Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

VERMICULITA (cuidado com contaminantes)

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Ao contrário do que dizem, que a vermiculita é um meio inorgânico, ou isento de contaminantes, não procede.

Há muitos contaminantes na vermiculita.

Na verdade esse minério vem carregado de esporos de contaminantes, prontos para eclodir em um meio "favorável".

Se você tem dúvidas quanto a isso, coloque um pouco de vermiculita em um meio com agár, assim vai perceber a grande bio atividade na vermiculita.

Então, o correto, antes de usar a vermiculita é deixá-la de molho em baldes com hipoclorito de sódio (cloro).

Experimente, na panela de pressão, "esterelizar" somente o arroz. Lacre os copos e guarde-os. Você irá notar que passarão semanas e não terá contaminantes no copo.
Agora faça o mesmo experimento "esterelizando" copos com arroz + vermiculita, depois de 2 a 3 dias já devem surgir contaminantes dentro do copo. Ou seja, as chances de contaminar são bem maiores.
 
Uma solução simples, barata e eficaz que farei em meu primeiro cultivo é um suporte para os copos feito de arame, podendo assim colocar mais água na panela e fazer o processo inteiro sem abrir a mesma.

Assim que receber meu esporos da PF, farei a experiência e postarei fotos para compartilhar com vocês.

Jah Bless!
 
Esse suporte para deixar os copos mais altos é uma boa.
Venho usando um paninho dobrado no fundo e já queimei alguns copos e torrei alguns panos.

Tupy... adicina alguns garfos e colheres por baixo... e cobre com um pedaço de papel alumínio dobrado umas 4 ou 5 vezes... pode até furar ele se quizer, eu geralmente jah dobro ele fazendo un circulo um pouco menor que o diâmetro da panela... meus substratos de PF tek sempre foram ( Vermiculita + Arroz Integral Moído + Cremogema )... deixei eles por uns 20 dias ali encostados... e ainda assim inoculei e funfou legal... já estão pra aniversariar aki! *.*
 
Valeu a observação sobre a vermiculita! Eu comprei um saco de vermiculita de uns vinte litros há 2 anos atras e reparei hoje , que estou tendo contaminações. Principamente quanto faço os bolos pf! Vou tentar esterilizar a vermiculita e ver os resultados!
 
Uma solução simples, barata e eficaz que farei em meu primeiro cultivo é um suporte para os copos feito de arame, podendo assim colocar mais água na panela e fazer o processo inteiro sem abrir a mesma.

Assim que receber meu esporos da PF, farei a experiência e postarei fotos para compartilhar com vocês.

Jah Bless!
so nao use arame de COBRE, pois o cobre conhecidamente libera fungicidas quando aquecido com agua.
 
Tup... adicina alguns garfos e colheres por baixo... e cobre com um pedaço de papel alumínio dobrado umas 4 ou 5 vezes... pode até furar ele se quizer, eu geralmente jah dobro ele fazendo un circulo um pouco menor que o diâmetro da panela... meus substratos de PF tek sempre foram ( Vermiculita + Arroz Integral Moído + Cremogema )... deixei eles por uns 20 dias ali encostados... e ainda assim inoculei e funfou legal... já estão pra aniversariar aki! *.*

Eu tava escrevendo sobre a mesma solucão, mas antes de postar acabei lendo o seu, pelo visto funciona, vou fazer aqui.
:)
 
Última edição:
Esse suporte para deixar os copos mais altos é uma boa.
Venho usando um paninho dobrado no fundo e já queimei alguns copos e torrei alguns panos.
Estava tendo este problema e fiz esta mola e tem dado muito certo, cabem 4 na panela e todos os copos ficam direto na pressão enquanto durar o tempo da esterilização, sem risco de bater no fundo, entrar agua no copo ou virar.
 

Anexos

  • 100_3190.JPG
    100_3190.JPG
    41 KB · Visualizações: 43
poxa, faz todo sentido... e nao guias que eu vinha pegando, nenhum apontava para o fato de esterilizar a vermiculita antes de fazer o casing... o que é óbvio!
tive uns bons primeiros flushs mas depois já contaminava o casing... acho que era por isso, eu nao esterilizava a vermiculita dos casings

valeu pela dica
 
Esse post meu estava em outro tópico. Mas seria bom estar aqui também...

Voltando ao assunto da vermiculita Dimy ser estéril. Tenho a resposta do fabricante que acabou de me enviar um email.

Aqui o Email na integra:
"Boa Tarde,
Ficamos muito felizes em saber que é nosso cliente.

Vermiculita é um mineral formado pela superposição de finíssimas lamínulas, que submetido a altas temperaturas (cerca de 800 ºC), sofre uma grande expansão de até quinze vezes o seu volume original, constituindo-se no produto industrializado, denominado Vermiculita Expandida, que possui múltiplas e interessantes utilizações em vários setores da atividade humana. Ela se torna estéril, após passar por este processo.

Estamos a disposição para esclarecimento de dúvidas,

At.
Bianca Arruda
Dimy Produtos Para jardinagem Ltda.
11 4448-1186"


Por isso para camada casing apenas com vermiculita ou Roll, se a vermiculita for a Dimy (que vem bem embalada), não precisa ter muitos cuidados com a esterelização da mesma.
 
tive uns bons primeiros flushs mas depois já contaminava o casing...

Por isso para camada casing apenas com vermiculita ou Roll, se a vermiculita for a Dimy (que vem bem embalada), não precisa ter muitos cuidados com a esterelização da mesma.

eu usei a Dimy...


Não é incomum bolos, casings e bulks contaminarem após os primeiros flushes, pois o micélio se enfraquece.

De quantos flushes e qual tempo estamos falando?
 
Eu uso a vermiculita que comprei de saco sem marca. Para roll em bolos, sem problema... Só preciso esterilizar para usar em casing e outras formas de cultivo onde é necessária colonização adicional.

Não haveria é claro problema em esterilizar a vermiculita do roll, mas acho que dá muito trabalho esterilizá-la e aguardar secar completamente depois (a vermiculita seca adere melhor ao bolo molhado).
 
Bom dia amigos, tudo bem com vocês?

Recentemente escrevi um topico sobre a esterelização da vermiculita na panela de pressão, segue abaixo link com material para complemento de estudos:

 
Back
Top