Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário de garrafa PET!

Eu pessoalmente não gosto de filtro de café. Frágil, especialmente após absorver água. Protege contra insetos e outros possíveis invasores, mas se o objetivo for impedir que esporos e microrganismos entrem é inútil. Para um esporo os furos do filtro de café são como canions.

E é claro que jogar álcool e enxugar com papel higiênico não deixa nada esterilizado.

E o que ele dilui é água sanitária em água (sei lá tratada como, ou não).

Pelo avatar dele no youtube dá para saber qual o nick dele aqui no CM ...
 
mas a intenção não é que o fundo esteja molhado para gerar umidade? então se for apenas vermiculita não resolveria? bem...vou tentar fazer aqui usando apenas vermiculita no fundo pra ver o que acontece. é que fiquei em dúvida...uns falaram que da certo, outros não.

Pois é, a maioria diz que não serve, porque ela não possui as propriedades da perlita nem da argila expandida, que ajudam a aumentar a umidade. O fato é que como a vermiculita já tá "na mão" lá da etapa da inoculação, muitos a consideram para o terrário porque "parece" com perlita. Assim, ninguém pergunta se pode usar "fibra de coco", por exemplo :LOL:.

Digo isso porque foi assim comigo :D.

O interessante é que a argila expandida é tão fácil de encontrar quanto você consiga encontrar qualquer loja de jardinagem. Tipo, seria como achar uma pastelaria sem caldo de cana :p.
 
No tópico original:
Você pode controlar ainda mais a troca de ar e a umidade interna deslocando a parte de cima da garrafa mais para cima ou mais para baixo; ela pode ser colocada desde bem em cima do bolo até na borda de cima da garrafa.

Neste tópico:
É dito que pode regular a umidade subindo ou descendo a parte de cima.. Mas quando devo fazer isso? Quando devo subir ou descer?
Você desce a parte de cima quando quiser aumentar a umidade relativa do ar (porque ao reduzir o espaço você aumenta a concentração de água por centímetro cúbico), e sobe quando quiser diminuí-la.

Tinha ficado em dúvida justamente sobre o que aumentava ou reduzia ao subir ou descer a parte de cima. Contudo, pela resposta, parece que este recurso mexe mais com a umidade, por reduzir ou aumentar o volume de ar interno.

Mas, assim como a tampa, também há uma alteração do fluxo de ar em proporção inversa à alteração da umidade? Quero dizer, quanto mais pra baixo a tampa, menos troca de gás será feita? :coffee: Quem souber e puder responder...

---------------------------------------------

P.S.: se não me engano, quando era recém-chegado no fórum, achei, além deste tópico, um outro em que outro membro postou outro tutorial para fazer garrafas pet, que teria alguns outros detalhes. Estou procurando há uns dias e nada... Alguém sabe se realmente tem outro tópico com tutorial deste tipo de terrário (vai que... afinal, tem muito tempo desde que eu o teria lido), e onde está o bendito?
 
Última edição:
Uma dúvida galerinha, e para a assepsia das garrafas/garrafões, uma solução de água sanitária seria suficiente?

Acho que sim.

Se sim, devo passar um pano, ou encher o recipiente com a solução?

Creio que basta passar o pano. :coffee:

Eu só faço esse enxarcamento em solução com água sanitária quando limpo um terrário após o bolo contaminar ou parar de produzir, junto com as argilas expandidas.

Pro primeiro uso, a limpeza pode ser mais tranquila. :)
 
Pessoal sou novo aqui, e gostaria de fazer um cultivo bem simples de começo, essa ideia da pet é muito boa, mas me gerou uma duvida: a Aguá Oxigenada fica dentro da garrafa junto com a perlita e com o bolo do micélio em cima? ou a aguá oxigenada serve apenas para limpar a perlita e depois colocada aguá potável para à umidificar?
 
Pessoal sou novo aqui, e gostaria de fazer um cultivo bem simples de começo, essa ideia da pet é muito boa, mas me gerou uma duvida: a Aguá Oxigenada fica dentro da garrafa junto com a perlita e com o bolo do micélio em cima? ou a aguá oxigenada serve apenas para limpar a perlita e depois colocada aguá potável para à umidificar?
No tutorial a perlita vai ser umedecida em água oxigenada. Eu sinceramente acho um passo desnecessário, já que em contato com o oxigênio logo vai se tornar inócua. Se o bolo vai ficar em contato com a perlita eu simplesmente ferveria ela por uns 15 minutos esperaria esfriar e utilizaria, embora essa seja apenas uma opinião pessoal. Bons cultivos, aguardamos seu diário!
 
Pessoal sou novo aqui, e gostaria de fazer um cultivo bem simples de começo, essa ideia da pet é muito boa, mas me gerou uma duvida: a Aguá Oxigenada fica dentro da garrafa junto com a perlita e com o bolo do micélio em cima? ou a aguá oxigenada serve apenas para limpar a perlita e depois colocada aguá potável para à umidificar?

Então, @Conectado, eu uso nas pets a água oxigenada com argila expandida: simplesmente adiciono água oxigenada até certo nível das argilas e depois o bolo fica em cima. A perlita passa pelo processo de saturação em água antes de ir pro terrário, mas nunca usei.

No entanto, algo que ocorre com a água oxigenada dentro da pet é que ela age por até 3 dias contra contaminantes dentro do terrário - informação retirada de um post do Mauricio. Se você considerar que o micélio não precisa dessa proteção extra na fase de frutificação, não utilize água oxigenada e aplique outro método de esterilização da perlita.
 
mas a intenção não é que o fundo esteja molhado para gerar umidade? então se for apenas vermiculita não resolveria? bem...vou tentar fazer aqui usando apenas vermiculita no fundo pra ver o que acontece. é que fiquei em dúvida...uns falaram que da certo, outros não.
Vermiculita é usada para RETER a umidade enquanto que a perlita e a argila expandida permitem a evaporação rápida da água fornecendo umidade para o ar. Ela fornecer umidade para o bolo quando fazemos a tek Roll ou casing.
 
Última edição:
Olá, sou novo no fórum, e estou pensando em aderir as garrafas pet como terrário sustentável. Tenho duas dúvidas: Colocar lã acrílica entre as duas partes da garrafa ajudaria a proteger, tanto de contaminações quanto perda de umidade? Mesmo fazendo furos e tampando com micrpore ainda assim teria que abrir três vezes ao dia e abanar? Paz
 
Sou novo aqui e tenho algumas duvidas. A agua oxigenada ñ mataria parte do micélio? Vcs conhecem outras formas de substituir a perlita e argila expandida? Na minha cidade nunca vi mas irei procura-las. Em vez de garrafa pet to pensando em usar aqueles potes plasticos transparentes grandes para ter bastante espaço, em vez de abanar toda hora penso em fazer pequenos furos e tampar cada um com fita microporosa, assim acredito ñ precisar abrir o pote. Vcs acham viável?
 
Sou novo aqui e tenho algumas duvidas. A agua oxigenada ñ mataria parte do micélio? Vcs conhecem outras formas de substituir a perlita e argila expandida? Na minha cidade nunca vi mas irei procura-las. Em vez de garrafa pet to pensando em usar aqueles potes plasticos transparentes grandes para ter bastante espaço, em vez de abanar toda hora penso em fazer pequenos furos e tampar cada um com fita microporosa, assim acredito ñ precisar abrir o pote. Vcs acham viável?

Não. A água oxigenada não mata o micélio. Inclusive ele nem fica banhado nela.

Quanto ao substitutivo de argila ou perlite, desconheço.

Sim, é viável outro recipiente. Mas só com o passar dos cultivos saberá o set up exato dos furos e demais coisas. No caso da Pet em si, recomendo não furar e substituir a tampa por perlon.
 
Última edição:
Se
Não. A água oxigenada não mata o micélio. Inclusive ele nem fica banhado nela.

Quanto ao substitutivo de argila ou perlite, desconheço.

Sim, é viável outro recipiente. Mas só com o passar dos cultivos saberá o set up exato dos furos e demais coisas. No caso da Pet em si, recomendo não furar e substituir a tampa por perlon.
Se eu ñ achar perlon serve tnt ou algum outro tecido?
 
Se

Se eu ñ achar perlon serve tnt ou algum outro tecido?

Não sei dizer. Mas acho que sim, será melhor que usar a tampa se for bom pra troca gasosa.

Mas perlon você acha em qualquer loja de aquários.
 
Back
Top