Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrario de Pedra

zappa

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/01/2008
242
73
Iniciamos a montagem do terrario de pedra.
Vou postar algumas imagens e depois, se der certo todos os testes de temperatura e umidade, coloco todo o processo e valores.

A proposta:
Circular agua (resfriada/aquecida com modulo peltier) em tubos aluminio para controlar a temperatura com ajuda de um termostato digital ligado a bombas de aquario;).

Remover co2 circulando ar interno em solução de hidróxido de potássio (40%):eek:.

Ver se eh possivel conseguir pressão positiva dentro do terrario:rolleyes:.

Agradeço qualquer palpite :D

falando qualquer coisa pq marquei toca pra inserir as imagens
DSC06566.JPGDSC06576.JPGDSC06569.JPG
 
Última edição por um moderador:
Ta Parecendo Uma Churrasqueira Isso Ai,...
Bem Feito , Belo Trabalho...
 
Fala zappa

É ardosia a pedra usada ?

Não basta retira o CO2, deve também inserir O2. É o O2 que estimula o aparecimentos dos pins.
 
Fala zappa

É ardosia a pedra usada ?

Não basta retira o CO2, deve também inserir O2. É o O2 que estimula o aparecimentos dos pins.

Sim Mauricio, eh ardosia (1,00m x 0,40 x 0,40).

Vai ficar bombeando ar atmosferico filtrado pra dentro 24x7.:pos:

ele jah esta com tampa e com todos os tubos e fios ligados, testando com agua em temperatura ambiente e comparando umidade externa/interna e temperatura interna/externa
 
Terrário Show!

Algumas perguntas...

Porque escolheu pedra como material para o terrário? Isolamento de temperatura? E porque ardósia?

Você mesmo cortou e furou as pedras? Usou cola de silicone?

A ligação dos tubos de alumínio são tubos de plástico?

Pode me explicar o módulo Peltier?

[Não morri não!]
 
Terrário Show!

Algumas perguntas...

Porque escolheu pedra como material para o terrário? Isolamento de temperatura? E porque ardósia?

Você mesmo cortou e furou as pedras? Usou cola de silicone?

A ligação dos tubos de alumínio são tubos de plástico?

Pode me explicar o módulo Peltier?

[Não morri não!]

Queriamos um material mais resistente q o isopor e temperatura mais estavel com relação a temp. exterior (aqui varia de 30 a 16º no mesmo dia).
Ardosia foi uma questao cifronetica mesmo $

>>>>>>>>>>>.....coeficiente de transmissão térmica......<<<<<<<<<<<<

ardósia = 0,43 kcl/ºC m h.
PUR densidade de 35kg/m3 = 0,014
Poliestireno expandido (Isopor) = 0,028
Lã de Rocha - 32kg = 0,030
Lâ de Vidro - 20kg/m3 = 0,039
Vermiculita Expandida = 0,048
Gesso = 0,068

>>>>>>>>>>>.....coeficiente de transmissão térmica......<<<<<<<<<<<<


Quem montou foi uma marmoraria ($150 tudo) eh uma cola para pedra mesmo.

A ligaçao dos tubos de aluminio sao tubos de plastico

Tem um topico falando bastante do modulo peltier, a diferença eh q estamos usando, no lugar de cooler(ventoinha) agua. Depois (que estiver pronto) vou postar todos os detalhes do modulo de resfriamento/aquecimento
DSC06549.JPGDSC06550.JPG

Belo projeto!

Quanto a entrada do ar "filtrado", usaria que filtro?

Parabéns pela inovação!

Filtro HEPA (eficiência mínima de 99,97% para partículas de 0,3 microns), ou lâ acrilica mesmo, que vi em varios topicos.

A saida do ar fica mergulhada em um recipiente com agua, evitando o fluxo contrario do ar e, se bem vedado, criara uma pressao positiva dentro do terrario.
 
Última edição por um moderador:
Lindo projeto de terrário Zappa !!!

Vede muito bem a tampa, e faça-a de maneira a ficar inclinada, evitando que as condensações venham a pingar em cima do cultivo.

O ideal é inserir ar externo, e não somente circular ar interno.

Não faça muitos buracos com filtros para a troca de ar, um ou dois são suficientes,

E, vc conseguirá sim criar uma pressão positiva dentro do terrário:pos:

dê preferência a utilizar oxigenador de aquário com 2 saídas, mantendo um ótimo índice de oxigênio no seu terrário.

Muito caprichado, parabéns!!
 
Lindo projeto de terrário Zappa !!!

Vede muito bem a tampa, e faça-a de maneira a ficar inclinada, evitando que as condensações venham a pingar em cima do cultivo.

O ideal é inserir ar externo, e não somente circular ar interno.

Não faça muitos buracos com filtros para a troca de ar, um ou dois são suficientes,

E, vc conseguirá sim criar uma pressão positiva dentro do terrário:)

dê preferência a utilizar oxigenador de aquário com 2 saídas, mantendo um ótimo índice de oxigênio no seu terrário.

Muito caprichado, parabéns!!

Obrigado MuiLok :)

todo o teto dele tem uma inclinação [foto], esta com tampa de vidro com guarniçao de borracha, mas ainda nao ficou bom, vou tentar usar silicone para moldes pra fazer um encaixe perfeito (r$19,00 no mercado livre)

ps detalhe: esta subdivisao dentro (nosso riachinho) somente com agua, sem argila expandida, e o borbulhador provocou uma umidade relativa de 97%.
DSC06579.JPGDSC06570.JPG
 
Ficou muito bom, mesmo.

Só deixa eu tirar uma dúvida: sua idéia é circular água gelada, e ela vai cair livremente na parte separada, no fundo do terrário?

Onde ficará instalada a pastilha peltier? vai utilizar reservatório para refrigerar a água?

Faça novos testes circulando água gelada a 18ºC, e novamente verifique a umidade relativa, pois a refrigeração interfere diretamente na umidade.

Sucesso!!
 
Vai ficar bombeando ar atmosferico filtrado pra dentro 24x7.:pos:

Que mecanismos voce irá utilizar para filtrar o ar atmosferico e para controlar a umidade interna?

Que mecanismos voce irá utilizar para filtrar o ar atmosferico e para controlar a umidade interna?

Opsss... desconsidera o post, comentei um tópico que estava aberto dentre as abas do firefox desde ontem!!!
Voce já respondeu as perguntas.

Parabens pelo projeto, parece ser muito eficiente. Queremos ver um diario de cultivo com essa belezinha funcionando para sabermos o que os "mágicos" acham da sua solução de terrario!!


Abraços
 
Última edição por um moderador:
Opa, presumo que o filtro HEPA seja pequeno, nunca consegui encontrar em proporções menores. Vc já os tem aí ou ainda pensa em adquirir? Se já adquiriu, poderia passar o tamanho e a loja?


na verdade ainda nao comprei. Tem um aspirador de pó parado na casa da minha tia com filtro hepa, pensei em tirar dali, mas sinseramente nao tenho ideia do tamanho.

Opsss... desconsidera o post, comentei um tópico que estava aberto dentre as abas do firefox desde ontem!!!
Voce já respondeu as perguntas.

Parabens pelo projeto, parece ser muito eficiente. Queremos ver um diario de cultivo com essa belezinha funcionando para sabermos o que os "mágicos" acham da sua solução de terrario!!


Abraços

Abraços!!
tomara q os magicos gostem do ambiente, pois ateh com a paisagem pra eles eu me preocupei:) (qdo tudo pronto coloco uma foto)

Que mecanismos voce irá utilizar para filtrar o ar atmosferico e para controlar a umidade interna?


entao o filtro sera hepa ou lã acrilica, pra controlar a umidade pensei em colocar um cooler interno ventando no espelho dagua do "riachinho" por sobre a argila exp., desliga-lo qdo atingir a umidade desejada, mas esta parte sera empirica, com testes e testes.

agora ele com circulaçao de ar externo e sem argila no riachinho, permanece a 19º com 97%.. vai variar de acordo com a temperatura, vamos ver se com o cooler soprando e desligando na argila agente controla a umidade

Ficou muito bom, mesmo.

Só deixa eu tirar uma dúvida: sua idéia é circular água gelada, e ela vai cair livremente na parte separada, no fundo do terrário?

Onde ficará instalada a pastilha peltier? vai utilizar reservatório para refrigerar a água?

Faça novos testes circulando água gelada a 18ºC, e novamente verifique a umidade relativa, pois a refrigeração interfere diretamente na umidade.

Sucesso!!

Nao, a parte separada terá a sua propria agua esterilizada, fara apenas o papel de umidificação.
O sistema de refrigera/aqueci em teste é o seguinte:
2 marmitas de aluminio com agua, uma de cada lado do peltier, uma bomba de piscina em cada uma ligadas ao termostato, ele ativa e desativa a bomba quente ou fria, tem um sistema de retorno da agua q depois eu detalho (se der certo)

vamo ve o q dah .. to mexendo no sistema.

olhas as marmitas do bigmegablasterultrafurado climatizador
DSC06561.JPG
 
Última edição por um moderador:
A idéia é excelente.

Estou ancioso para ver a belezinha funcionando. :pos:

Qual o peso do brinquedo aí ? Uns 20 kg?
 
A idéia é excelente.

Estou ancioso para ver a belezinha funcionando. :pos:

Qual o peso do brinquedo aí ? Uns 20 kg?

eu ia deixar pra falar do peso apenas no final. Ele eh, de cara, uma das desvantagens deste sistema. *Pesa +/- 150kg :eek:, nao deve dar pra guardar no armario :)

por outro lado, toda essa massa reverte numa estabilidade maior da temperatura interna.

mas q foi foda subir a escada com ele foi, ele esta na varanda no andar de cima, com um visual bem massa pros coguzinhos e bem escondido dos curiosos.

*e vai ser pesa mesmo (dica do alienardo), os esporos chegaram [profungos]
 
Nao, a parte separada terá a sua propria agua esterilizada, fara apenas o papel de umidificação.
O sistema de refrigera/aqueci em teste é o seguinte:
2 marmitas de aluminio com agua, uma de cada lado do peltier, uma bomba de piscina em cada uma ligadas ao termostato, ele ativa e desativa a bomba quente ou fria, tem um sistema de retorno da agua q depois eu detalho (se der certo)

vamo ve o q dah .. to mexendo no sistema.

Legal! :pos:

Mas você pode utilizar somente uma marmita, e apenas uma bomba. (apenas uma idéia para diminuir toda instalação).

Quando estiver calor, você utiliza a refrigeração, caso contrário, utilize o aquecimento. Basta inverter a alimentação da pastilha, que ela exerce a operação inversa em suas superfícies.

Mangueiras de circulação mais curtas possíveis evitam perda térmica.

Força, esse projeto vai dar o que falar!!! good vibes!
 
High tech o projeto !

Parabéns pela iniciativa!!

Mal posso esperar pra ver tudo pronto.

Valeu paka!!

eu tbem to ansioso, quero ver eles arrebentando a tampa e tomando conta da varanda! bem q eles podiam ser os primeiros cogus-coqueiro da cidade :)

Legal! :pos:

Mas você pode utilizar somente uma marmita, e apenas uma bomba. (apenas uma idéia para diminuir toda instalação).

Quando estiver calor, você utiliza a refrigeração, caso contrário, utilize o aquecimento. Basta inverter a alimentação da pastilha, que ela exerce a operação inversa em suas superfícies.

Mangueiras de circulação mais curtas possíveis evitam perda térmica.

Força, esse projeto vai dar o que falar!!! good vibes!

É verdade, eu pensei nisso pra conter custos. Mas nesse clima loco onde em um dia medi 30 e 16 graus, decidi fazer dessa forma... mas eh mesmo uma opçao pra economizar.
Ainda estou terminando o setup, realmente tenho q encurtar o comprimento das manqueiras

Moçada to contente pracaraleo com as manifestações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Última edição por um moderador:
Se restava alguma dúvida da sanidade do pessoal agora eu tenho certeza que só tem doido aqui :rolleyes:

Eu achei lindo o negócio, a textura maneira, pedra, pesadão, e com certeza deve funcionar com o propósito de ser um terrário mais do que personalizado.

Mas eu só me pergunto uma coisa, sem ofensas... Apesar da estrutura, o espaço interno é um pouco pequeno, e o dinheiro gasto pelo que eu vi ultrapassa os R$150 só no negócio de pedras. Para que gastar R$150 se você pode gastar MUITO menos e produzir muito mais com algo muito mais simples?

Variação de temperatura brusca acontece aqui em SP também de um dia pro outro e nunca me causou problemas.

Com 1/3 desse dinheiro você poderia comprar uma caixa plástica de mesmas dimensões e usar ela própria como monotub usando técnicas de bulk.
Ou então com R$10 comprar uns 5 baldes que dão mais área superficial que toda a caixa de pedra e frutificar dentro deles usando as próprias camadas de casing pra manter a humidade.

-- não são meus --
918833462-monotub-1-9.7.07.jpg918833547-monotub-2-9.7.07.jpg935254678-bucket_1_9.9.07.jpg
 
Back
Top