Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo TKSSS - PRIMEIRO CULTIVO

Diário de cultivo completo.
Introdução

Primeiro, agradeço por estar aqui compartilhando e aprendendo as experiências que podemos obter cultivando cogumelos e lendo este fórum. Foi de fato muito importante, espero que de alguma forma meu primeiro diário ajude.

Materiais usados: Álcool 70 em um borrifador, fita micropore, lysol spray, desinfetante, luvas de vinil descartáveis, 1 pano para limpeza, 1 caixa de isopor 20 litros, argila expandida, pote PP 500ml, vermiculita, arroz integral, água filtrada, uma seringa de esporos, máscara de pano, jaleco, touca, fita isolante, alumínio, isqueiro e caixa de papelão.

Espécie: TKSSS (Thai Koh Samui Super Strain)
Seringa: Adquirida pela internet.

Foto da argila

argila.jpg

Foto do pote

pote.jpg

Mistura


A mistura foi ½ vermiculita e ½ arroz integral nos dois potes, coloquei numa forma e misturei. Apertei e vi algumas gotas escorrendo, imaginei que estava no ponto. Não fiz esterilização delas antes de pôr no pote e ir pra panela de pressão. Eles foram para a panela de pressão assim que eu coloquei alumínio na tampa e vedei tudo com fita isolante. Dois (2) potes foram para a panela de pressão (ficaram por 40 minutos após a panela atingir a pressão).

Inoculação: 21/06/20

Método de inoculação: Após esterilizar todo ambiente borrifando álcool e lysol, fechei a porta e esperei um tempo até que tudo estivesse com uma concentração menor. Coloquei jaleco touca e máscara depois de tomar um banho. Peguei a panela de pressão e levei para o quarto onde seria feito a inoculação. Com um papel em uma mão e borrifador com álcool na outra, limpei a área onde eu iria aplicar a seringa e todo o pote do bolo por fora. Agora na hora de aplicar os esporos me enrolei um pouco, esquentei a agulha e esperei alguns segundos, quando tentei enfiar agulha ela não queria furar a tampa kkkkk. Flambei a agulha novamente e furei o pote com ela quente, esperei um pouco e apliquei os esporos, 4ml. Fechei com micropore. Em um furo equidistante com agulha quente novamente fiz outro buraco e injetei mais 4ml de esporos. Fechei com micropore.

Incubadora: 21/06/20


Nesta parte eu apenas peguei o bolo que inoculei e o coloquei dentro de uma caixa de papelão que fica dentro do armário.

Terrário: 21/06/20


Montagem do Terrário: Foi feito na caixa de isopor com 4 furos, 2 na frente e 2 atrás, ambos um pouco maior que uma tampa de álcool 70 e na altura um pouco acima da metade da caixa. Foi usado argila que foi deixada na água desinfetante por 1 dia e lavada por água corrente e depois fervida em água. Esterilizei a caixa de isopor com álcool 70 e coloquei 2 dedos de água (o que eu não sabia é que era muito). Coloquei a argila depois disso e pronto, esse foi meu terrário.

Aniversário: 22/07/20

O bolo teve os parabéns às 00:00, um pouco depois que fiz o terrário porque já estava completamente tomado pelo micélio e muito saudável. Foi um pouco dificultoso tirar o bolo porque estava completamente vedado por fita isolante e estava tentando abrir de luva, depois peguei uma faca e depois que serrei toda fita isolante, tirei as que ficaram coladas na tampa. Não foi difícil retirar do pote, coloquei ele de “cabeça para baixo” e ele caiu em cima da tampa que era do próprio pote. Coloquei em cima da argila e pronto! Borrifei água mineral com 5 gotas de água oxigenada (não sei quantos ml da água tinha, desculpe o erro) em todas paredes do terrário, algumas na tampa e algumas onde o bolo não estava para a umidade no local ficasse boa.

Dia: 24/07/20


O terrário está com bastante água, ela quase passa a argila, diminuo a quantidade de água no terrário e aumento as borrifadas.

24-07-20 (1).JPG 24-07-20 (5).JPG

Dia: 27/07/20 - 5 dias após o aniversário


Diminuo mais ainda a água, ainda parece bem cheia.

Ainda não enxergo pins, talvez primórdias. Por ser meu primeiro cultivo fica difícil fazer afirmativas a respeito disso.

O micélio aparenta muito saudável.

Retirei a micropore que estava fechando 80% dos 4 (quatro) buracos que fiz no isopor para melhorar a passagem de ar.

Pus um pano em baixo do isopor, pois estava ficando molhado em baixo. (acho que não é vazamento, mas o isopor está “suando” (?))

O pano está com bastante álcool e desinfetantes, mas não limpei com água antes de colocá-lo ali.

27-07-20 (1).JPG 27-07-20 (3).JPG

Dia: 28/07/20


9 horas da manhã: não vi nenhuma diferença relevante se comparado aos dias anteriores, estou achando que falta oxigênio e que o bolo está com muitas gotas de água.

10 horas da manhã: virei o terrário em 180 graus e observei o primeiro pin crescendo, estou muito feliz! Quando verificar pela noite, para não abrir o terrário novamente

irei tirar mais uma foto.

28-07-20 (1).jpeg 28-07-20 (2).jpeg

Dia: 29/07/20


O PIN que eu havia observando era de fato um. Hoje pela manhã, cerca de 9 horas quando fui umidificar o terrário notei mais 2 (dois) pins a mais que o notado anteriormente. Em sua maioria encontrados no fundo do bolo.

O pin observado no dia 28 e 29 apresenta micélio sobre o pequeno chapéu.

Eu tirei o bolo de cima da tampa original em que ele foi posto no terrário porque ela tinha bordas que estavam comprimindo um pin que estava querendo se expandir. Coloquei um prato de xicara de chá esterilizado no lugar.

Como troquei a base: Coloquei uma luva e esterilizei minhas mãos com álcool, esperei alguns segundos e abri a tampa do terrário, peguei o bolo gentilmente e rapidamente o pus acima do pratinho de chá. O micélio ficou um pouco azulado, não me assustei porque li que era característica desta espécie.
29.07.20 (1).JPG 29.07.20 (2).JPG

Dia: 30/07/20


Se desenvolveram muito, com certeza eu não estava esperando por isto!! Mais algumas fotos:

30.07.20 (3).JPG 30.07.20 (5).JPG 31.07.20.JPG

Dia: 31/07/20


Apesar do clima ter ficado mais frio, eles estão se desenvolvendo bem. Li pelo forum que esta temperatura ainda é a ideal para frutificação.

31.07.20 (2).JPG 31.07.20.JPG
Dia: 01/08/20

Crescimento insano!! Estão enormes, nem sei como isto é possível. Sigo abanando o terrário 3 a 5 vezes por dia.

Observei que a base de um fruto estava azul mais cedo (10:00) mas agora pela tarde (18:00) ele está mais branco nessa parte e já não consigo enxergar tanto o azul, cobriu com uma camada branca.

Aparenta estar muito saudável, não enxerguei nenhuma adversidade.

IMG_0334.JPG IMG_0336.JPG

Link do meu bolo contaminado (a data está 11/06/20, mas é 21/06/20).
 
Última edição:
Dia: 02:08/20

Eu nem acredito no tamanho deles, estão lindos e cheirosos!!
 

Anexos

  • F7C27467-BCBB-4CEE-A397-D7B5A657C785.jpeg
    F7C27467-BCBB-4CEE-A397-D7B5A657C785.jpeg
    2.1 MB · Visualizações: 53
Dia: 03/08/20

Galera, o chapéu abriu hoje. Mas estou preocupado com esse azulamento bolo, o que vocês acham? Ficaria grato com algumas opiniões. Já li que pode ser falta de água ou micélio forte. Mas queria saber de vocês. Quanto tempo tenho que esperar para coletar o chapéu e tirar um carimbo?
 

Anexos

  • 0BF8C8C6-8F15-4486-B461-9AD66627DFA0.jpeg
    0BF8C8C6-8F15-4486-B461-9AD66627DFA0.jpeg
    2.2 MB · Visualizações: 51
Para tirar carimbo, espere o chapéu começar a esporular e só então colha, a qualquer momento. Aí alguns gostam de esperar o chapéu ficar mais plano e côncavo pra dar um carimbo de maior área.

E o azulamento tá normal. É oxidação de psilo, por alguma razão qualquer.
 
Muito obrigado, @ExPoro! Fico muito aliviado! Minha sílica está no centro de tratamento do correio da cidade ainda.

Edit: Li no forum a respeito da sílica e ela entra em contato com o aluminio do carimbo tranquilamente. A minha foi para unidade de distribuição. Só resta aguardar :)
 
Última edição:
Muito obrigado, @ExPoro! Fico muito aliviado! Minha sílica está no centro de tratamento do correio da cidade ainda.

Edit: Li no forum a respeito da sílica e ela entra em contato com o aluminio do carimbo tranquilamente. A minha foi para unidade de distribuição. Só resta aguardar :)
@CogumeloAzul , fala amigo, se por acaso tua sílica não chegar a tempo, não deixa teus cogus estragarem não! Sem a sílica pra finalizar eles mofam, mesmo indo pro túnel de vento dias.
Se não der tempo e você ficar sem opções, vai no mercado, na sessão de produtos de limpeza e compra um anti-mofo(dessecante)
642e77fe65.png
Bota os dois dentro duma sacola fechada(depois do tunel de vento), não deixa os cogus encostarem nele que é toxico ;) vai ficar sequinho
Espero que ajude
 
@CogumeloAzul , fala amigo, se por acaso tua sílica não chegar a tempo, não deixa teus cogus estragarem não! Sem a sílica pra finalizar eles mofam, mesmo indo pro túnel de vento dias.
Se não der tempo e você ficar sem opções, vai no mercado, na sessão de produtos de limpeza e compra um anti-mofo(dessecante)
View attachment 116889
Bota os dois dentro duma sacola fechada(depois do tunel de vento), não deixa os cogus encostarem nele que é toxico ;) vai ficar sequinho
Espero que ajude

Muito obrigado pela dica! A sílica chegou ontem, fiquei muito feliz!

Mas estou com dúvidas sobre a esporulação, o chapéu abriu faz dias mas não vi sinal de esporos. As lamelas ainda estão branquinhas e eu não sei se é próprio da strain ou se ainda vão ficar amarronzadas quando começar a esporular. Vocês poderiam me ajudar?

chapeu_aberto.jpeg lamelas_2.jpeglamelas.jpeg

Então, até onde observer eles ainda não soltaram esporos. Isto é normal? Qual o tempo médio para esporular?

Edit: Na foto acima está faltando esse aqui porque ontem eu o colhi e comi, apesar de ter sido pouca quantidade eu senti leveza, quase vi algumas coisas se distorcerem (estavam estranhas mas não deformadas) e a musica estava muito boa também! Comi acompanhado de um bom fumo, isso com certeza influenciou nos efeitos mas com certeza os senti kkkkkk, espero ter uma trip mais forte brevemente.

cogu que eu colhi.jpeg
 
Última edição:
Muito obrigado pela dica! A sílica chegou ontem, fiquei muito feliz!

Mas estou com dúvidas sobre a esporulação, o chapéu abriu faz dias mas não vi sinal de esporos. As lamelas ainda estão branquinhas e eu não sei se é próprio da strain ou se ainda vão ficar amarronzadas quando começar a esporular. Vocês poderiam me ajudar?

View attachment 116968 View attachment 116971View attachment 116973

Então, até onde observer eles ainda não soltaram esporos. Isto é normal? Qual o tempo médio para esporular?
Que bom mano!
Então, na 1 foto, da pra ver que o cogumelo maior, de cima, já esporulou, o véu dele ta manchado, porém pouco, carimbo vai sair clarinho.

E nem sempre os cogumelos esporulam.. isso é o micélio quem decide, ele deve pensar "vou lançar só esses 5 cogus aqui pra verificar o ambiente, se tiver bom na proxima eu mando uns pra esporular" kkkk 😂
brincadeiras a parte, realmente nem sempre esporula, tenta com esse maior, da foto que tem zoom, e no proximo flush quem sabe vem uns mais escuros
 
Que bom mano!
Então, na 1 foto, da pra ver que o cogumelo maior, de cima, já esporulou, o véu dele ta manchado, porém pouco, carimbo vai sair clarinho.

E nem sempre os cogumelos esporulam.. isso é o micélio quem decide, ele deve pensar "vou lançar só esses 5 cogus aqui pra verificar o ambiente, se tiver bom na proxima eu mando uns pra esporular" kkkk 😂
brincadeiras a parte, realmente nem sempre esporula, tenta com esse maior, da foto que tem zoom, e no proximo flush quem sabe vem uns mais escuros

HASUHEAUHSEUHSEU rachei! Achei que bastava abrir o chapéu que os esporos vinham, quanta inocência! Obrigado pelos toques, o maior que você diz é o que eu tirei a foto pelo buraco, né? Só pra confirmar mesmo...
 
Então, pela foto parece ser ele, mas ninguém melhor que você ai pra ver, tenta observar qual deles deixou o véu mais escuro, ou tem um pouquinho de esporos por baixo (tipo sujo de preto na estipe ou micélio), geralmente a ordem de esporular vem após romper o véu, por isso que tem aquela discussão de que o momento ideal pra colheita é após romper, pois após isso o cogumelo para de produzir ativos e começa a focar em produzir esporos, na foto, me parece que já estão maduros, então já deveria ter começado a esporular, e segundo o véu sujinho, já começou, se você quiser pode esperar mais algumas horas, pra eles amadurecerem mais e ai tentar o carimbo, de pelo menos 24h no aluminio
 
Então, pela foto parece ser ele, mas ninguém melhor que você ai pra ver, tenta observar qual deles deixou o véu mais escuro, ou tem um pouquinho de esporos por baixo (tipo sujo de preto na estipe ou micélio), geralmente a ordem de esporular vem após romper o véu, por isso que tem aquela discussão de que o momento ideal pra colheita é após romper, pois após isso o cogumelo para de produzir ativos e começa a focar em produzir esporos, na foto, me parece que já estão maduros, então já deveria ter começado a esporular, e segundo o véu sujinho, já começou, se você quiser pode esperar mais algumas horas, pra eles amadurecerem mais e ai tentar o carimbo, de pelo menos 24h no aluminio

Retirei o fruto que está na foto do buraco. Cortei o véu e deixei sobre o papel alumínio com um copo esterilizado em cima. Daí vou deixar lá esse tempo que você mencionou, o outro fruto provávelmente eu tire amanhã.
Como é o primeiro fruto que retiro deste tamanho, ACHEI INSANO! Não sabia que eles eram tão fibrosos assim, parece até um galho. Muito boa a experiência de cultivá-los. Aqui vão algumas fotos da colheita de agora:

fruto_colhido.jpeg fruto_corte_chapéu.jpeg fruto_corte_chapéu_2.jpeg chapéu_carimbo.jpeg carimbo_estipe.jpeg

A estipe foi para a touca que está em frente ao ar-condicionado no modo ventilador, daqui a 1 hora ou menos eu já penso em colocar na sílica. O que acham? Não tenho túnel do vento e nem ventilador, só o que citei mesmo...

Obrigado por acompanharem meu cultivo!
 

Anexos

  • fruto_corte_chapéu_2.jpeg
    fruto_corte_chapéu_2.jpeg
    207.3 KB · Visualizações: 36
  • chapéu_carimbo.jpeg
    chapéu_carimbo.jpeg
    143.1 KB · Visualizações: 35
Com certeza é muito bom cultivar, está sendo muito especial pra mim. Sempre quis encontrar o cubensis pelo pasto da região onde eu morava mas nunca consegui. Ver eles assim de perto é incrível.

Edit: A estipe já está na silica, vou ficar de olho no processo e tentar conseguir algo para armazenar quando estiver desidratado, como um pote de picles esterilizado ou um ziplock.

Obrigado novamente a todos que contribuem com o forum!
 
Última edição:
Então, galera. Colhi o outro cogumelo que estava gigante e ele me surpreendeu, porque ele ia até o fundo do bolo!! Infelizmente quando fui retirar tinha um irmão mais novo grudado nele e acabou vindo junto, não deu para este continuar seu crescimento.

Penso agora em fazer um dunk com um coldshock e fechar com um roll para colocar no terrário novamente. Futuramente posto o resultado do que eu decidir fazer.
Hoje já não farei mais nada no terrário, apenas deixei úmido como sempre e vou ver como ele responderá amanhã. Ainda tem alguns pins (talvez maiores) no bolo, li que pode ir para água assim mesmo mas penso se eles vão realmente conseguir se desenvolver ou são apenas abortos.
 

Anexos

  • fruto_enorme.jpeg
    fruto_enorme.jpeg
    123.9 KB · Visualizações: 42
  • fruto_enorme_2.jpeg
    fruto_enorme_2.jpeg
    150.8 KB · Visualizações: 40
Dei uma olhada hoje nos carimbos e está bem clarinho, parece que está até caindo apenas água mas tenho fé que tem esporo ali kkkkkk. Pela noite eu vou trocar o papel aluminio que está em baixo.

O bolo está em dunk, imerso na água desde ontem a noite. Hoje irei retirá-lo para o roll.

As estipes que foram para sílica já estão quase secas, a sílica ficou azul bem escuro. Quando estiver 95% seco, irei pôr a sílica no forno em uma assadeira para manter seu potencial dessecante.

Por hoje é isto! :)
 
Então, até agora só caiu água do chapéu que eu botei pra carimbar kkkk, acho que estes não estão para carimbo mesmo. Fiz o roll após o dunk de hoje e aniversáriei outro bolo que estava inoculando desde o dia 26/06. Fiz roll nele também.
Agora é torcer para nascer algum fruto com esporos ou que os chapéus soltem alguns, ainda deixei eles lá.

Obs: Não sei se é normal ficar cor de água sem nenhum ponto preto, por isso eu acredito que não tenha carimbado. Me corrijam se eu estiver errado kkkk
 
Desculpem o sumiço hehehe. Consumi os cogumelos que colhi no sábado. Comi metade do que está em cima da balança (que acredito estar bem errada, pois havia pesado antes e tinha dado 0 gramas, depois deu 10 e enfim depois ficou 3).

cogu_magico.jpeg

Apesar de parecer pouco, minha viagem foi bem intensa. Teve um momento que senti que devia abandonar totalmente meu Eu e meu ego para observar sem interrupções e realmente isso melhorou muito. Tive um visual bem intenso e ri pra caralho! KKKKKK não sei se foi pela erva também... Tive pensamentos interessantes sobre meu comportamento e a postura que eu tenho adotar pra me manter na boa, foi muito mais intenso que esperava e bem melhor do que os sintéticos que experimentei. Fiquei feliz por seja lá qual for a energia que move a vida ter me trago os cogumelos e esta experiência. Não pretendo ter outra tão cedo mas continuarei o cultivo porque está me fazendo muito bem mentalmente.

Mas continuando com nosso cultivo! Após o primeiro flush teve um crescimento surreal, toda vez que eu os vejo eles me surpreendem kkkkk é incrível. Aqui está a foto do Dia: 10/08/20:

muitos pins.jpeg


Eu realmente achei que ia demorar mais pelo bolo ter passado naquele processo de dunk e roll mas o crescimento desde sexta está muito bom ao meu ver, o bolo ao lado é aquele no qual falei. Estava na incubadora desde o dia 26/06/20, o micélio só tomou todo o bolo este mês e então decidir pôr ali. :)
 
Última edição:
Desculpem o sumiço hehehe. Consumi os cogumelos que colhi no sábado. Comi metade do que está em cima da balança (que acredito estar bem errada, pois havia pesado antes e tinha dado 0 gramas, depois deu 10 e enfim depois ficou 3).

View attachment 117202

Apesar de parecer pouco, minha viagem foi bem intensa. Teve um momento que senti que devia abandonar totalmente meu Eu e meu ego para observar sem interrupções e realmente isso melhorou muito. Tive um visual bem intenso e ri pra caralho! KKKKKK não sei se foi pela erva também... Tive pensamentos interessantes sobre meu comportamento e a postura que eu tenho adotar pra me manter na boa, foi muito mais intenso que esperava e bem melhor do que os sintéticos que experimentei. Fiquei feliz por seja lá qual for a energia que move a vida ter me trago os cogumelos e esta experiência. Não pretendo ter outra tão cedo mas continuarei o cultivo porque está me fazendo muito bem mentalmente.

Mas continuando com nosso cultivo! Após o primeiro flush teve um crescimento surreal, toda vez que eu os vejo eles me surpreendem kkkkk é incrível. Aqui está a foto do Dia: 10/08/20:

View attachment 117203


Eu realmente achei que ia demorar mais pelo bolo ter passado naquele processo de dunk e roll mas o crescimento desde sexta está muito bom ao meu ver, o bolo ao lado é aquele no qual falei. Estava na incubadora desde o dia 26/06/20, o micélio só tomou todo o bolo este mês e então decidir pôr ali. :)
Show de bola mano! Parece que a viagem foi bem legal, uma dica que te dou, essa balança ai, só pra fazer receitas... Cogumelos tem que ser uma de precisão :), pra você medir depois do 0. (0.0g ou 0,00g)
 
Show de bola mano! Parece que a viagem foi bem legal, uma dica que te dou, essa balança ai, só pra fazer receitas... Cogumelos tem que ser uma de precisão :), pra você medir depois do 0. (0.0g ou 0,00g)

Valeu, mano!! Dei uma olhada aqui e já vou providenciar uma, acho muito importante pesagem na hora da trip!
A viagem foi boa demais, talvez eu faça um relato mais detalhado de como começou e dos pensamentos que tive. Acredito que se eu tivesse comido mais seria uma trip bem parecida com DMT porque as imagens eram bem semelhantes mas não estavam com cores claras e fortes, eram bem mais escuras como roxo quase preto (difícil explicar).
 
Back
Top