Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrario de Pedra

zappa

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/01/2008
242
73
Iniciamos a montagem do terrario de pedra.
Vou postar algumas imagens e depois, se der certo todos os testes de temperatura e umidade, coloco todo o processo e valores.

A proposta:
Circular agua (resfriada/aquecida com modulo peltier) em tubos aluminio para controlar a temperatura com ajuda de um termostato digital ligado a bombas de aquario;).

Remover co2 circulando ar interno em solução de hidróxido de potássio (40%):eek:.

Ver se eh possivel conseguir pressão positiva dentro do terrario:rolleyes:.

Agradeço qualquer palpite :D

falando qualquer coisa pq marquei toca pra inserir as imagens
DSC06566.JPGDSC06576.JPGDSC06569.JPG
 
Última edição por um moderador:
Explica isso aí direito shroower. :)

Então, da uma olhada naquelas duas primeiras fotos ali em cima.

São caixas plásticas do tipo que usam aqui para fazer terrários cheias de substrato. Os buracos ficam na altura da camada de casing com perlon. As caixas ficam fechadas até a colheita.

A princípio você prepara o spawn em por exemplo trigo, ou outros grão menores, ou mesmo vários bolos PF, pasteuriza um bocado de esterco, ou composto, ou esterco/palha de trigo, ou palha de trigo, mistura com o spawn na caixa, coloniza o tudo, cobre com uma camada de casing bem úmida, espera aparecer um tanto de micélio na superfície, põe na luz e deixa até a colheita.

Se procurar bem nessas lojas que vendem tudo que é plástico, 1.99 e tal, acha uma caixa organizadora grandona em torno de R$30. Esterco dá pra conseguir de graça as vezes, senão, dá pra comprar bem barato. Vermiculita é barato. Pó de coco e barato. Perlon é barato. E pronto, não chega nem a R$50, produz muito mais e não dá trabalho.

O allansnake mesmo aqui do fórum conseguiu na primeira tentativa:
https://teonanacatl.org/threads/pesa-in-box-mex-bulk.2129/
 
shroower, aqui um isopor de 100 litros custa 90 conto, uma caixa plastica (40 litros) de qualidade custa 60 pau ... esse lance ai tem 180 litros, barato nao eh .. mas faz parte da minha viagem :D

eu quero uma parada q ande sozinha, me sirva um cha as 3:58 da tarde e ainda tenha uma maozinha pra coçar meu saco [ hehe].

tenho q reconhecer q fazer as coisas do geito mais facil nao eh meu forte :D... adoraria trocar isso por essa floresta q vc postou ai :pos:

Muito legal o projeto do terrário, fico bonitão!
Espero que dê tudo certo!Parabens


tbem espero ... quero uma floresta igual essa q o shroower postou ai :)
 
Última edição por um moderador:
Caixa de isopor não é tão resistente quanto o mais vagabundo dos plásticos.

Não precisa ser um super plástico de qualidade, você não usa a caixa plástica pra fazer embaixadinhas ou tiro ao alvo, é só pra acomodar substrato :)

Sua caixa tem 180 litros, mas quantos deles são usáveis? Você tem 180L onde a maioria vai ser ar, vai acomodar tubos, vai ter um lugar pra fazer umidificação, enquanto isso vai ter que continuar com bolinhos ou casing pequeno e produzir pouco com gastos elevados. A não ser que você encha aquele espaço com substrato e frutifique direto :)

Uma caixa plástica de 40L produziria mais e faz tudo sozinha também já que nem precisa fazer muita coisa.

Mas não quero desestimular, continua com força no projeto de pedra, quero ver os cogumelos nascendo aí dentro, deve ficar bonitão :)
 
Uma caixa plástica de 40L produziria mais e faz tudo sozinha também já que nem precisa fazer muita coisa.

eu tenho certeza q vc esta certo :!: .Isso eh um defeito meu ... eu complico demais algumas coisas, eh um tipo de neura acho. Acontece com quase tudo; eu canso mais fazendo da forma mais rapida e direta do q desta forma. Tomara q depois deu comer uns 5kg de cogu eu consiga entender pq sou assim :).
 
Eu achei linda a caixa em todos aspectos.

Sonho de consumo, e ambiente totalmente controlado/asseptico.

Otimo local para produçao de carimbos, to duvidando ver aparecer Verticilluim por ae.

Adoro esses DIY do fórum e nao teria a coragem de vir com um caminhaozinho de areia (igual o shrowerr) e jogar em cima de jeito nenhum.

Tem uns doido que me tromba na rua , e vê que eu em 4 meses já fechei da nuca até o ultimo osso da coluna com tatuagem, ae eles me falam:

Porra mas porque vc nao fez uma pequenininha, guardou a grana pra fazerum implante de cabelos ou pior - vc nao tem medo de se arrepender?

eu digo - NAO.

:)
Tesao de caixa, eu dormiria uma noite dentro dela.
(setup master):pos:
 
o sistema de refrigeração com modulo peltier nao parece eficiente.

acabei de foder a pastilha ...
vou avaliar se compensa comprar outra ou tentar em outro sistema.

ps.: cultivando micelio de selvagem, temperatura controlada ( 27.5~29) ... desde sabado 09/02
 
Realmente é um projeto audacioso e como tal não tem só alegrias, desvantagens existem sim, mas vejo muito mais pontos positivos nesse projeto do que os negativos !!!

No mais concordo com as palavras do Eletrickasing, e sou dos que quando coloca um projeto na mente não dorme sossegado enquanto ele não estiver como ou bem perto do que sonhei !!!

Afinal sonhar é grátis e realizar os sonhos é gozar a vida !!!

Paz e Luz !
 
Fala Zappa

Que aconteceu com a pastilha? Queimou?

Qual a causa?

sucesso!!:pos:
 
Fala Zappa

Que aconteceu com a pastilha? Queimou?

Qual a causa?

sucesso!!:pos:

Os contatos dos polos são muito frágeis, soltou. Quando soldei novamente nao funcionava mais, se alguem for comprar tem q prestar atenção na marca.
Estava para testar um sistema com dois "radiadores" q fizemos com 2 cubos de aluminio (com furos cruzados e tapados na extremidade).
:pos:

Realmente é um projeto audacioso e como tal não tem só alegrias, desvantagens existem sim, mas vejo muito mais pontos positivos nesse projeto do que os negativos !!!

No mais concordo com as palavras do Eletrickasing, e sou dos que quando coloca um projeto na mente não dorme sossegado enquanto ele não estiver como ou bem perto do que sonhei !!!

Afinal sonhar é grátis e realizar os sonhos é gozar a vida !!!

Paz e Luz !

:pos::pos:
Eu tbem... e eu nao me canso do trabalho, quanso qdo tem de arrumar um "geitinho" aqui um "geitinho" ali. :)

MuiLok
jah usou gelo seco no lugar de gelo comum no seu sistema?

Serah q dura mais tempo?
 
Última edição por um moderador:
Opa, presumo que o filtro HEPA seja pequeno, nunca consegui encontrar em proporções menores. Vc já os tem aí ou ainda pensa em adquirir? Se já adquiriu, poderia passar o tamanho e a loja?

ainda estou procurando algo melhor, mas veja as medidas e preço deste q encontrei:

Marca: Electrolux
Modelo: CFEMD
Dimensão do Produto: 190 x 45 x 75 mm
Preço: 29,90 no submarino
http://www.submarino.com.br/homeapp...eId=34&ProdId=293964&franq=102414#javascript;
 
MuiLok
jah usou gelo seco no lugar de gelo comum no seu sistema?

Serah q dura mais tempo?
O vapor do gelo seco é gas carbonico.
Seria ALTAMENTE nocivo aos cultivos se isso entrasse em contato com o micelio.
em sistemas externos até seria legal, passiel de testes.
 
Então, nunca utilizei gelo seco para refrigerar meus cultivos.

Até porque, não tenho acesso a gelo seco aqui, e isso implica em custos de produção, se tiver que adquirir.

Durante a fase de pinagem, o consumo de gelo é maior, quando está muito calor, o ambiente atinge 35º em média, o terrário permanece sempre em 18º nos primeiros dias. De início, para menter essa temperatura em dias quentes, o sistema necessita troca de gelo 1x ao dia, ao meio dia.

Depois, quando a temperatura aumenta gradualmente até atingir os 25º que uso na fase de frutos adultos, o sistema dispensa manutenção durante o dia, só adiciono gelo de manhã, e ele se mantém até a noite.

Quer me ver preocupado, é quando tem que descongelar a geladeira, pois fico pensando que vou ficar sem gelo.:eek:

sucesso!
 
testando (finalmente) o sistema de refrigeraçao.

A temperatura manten-se estavel , variando apenas 2 ou 3 decimos de grau durante as 24h (dia quente, madrugada fria)
Temperatua : ~22.5

Mantendo a umidade em 90%
Injeção de Ar permanente.

Agora vou bolar um sistema de apoio para umidade para chegar nos 98%, desliga-lo no periodo da frutificação onde eh aconselhado 90%
 
o terrario tah ficando bem simplinho.

na foto:

os coolers e as caixinhas de isopor são pra resfriar o lado quente do peltier

a agua fria circula incolume dentro do terrario (abortei a tubulação de aluminio)

o lugar daonde entram e saem as manqueirinhas eh um radiadorzinho de aluminio (do lado quente tem mais um cooler e o lado frio esta isolado com essa coisa feia ai)

aquele copo azul nao tem nada a ver nao

2 entradas de ar (ainda sem filtro), embaixo (nao dah pra ver) tem a saida de co2
DSC07428.JPG
 
Cara, nao quero dizer nada. mas ta MTO FODA teu terrario.. me apaixonei, meus parabens.. venho lendo a um tempo aqui calado.. Parabens mesmo.. totalmente automatizado, nao precisa interferir na atmosfera interna do terrario, e a pedra vai funcionar perfeitamente para manter a umidade..

Sem mais, meus parabens mesmo, lindo projeto :pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos:
 
Back
Top