Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Koh Samui Super Strain - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Ola a tds.
Primeiramente graças ao Forum, mt perfeito, cheio de informações e td mais, aprendi bastante do teorico acredito eu, mas ainda falta um pouco na pratica, como vcs verão de acordo com meu diario.

Vou tentar meu primeiro cultivo (whohoo)

O carimbo chegou da Pró-fungos faz uma semana (veio bem fraquinho, a agua so mudou de cor com ele na hora que teve contato, depois ficou transparente, mas pelo que li isso é normal).

Dia 21/08/2010

*Preparei as seringas, 2 de 20 ml. Utilizei uma Gb, porém dentro dela nao havia nenhuma entrada de ar (eu pensei que era esse o propósito, mas uma seringa "estragou" havia mt pressão dentro e nao conseguia mexer nela, depois de um dia pensei que talvez fosse pq a GB estava totalmente fechada, causando mt pressao etc.

*Entao no começo fiz um seringa só, q foi o que deu de fz, pois só tinha duas, nao esterelizei elas, pq comprei da farmacia fechadinha e tals, limpei a GB com agua sanitaria dissolvida em agua mineral, alcool e depois lysol, depois forrei com papel aluminio e o limpei da mesma forma. Limpei o chao com alcool e as paredes do guarda roupas onde usei a GB, lavei minhas maos e braços com protex. O ambiente estava totalmente fechado, e borrifei lysol nele td.

*Fiquei mt nervosa na GB, comecei a tremer e td mais. Usei potinhos de amostra, primeiro raspei a metade do carimbo dentro do potinho, estava tremendo um pouco e acabei botando o dedao na parte de cima do carimbo :( .....ele estava mt dificil de sair tb, ah usei a pazinha do copinho para raspa-lo, suguei agua mineral de copinho, colocando dentro do potinho com a pazinha, fechando e chacoalhando ele.

* Entao guardei a primeira em papel aluminio e num ziplock. Fechei o carimbo, fui a farmacia e comprei mais duas seringas para garantir. Limpei a GB novamente da mesma forma e recomeçei a segunda seringa eu ia fz com agua destilada para testar qual era mais eficiente, mas nao conseguia tirar a agua da ampola, o vidro da GB ficava embaçando e eu ficando mais nervosa, dai abri a ampola e joguei direto no segundo copinho a agua. Para ajudar eu derrubei o copinho na GB, ficando mais nervosa ainda, usei agua mineral no mesmo copo, nao sei se prejudicou o esporo, pois deve ter ficado um pouco de agua destilada no copinho, e nao queria tirar da GB para nao contaminar. fui colocar o restante do carimbo no pote (ah dessa vez coloquei a agua antes , pois da primeira vez alguns esporos mesmo chacoalhando, sugando e jogando novamente ficaram meio que grudados nas paredes do copinho, talvez por ser de plastico, nao sei, mas da prox vez vou tentar com copinho de cachaça mesmo) e uma boa parte do carimbo nao queria sair, entao suguei agua e coloquei no papel aluminio e meio que mexi com a seringa para cair no pote, nao sei se foi mt prejudicial pq com a GB estava td limpa e td mais, achei q nao fosse tao ruim.

* Guardei a seringa da mesma forma da outra, cobri os dois ziplocks com papel aluminio tb para garantir que nao pegassem luz, e coloquei na geladeira. Nao coloquei na caixa prox. ao freezer pq ja sei que ela congela qualquer coisa q vai para la. Ah e antes de colocar as coisas na GB, limpei td com alcool. Ah detalhe no meio do processo dentro da GB a luva caiu....damn. Acho que essa experiencia foi meio desastrosa, mas ainda tenho esperança.



Dia 22/08/2010

* De manha fiz os bolos PF.

* Deixei os copos numa panela com agua mineral esterelizando por 15 min. Fiz na cozinha, limpei o chao com agua sanitaria+agua, alcool, fiz o mesmo no fogao e pia, depois lysol no ambiente. Fui tomar banho com protex, tirei os copos, e deixei secando num paninho daqueles azuizinhos, nao lembro o nome. fiz a FAI, coloquei num vidro.

* Para fz o substrato, comecei misturando a vermiculita (2 copos de cachaça para cada bolo) com agua mineral, depois acrescentei a FAI (1 copo para cada 2 de vermiculita), apertei e saiu uma gotinhas de agua com a mistura da minha mao, havia lido que isso é o ideal (ah usei luvas cirurgicas para mexer no substrato e mascaras o processo td, amarrei o cabelo e td mais.)

* Coloquei uma camadinha de 0.5cm de vermiculita seca nos copos (primeiramente ia fz 4 copos de Uisque q foi o que havia comprado, mas sobrou mt substrato, entao peguei o copino de cachaça que havia usado como medida para por a vermiculita e FAI no pote de mistura dos ingredientes e usei como um novo copo, e mais um de requeijao que eu tinha, como nao havia deixado na agua esterelizando somente passei alcool nele, se nao ia demorar mt e podia contaminar eu acho (acho que esse deve ser o mais propicio a contaminaçao). Entao finalizei com o selo.

* Comecei a cortar os pedaços de papel aluminio (da prox vez ja vou corta-los primeiramente, pois demorou demais) coloquei dois pedaços de papel aluminio em cada copo, e fiz dois furos com palito de dente nos mesmos, coloquei mais um pedaço d papel aluminio para vedar. Enrolei pedaços de barbante para lacrar. Deixei o copinho de cachaça sem barbante para ver se funcionava sem cair.

* Coloquei um pano de prato na panela de pressao para os copos nao baterem (nunca mais faço isso queimou td o pano de prato, acho que coloquei mt pouca agua). um copo ficou em cima de outro, pois nao couberam tds embaixo. Acrescentei 1L de agua mineral na PP.

* Deixei 10min sem a valvula de pressao, que foi o suficiente para sair vapor continuamente, entao coloquei a mesma. Ficou 1 hora depois de pegar a pressao.
* Deixei 4 hs para esfriar completamente. Eu ia veda-los com fita isolante dentro da GB, mas qnd coloquei as maos na mesma, a fita e tesoura para adiantar cortando os pedaços, vi que eram mts pedaços de fita isolante e ficavam grudando mt nas luvas.

* Entao tirei os bolos da PP, ja havia cortado os pedaços de fita isolante (sem luvas) e deixado no isopor da GB, e começei cortando o barbante (ah o copinho de chachaça nao saiu o papel aluminio sem o barbante) da prox vez vou fz sem barbante, pois foi um sacrificio corta-los.

* Comecei a tirar a camada de cima de papel aluminio para vedar os furos que havia feito nas camadas de baixo (da prox vez tb nao vou fz esses malditos furos) depois coloquei a camada de cima do papel aluminio e vedei o copo com fita isolante, passando de duas a tres voltas por copo.

* Coloquei os copos dentro da GB com as seringas e pedaços de fita isolantes cortadas previamente (foi mais facil de fechar com as luvas cirurgicas pq eram bem menos furos, e pude cortar os pedaços sem luvas)

* Entao começei a inocular, usei em torno de 7ml por bolo, o de cachaça ficou com 5ml. Os dois primeiros bolos que inoculei acabei sem querer enfiando a parte de plastico dentro do copo (de novo o nervosismo, acho que a GB causa isso em mim heheh) entao esses ficaram com um furo bem grande no papel aluminio. Depois consegui só fz o furinho da agulha nos outros. Fechei tds com a fita isolante, cada furo eu fechava.

* Entao coloquei papel filme em cima deles. E levei para incubadora, vou colocar as fotos no fim do post. A incubadora tem a janelinha de vidro e fiz uma outra janelinha de blecaute com velcro para cobrir o vidro. Assim nao entra luz, nao vou precisar abrir a incubadora, e posso acompanhar o crescimento, (fiz em um isopor de 12 L, para ficar quentinho, usei um aquecedor de aquario com termostato dentro de uma garrafa de coca de 600ml, e usei um termohigrometro digital.)
Estou conseguindo manter a temp. da incubadora em 26°C, sendo que o aquecedor esta em 34°C, aqui esta bem frio agora. Porém a umidade esta mt elevada 86, 88, as vezes menos, mas eu estava lendo que o ideal é 50 a 70 no max, nessa etapa. Se alguem tiver alguma dica.

É isso, qnd tiver o terrario pronto e novidades posto novamente com fotos.

FAI, vermiculita e água
View attachment 23334

Pote para mistura e copos de Uisque
View attachment 23335

Camada de Vermiculita seca
View attachment 23336

Mistura pronta
View attachment 23337

Bolos com selo
View attachment 23338

Inoculando dentro da GB
View attachment 23339

Bolos prontos dentro da Incubadora
View attachment 23340

Sensor de termohigrometo
View attachment 23341

Incubadora de fora (ah eu fiz o recorte no isopor para o vidro um pouco menor que o mesmo, para poder encaixa-lo por pressao e a vedaçao ficar melhor, depois coloquei silicone ao redor dele.
View attachment 23342

Incubadora de fora
View attachment 23343
 

Anexos

  • Imagem0324.jpg
    Imagem0324.jpg
    96.5 KB · Visualizações: 32
  • Imagem0325.jpg
    Imagem0325.jpg
    105.5 KB · Visualizações: 21
  • Imagem0326.jpg
    Imagem0326.jpg
    130.3 KB · Visualizações: 26
  • Imagem0327.jpg
    Imagem0327.jpg
    100.4 KB · Visualizações: 21
  • Imagem0330.jpg
    Imagem0330.jpg
    155.8 KB · Visualizações: 31
  • Imagem0341.jpg
    Imagem0341.jpg
    80.8 KB · Visualizações: 32
  • Imagem0342.jpg
    Imagem0342.jpg
    102.1 KB · Visualizações: 29
  • Imagem0343.jpg
    Imagem0343.jpg
    97.4 KB · Visualizações: 27
  • Imagem0344.jpg
    Imagem0344.jpg
    90.9 KB · Visualizações: 32
  • Imagem0345.jpg
    Imagem0345.jpg
    86.3 KB · Visualizações: 29
É um P. Cubensis com toda certeza, parabéns sephirothg.

E lembrem-se que até o Trichoderma e as outras contaminações por fungos (exceto leveduras) possuem/são micélio.
 
Então Galera, grande alivio os posts de vcs....... mt obrigada pelas respostas, e apoio......
Espero um dia ter o conhecimento suficiente para ser util para vcs tb!!!

Vou entao dar uma respostinha para cada um, Mt Grata.....Um abraço à TDS


A quinta e a sexta ficaram melhores.

Dá até para ver que é micélio de cubensis.

Woohoooo......Bem melhor agora, tava mt cabrera....valeu Equador


Caramba! Oo

É micélio sim e é micélio treta ainda =x

Seguinte mano, faz um furo nesse aluminio com ferramentas esterelizadas e de preferência dentro de uma glove, coloque um filtro de café duplo ou um filtro único de Tiwek, o micélio PRECISA RESPIRAR. Dentro de mais uns 4 ou 5 dias eles estarão 100% colonizados, ai é só tranferir para o terrário.

Não tenha medo das contaminações, faça o processo com os requesitos básicos de assepsia e as chances do bolo colonizado contaminar são baixas.

TEnta fazer um casing com esse bolinho pra fazer render mais, o micélio tá muito bonito ams se não respirar vai acabar estagnando.

Oi.....Hj de manha eu usei a tua dica, fiz td direitinho na GB, limpei td antes usei luvas e td mais, usei o filtro de cafe e nao tinha mais fita isolante entao fechei o filtro com esparadrapo, depois vou postar com fotos pra galera ver e dizer se fiz algo errado e tals. Eu na real nao sabia da pira que o micelio precisava respirar, pensei que só se fazia os furos para a colonização ir mais rapida, e que se deixasse só totalmente fechado tb rolava só que demorava mais. Ah e eu nao li mt sobre casing ainda , na real nem sei o que é, preferi ler só sobre bolos PF e tentar aperfeiçoa-los primeiro para depois expandir o conhecimento, No futuro ja tava pensando em fz casing mesmo, mas melhor dar uma esperadinha e ler com atenção, e agora tb to trampando a tarde e to com menos tempo pra ler, e de manha fico dormindo né ...hauahuahuah.....
Mas é isso ae agora vamos ver o que que dá.....Valeu pela dica e visita...=p


Hehehe.....Valeu, agora to bem mais tranquila com a galera mais experiente metendo a responsa .....Ate... =p


E é um micélio lindo e saudavel,parabéns

espero ve os bolos no terrario logo mas...

Valeu.....Que bom que pelo menos esse copo nao me decepcionou, pq os outros estao me deixando na mao, vou ver se com os furos que fiz hj da uma melhorada......pelo menos um me honrou........valeu....Até

creio que seja o micelio
fica no aguarde pra ter certeza.

Paz.:pos:

Ola.... Ah pode crer, agora mesmo que a galera meteu que é micelio ja to mt confiante e felizzzzzzz, valeu pela visita........=p


Aaaaaaaahhh!
Eu to meia sumida pq tava no meio de uma mudança aqui em casa, então já viu, né?
Caaaaaaaaaaraaaaaacaaaaaa!
Que fofos!
Parabéns, viu? Eu falei que ia dar tudo certinho! Fez bonito desde o começo, tropeços todo mundo dá...
Que bom que não impactaram!
Será mais bonito que o meu! Tá prometendo!
Parabéns Gaúcha, de coração!
Beijos!

E ae, é eu bem que percebi que andavas sumida.....
Que fofoS Não!!! que fofo! pq essas fotos sao só de um copo, :( fazer o que né, eles estao se revoltando contra mim e mostrando indiferença eu acho, ahuahauhaa, mas hj fiz os furos que o Lysergic D deu a dica, vamos ver se mais algum copo se prontifica a crescer e se esse copo da uma agilizada para minha alegria, os filhos sao assim mesmo, agente se sacrifica e eles vao la e ficam querendo protestar sem motivo......

E uma pergunta, meu deus como que tu sabe que eu sou gaúcha??????????
Valeu pelo apoio, tu postou alguma experiencia ja? ou ainda nao teve festa no reino?

Beijos....


É um P. Cubensis com toda certeza, parabéns sephirothg.

E lembrem-se que até o Trichoderma e as outras contaminações por fungos (exceto leveduras) possuem/são micélio.

Mt grata......tds estas confirmações dao uma ansiedade tao grande, eu tava bem triste ja pensando que ia dar td errado e ia ter q começar desde o zero, noob é assim ne hehhehehe......mas obrigada pela participaçao....até mais ver.....=p

Valeu galera ate as proximas novidades.... =p
 
Ola de novo.....Vou postar o que fiz hj....

Dia 16/09/2010:

Limpei bem a GB com alcool depois lysol (que estava acabando), coloquei esparadrapo (pq nao tinha mais fita isolante), tesoura, um palitinho de churrasquinho, os bolos que limpei com alcool tb antes de ir pra GB e 6 filtros de café. Então fiz furinhos um pouco maior que o palito (quase a medida de dois palitos) no centro de cada copo, conforme eu fazia, os fechava com o filtro que cortei redondinhos para facilitar o fechamento, e colava com esparadrapo. No meio do processo lembrei que nao tinha pego o cel pra tirar fotos, dai tirei as maos das luvas da GB e fui pegar, tirei as fotos que vcs logo verão....e continuei furando e fechando, no ultimo copo, ainda o de cachaça que é o mais pequenino, acabou o esparadrapo, dai peguei durex e limpei com alcool rapidao, coloquei na GB, e colei.
Deixei eles na GB, ate limpar a incubadora e alcançar a umidade de 65%, depois limpei o guarda roupas (que a incubadora fica) com alcool, o lysol ja tinha acabado entao foi só alcool mesmo, e passei os copos da Gb p/Incubadora bem rapidao, fechei e é isso ae agora vamos ver o que dá.....AH agora que eles estao com o furinho nao vou mais poder pega-los ate tranferir para o terrario...damnnnn, era tao legal, td dia pegava eles e ficava dando uma admirada, agora vou olhar pelo vidrinho da incubadora td pequenino mesmo...hehehhe Mas blz....

As fotos:

Esse é o furo, só tirei foto desse copo para agilizar, mas fiz em tds os outros e os outros furos sao praticamente do mesmo tamanho.

View attachment 23780


ELe fechado de cima com o filtro de café.
View attachment 23781


Ele fechado de lado com esparadrapo.
View attachment 23782


É isso, torcendo para dar td certo, Valeu galera, qualquer dica, nao se "acanhem"

=p
 

Anexos

  • 0916_103054.jpg
    0916_103054.jpg
    113.3 KB · Visualizações: 10
  • 0916_103110.jpg
    0916_103110.jpg
    100.6 KB · Visualizações: 7
  • 0916_103128.jpg
    0916_103128.jpg
    74.2 KB · Visualizações: 9
E ae, é eu bem que percebi que andavas sumida.....
Que fofoS Não!!! que fofo! pq essas fotos sao só de um copo, :( fazer o que né, eles estao se revoltando contra mim e mostrando indiferença eu acho, ahuahauhaa, mas hj fiz os furos que o Lysergic D deu a dica, vamos ver se mais algum copo se prontifica a crescer e se esse copo da uma agilizada para minha alegria, os filhos sao assim mesmo, agente se sacrifica e eles vao la e ficam querendo protestar sem motivo......

E uma pergunta, meu deus como que tu sabe que eu sou gaúcha??????????
Valeu pelo apoio, tu postou alguma experiencia ja? ou ainda nao teve festa no reino?

Beijos....

Sumi semana passada pelas mudanças aqui no Castelo, e essa semana por uma cólica fela da ....
Ain, minha trip era pra ser hoje! Até um grande amigo daqui do fórum me mandou uma "intera", mas os humores estavam pertubados neste período mensal, se é que me entende, e preferi não arriscar ter uma bad certeira...
Concordo com o Ly, acredito que foi o melhor passo neste momento, dar ar à vidas que estão aí dentro, de fato um bolo já colonizado com essa força raramente contamina do nada...
Meus amigos me perguntavam da condensação dentro dos meus copos, e do por quê eles suavam tanto... Eu dizia: Se vc reproduzisse 24h por dia, não faria sua casa suar inteira? Logo, o pouquinho de ar dado é bem vindo!
Como soube que é gaúcha?
Pelo sotaque ué!
AUHAHuhuaHUAuh
Tá no seu perfil, lesada amada! :)
AHUAhua
E outro fato, os mais legais, sempre moram bem longe! ;)
Beijos!
 
Sumi semana passada pelas mudanças aqui no Castelo, e essa semana por uma cólica fela da ....
Ain, minha trip era pra ser hoje! Até um grande amigo daqui do fórum me mandou uma "intera", mas os humores estavam pertubados neste período mensal, se é que me entende, e preferi não arriscar ter uma bad certeira...
Concordo com o Ly, acredito que foi o melhor passo neste momento, dar ar à vidas que estão aí dentro, de fato um bolo já colonizado com essa força raramente contamina do nada...
Meus amigos me perguntavam da condensação dentro dos meus copos, e do por quê eles suavam tanto... Eu dizia: Se vc reproduzisse 24h por dia, não faria sua casa suar inteira? Logo, o pouquinho de ar dado é bem vindo!
Como soube que é gaúcha?
Pelo sotaque ué!
AUHAHuhuaHUAuh
Tá no seu perfil, lesada amada! :)
AHUAhua
E outro fato, os mais legais, sempre moram bem longe! ;)
Beijos!


E ae, é pois é acho que foi a melhor coisa mesmo, ate ja deu uma crescidinha, ja to começando a montar o terrario, qnd acabar posto fotos.......Ah cólica é sempre uma bad fudida ne cara, e ainda mais se usarmos algo que pode intensificar nossos sentidos, foi melhor nao ter arriscado mesmo.....
Ah e varias coisas no meu perfil estao meio que destorcidas, achei melhor por causa do conteudo do site e td mais, mas isso nao menti (bem burra né, sendo que isso que devia ter mentido) ehhehehhe...... e eu nao moro no RS, só sou gaucha mesmo.........
 
Ola a todos novamente.

primeiramente gostaria de agradecer o Lysergic D em especial, mt obrigada pela dica dos furos, furei os copos dia 16/09 e ontem dia 25/09 o copo que estava colonizando completou totalmente a colonização. Os outros ainda nao tiveram mudança, mas pelo vidrinho nao da de ver mt bem, qnd eu for tirar o colonizado da incubadora ja vou dar uma olhada nos outros na GB. Vou deixa-lo na incubadora mais uma semaninha para ter aquela certeza.

26/09

Estou fazendo os testes com o terrario tb, a temperatura esta ficando em 28ºC com a lampada de 12W ligada, desligada ainda nao deu de ver como fica a temperatura pois começei a testar ontem e ainda nao desligou, mas eu havia lido que a temperatura ideal é de 23° até 26°C, se alguem tiver alguma dica para baixar um pouquinho essa temperatura agradeço. A umidade está em 78%, mas como tb ja li o ideal é de 95 a 100%. Estou deixando um umidificador ultrasonico ligando 5 minutos de 3 em 3 horas na nevoa mais fina, acho que nao teve ainda o tempo necessario de ver mesmo como fica no final, vou deixar mais uns dias tudo ligado para os testes.
Vou passar fotos do terrario e de como esta o bolo.
O terrario consiste em:
*Umidificador ultrasonico (5 min de 3 em 3 horas por dia)
*lampada 12W (16hs ligada por dia)
*Mangueira de maquina de lavar no umidificador levando para o terrario (ainda nao vedei mt bem, mas vou.)
*Isopor 40L
*sensor de termohigrometro dentro do terrario
*Furo embaixo do isopor de 10X10 para saida de CO2 do lado contrario da mangueira do umidificador, com 2 camadas de acrilon juntas e duas de tela de mosquito tampando os dois lados do acrilon. (Colei com espáradrapo e durex no isopor do lado de fora)
*2 timers digitais, 1 para o umidificador e 1 para a lampada
*extensão regua para ligar td e uma outra para ligar a regua e na tomada
*um vidro 26x36 (que tive que colocar na frente do isopor pq eu estava usando o mesmo isopor para fz a GB, mas vi que havia feito os furos para as maos mt proximos entao usei para o terrario e acabei tendo que por o vidro ali ao inves de na tampa, mas acho que nao faz diferença ne?) cortei o isopor um pouco menor que o vidro para encaixa-lo pela pressao e depois vedei com silicone por dentro e fora.


Furo de 10X10 com acrilon e tela de mosquito
View attachment 24016

Umidificador com terrario do lado e ele de frente
View attachment 24008 View attachment 24009

Improviso dos fios e da magueira em cima da tampa, eia coisa feia hehhehe
View attachment 24010

Lampada de 12w que fica dentro do terrario na tampa
View attachment 24011

Furo para a saida de CO2 e sensor de termohigrometro
View attachment 24012

Timer digital que tb ficam em cima da tampa
View attachment 24013

Foto de longe de td, fica td dentro desse guarda-roupas, o terrario a esquerda, incubadora a direita embaixo e GB em cima da incubadora.
View attachment 24014


O Bolo que esta totalmente colonizado esse lado dele era aquele que antes quase nem aparecia o micelio no fim do copo.
View attachment 24015

Uma perguntinha: Alguem acha que eu devia desistir dos outros bolos? ou deixo mais uma cara pra ver se talvez eles ressussitarão, eles tds foram pra incubadora dia 22/09 ja se passaram 4 semanas e 4 dias......To na esperança de que talvez ainda de certo.

É isso ae, qualquer dica é sempre bem vinda.......
Grata.
Até mais
 

Anexos

  • 0926_141115.jpg
    0926_141115.jpg
    70 KB · Visualizações: 14
  • 0926_141139.jpg
    0926_141139.jpg
    69.3 KB · Visualizações: 15
  • 0926_141212.jpg
    0926_141212.jpg
    203.5 KB · Visualizações: 18
  • 0926_145601.jpg
    0926_145601.jpg
    52.4 KB · Visualizações: 10
  • 0926_141456.jpg
    0926_141456.jpg
    71.9 KB · Visualizações: 15
  • 0926_145615.jpg
    0926_145615.jpg
    171.2 KB · Visualizações: 13
  • 0926_141441.jpg
    0926_141441.jpg
    181.8 KB · Visualizações: 14
  • 0926_141330.jpg
    0926_141330.jpg
    81.1 KB · Visualizações: 12
  • 0926_151511.jpg
    0926_151511.jpg
    86.4 KB · Visualizações: 15
Ola a tds......

Atualização e pedido de ajuda....

04/10/2010:

Hj eu apliquei agua destilada no bolo que estava ja 100% colonizado, e coloquei na geladeira com papel aluminio num ziplock e um saco preto enrolando td. Abri a incubadora tirei todos para dar uma olhada e coloquei ele na GB, td esterelizado.....mas infelizmente, notei um amarelado em algumas partes do copo, dei uma lida por cima pq logo tenho que trampar e tals, e vi que talvez seja Bolor marrom-canela ou Bolor Amarelo, mas no mesmo lugar que li sobre eles, nao achei solucao, sei que deveria ler antes, mas estou meio desesperada, e queria saber se tem uma solucao para agir rapido. Entao se alguem tiver alguma dica para me dar sobre como salvar ele ou se nao tem salvacao fico grata.

Tambem em outro copo vi um bolor verde num pedaço, vou postar uma foto....Os outros bolos continuam na mesma, nao sei se vao frutificar se alguem tiver alguma dica para isso tb, se eu devo jogar fora ou esperar mais um pouco.

Bolo Amarelado (as fotos estao meio ruins, mas acho que da de ver o amarelado)
View attachment 24278 View attachment 24279 View attachment 24280

View attachment 24281 View attachment 24282 View attachment 24290

Este e o outro bolo com o bolor verde (na real é uma cor quase preta)
View attachment 24311 View attachment 24312


Estava tao feliz com ele aparentemente saudavel :(
Por favor alguem me de alguma luz.
Mt obrigada.
Ate mais
 

Anexos

  • 1004_104253.jpg
    1004_104253.jpg
    89.7 KB · Visualizações: 23
  • 1004_104318.jpg
    1004_104318.jpg
    92 KB · Visualizações: 22
  • 1004_104405.jpg
    1004_104405.jpg
    100.5 KB · Visualizações: 18
  • 1004_104426.jpg
    1004_104426.jpg
    100.7 KB · Visualizações: 13
  • 1004_104605.jpg
    1004_104605.jpg
    69.4 KB · Visualizações: 17
  • 1004_104752.jpg
    1004_104752.jpg
    110.2 KB · Visualizações: 15
  • 1004_105210.jpg
    1004_105210.jpg
    151.3 KB · Visualizações: 12
  • 1004_211055.jpg
    1004_211055.jpg
    152.3 KB · Visualizações: 17
  • 1004_211202.jpg
    1004_211202.jpg
    158.3 KB · Visualizações: 18
Apesar das fotos ruins dá para perceber que o primeiro copo está sim estranho. Não só pelo amarelado, mas pelo aspecto geral do micélio. Pode ser um contaminante ou bactérias, ou os dois. Provavelmente terá de ser descartado. Sinto muito.

Em quanto tempo o copo ficou totalmente colonizado?


Já o bolor verde não deixa dúvidas. Livre-se dele com cuidado para não espalhar esporos pelo ambiente.
 
Apesar das fotos ruins dá para perceber que o primeiro copo está sim estranho. Não só pelo amarelado, mas pelo aspecto geral do micélio. Pode ser um contaminante ou bactérias, ou os dois. Provavelmente terá de ser descartado. Sinto muito.

Em quanto tempo o copo ficou totalmente colonizado?


Já o bolor verde não deixa dúvidas. Livre-se dele com cuidado para não espalhar esporos pelo ambiente.


Oi......

Bah que pena, eu tava dando f5 o tempo td, dai qnd vi que tu respondeu ainda fiquei bem feliz :(
Tipo resumindo o cultivo deles, foi assim fiz os 6 copos e eles foram pra incubadora dia 22/08, dois dias depois quase tds estavam com aquela aparencia de areia molhada (inclusive 4 deles estao ainda com essa aparencia) eu consegui manter a temperatura e umidade necessaria, mas eles tavam demorando muiiiiito pra se revelar, dai dia 06/09 esse unico copo começou a ficar bem esbranquiçado, mas bem no fundo do copo queredno subir, e postei algumas fotos pro pessoal me ajudar a confirmar se era micelio, e a galera td disse que era e "dos bons" hehehhe. dai fiquei bem feliz né.
Mas mesmo assim ele tava demorando mt pra tomar conta do copo, entao o lysergic D me deu a dica de fz furos nos copos e por duas folhas filtro de cafe (pq eles estavam totalmente fechados) e ele disse que precisavam respirar......entao dia 16/09 eu fiz os furos neles e dia 26/09 ele (o que estva com o "micelio" colonizou totalmente), dai eu deixei mais uma semana na incubadora para garantir e dois dias antes de tirar, percebi esse amarelado nele que antes nao tinha. E qnd tirei tb descobri o bolor verde no outro copo que ate entao nem tinha visto.

Hj eu tava lendo uns topicos e vi num deles o Mortandello dizendo pra alguem que o amarelado podia ser tipo o xixi do micelio, ou algo do tipo, sera que nao pode ser isso? pq tipo eu ia deixar ele na geladeira pelo menos essa semaninha com a agua destilada para ver se da uma melhorada sei la, e se for o xixi ele desaparece depois de um tempo ou fica la pra sempre?

E o verde entao nao tem nem como cortar a parte contaminada e cultivar ele separadamente? ou ele tem que ser jogado fora mesmo?

Ah e tu acha que eu devia desistir dos outros copos que ainda nao mostraram aparecimento de micelio?

Mt obrigada pela resposta, mesmo ela tendo me deixado la embaixo de tristeza .......

Ate mais.
 
Manchas amarelas podem sim ser excreção do micélio, mas no resto do copo o mesmo tem aparência normal. O seu copo está com uma aparência bem estranha. Tente tirar mais fotos, Capriche no foco.


O copo contaminado pelo bolor verde só pode servir para tentar um outdoor, se você tiver espaço para tal.

Se resolver fazer abra um buraco maior que o tamanho do copo em na terra, ou em um canteiro ou vaso, onde bata sol apenas algumas horas por dia. Preencha as bordas com vermiculita fervida (após esfriar, é claro), tire o bolo do copo e coloque lá. Ponha vermiculita fervida por cima e cubra com folhas secas. Jogue um pouco de água duas ou três vezes por semana, quando o tempo estiver seco. Apenas o suficiente para deixar a terra úmida. Se chover nem se preocupe em umedecer a terra.
 
Manchas amarelas podem sim ser excreção do micélio, mas no resto do copo o mesmo tem aparência normal. O seu copo está com uma aparência bem estranha. Tente tirar mais fotos, Capriche no foco.


O copo contaminado pelo bolor verde só pode servir para tentar um outdoor, se você tiver espaço para tal.

Se resolver fazer abra um buraco maior que o tamanho do copo em na terra, ou em um canteiro ou vaso, onde bata sol apenas algumas horas por dia. Preencha as bordas com vermiculita fervida (após esfriar, é claro), tire o bolo do copo e coloque lá. Ponha vermiculita fervida por cima e cubra com folhas secas. Jogue um pouco de água duas ou três vezes por semana, quando o tempo estiver seco. Apenas o suficiente para deixar a terra úmida. Se chover nem se preocupe em umedecer a terra.

É pois é, as fotos ficaram mt desfocadas, eu tava meio tremendo (sempre qnd uso a GB tremo) e tb tirei com a luz acesa e a janela fechada, mas segunda que vem qnd eu for tirar da geladeira ja vou tirar novas fotos e postar....
Ah e eu pensei que o out só dava de fz em terreno mesmo, nao li mt sobre ele, mas acho que vou tentar entao fz num vaso, ja tenho uma plantaçaozinha aqui no ape tb de hortaliças numas prateleiras e tals. Dai se rolar dou uma escondida qnd tiver visita aqui em casa =p

Mt obrigada pela ajuda, ainda to torcendo que seja só o micelio fazendo suas necessidades........Valeu. Ate
 
Mas atenção nos reqsitos manuais

todo cuidado e pouco, não manuzear os

materias em lugares ventilados, e numca com

mão sem luvas são requesitos simples mas porem

de muita importacia, e q fazem a diferença,

não deixa de posta as novidades blz,

vou fica na torcida pra proxima vez blz.


Muita paz e luz pra vc.
 
É pois é, eu acho que fiz td certo, nao entendi pq que ficou com o mofo verde, eu sempre fiz tudo na GB com as luvinhas e fechada e tals, limpava o chao do quarto com alcool e sprayava td com lysol, sempre limpei bem a GB tb, fechava a porta e a janela, mas tomara que de td certo mesmo, tb to torcendo um monte, hj acho que vou tentar o out com o bolo do bolor verde dai posto novidades.....MT obrigada pelo apoio =p
Paz e luz pra vc tb ....Ate
 
É... esses contaminantes estão espalhados por todo o ambiente e se ploriferando pelo ar o tempo todo

quando menos esperamos eles surgem,sempre é bom fazer vários copos...assim aumenta a chance de sucesso.

continua atualizando o diário e postando suas duvidas sephirothg,boa sorte.
 
Oie!
Meu, que zica!
Lembra que também sou da opinião de 100% assepsia, né? Aparentemente você fez tudo certo... Eu tb ando enfrentando algumas contaminações e são frustrantes mesmo... Acredito que o problema não seja o carimbo, mas alguma etapa equivocada... Fez anotações?
Não me lembro se comentei de um tópico aqui do CM que o Maurício postou, chamado "Reiniciando o início", lá tem um post dele que é de uma thread do Shroomer, e traduzido por um companheiro.
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/
Nesse post ele fala da temperatura ideal para o cultivo (Busque TEMPERATURA IDEAL – MITOS), que há muitos mitos que se tornaram mandamentos, e não é bem assim... Ele explica que, geralmente, a temperatura ideal mesmo não precisa ser em 28ºC, necessariamente, pois os copos, internamente, tem alguns graus a mais de diferença para maior... E coloca que 22ºC é bem vindo, e logo abaixo acrescenta: (E é essa a parte que queria chegar)
"Se vc passar desta temperatura, estará favorecendo o aparecimento de contaminações por bactérias e mofos estimulados pelo calor. Quantas vezes vemos posts de pessoas que têm suas incubadoras ajustadas entre 28°C e 30°C, e que ficam perguntando por que seus potes ainda não colonizararm depois de 4 ou 5 semanas, e possuem um líquido amarelo formando? Esse líquido são metabólitos que o micélio secreta em resposta ao stress, normalmente causado por competição contra as bactérias e mofos. O que realmente aconteceu é que elas desestimularam o micélio e favoreceram os competidores."

Lamentável, mas pensa pelo lado bom:
Agora vc vai aprender mais ainda! Vai aprender outs! :)
Não desanima não! Potencial vc tem, só precisamos achar o que foi que faltou... :confused:

Leia sobre isolamentos, faça, na dúvida, peça ajuda ao mais intelectuais sobre...
Isolamentos são necessários e dão um resultado incrível! O carimbo vc tem, manda ver!!!

Beijos!
 
E ae....
Bah cara nao acredito agora que li tu dizendo:
"Se vc passar desta temperatura, estará favorecendo o aparecimento de contaminações por bactérias e mofos estimulados pelo calor. Quantas vezes vemos posts de pessoas que têm suas incubadoras ajustadas entre 28°C e 30°C"

Tipo antes de começar os testes com o terrario, a incubadora tava cravadinho sempre 27°C, dai eu ja tinha lido essa pira de que os bolos estao alguns graus a mais e achei que era uma temp boa, dai tipo qnd começei os testes com o terrario que estava do lado da incubadora os graus da mesma aumentaram para 28 as vezes 29 pq qnd o terrario ligava a luz por 16 hs acumulava mt calor sendo qeu eles ficam dentro de um guarda roupas fechado, que merda cara nao acredito nisso, antes disso o micelio tava la bem branquinho e feliz, foi bem depois de alguns dias que começei os testes, dai vi o amarelado pelo vidrinho (janelinha da incubadora) nunca tinha lido sobre isso dessa temperatura, pensei que mesmo dentro dos copos tipo eles suportavam ate 30°C, mas que nao era mt bem vindo, bah cara que noobada, bahhhhhhhhh agora fiquei mais triste ainda e puta da cara, pq eu sabia que tinha feito a assepsia certa e nao conseguia ver onde tinha errado, pelo menos agora nao vou repetir a mesma gafe, mas tipo eu tirei o copo amarelado e coloquei agua destilada e ele foi pra geladeira, sera que de nenhuma forma ele para de excretar? e voltar ao normal? pq foi só em uma parte do copo memso, e o resto do micelio tava tao bonito ne? que merdaaaaaa............Mas valeu mesmo pela ajuda, agora pelo menos sei o que nao fz de novo...........Ah mas tipo ainda tem 4 copos na incubadora saca?! que ainda estao com aquela aparencia de areia molhada, as vezes ainda tem salvação, o que tu acha? sera que eu desisto deles? ele snao tem aparentemente nada de contaminação, o foda é que ficaram na mesma incubadora do qeu amarelou por dois dias, e com o que ficou verde por sei la qnt tempo, só fui ver o verde qnd tirei o amarelado, isso pode ter fudido com tudo ne, qnd eu tirei eles limpei a incubadora toda com alcool e lysol e os copos com alcool por fora e coloquei os "saudaveis" de volta.

Mt obrigada rainha por lembrar de sua humilde sudita hehehehhee
Ate mais.
 
ola galera, Atualizando

05/09/2010

Hj a tarde fervi a vermiculita como o Ecuador recomendou, usei terra com humus de minhoca, vermiculita, fibra de coco e pó de coco, e coloquei num vasinho um pouco maior que o copo contaminado com o bolor verde, dai coloquei mais vermiculita fria ja em cima da terra, abri o copo tirei a parte contaminada que foi bem grande, pensei qeu estava bem pouco, ams foiq uase metade do bolo, coloquei o bolo no vaso cobri com vermiculita e fibra de coco, como nao tinha flhas secas. Agora vamos ver no que dá. Valeu pela dica Ecuador.


A parte do bolo qeu foi retirada
View attachment 24326

Foi a unica foto que tirei, pq so lembrei de tirar foto depois que ja tinha arrumado o vaso com tudo certinho :(
Dai o mofo ainda tava no chao entao tirei so foto dele.

É isso ae, ate mais pessoal.....
 

Anexos

  • 1005_163444.jpg
    1005_163444.jpg
    84.2 KB · Visualizações: 33
Olá,
Tomara que aquele amarelo seja mesmo excreção, tô doido pra ver essa strain pipocando aí no seu terrário. Os TKSSS são muito bonitos.
Se furou os potes, talvez possa sentir algum aroma, e se o cheiro estiver meio ácido ou azedo, é sinal de contaminação mas se estiver como algo parecido com chulé suavemente adocicado é bom sinal hehe.


GUDI VAIBES!
 
Olá,
Tomara que aquele amarelo seja mesmo excreção, tô doido pra ver essa strain pipocando aí no seu terrário. Os TKSSS são muito bonitos.
Se furou os potes, talvez possa sentir algum aroma, e se o cheiro estiver meio ácido ou azedo, é sinal de contaminação mas se estiver como algo parecido com chulé suavemente adocicado é bom sinal hehe.


GUDI VAIBES!

Ola......Valeu pelo apoio, Tb to torcendo um monte...
Na real eu nem percebi cheiro nenhum, mas qnd tirar da geladeira vou dar uma verificada. Valeu pela dica..
Ate mais
 
Back
Top