Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo TKSSS - PRIMEIRO CULTIVO

Diário de cultivo completo.
Introdução

Primeiro, agradeço por estar aqui compartilhando e aprendendo as experiências que podemos obter cultivando cogumelos e lendo este fórum. Foi de fato muito importante, espero que de alguma forma meu primeiro diário ajude.

Materiais usados: Álcool 70 em um borrifador, fita micropore, lysol spray, desinfetante, luvas de vinil descartáveis, 1 pano para limpeza, 1 caixa de isopor 20 litros, argila expandida, pote PP 500ml, vermiculita, arroz integral, água filtrada, uma seringa de esporos, máscara de pano, jaleco, touca, fita isolante, alumínio, isqueiro e caixa de papelão.

Espécie: TKSSS (Thai Koh Samui Super Strain)
Seringa: Adquirida pela internet.

Foto da argila

argila.jpg

Foto do pote

pote.jpg

Mistura


A mistura foi ½ vermiculita e ½ arroz integral nos dois potes, coloquei numa forma e misturei. Apertei e vi algumas gotas escorrendo, imaginei que estava no ponto. Não fiz esterilização delas antes de pôr no pote e ir pra panela de pressão. Eles foram para a panela de pressão assim que eu coloquei alumínio na tampa e vedei tudo com fita isolante. Dois (2) potes foram para a panela de pressão (ficaram por 40 minutos após a panela atingir a pressão).

Inoculação: 21/06/20

Método de inoculação: Após esterilizar todo ambiente borrifando álcool e lysol, fechei a porta e esperei um tempo até que tudo estivesse com uma concentração menor. Coloquei jaleco touca e máscara depois de tomar um banho. Peguei a panela de pressão e levei para o quarto onde seria feito a inoculação. Com um papel em uma mão e borrifador com álcool na outra, limpei a área onde eu iria aplicar a seringa e todo o pote do bolo por fora. Agora na hora de aplicar os esporos me enrolei um pouco, esquentei a agulha e esperei alguns segundos, quando tentei enfiar agulha ela não queria furar a tampa kkkkk. Flambei a agulha novamente e furei o pote com ela quente, esperei um pouco e apliquei os esporos, 4ml. Fechei com micropore. Em um furo equidistante com agulha quente novamente fiz outro buraco e injetei mais 4ml de esporos. Fechei com micropore.

Incubadora: 21/06/20


Nesta parte eu apenas peguei o bolo que inoculei e o coloquei dentro de uma caixa de papelão que fica dentro do armário.

Terrário: 21/06/20


Montagem do Terrário: Foi feito na caixa de isopor com 4 furos, 2 na frente e 2 atrás, ambos um pouco maior que uma tampa de álcool 70 e na altura um pouco acima da metade da caixa. Foi usado argila que foi deixada na água desinfetante por 1 dia e lavada por água corrente e depois fervida em água. Esterilizei a caixa de isopor com álcool 70 e coloquei 2 dedos de água (o que eu não sabia é que era muito). Coloquei a argila depois disso e pronto, esse foi meu terrário.

Aniversário: 22/07/20

O bolo teve os parabéns às 00:00, um pouco depois que fiz o terrário porque já estava completamente tomado pelo micélio e muito saudável. Foi um pouco dificultoso tirar o bolo porque estava completamente vedado por fita isolante e estava tentando abrir de luva, depois peguei uma faca e depois que serrei toda fita isolante, tirei as que ficaram coladas na tampa. Não foi difícil retirar do pote, coloquei ele de “cabeça para baixo” e ele caiu em cima da tampa que era do próprio pote. Coloquei em cima da argila e pronto! Borrifei água mineral com 5 gotas de água oxigenada (não sei quantos ml da água tinha, desculpe o erro) em todas paredes do terrário, algumas na tampa e algumas onde o bolo não estava para a umidade no local ficasse boa.

Dia: 24/07/20


O terrário está com bastante água, ela quase passa a argila, diminuo a quantidade de água no terrário e aumento as borrifadas.

24-07-20 (1).JPG 24-07-20 (5).JPG

Dia: 27/07/20 - 5 dias após o aniversário


Diminuo mais ainda a água, ainda parece bem cheia.

Ainda não enxergo pins, talvez primórdias. Por ser meu primeiro cultivo fica difícil fazer afirmativas a respeito disso.

O micélio aparenta muito saudável.

Retirei a micropore que estava fechando 80% dos 4 (quatro) buracos que fiz no isopor para melhorar a passagem de ar.

Pus um pano em baixo do isopor, pois estava ficando molhado em baixo. (acho que não é vazamento, mas o isopor está “suando” (?))

O pano está com bastante álcool e desinfetantes, mas não limpei com água antes de colocá-lo ali.

27-07-20 (1).JPG 27-07-20 (3).JPG

Dia: 28/07/20


9 horas da manhã: não vi nenhuma diferença relevante se comparado aos dias anteriores, estou achando que falta oxigênio e que o bolo está com muitas gotas de água.

10 horas da manhã: virei o terrário em 180 graus e observei o primeiro pin crescendo, estou muito feliz! Quando verificar pela noite, para não abrir o terrário novamente

irei tirar mais uma foto.

28-07-20 (1).jpeg 28-07-20 (2).jpeg

Dia: 29/07/20


O PIN que eu havia observando era de fato um. Hoje pela manhã, cerca de 9 horas quando fui umidificar o terrário notei mais 2 (dois) pins a mais que o notado anteriormente. Em sua maioria encontrados no fundo do bolo.

O pin observado no dia 28 e 29 apresenta micélio sobre o pequeno chapéu.

Eu tirei o bolo de cima da tampa original em que ele foi posto no terrário porque ela tinha bordas que estavam comprimindo um pin que estava querendo se expandir. Coloquei um prato de xicara de chá esterilizado no lugar.

Como troquei a base: Coloquei uma luva e esterilizei minhas mãos com álcool, esperei alguns segundos e abri a tampa do terrário, peguei o bolo gentilmente e rapidamente o pus acima do pratinho de chá. O micélio ficou um pouco azulado, não me assustei porque li que era característica desta espécie.
29.07.20 (1).JPG 29.07.20 (2).JPG

Dia: 30/07/20


Se desenvolveram muito, com certeza eu não estava esperando por isto!! Mais algumas fotos:

30.07.20 (3).JPG 30.07.20 (5).JPG 31.07.20.JPG

Dia: 31/07/20


Apesar do clima ter ficado mais frio, eles estão se desenvolvendo bem. Li pelo forum que esta temperatura ainda é a ideal para frutificação.

31.07.20 (2).JPG 31.07.20.JPG
Dia: 01/08/20

Crescimento insano!! Estão enormes, nem sei como isto é possível. Sigo abanando o terrário 3 a 5 vezes por dia.

Observei que a base de um fruto estava azul mais cedo (10:00) mas agora pela tarde (18:00) ele está mais branco nessa parte e já não consigo enxergar tanto o azul, cobriu com uma camada branca.

Aparenta estar muito saudável, não enxerguei nenhuma adversidade.

IMG_0334.JPG IMG_0336.JPG

Link do meu bolo contaminado (a data está 11/06/20, mas é 21/06/20).
 
Última edição:
Atualizando sobre o bolo; colhi alguns cogumelos e ontem coloquei no dunk para ver se ainda tá tudo bem com ele. Hoje mesmo vou fazer o roll e colocar novamente no terrário, ele ainda está dando frutos.
 
Depois de todo esse tempo de terrário (3 meses), o bolo ainda está dando frutos. Variam de tamanho mas estão na média destes que colhi hoje. Esses acabaram esporulando, diferente dos outros que demoraram um pouco mais (demorou entre 1 dia após abertura do véu).

Acredito que estes sejam os últimos sobreviventes desse bolo! Foi uma experiência realmente incrível e já possuo 3 potes inoculados do carimbo que retirei do meu próprio cultivo! 3 potes sem indicações de contaminação! Embora alguns problemas surjam durante a vida, o cultivo de cogu sempre me deixa mais pra cima quando os vejo lá pedindo para serem colhidos e perpetuar sua espécie.

O bolo ainda continuará sendo observado no terrário até os outros que inoculei estarem prontos. Acredito que agora seja realmente o fim deste bolo, não pretendo mais fazer postagens sobre ele.

Espero que o diário possa ajudar ou acrescentar dados para vocês tirarem suas próprias conclusões sobre suas dúvidas.

Agradeço ao forum e aos que comentaram suas dúvidas e experiências nesta postagem.

Obrigado, Teonanacatl!


Os últimos frutos:

os_ultimos_sera.jpeg
 
E eu que tinha 4 bolos, joguei fora 3 e 1 fiquei observando, já que era o ultimo que estava com essas manchas. Colhi lindamente 3g deste. Joguei fora os bolos a toa.
Primeiro cultivo é foda
 
E eu que tinha 4 bolos, joguei fora 3 e 1 fiquei observando, já que era o ultimo que estava com essas manchas. Colhi lindamente 3g deste. Joguei fora os bolos a toa.
Primeiro cultivo é foda

Entendo você, como a gente ainda desconhece nosso amigo micélio, fica difícil entender os sinais quecele está tentando passar e a gente pode acabar entendendo errado. Espero que você temha conseguido tirar um carimbo desses 3g pra continuar sua cultura! 😊
 
Entendo você, como a gente ainda desconhece nosso amigo micélio, fica difícil entender os sinais quecele está tentando passar e a gente pode acabar entendendo errado. Espero que você temha conseguido tirar um carimbo desses 3g pra continuar sua cultura! 😊
Não quis tirar desse ainda, eu ainda tenho cultura liquida de esporos. E também achei que deram meio pequenos, não sei se estou certo, mas eu gostaria de escolher o mais bonito pra ter uma boa genética
 
Não quis tirar desse ainda, eu ainda tenho cultura liquida de esporos. E também achei que deram meio pequenos, não sei se estou certo, mas eu gostaria de escolher o mais bonito pra ter uma boa genética

Entendi, espero que você consiga obter bons resultados! Estou esperando minha inoculação completar, fiz com o carimbo que eu mesmo colhi. Deu 3 copos em perfeito estado. Estou ansioso pra comparar o fruto do bolo anterior kkkk

Devo postar fotos deles em dezembro ou novembro!! E um detalhe interessante é que inoculei esses 3 bolos tirando direto da panela de pressão e colocando direto na incubadora, apliquei a seringa com eles já dentro da incubadora, fechei com micropore e deixei lá até hoje. Foi rápido e simples, não precisei fazer todo procedimento de esterilizar o ambiente (que custa tempo e produtos químicos). Só limpei e os copos do bolo por fora, a incubadora com alcool e fiz o procedimento dentro de um guarda roupa (onde não passa ar).

A incubadora é esta caixa de isopor que está neste cultivo.

Tenha bons frutos!!
 
Entendi, espero que você consiga obter bons resultados! Estou esperando minha inoculação completar, fiz com o carimbo que eu mesmo colhi. Deu 3 copos em perfeito estado. Estou ansioso pra comparar o fruto do bolo anterior kkkk

Devo postar fotos deles em dezembro ou novembro!! E um detalhe interessante é que inoculei esses 3 bolos tirando direto da panela de pressão e colocando direto na incubadora, apliquei a seringa com eles já dentro da incubadora, fechei com micropore e deixei lá até hoje. Foi rápido e simples, não precisei fazer todo procedimento de esterilizar o ambiente (que custa tempo e produtos químicos). Só limpei e os copos do bolo por fora, a incubadora com alcool e fiz o procedimento dentro de um guarda roupa (onde não passa ar).

A incubadora é esta caixa de isopor que está neste cultivo.

Tenha bons frutos!!
Eu tenho um pouco de preconceito com guarda-roupas. Normalmente é o primeiro móvel que acumula bolor verde em uma residência.
 
Back
Top