso. Ele cabe direitinho dentro da panela, é feito de metal, e como é oco e todo furado, não ocupa muito espaço. Não chega a diminuir muito o volume total de água que eu vou poder usar. Coloco ele com a superfície furada pra cima, e os copos em cima disso. ;)

Mas é preciso ter uma panela suficientemente alta para fazer isso.
 
Na minha panela cabe uma bandeja de metal pra fazer isso, levantar os copos, mas é bem grande a bichinha.

A vermiculita tem sido sempre segura aqui comigo, eu tb já deixei pfs sem inocular umas duas semanas e nada. mas realmente sempre descinfiei dessa historia. como fazer pra esterilizar vermi cara> tem que sempre molhar??? deixar de molho tupy? nao seria exagero encharcar a vermi com agua sanitaria??
 
Na minha panela cabe uma bandeja de metal pra fazer isso, levantar os copos, mas é bem grande a bichinha

Eu poderia também usar um suporte, mas a minha panela só server para uma laranja... :)

Enquanto vou no seco mesmo...
 
Então, provavelmente vou preparar meu substrato hoje. :)

Fiquei com dúvidas em relação a esterilização da vermiculita.. li o que está escrito aqui e também em um preparo de bulk do Mr. tupy. Gostaria apenas de ter certeza do processo de esterelização da vermiculita no micro-ondas: molho a mesma até o ponto de pegar um punhado com as mãos e escorrer no máximo 1 gota. Após isso levo ao micro-ondas por 10 minutos. Repito essa operação mais duas vezes... molhando até o mesmo ponto citado antes de levar ao micro-ondas. Lembro deste processo ser considerado como 'esterelização fracionada'... certo?

Faço a mesma coisa com o arroz integral?

Depois, quando for misturar para levar a panela de pressão... uso a proporção 2: vermiculita / 1: água / 1: arroz integral... misturando primeiro a vermiculita e a água e só depois adicionando o arroz integral. Alguma sugestão ou dica a mais?

Acabei de comprar o material necessário, inclusive a caixa onde montarei a glove-box. Vou precisar bastante da ajuda de vocês neste fds.. espero não encher o saco... espero também que dê tudo certo!

Abs a todos!
 
Seria somente um cuidado desnecessário ou poderia pôr tudo a perder?


Cuidado desnecessário.

A não ser que esse passo extra, com umidificação dos ingredientes, faça você errar a quantidade de água. Aí pode por tudo a perder.

A proporção deve mesmo ser 2: vermiculita / 1: água / 1: farinha de arroz integral.
 
Back
Top