Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial Cultura Líquida

Ai @tupy acho q agora melhorou, o que acha? Pinguei muitas gotas de CL e dei uma agitada no trigo.
 

Anexos

  • SAM_0962.JPG
    SAM_0962.JPG
    315.9 KB · Visualizações: 47
  • SAM_0963.JPG
    SAM_0963.JPG
    316.1 KB · Visualizações: 46
  • SAM_0961.JPG
    SAM_0961.JPG
    311 KB · Visualizações: 46
Olá!
Volto aqui para tirar algumas dúvidas.
Consegui esporos GT e inoculei em 300 ml de água da chuva bem fervida com quatro gotas de mel de abelhas, pouco mais de uma colher de café. O meio foi isolado e esterilizado na panela de pressão por uma hora e meia.
P_20160130_125645.jpg
Até anteontem vi o micélio crescer claramente, mas ontem a água tomou um aspecto esbranquiçado.
P_20160202_085519.jpg
P_20160202_085519.jpgP_20160202_085609.jpg
Até tentei isolar ainda mais.
P_20160202_184343.jpg

Alguma dica sobre proporções de mel?
Um amigo indicou que quanto menos, melhor.
Vou também conseguir dextrose.
 
300 ml de água da chuva bem fervida

Mano... A qualidade da agua é essencial para uma boa CL. Por mais que a chuva se forme por um processo tipo uma destilação a agua não é tão pura, pois se mistura com os residuos atmosfericos. Sem contar que 300 ml é muita coisa para uma CL. Quanto maior a quantidade da CL maior a chance de contaminação.


quatro gotas de mel de abelhas, pouco mais de uma colher de café.

Ai acho que você exagerou nos improvisos. Café na CL?? Onde você viu isso??


Até anteontem vi o micélio crescer claramente, mas ontem a água tomou um aspecto esbranquiçado.

Acho que até larva de mosquito da dengue deve ter nisso ai cara.

Alguma dica sobre proporções de mel?
Um amigo indicou que quanto menos, melhor.
Vou também conseguir dextrose.

Seu amigo está certo. Mas melhor ainda é seguir as proporções orientadas no Forum. Inventar tem um limite.
 
Ai acho que você exagerou nos improvisos. Café na CL?? Onde você viu isso??

Acho que até larva de mosquito da dengue deve ter nisso ai cara.

Seu amigo está certo. Mas melhor ainda é seguir as proporções orientadas no Forum. Inventar tem um limite.

Quanta hostilidade, cara. Me fez ate pensar em desistir de ficar tomando cogumelo, mas tava lendo...

Colher de café é uma medida menor que colher de chá. Desculpe-me se forcei algum conhecimento culinário, não pensei que fosse algum pecado.
Desculpe-me também qualquer coisa que aparentam grosseria, mas sei que a página possui pessoas mais amigáveis. Quero apenas conhecimento.
 
Última edição por um moderador:
Alguma dica sobre proporções de mel?
Movi seu post para este tópico e no primeiro post encontrará dicas sobre proporções e preparo. Quando a água fica esbranquiçada desse jeito costuma indicar algum contaminante, como verá ao longo do tópico. Se tiver alguma dica adicional depois da leitura, pode mandar! :)
Na próxima use água mineral.
 
Colher de café é uma medida menor que colher de chá.
É... Li rapido + Sono, acabei entendendo que você usou café na CL :) .

Quanta hostilidade, cara. Me fez ate pensar em desistir de ficar tomando cogumelo, mas tava lendo...
Desculpe-me também qualquer coisa que aparentam grosseria, mas sei que a página possui pessoas mais amigáveis. Quero apenas conhecimento.

Cara, não vi grosseria nem hostilidade nenhuma da minha parte. Até brinquei com você no lance da larva da dengue. Se você viu grosseria não houve a minima intenção. Enfim... Boa Noite ;)
 
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Me desculpe, não entendi a brincadeira. Também, estava com raiva, Micélio morreu.
:(
Mas já estou cuidando dos parentes dele. Saindo agora para comprar dextrose.
 
Saindo agora para comprar dextrose.
Talvez o que precisa não é comprar mais material e sim rever o seu método de assepsia ou talvez pensar se não é o carimbo que está contaminado. CLs são complicadas mesmo, contaminam muito fácil, não seria o caso de experimentar com outras técnicas antes?
 
Olá pessoal da CM !!!
gostaria de tirar uma duvida quanto as minhas cultura liquidas, se estão saudáveis ou não !
Stain Keepers Creepers:
Já nesse 1° frasco os esporos desenvolverão !
1.jpg 2.jpg
E nesse 2° frasco alem de não ter desenvolvido apareceu uma nuvem meio estranha confira:
3.jpg 4.jpg
as casca de esporo estão intacta sem nem um desenvolvimento fora essa nuvem, minha duvida é tanto nesse frasco quanto ao primeiro se estão saldáveis ou não.
agradeço deis de já !
 

Anexos

  • 3.jpg
    3.jpg
    77.6 KB · Visualizações: 57
  • 4.jpg
    4.jpg
    90.6 KB · Visualizações: 52
Última edição:
Primeiro frasco talvez dê certo.

As outras fotos são contaminações, parece CL de Verticillium.
 
1) Qual a temperatura ideal para armazenar uma CL?

2) Quanto tempo pode armazenar?
 
Na parte de baixo da geladeira, entre 5 e 15 graus.

Já mantive cultura viável assim por quase 2 anos.
 
Boa noite pessoal. Em algumas lojas de artigos hospitalares é possível encontrar soro glicosado (água destilada + glicose) de 5 e 10% que vêm em embalagens estéreis. A minha pergunta é: se fosse realizar uma diluição com água destilada também estéril pra atingir a concentração ideal (4% como no tutorial) pouparia o processo da panela de pressão? Pergunto isso pq acho que seria um método conveniente até mesmo por utilizar a glicose que é o açúcar em sua forma mais simples. Obrigado a todos.

Se estiver falando bobagem por favor me corrijam. Grande abraço e ótimo cultivo a todos.
 
se fosse realizar uma diluição com água destilada também estéril pra atingir a concentração ideal (4% como no tutorial) pouparia o processo da panela de pressão?


Se você conseguir fazer em um ambiente estéril, ou sem contaminar a solução, vai funcionar.
 
Back
Top