Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Koh Samui Super Strain - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Ola a tds.
Primeiramente graças ao Forum, mt perfeito, cheio de informações e td mais, aprendi bastante do teorico acredito eu, mas ainda falta um pouco na pratica, como vcs verão de acordo com meu diario.

Vou tentar meu primeiro cultivo (whohoo)

O carimbo chegou da Pró-fungos faz uma semana (veio bem fraquinho, a agua so mudou de cor com ele na hora que teve contato, depois ficou transparente, mas pelo que li isso é normal).

Dia 21/08/2010

*Preparei as seringas, 2 de 20 ml. Utilizei uma Gb, porém dentro dela nao havia nenhuma entrada de ar (eu pensei que era esse o propósito, mas uma seringa "estragou" havia mt pressão dentro e nao conseguia mexer nela, depois de um dia pensei que talvez fosse pq a GB estava totalmente fechada, causando mt pressao etc.

*Entao no começo fiz um seringa só, q foi o que deu de fz, pois só tinha duas, nao esterelizei elas, pq comprei da farmacia fechadinha e tals, limpei a GB com agua sanitaria dissolvida em agua mineral, alcool e depois lysol, depois forrei com papel aluminio e o limpei da mesma forma. Limpei o chao com alcool e as paredes do guarda roupas onde usei a GB, lavei minhas maos e braços com protex. O ambiente estava totalmente fechado, e borrifei lysol nele td.

*Fiquei mt nervosa na GB, comecei a tremer e td mais. Usei potinhos de amostra, primeiro raspei a metade do carimbo dentro do potinho, estava tremendo um pouco e acabei botando o dedao na parte de cima do carimbo :( .....ele estava mt dificil de sair tb, ah usei a pazinha do copinho para raspa-lo, suguei agua mineral de copinho, colocando dentro do potinho com a pazinha, fechando e chacoalhando ele.

* Entao guardei a primeira em papel aluminio e num ziplock. Fechei o carimbo, fui a farmacia e comprei mais duas seringas para garantir. Limpei a GB novamente da mesma forma e recomeçei a segunda seringa eu ia fz com agua destilada para testar qual era mais eficiente, mas nao conseguia tirar a agua da ampola, o vidro da GB ficava embaçando e eu ficando mais nervosa, dai abri a ampola e joguei direto no segundo copinho a agua. Para ajudar eu derrubei o copinho na GB, ficando mais nervosa ainda, usei agua mineral no mesmo copo, nao sei se prejudicou o esporo, pois deve ter ficado um pouco de agua destilada no copinho, e nao queria tirar da GB para nao contaminar. fui colocar o restante do carimbo no pote (ah dessa vez coloquei a agua antes , pois da primeira vez alguns esporos mesmo chacoalhando, sugando e jogando novamente ficaram meio que grudados nas paredes do copinho, talvez por ser de plastico, nao sei, mas da prox vez vou tentar com copinho de cachaça mesmo) e uma boa parte do carimbo nao queria sair, entao suguei agua e coloquei no papel aluminio e meio que mexi com a seringa para cair no pote, nao sei se foi mt prejudicial pq com a GB estava td limpa e td mais, achei q nao fosse tao ruim.

* Guardei a seringa da mesma forma da outra, cobri os dois ziplocks com papel aluminio tb para garantir que nao pegassem luz, e coloquei na geladeira. Nao coloquei na caixa prox. ao freezer pq ja sei que ela congela qualquer coisa q vai para la. Ah e antes de colocar as coisas na GB, limpei td com alcool. Ah detalhe no meio do processo dentro da GB a luva caiu....damn. Acho que essa experiencia foi meio desastrosa, mas ainda tenho esperança.



Dia 22/08/2010

* De manha fiz os bolos PF.

* Deixei os copos numa panela com agua mineral esterelizando por 15 min. Fiz na cozinha, limpei o chao com agua sanitaria+agua, alcool, fiz o mesmo no fogao e pia, depois lysol no ambiente. Fui tomar banho com protex, tirei os copos, e deixei secando num paninho daqueles azuizinhos, nao lembro o nome. fiz a FAI, coloquei num vidro.

* Para fz o substrato, comecei misturando a vermiculita (2 copos de cachaça para cada bolo) com agua mineral, depois acrescentei a FAI (1 copo para cada 2 de vermiculita), apertei e saiu uma gotinhas de agua com a mistura da minha mao, havia lido que isso é o ideal (ah usei luvas cirurgicas para mexer no substrato e mascaras o processo td, amarrei o cabelo e td mais.)

* Coloquei uma camadinha de 0.5cm de vermiculita seca nos copos (primeiramente ia fz 4 copos de Uisque q foi o que havia comprado, mas sobrou mt substrato, entao peguei o copino de cachaça que havia usado como medida para por a vermiculita e FAI no pote de mistura dos ingredientes e usei como um novo copo, e mais um de requeijao que eu tinha, como nao havia deixado na agua esterelizando somente passei alcool nele, se nao ia demorar mt e podia contaminar eu acho (acho que esse deve ser o mais propicio a contaminaçao). Entao finalizei com o selo.

* Comecei a cortar os pedaços de papel aluminio (da prox vez ja vou corta-los primeiramente, pois demorou demais) coloquei dois pedaços de papel aluminio em cada copo, e fiz dois furos com palito de dente nos mesmos, coloquei mais um pedaço d papel aluminio para vedar. Enrolei pedaços de barbante para lacrar. Deixei o copinho de cachaça sem barbante para ver se funcionava sem cair.

* Coloquei um pano de prato na panela de pressao para os copos nao baterem (nunca mais faço isso queimou td o pano de prato, acho que coloquei mt pouca agua). um copo ficou em cima de outro, pois nao couberam tds embaixo. Acrescentei 1L de agua mineral na PP.

* Deixei 10min sem a valvula de pressao, que foi o suficiente para sair vapor continuamente, entao coloquei a mesma. Ficou 1 hora depois de pegar a pressao.
* Deixei 4 hs para esfriar completamente. Eu ia veda-los com fita isolante dentro da GB, mas qnd coloquei as maos na mesma, a fita e tesoura para adiantar cortando os pedaços, vi que eram mts pedaços de fita isolante e ficavam grudando mt nas luvas.

* Entao tirei os bolos da PP, ja havia cortado os pedaços de fita isolante (sem luvas) e deixado no isopor da GB, e começei cortando o barbante (ah o copinho de chachaça nao saiu o papel aluminio sem o barbante) da prox vez vou fz sem barbante, pois foi um sacrificio corta-los.

* Comecei a tirar a camada de cima de papel aluminio para vedar os furos que havia feito nas camadas de baixo (da prox vez tb nao vou fz esses malditos furos) depois coloquei a camada de cima do papel aluminio e vedei o copo com fita isolante, passando de duas a tres voltas por copo.

* Coloquei os copos dentro da GB com as seringas e pedaços de fita isolantes cortadas previamente (foi mais facil de fechar com as luvas cirurgicas pq eram bem menos furos, e pude cortar os pedaços sem luvas)

* Entao começei a inocular, usei em torno de 7ml por bolo, o de cachaça ficou com 5ml. Os dois primeiros bolos que inoculei acabei sem querer enfiando a parte de plastico dentro do copo (de novo o nervosismo, acho que a GB causa isso em mim heheh) entao esses ficaram com um furo bem grande no papel aluminio. Depois consegui só fz o furinho da agulha nos outros. Fechei tds com a fita isolante, cada furo eu fechava.

* Entao coloquei papel filme em cima deles. E levei para incubadora, vou colocar as fotos no fim do post. A incubadora tem a janelinha de vidro e fiz uma outra janelinha de blecaute com velcro para cobrir o vidro. Assim nao entra luz, nao vou precisar abrir a incubadora, e posso acompanhar o crescimento, (fiz em um isopor de 12 L, para ficar quentinho, usei um aquecedor de aquario com termostato dentro de uma garrafa de coca de 600ml, e usei um termohigrometro digital.)
Estou conseguindo manter a temp. da incubadora em 26°C, sendo que o aquecedor esta em 34°C, aqui esta bem frio agora. Porém a umidade esta mt elevada 86, 88, as vezes menos, mas eu estava lendo que o ideal é 50 a 70 no max, nessa etapa. Se alguem tiver alguma dica.

É isso, qnd tiver o terrario pronto e novidades posto novamente com fotos.

FAI, vermiculita e água
View attachment 23334

Pote para mistura e copos de Uisque
View attachment 23335

Camada de Vermiculita seca
View attachment 23336

Mistura pronta
View attachment 23337

Bolos com selo
View attachment 23338

Inoculando dentro da GB
View attachment 23339

Bolos prontos dentro da Incubadora
View attachment 23340

Sensor de termohigrometo
View attachment 23341

Incubadora de fora (ah eu fiz o recorte no isopor para o vidro um pouco menor que o mesmo, para poder encaixa-lo por pressao e a vedaçao ficar melhor, depois coloquei silicone ao redor dele.
View attachment 23342

Incubadora de fora
View attachment 23343
 

Anexos

  • Imagem0324.jpg
    Imagem0324.jpg
    96.5 KB · Visualizações: 32
  • Imagem0325.jpg
    Imagem0325.jpg
    105.5 KB · Visualizações: 21
  • Imagem0326.jpg
    Imagem0326.jpg
    130.3 KB · Visualizações: 26
  • Imagem0327.jpg
    Imagem0327.jpg
    100.4 KB · Visualizações: 21
  • Imagem0330.jpg
    Imagem0330.jpg
    155.8 KB · Visualizações: 31
  • Imagem0341.jpg
    Imagem0341.jpg
    80.8 KB · Visualizações: 32
  • Imagem0342.jpg
    Imagem0342.jpg
    102.1 KB · Visualizações: 29
  • Imagem0343.jpg
    Imagem0343.jpg
    97.4 KB · Visualizações: 27
  • Imagem0344.jpg
    Imagem0344.jpg
    90.9 KB · Visualizações: 32
  • Imagem0345.jpg
    Imagem0345.jpg
    86.3 KB · Visualizações: 29
Ooolha!
Parabéns! Parece micélio sim... Olha minhas primeiras fotos... Nas primeiras mudanças ele só se parece com um manchinha mais molhada, como areia molhada... Já já começa a colonizar!
Estamos ansiosos!
Goooood Vibesss!

Oi.....

Pois é eu tinha visto as tuas fotos, e o meu lembrava um pouco, mas fiquei em duvidas pois o teu ja estava bem mais desenvolvido, mas é bem essa aparencia de areia molhada mesmo.....aiii que bom que é......por enquanto tem 4 copos que ja estao desenvolvendo, e dois ainda nao, mas esses dois sao os maiores, acho que demora um pouco mais mesmo, mas fiquei bemmmmm felizzzz hehehehhe.......to acompanhando o teu diario direto tb =p

Até mais....
 
Vlw pela presença lá! Vamos mandar muito bem se depender da nossa vontade!
Sabia que tinha uma imagem boa de início:
https://teonanacatl.org/threads/psilocybe-semperviva-1º-cultivo.3996/
Olha o post 6, começa assim, se pá hoje já teve até alguma mudancinha... É de um grande cultivador do site!
Eu tb fco caçando comparações de imagens, pra mim é tudo novo tb!
Espero que essa lhe acalme coraçãozinho! AUHAuha

Beijos!
 
Vlw pela presença lá! Vamos mandar muito bem se depender da nossa vontade!
Sabia que tinha uma imagem boa de início:
https://teonanacatl.org/threads/psilocybe-semperviva-1º-cultivo.3996/
Olha o post 6, começa assim, se pá hoje já teve até alguma mudancinha... É de um grande cultivador do site!
Eu tb fco caçando comparações de imagens, pra mim é tudo novo tb!
Espero que essa lhe acalme coraçãozinho! AUHAuha

Beijos!

Ah massa as fotos, mas na real eu acho que o meu nao tava bem assim nao, hauahuahuauaha, mas qnd for mais perceptivel vou tirar novas fotos, a camera do celular tb tava configurada errada, depois que eu vi.......Mas to mt ansiosaaaaaa, td dia fico abrindo a janelinha de blecaute pra ver se tem alguma mudança hehehehhe.....

Beijos...Ate mais querida rainha =p
 
Owwnn!
Viu meus filhotes que lindos? Tô bem feliz!
E aí? News da colonização? Seguindo firme e forte?
Perfect Vibes!
 
Owwnn!
Viu meus filhotes que lindos? Tô bem feliz!
E aí? News da colonização? Seguindo firme e forte?
Perfect Vibes!

AHhh sim mt massa, ahuahuahuhauha, fiquei bem feliz tomara que de td certo ate o final......a minha continua na mesma, mas achoq ue daqui a pouco começa a mudar, dai posto nosa fotos....
=p.
Ate mais .
 
Ola a todos....
Atualizando o cultivo

06/09/2010:

Ha tres dias atras o copo que estava mais avançado mudou drasticamente, hehehhehe, fiquei tao feliz, no fundo dele esta aparecendo o micelio acredito eu, bem branquinho, com a aparencia de teia de aranha......nas fotos nao parece tao branco.
View attachment 23602 View attachment 23603


E o copinho de cachaça tb deu uma avançada, mas ainda nao esta totalmente branco.
View attachment 23604 View attachment 23605

Os outros copos tb progrediram, mas como nao estao tao visivel na camera do meu celular vou deixar para postar mais tarde.

Valeu galera
=p
 

Anexos

  • 0904_123913.jpg
    0904_123913.jpg
    103.2 KB · Visualizações: 27
  • 0904_123927.jpg
    0904_123927.jpg
    102.3 KB · Visualizações: 32
  • 0904_124250.jpg
    0904_124250.jpg
    83.8 KB · Visualizações: 26
  • 0904_124307.jpg
    0904_124307.jpg
    100.9 KB · Visualizações: 32
É assim mesmo a cara dele quando começa... Que fofos!
Tá mantendo eles a quantos graus? Pq do nada esse tempo virou significativamente e baixas temperaturas diminuem o crescimento do micélio...
Etaaa esse povo que num foi viajar (como eu) vai ficar o dia todo aqui! aUHAhu
Tô torcendo, tô torcendo!
Boa Sorteeeeeee! Beijocas!
 
É assim mesmo a cara dele quando começa... Que fofos!
Tá mantendo eles a quantos graus? Pq do nada esse tempo virou significativamente e baixas temperaturas diminuem o crescimento do micélio...
Etaaa esse povo que num foi viajar (como eu) vai ficar o dia todo aqui! aUHAhu
Tô torcendo, tô torcendo!
Boa Sorteeeeeee! Beijocas!

Eu to mantendo eles com um aquecedor de aquario com termostato, e tipo to deixando ele a 34°C que é o max que ele suporta e esta mantendo a incubadora em 27°C ate 28°C, mas como dentro dos copos é um pouquinho mais quente entao pelo que li é o ideal, e a umidade esta de 55 à 63%. Espero que continuem crescendo......
Valeu .
Beijos.
 
Eu tb deixo o termo à pico para atingir esses mesmos 27ºC, normal...
A umidade agora é a do ar mesmo... Não é importantíssimo isso agora, a do ar já basta, pois lá dentro do copo são outros 500...
É o que tod@s queremos!
:)
 
Ola pessoass...=p

Seguinte como eu estava dizendo somente um copo realmente mostrou um avaço micelial, os outros ainda só estao com aparecia de areia molhada, como nas segundas fotos que postei. E ja se passaram 23 dias, estava vendo que nao é recomendado abrir a incubadora por causa da saida de co2 e da luz, mas eu abri tds os dias desde que coloquei na incubadora, porem eu nao deixava pegar luz direta, os via no escuro......e nao tem saida de co2 pq eles estao vedados totalmente.....eu li que tem gente que faz uns furinhos no papel aluminio e tals, pra entrar mais oxigenio, mas nao quero fz isso por causa de contaminaçoes. Estou mantendo a incubadora em 27°C, e 60% de umidade.
Só quero saber se passando mais um tempo eles ainda vao começar a ficar bem brancos como no unico copo que isso aconteceu, ou se ja é caso perdido ou algo assim?
E eu devo parar de abrir a incubadora ne?!


Valeu, galera....
Até mais.
 
Se conseguir fotos mais nítidas iria ajudar a identificar, mas olhando assim se assemelha a cobweb mold.
 
Ola,
Eu nao sei se é cobweb pois nunca vi o micelio pessoalmente, mas pelo que li a cobweb é quase cinza, e leva dois dias para cobrir td o casing e o branco no copo ja esta bem mais de dois dias e ja cresceu bastante cobriu quase metade do copo, mas acho que ja teria entao em dois dias coberto td o copo. E a cobweb possui tranças mt finas, e o meu nao é nenhum pouco fino e a umidade nao esta alta sendo que esse é o ambiente ideal para cobweb.

Tirei novas fotos hj, nessa o "micélio" ja esta bem mais desenvolvido do que nas ultimas, as fotos são somente do copo que esta branco os outros ainda estao apenas com a aparencia de areia molhada.

View attachment 23759 View attachment 23760 View attachment 23761

View attachment 23762 View attachment 23763 View attachment 23764


É isso ae pessoal, pls qualquer ajuda é bem-vinda.....Agora acho que as fotos estão bem mais nitidas, pelo menos estao quase iguais o que sao realmente.

Valeu
 

Anexos

  • 0915_183745.jpg
    0915_183745.jpg
    110.2 KB · Visualizações: 24
  • 0915_183814.jpg
    0915_183814.jpg
    130.9 KB · Visualizações: 27
  • 0915_183848.jpg
    0915_183848.jpg
    121.4 KB · Visualizações: 22
  • 0915_183944.jpg
    0915_183944.jpg
    107.7 KB · Visualizações: 19
  • 0915_184019.jpg
    0915_184019.jpg
    132.4 KB · Visualizações: 38
  • 0915_184037.jpg
    0915_184037.jpg
    121.2 KB · Visualizações: 27
A quinta e a sexta ficaram melhores.

Dá até para ver que é micélio de cubensis.
 
Caramba! Oo

É micélio sim e é micélio treta ainda =x

Seguinte mano, faz um furo nesse aluminio com ferramentas esterelizadas e de preferência dentro de uma glove, coloque um filtro de café duplo ou um filtro único de Tiwek, o micélio PRECISA RESPIRAR. Dentro de mais uns 4 ou 5 dias eles estarão 100% colonizados, ai é só tranferir para o terrário.

Não tenha medo das contaminações, faça o processo com os requesitos básicos de assepsia e as chances do bolo colonizado contaminar são baixas.

TEnta fazer um casing com esse bolinho pra fazer render mais, o micélio tá muito bonito ams se não respirar vai acabar estagnando.
 
creio que seja o micelio
fica no aguarde pra ter certeza.

Paz.:pos:
 
Aaaaaaaahhh!
Eu to meia sumida pq tava no meio de uma mudança aqui em casa, então já viu, né?
Caaaaaaaaaaraaaaaacaaaaaa!
Que fofos!
Parabéns, viu? Eu falei que ia dar tudo certinho! Fez bonito desde o começo, tropeços todo mundo dá...
Que bom que não impactaram!
Será mais bonito que o meu! Tá prometendo!
Parabéns Gaúcha, de coração!
Beijos!
 
Back
Top