Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Transkei - Primeirinho...

Diário de cultivo problemático.
ISSO VAI ESTAR NA MINHA MONOGRAFIA, POR ISSO ESTA NUMA LINGUAGEM MEIO ESTRANHA... E DIRETO AO ASSUNTO...SEM ENROLAR MUITO..COPIEI DE LÁ E COLEI AQUI.

PREPARAÇÃO DA SERINGA:

Para preparação da seringa de inoculação foi utilizada água potável e impressão de esporos Strain Transkei.
Os esporos foram raspados na água e colocados em uma seringa de 5 mL, envolta em papel alumínio e acondicionada dentro de sacos plásticos dentro da geladeira para hidratação por 72 horas.


PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO


A técnica escolhida para o cultivo do cogumelo foi a técnica em milho.
Para essa técnica foram cozinhados em panela de pressão por 30 minutos, 0,5 kg de milho para pipoca. Esses milhos ficaram de molho na mesma panela por 24 horas.
Após esse período ficaram por mais 24 horas em água com 20 mL de Hipoclorito e mais 24 horas numa mistura de água potável e bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio.
Foram secos em um pano e colocados em copos de vidro anteriormente esterilizados em panela de pressão, esses vidros foram tampados com papel alumínio e lacrados com fita isolante. E NOVAMENTE ESTERILIZADOS EM PANELA DE PRESSÃO.
Com ajuda da seringa foram feitos quatro furos eqüidistantes em cada copo, e injetado cerca de 0,25 mL de esporos em cada um desses orifícios, que foram imediatamente vedados com fita adesiva transparente.
Esses copos foram acondicionados em uma caixa esterilizada com álcool 70 % V/V,com temperatura controlada ao abrigo da luz e umidade.

BEM RESUMIDAMENTE FOI ISSO QUE EU FIZ, OBEDECENDO TODAS AS REGRAS DE ESTERILIZAÇÃO.. TENHO CERTEZA NÃO NÃO OCORREU NENHUM TIPO DE CONTAMINAÇÃO.
DAQUI 5 DIAS, VOU ABRIR DE DAR UMA BALANÇADINHA NO COPO.
DEPOIS DISSO..O QUE EU FAÇO?UM CASING? SOU COMPLETAMENTE LEIGA NESSE ASSUNTO DE CULTIVO.OBRIGADA A QUEM PUDER AJUDAR!!!
indisp.png
 
Primeirinho...

Não ta fedendo não..ta um cheiro fraco..de milho com bolor..rsrs

Apesar de estar bem lacradinho..está num local fechado..meu guarda roupa..então..dá para sentir um leve cheiro sim...mas nada demais

Tenho certeza que não é contaminação... :)

Pois é..matar rato..não faria nem se fosse obrigatório..Por mim..até pegava para criar..que são lindos!

Logo estou postando minha monografia aqui para vcs darem uma lida!

:eek:

Abraço!
 
Primeirinho...

Então querida !!!

Como está indo o cultivo por ai? Animada?

Manda notícias dessas crianças ok !!!!

Muita Paz e Luz !!!
 
Primeirinho...

dae linda!!!
ainda está com preguiça de digitar?...... rsrsrs
e os casings, já montou?
a galera está ansiosa pra saber como andam seus tks!
posta aí!!!!

Good vibes!
 
Primeirinho...

ISSO VAI ESTAR NA MINHA MONOGRAFIA, POR ISSO ESTA NUMA LINGUAGEM MEIO ESTRANHA...
Não encontrei a linguagem estranha... qual seria seu objetivo com a monografia? "Cultivo de cogumelos alucinógenos?"
 
Primeirinho...

Não..

Eu faço farmácia...vou estudar as alterações comportamentais..e identificação da substância em fluidos biológicos (sangue e urina)....provável atividade farmacologica..essas coisas...
 
Primeirinho...

...vou estudar as alterações comportamentais..e identificação da substância em fluidos biológicos (sangue e urina)....provável atividade farmacologica..essas coisas...
Muito interessante!

Boa sorte na caminhada! :pos:
 
Bem...já fiz os casings..agora eles estão no terrário....

Como está faltando 1 mês para fim do ano..formatura..estou muitooo na correria..então fico devendo a técnica..assim que eu tiver uma folga...posto aqui...

Mas as fotos eu tirei...de celular..não dá para ver direito..mas tá valendo..
indisp.png
Tá tudoo certinho pelo jeito!!!
 
Primeirinho...

Linda desanima não pq eles vem!

Quanto a minha afirmação queria acrescentar 1 coisa! (Pena que eu não tenha nenhuma foto para provar!) Mas...... o milagre da micologia aconteceu em minha casa umas 30 ou + vezes ou mais, rendendo belissimas prints e vários exemplares desse africano nada enjoado.
Sei que o procedimento foge totalmente do padrão, e no meu caso por falta de vermiculita, fiz o teste. Em resumo cobri 1 casing com argila expandida e 3 com pó de côco, o da argila aconteceu como eu disse e os com pó de côco sofreram overlay e estão se recuperando somente agora(depois de adquirir vermiculita! Por sinal o vaso que está no meu diário de cultivo é o segundo flush do casing antes com argila e agora com vermiculita!


Good vibes!
 
Primeirinho...

Não precisa de vermiculita, aqui também não tem, e usei pó de côco + calcário de conchas (ambos comprados em loja de plantas).
 
Primeirinho...

Uma pena...

faltou estudo e pesquisa na minha opinião.....

Boa sorte na proxima tentativa....

Paz e Luz !!!
 
Primeirinho...

Mas eu acho que dá pra recuperar FÁCIL seu casing :S
tira a argila (limpa bem as mãos, use luvas estéreis etc, tudo asséptico) e coloque uma camada humida de pó de côco + calcário, tudo esterelizado préviamente em panela de pressão (proporção 3 gramas de calcário para cada 100ml de pó de côco) e deixe no escuro até aparecer sinal de micélio na superfície.
Tenho certeza que vai colonizar bem a superfície, já vi cada coisa louca aqui em casa :D


Qualquer coisa manda uma mp!
 
Primeirinho...

Mas eu acho que dá pra recuperar FÁCIL seu casing :S
tira a argila (limpa bem as mãos, use luvas estéreis etc, tudo asséptico) e coloque uma camada humida de pó de côco + calcário, tudo esterelizado préviamente em panela de pressão (proporção 3 gramas de calcário para cada 100ml de pó de côco) e deixe no escuro até aparecer sinal de micélio na superfície.
Tenho certeza que vai colonizar bem a superfície, já vi cada coisa louca aqui em casa :D


Qualquer coisa manda uma mp!

Isso, boa Roland....

Desistir é a última opção !!! Nunca, Jamais....

Paz e Luz .....
 
Primeirinho...

Nosso, os cugumelos deveriam ser super melos pra poder atravessar uma barreira de argila expandida, dura igual pedra! Tira isso daí logo, borrife água oxigenada nos casing(ou bolos picados), cubra com areia fina e lavada, que ficou de molho por 24 horas e depois foi esterelizada, aí pode ser que você recupere! Tem muita gente que substitue a vermiculita por arei fina e lava esterelizada e dá certo, pois a areis mantém a umidade alta, necessitando às vezes que você faça uma chuvinha especial!
 
Primeirinho...

Meu..mas o que eu não entendo..é que vcs estão falando que não vai dar certo..mas meus casings estão branquinhos..sem nenhuma contaminação... a superfície está parecendo algodão doce...Não creio que esteja errado....

Não posso agora jogar algo por cima disso!!!

vou esperar e ver no que dá..

Mas eu admito que faltou eu ler um pouco..mas o problema é que eu não tenho muito tempo... Facul integral..2 estágios..é complicado..
 
Back
Top