Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui do Bhramah - ou PESA?

Diário de cultivo completo.
Thai Koh Samui e PESA do Bhramah

Saudações meu povo!

Este é o meu primeiro cultivo desta raça tão popular e querida.

Bom! dia 9/02 preparei 2 seringas com um print duplo maravilhosamente lindo datado de 26/11/2006, este print rendeu duas seringas bem escuras uma de 10ml e outra de 20ml. Deixei-as dentro de um ziploc na geladeira e continuei o tratamento com os grãos.

A esterilização que apliquei no milho foi a seguinte: primeiramente escolhi os grãos porque apesar do milhor ser de 1ºqualidade e marca renomada há muitos grãos problematico que tem caruncho ou está todo manchado. Depois cozinhei o milho uns 20 min. logo escorri e lavei com agua corrente interrompendo o cozimento e dando um choque termico. Coloquei os graos em um pote de pp desses de sorvete mesmo e comecei uma Tyndalizaçao rápida com o microondas. Fiz um pequeno furo na tampa do pote para saida de vapor, enchi de água (uns 2 dedos cobrindo o milho)
e controlava o microondas de 4 em 4min na potencia max. nas 5 primeiras fervidas eu lavei o milho novamente. Repeti este processo por mais de 1 hora sempre colocando mais agua no pote. já um pouco cansado, por ultimo deixei de molho com hipoclorito (2 colheres de sopa em 800ml de agua) por +- 20hrs. No outro dia lavei o milho em agua corrente dei uma fervida no microondas, lavei e voltei a deixar de molho mas desta vez com pó de casca de ovo e giz (1 colher de sopa de cada) misturei bem e deixei em repouso por mais de 20hrs. Por fim lavei o milho para retirar restos do pó de casca de ovo, coloquei no microondas para secar um pouco os grãos
Com o milho preparado coloquei-o em 2 potes de conserva que encheu 80% de cada pote que foram direto para a PP esterilizar por mais 45min. (os potes foram lavados com agua sanitaria e bem enxagoados)

Os bolos foram preparados com algumas variações do PFclassic. Segui as dicas de umidade do substrato que os mestres relataram. Uma camada de vermiculita seca no fundo e no topo. Vermiculita e arroz com casca enrriquecido com 2 colheres de sopa de cremogema. O arroz tambem sofreu uma pré-esterilizaçao como a usada no milho porem bem mais curta, fiz a receita para 4 copos. Esterelizei-os por 60 min na PP. e esperei esfriar.

Inoculação;
Do milho(13/02) foi feita um ambiente limpo, borrifei uma soluçao de agua sanitaria no chão, passei um lysol spray no ar. Aguardei uns minutos e parti. Usei a seringa de 10ml que apresentava uma melhor densidade de esporos diluidos doque a outra seringa.
usei cerca de 2,5ml em cada pote. Em seguida encubados numa caixa de isopor.

Para os bolos14/02, montei todo o aparato na glovebox, limpei a panela retirei os copos direto para a glove. Borrifei um pouco de alcool dentro da glove com tudo dentro e esperei um minutinho para saturar o vapor. Logo comecei a trabalhar com as maos nuas porque ja notei como é chato lidar com fita e luvas, lavei os braços com protex e borrifei alcool nos braços e mãos e segui inoculando em 2 pontos equidistantes em cada copo. Tudo pronto e direto para a caixa de isopor.

Temperatura atual e quase constante de 27ºC/28ºC, estou mantendo uma garrafa pet com agua quente por fora da caixa que esta ajudando a manter a temp.

---------------------------------------------------

22/03/09

Dando sequencia á saga, refiz todo o trabalho, desta vez com a strain Pesa que se mostrou muito agressiva.
Nesta receta usei arroz integral quebrado e moido com semente pra passaros 1 colherinha de café de cremogema e agua fervida. Rendeu 4 copos. Três já coloniozaram 100% e o ultimo estou guardando para algo maior. Hoje pela manhã aniversariei com enorme alegria e saúde nos bolos, todos completamente saudaveis e cheirosos. Uh delícia.
Agora é só esperar os pins.

PICT0336.JPG
 
to ansioso pelo seu sucesso

provavelmente seguirei um processo similar ao seu, porém além do Thai, usarei tb o print da PESA.

boa sorte
 
Voltando do carnaval... Uma surpresa desagradavel, minha avó abriu todos os potes para saber oque era, e contaminou tudinho... Bacterias marrom!
 
AAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH trash isso hein
 
Voltando do carnaval... Uma surpresa desagradavel, minha avó abriu todos os potes para saber oque era, e contaminou tudinho... Bacterias marrom!

(...) carnaval, carnaval, eu fico triste quando chega o carnaval.
 
Putz cara que azar >.<

Da próxima vez escreve num fita e cola no pote:

"Produto altamente tóxico mantenha fechado"

"A inalação do produto pode levar a morte e contato do gás com o olhos leva a cegueira imediata"
 
poxa mas ela abriu TODOS os selos de almuínio, mesmo vendo que era a mesma coisa dentro dos copos? que azar né
 
É complicado, mas a ingenuidade dela me convenceu só eu sei o quanto ela é curiosa. Mal de Alzheimer.

+ não é hora de tristeza pois refiz todo o trabalho, 2 dias atraz inoculei + 4 potes e experimentei uma adaptação de tek´s de casing com + 4 quentinhas. Assim que aparecer os sinais de micélio, eu inicio um novo diario.

Abraço rapaziada.

Paz e muita luz!
 
É complicado, mas a ingenuidade dela me convenceu só eu sei o quanto ela é curiosa. Mal de Alzheimer.

+ não é hora de tristeza pois refiz todo o trabalho, 2 dias atraz inoculei + 4 potes e experimentei uma adaptação de tek´s de casing com + 4 quentinhas. Assim que aparecer os sinais de micélio, eu inicio um novo diario.

Abraço rapaziada.

Paz e muita luz!
sem cair pro lado sentimental e disparadamente místico ... mas os cogus vão reconhecer sua paciência ,insistência e principalmente o amor.

grande abraço
 
Entusiasmo tomando conta!

Nao tenho fotos da colonização pois deixei em repouso absoluto, então segue umas que tirei apouco!

Abraço a todos.
PICT0507.JPGPICT0501.JPGPICT0509.JPG
 
Nao tenho fotos da colonização pois deixei em repouso absoluto, então segue umas que tirei apouco!

Abraço a todos.
PRABENS PELAPACIENCIA!
ocm certeza quando se segue os procedimentos se consegue plenos resultados.
comparem a pinagem desse cultivo - feito totalmente no escuro sem interrupcao, com os cultivos que o cara fica abrindo a cada 2 dias pra tirar fotos.
Paciencia de BRAhamine!
 
salve!

belos bolos

quanto tempo levou pra chegar nesse ponto a colonização?

abraço
 
Vai lá bhramah dessa vez
dará tudo certo :pos:

Preste atenção nos parametros de temperatura na fase
de colonização.
 
Dalhe galera.

Respondendo ao jonzjonz, um pouco mais que um mês para 100% (acho que foi a pitada de cremogema :D)

Até agora observei um comportamento normal no terrario, notei apenas umas formações miceliais (tipo umas "tetinha" crescendo na parede dos bolos) será nó hifal?

Ainda não me sobrou grana para montar uma refrigeraçao adequada ao terrario e já estou ficando cansado das garrafas de gelo. Montei um esquema num pedaço de garrafa pet enrrolando a mangueirinha da bomba de ar como se enrola linha num barbante e coloco como uma luva em uma garrafa congelada. Até que deixa o ar geladinho mas nao o suficiente para gelar o terrario. Quem gostou da idéia segue o esquema.

Segue tambem imagens do copo que estou guardando para um casing.
Abraço a todos.
condicionador.jpgPICT0527.JPGPICT0525.JPG
 
Montei um esquema num pedaço de garrafa pet enrrolando a mangueirinha da bomba de ar como se enrola linha num barbante e coloco como uma luva em uma garrafa congelada. Até que deixa o ar geladinho mas nao o suficiente para gelar o terrario. Quem gostou da idéia segue o esquema.
.

ADOREI O DIY!

da uma pesquisada eu tb sou inventor!
fiz a MAQUINA DA CHUVA, by mortan, no meu diario coletivo numero 1
ahuheauheuh
massa neh a gente deduzir algo e dar certo assim???
obrigado por compartilhar.
:D
 
Salve galera.

Seguinte, 25/03 apos chegar da aula senti uma energia mto boa e resolvo preparar os casing com o ultimo bolo colonizado que eu tinha. esterelizei um ziploc e quebrei o bolo dentro. Juntei os recepientes e o substrato para casing previamente esterelizados. Usei pó de coco um pouquinho de vermiculita pois nao tinha muito..
Resolvi experimentar uma camada embaixo só pra testes.

Casings montados, levei para encubadora pro micelio se recompor, passados 2 dias, levei-os para o terrario, e pra minha surpresa o micelio ja estava colonizando o substrato,
Sera que devo remendar o casing?

Por falta de espaço tive que deixalos junto com os bolos.
Observem a evoluçao nos casings no intervalo de 12 hs.

Abraço a todos.
PICT0539.JPGPICT0543.JPGPICT0550.JPGPICT0551.JPG
 
Parece tudo ótimo . A colonização foi rápida , muito bem feito cara.
Agora vejo que esses problemas de temperatura estão te atrapalhando ,é possível adquirir algo que te ajude? Dê um upgrade no terrário ,assim fica tudo perfeito.
 
o idel mesmo brahama eh fazer o casing em passos.
primeiro colocar uma camada de vermiculita bem umida por baixo
ae pega o substrato (bolo quebrado) e mistura com um substrato de vermiculita+podefibra de coco + calcario
deixa isso colonizar por 3 - 10 dias (ate ficar 100%)
cobre com vermiculita umida
cold shok 24h e frutifica...
voce pulou alguns passos, entao o ideal na minha opiniao eh ir recobrindo isso ae pra pinar tudo junto.
eh importante que voce recubra isso com vermiculita pura umida apenas (se for tamponada MELHOR ainda, mas sem nada nutritivo)
:)
(confere no cultivo do parasense)
 
Por favor uma informação, dos tres bolos q estao no terrario, um esta frutificando normalmente tem 6 cogus em desenvolvimento, e os outros dois nao apresentam nenhum sinal de primordia. E um destes bolos esta parcialmente azulado (nao é contaminaçã) diria uns 30%, o que seria? Porque nao estariam frutificando?

Obrigado!
 
oi bhramah !

ao colocar os bolos no terrário você deu dunk? cobriu com vermiculita úmida o topo e a base? o azulamento do bolo geralmente é porque está seco. a umidade do terrário também está em níveis altos? pode não ser isso também... houve algum choque mecânico?

boa sorte, agora vai !
 
Back
Top