Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo TNM - Thai na muang (Terrario xuxa)

Diário de cultivo completo.
Bom dia/tarde/noite amigos!
Venho com meu primeiro diário do segundo cultivo de TNM.
Receita : FAI + Verm (2-1-1)
Potes de pp5
Processo feito na boca do forno com luvas cirúrgicas, máscara e álcool 70, tudo antecipadamente planejado.
Na incubadora que no meu caso foi o próprio terrario feita com um balde quadrado de 20lts com 4 furos tapados com fita micropore, os potes em 2 semanas e meia estava 100% colonizados e aniversariei.
Já dentro do terrario tive problemas com temperatura, está muito frio em SP e eu não tenho tecnologia investida ainda, fiz uma improvisação, coloquei 2 copo de metal esterilizada com álcool e coloquei água fervente até metade, faço esse processo umas 2 vezes ao dia, uma no final da tarde e pra passar a madrugada, de manhã tenho colocado o balde encapado com um Sanito preto...
2 bolos no terrario hoje é o dia 4 deles lá, minha preocupação e se minha improvisação tá prejudicando o crescimento ou há algo que eu possa fazer, algumas fotos do terrario, dele na manhã com Sanito e os bolos com apenas 2 pins...
Meu medo são essas névoas de leve que lembra "cobweb"... ajudas e dicas sempre bem vindas.

20160506_111943.jpg 20160506_111904.jpg 20160506_111927.jpg 20160506_111835.jpg 20160506_112015.jpg

Meu medo são essas névoas de leve que lembra "cobweb"... ajudas e dicas sempre bem vindas.

Parece crescimento normal do micélio, GnomoJB13.

Cobweb é bem raro em bolos. E se aparecer você vai ver que tem um tom de branco diferente do branco brilhante do micélio de cubensis.

Mantenha essa vermiculita úmida, mas não encharcada, e capriche na ventilação.

Como tá sendo feita a iluminação?
Salve CapriKiller,
Então brother o balde fica fechado creio que a luminosidade natural do sol indireto já é o suficiente pois não disponho de muita $tecnologia$ para um melhor aproveitamento, respondendo sua pergunta, iluminação natural, sem lampada.

Salve!

Mano, deixa eu te perguntar uma coisa, você acha que essa água fervendo tá ajudando a manter a temperatura? Ou será que quando você coloca a temperatura dá um pico alto?
Tô precisando regular bem a temperatura também, mas o mais difícil em sampa tem sido a umidade...

Abraços!

Salve!

Mano, deixa eu te perguntar uma coisa, você acha que essa água fervendo tá ajudando a manter a temperatura? Ou será que quando você coloca a temperatura dá um pico alto?
Tô precisando regular bem a temperatura também, mas o mais difícil em sampa tem sido a umidade...

Abraços!
Salve Bruno,
Então mano eu acho que sim é ainda mais, ao colocar esse copo de metal soltando vapor quente, além de aquecer o vapor fornece umidade pois a lateral do balde fica cheio de gotículas, como tivesse soando.

Qual a função dos dois copos com água no interior do terrário?
Creio que não irá fazer muita diferença na umidade relativa a presença deles lá, sem um borbulhador para ajudar a passar a água pro estado gasoso.

Os bolos estão muito bonitos, parabéns! ;) Não se preocupe que não estão contaminados.

Qual a função dos dois copos com água no interior do terrário?
Creio que não irá fazer muita diferença na umidade relativa a presença deles lá, sem um borbulhador para ajudar a passar a água pro estado gasoso.

Os bolos estão muito bonitos, parabéns! ;) Não se preocupe que não estão contaminados.
Salve Mindfields,
Esses 2 copos são os que eu uso para pôr a água fervente, soltando vapor quente, e mantendo a temperatura, o vapor sobe mais não sai ele volta a forma de água nas laterais e em cima do terrario mantendo a umidade. "xuxa"

Salve rapa,
Att novos pins em um dos bolo e outro bem mais devagar mais com 1 pin...
É muito gratificante você ver seu próprio cultivo chegando em sua fase final
20160508_132613.jpg bolo 1# pinando bem20160508_133137.jpg bolo 2# com 1 pin

Última edição:
Att depois de dois dias...
Percebi q uma luz ligada ajuda muito o desenvolvimento, agora o terrario passa a madruga com luz em cima e olha, estou muito feliz com o resultado, já colhi dois q abriu o chapéu prematuro... estou pensando em fazer um casing com um dos bolos o que acham?
20160510_073904.jpg bolo #1 pins crescentes 20160510_073911.jpg bolo #2 novos pins mais ainda devagar comparado ao bolo #1
20160510_074841.jpg esses dois abriram o chapéu então túnel de vento e sílica neles ✌

Percebi q uma luz ligada ajuda muito o desenvolvimento, agora o terrario passa a madruga com luz em cima

Isso é verdade. É a taxa de crescimento com a luz ligada 24 horas é maior do que apenas 12, que é o fotoperíodo padrão para os cogumelos encontrado por aí.

estou pensando em fazer um casing com um dos bolos o que acham?

Quebrar o micélio nesse estágio não é uma boa ideia. Ele está focando a energia na formação de frutos, e não no crescimento vegetativo. Aguarde os próximos flushes dos bolos, que podem ocorrer se eles forem mantidos em um ambiente adequado (como está sendo até o momento :D )

Isso é verdade. É a taxa de crescimento com a luz ligada 24 horas é maior do que apenas 12, que é o fotoperíodo padrão para os cogumelos encontrado por aí.

Quebrar o micélio nesse estágio não é uma boa ideia. Ele está focando a energia na formação de frutos, e não no crescimento vegetativo. Aguarde os próximos flushes dos bolos, que podem ocorrer se eles forem mantidos em um ambiente adequado (como está sendo até o momento :D )
Sim, depois do primeiro flush, irei fazer um dunk nos 2 bolos e roll em um e o outro irei quebrar pra casing.

Back