Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Pink Buffalo - PFTek / Milho de pipoca / CL

Diário de cultivo problemático.
Olá,

Há cerca de 6 anos fiquei curioso a respeito dos cubensis. Consegui 1 carimbo da variedade supracitada, mas acabei deixando a ideia de lado. Para o bem ou para o mal, o print ficou guardado dentro de um ziplock que, por sua vez, estava dentro de um envelope, este último guardado dentro de um livro – a título de curiosidade: o paraíso, da trilogia de Dante Alighieri.

Após 6 anos "no paraíso", resolvi ver se aqueles esporos ainda tinham futuro. Afinal, bibliotecas geralmente são lugares úmidos, cheio de microorganismos malvados e com condições ambientais esdrúxulas. Refiz algumas pesquisas aqui e em outros fórums e fui comprar as coisas (panela de pressão, vermiculita, etc etc) – a técnica escolhida era o PFTek com FAI + vermiculita descrita aqui no fórum.

Iniciante, por mais que tenha lido, sempre faz besteira, né? Começaram aqui as minhas.

Besteira 1 - Fazer a seringa: o print foi feito numa folha de ofício. Tirar os esporos dali era impossível sem molhar o papel e, teoricamente, contaminar a água. Juntou essa dificuldade com o fato do print ser bem pequeno e das minhas duvidas sobre a viabilidade dos esporos e... bem, o animal aqui acabou fazendo 1 seringa de 20cc com 1 print inteiro. Ficou "dormindo" 48 horas na geladeira antes de inocular. Ah, fiz tudo sem glovebox... achei bem complicado na época e não costumo ser muito paciente.

Dia 16/10... Tudo pronto e esterilizado, hora de inocular. Aparentemente, tudo correu bem. Segui as instruções bem conhecidas e guardei os bolos em temperatura controlada entre 28-30 graus. Até hoje não deram sinal de vida de micélio nem de contaminantes. Continuam guardados em temperatura controlada... vai que, né? A princípio, pensei que fosse excesso de água, mas o selo de vermiculita ao fundo está seco. Dei de ombros, continuam guardados. Alguma coisa há de surgir ali, mesmo que seja um contaminante visível a olho nu... não é possível....

Dia 23/10, meio frustrado com a ausência de sinais nos bolos PF e temendo a qualidade dos esporos, resolvi fazer a técnica do milho... Fiz +/- o que foi descrito pelo Mauricio, exceto pela parte final da adição de calcário, em virtude de não haver necessidade de diminuir o aumentar o PH (água sanitária é extremamente básico). Deixei simplesmente na água morna, para eliminar eventuais resíduos de água sanitária e para permitir que possiveis endoesporos tiverrem mais 1 dia para germinar.

Desses, até agora, 2 (de 6) copos mostraram colonização (estou assumindo que são colonizados por micélio de cubensis... vai saber?). Os outros permanecem sem indício de nada. Nem micélio, nem contaminação.

No dia seguinte, 24/10, fiz 2 CL. Queria testar. Usei água e maltodextrina. Aparentemente, estão dando certo (tem micélio de alguma coisa lá...)

No dia 03/11, tirei uma foto dos copos colonizados... anexo ao final. Fiquei com dúvidas se eram ou não micélio de cubensis, mas depois ficaram mais rizomórficos. A caixa incubadora está com um cheiro meio adocicado.

Ontem, 06/11, quando um dos copos de milho estava completamente colonizado, fiz uma transferência G2G. Proporção 1:6. Sobrou um pouco de milho colonizado e esterilizado, então fiz mais 1 potinho para ter ideia do desenvolvimento sem ter que ficar abrindo a incubadora.

Nesses G2G, não utilizei meu protótipo de glovebox (alias, só usei parte dela, estou pensando em algo melhor). Espero que as outras medidas de higiene tenham sido suficientes. Nesses, utilizei potes de vidro com tampa metálica. Recortei o metal de cima da tampa, deixando só a borda para rosquear e substitui ele por lã acrílica (perlon, acrilon, polyfill, etc).

O "copinho de controle", olhei hoje, já demonstra sinal do micélio avançando para os grãos de milho que estão ao lado do milho colonizado.


Bem... creio que tenha conseguido sintetizar a história. Manterei os colegas informados.

Ps.: Lá vão as fotos do dia 03/11. Só o que me falta é não serem cubensis crescendo ali... Foram os únicos copos em que alguma coisa cresceu... todos os outros (PF ou Milho) estão aparentemente intocados, seja por contaminantes visíveis seja por micélio de cubensis...

Abraços!
DSC_2745.jpgDSC_2743.jpgDSC_2744.jpg
 
Carimbo de 6 anos + seringa de esporos, interessante. Acompanhando, boa sorte :)
 
contaminação certeza, ampliei a foto agora constatei contaminação.
 
Obrigado pelos replies, pessoal. Infelizmente, as notícias do Mauricio e do bolo não são boas.
Acabei de tirar mais uma foto, caso algumas outras boas almas queiram dar mais opiniões... Se as más notícias se confirmarem, estarei cultivando mofo com sucesso, pena que o mofo errado.

Abraço!
DSC_2751 - Version 2.jpg
 
Olha, nessa ultima foto, aparecenta micélio de p. cubensis, espere mais alguns dias, proceda troca gasosa nos copos. Não há motivo de pressa certo? O cobweb é bem discreto e pode sim se assemelhar ou até se misturar ao micélio de p.cubensis, enganando muitas vezes os cultivadores.
 
Não e micelio de cubensis infelizmente tupy, conssiga outro carimbo e tente de novo.
 
Inocule outros potes e observa esse mais um tempo. Essa última foto eu poderia jurar que é um micélio de cubensis, tá mto parecido com os meus!
 
Eu conheço faro do micelio de longe, ja tive essa contaminação nos meus cultivos fica tipo
e um amofadado de geladeira uns fios brilhosos no microscopio da pra identificar melhor.
mais isso não e sinal de desisti pelo contrario de encentivo e vontade de cultivar mais ainda.
 
Opa pessoal...
Obrigado a todos pelas respostas.
Na falta de um novo carimbo (por enquanto), deixei aqueles potes guardados, mesmo que com certo pessimismo da minha parte.
Seguem as novas fotos

Abraços!
MILHO01.jpgMILHO02.jpgMILHO03.jpg
 
Joga todo esse material fora amigo pode por em risco o local onde vc cultiva,essa contaminação
e uma praga, boa sorte na proxima tentativa.
 
Obrigado pelas respostas, tupy e bolo.
Como não disponho de mais esporos por enquanto, só me resta continuar a tentativa. Não creio que terei tempo de iniciar um novo cultivo antes de 2013, então só me resta sentar e observar esses potes que já tenho.
Afinal, mesmo sendo contaminação, eu terei algumas boas fotos e saberei como ela se desenvolve.
Na pior das hipóteses, posso ajudar outras pessoas e fazer um "diário de cultivo de contaminação" (a.k.a "não faça isto!").

Abraços!
 
Opa pessoal...
Resolvi passar e deixar mais 2 fotos para catalogar o meu querido cultivo-de-alguma-coisa.

Bom FDS para todos.
MILHO004.jpgMILHO005.jpg
 
Cooper
ou eu estou completamente louco, ou estao dizendo que o seu copo sadio e colonizado nao eh micelio de cubensis.
eh micelio e esta lindo, nao precisa fazer nada alem de deixar na incubadora fechado e QUETO.
ta indo bem bonito, e eu acredito que o pessoal nao olhou as fotos apmpliadas, o micelio esta bonito, esta rizomorfico, so aguarda mais umas 2 semanas pra ele dar uma LEVE murchadinha no milho antes de fazer bullk ou casing, pesquise bem os proximos passos que eles serao essenciais pra voce chegar a frutificaçao desse LINDO micelio.
dou minha cara a tapa.(um dos copos parece ter algo estranho no canto superior esquerdo mas pode ser apenas excreçao comum do micelio)
 
Back
Top