Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário de garrafa PET!

esta tecnica funciona muito bem!!! mas não se esqueça de um detalhe: o bolo terá que estar bem colonizado e a temperatura bem amena. No calor do verão e em regiões quentes, não funciona. Pois com o calor há maior dispersão de gas carbonico que sai do bolo e vc tera que abanar toda hora , o que pode causar contaminações!!!! Ja fiz algo parecido em vidros de conserva https://teonanacatl.org/threads/cultivo-de-cogumelos-dentro-do-vidro.3052/
 
Óia o SirvÔ!! Óia o SirvÓ!!!

Potões, garrafões, Pets, são todos muito funcionais!
 
Você quis dizer 100% limpo? Certamente.

Mas você pode providencial um ambiente razoavelmente limpo para esses terrários de pet.
 
Em este guia eles menciona em colocar só um papel toalha úmido dentro da garrafa para aumentar a umidade, removendo a tampa da garrafa/terrário e abanando duas vezes por dia!
Não é adequado usar papel toalha para gerar umidade, o papel toalha é orgânico pode germinar algum contaminante. Para reduzir abrir o terrario pet a uma ver ao dia pode-se usar na boca da garrafa um filtro feito com mascaras N95.
É um terrário para ambientes limpos, certamente.

Esse encaixe entre as duas partes da garrafa pet cortada, se não estiver muito bem ajustado, pode permitir até a entrada de insetos.
Seria interessante vedar este encaixe com algodão ou perlon ambos limpos.
 
Bom tópico!
É foda achar essas garrafas de 3L a não ser na vespera do natal (coca-cola), por questões de espaço pros frutos crescerem acho que seria mais conveniente uma garrafa dessas de 5L de agua mineral, que não é tão alta quanto os PETs, mas é mais larga.. Mas em todo caso nada melhor do que reaproveitar um PET que iria pro lixo..
Alguem ja frutificou aqui usando as de 2L normalmente, sem problemas?

E como fica a incidência de luz nessas garrafas VERSUS fat-asses? Não citam recobrir as laterais da garrafa com algo que proteja da luz, deixando só o topo exposto.
Estou pensando em cartolina preta (fosca).

Paz e luz!
 
Bom tópico!
É foda achar essas garrafas de 3L a não ser na vespera do natal (coca-cola), por questões de espaço pros frutos crescerem acho que seria mais conveniente uma garrafa dessas de 5L de agua mineral, que não é tão alta quanto os PETs, mas é mais larga.. Mas em todo caso nada melhor do que reaproveitar um PET que iria pro lixo..
Alguem ja frutificou aqui usando as de 2L normalmente, sem problemas?

E como fica a incidência de luz nessas garrafas VERSUS fat-asses? Não citam recobrir as laterais da garrafa com algo que proteja da luz, deixando só o topo exposto.
Estou pensando em cartolina preta (fosca).

Paz e luz!

bem simples:

https://teonanacatl.org/threads/pc-corumbá-garrafa-pet-como-terrário-2.6494/
 
Obrigado tupy , excelente tópico!
Realmente, desmistificado esse recipiente!

Cada vez mais perto da sustentabilidade fúngica!

Sem nenhum anteparo lateral pra luz não deu problema, então é bem mais fácil do que eu pensava.
Não tenho certeza mas parece que você usou aquelas garrafas de 2.5L, não é?

E além de tudo você ainda fez um uso bastante interessante da garrafa, não exatamente como terrário mas como um 'hospital de observação', tá ai uma boa idéia pra separar bolos 'suspeitos' de bolos saudáveis..
Parabéns!
 
Obrigado tupy , excelente tópico!
Realmente, desmistificado esse recipiente!

Cada vez mais perto da sustentabilidade fúngica!

Sem nenhum anteparo lateral pra luz não deu problema, então é bem mais fácil do que eu pensava.
Não tenho certeza mas parece que você usou aquelas garrafas de 2.5L, não é?

E além de tudo você ainda fez um uso bastante interessante da garrafa, não exatamente como terrário mas como um 'hospital de observação', tá ai uma boa idéia pra separar bolos 'suspeitos' de bolos saudáveis..
Parabéns!

isso mesmo, não se preocupe com luz nada.
É uma boa sim, colocar os bolos suspeitas em garrafas assim para observação, isolando-os dos demais bolos, eles criam um micro-clima ali dentro, bem interessante, as laterais chegam a ficar úmidas e tudo.

Ali pelo que eu lembro foi uma garrafa de 2L mesmo, é o que eu tinha na mão. Se for um bolo de copo de requeijão, cabe tranquilamente.
 
posso substituir a perlita por,pedra pome etc...?

Poder, pode. Embora pedra-pomes não seja uma alternativa muito popular por aqui, ambas tem estruturas similares. Acredito que a maioria escolhe perlita ou argila expandida por ser mais acessível, mas se na sua região a pedra-pomes é mais barata, então faça os testes. Depois reporte os resultados.
 
Uma ótima ideia, realmente.
Tenho 4 copos encubando e estava pensando em fazer o método do saco plástico, como segue na foto:
Terrarium_bag.jpg

Mas não sei, creio que este método da garrafa pet seja mais eficiente.

Ficaria muito grato com a resposta. (Caso queira ver o material exato que tenho para fazer o terrário, da uma lida no meu tópico "1º Cultivo do Thurin..."
 
Uma ótima ideia, realmente.
Tenho 4 copos encubando e estava pensando em fazer o método do saco plástico, como segue na foto:
Mas não sei, creio que este método da garrafa pet seja mais eficiente.

O saco plastico são muito bons para climas quentes pois é fácil de esfriar.

O terrário pet é uma alternativa mas existem outras alternativas baratas e bem funcionais como o caso do balde. Particularmente gosto muito é bem funcional e barato comprei um por R$ 3,00.

Da pra prosseguir o cultivo de varias maneiras:

Limpar o balde e quebrar os bolos diretamente no balde e prosseguir com casing ou bulk.
ou
Fazer casing numa quentinha de aluminio, colocar água no fundo do balde e acomodar o casing dentro do balde.
ou
Fazer dunk and roll depois colocar numa quentinha e levar para o balde com água no fundo.

Após escolher o método e executar é só cobrir o balde com uma toca para banho e prosseguir normalmente.
 
O saco plastico são muito bons para climas quentes pois é fácil de esfriar.

O terrário pet é uma alternativa mas existem outras alternativas baratas e bem funcionais como o caso do balde. Particularmente gosto muito é bem funcional e barato comprei um por R$ 3,00.

Da pra prosseguir o cultivo de varias maneiras:

Limpar o balde e quebrar os bolos diretamente no balde e prosseguir com casing ou bulk.
ou
Fazer casing numa quentinha de aluminio, colocar água no fundo do balde e acomodar o casing dentro do balde.
ou
Fazer dunk and roll depois colocar numa quentinha e levar para o balde com água no fundo.

Após escolher o método e executar é só cobrir o balde com uma toca para banho e prosseguir normalmente.

Não encontrei nenhum tópico sobre o uso do balde, apesar de já ter lido algumas vezes pelos usuários do fórum
Teria algum guia ou tópico a me indicar?

Paz e luz !
 
Gente, achei um vídeo bem curto e mostrando bem o procedimento de garrafas Pet ==>

A diferença é só que ele usa filtro de papel ao invés de microporo, água destilada diluída ao invés de oxigenada, e argila expandida ao invés de perlita. E ele também só faz um furo.

Mas de resto, fica bem claro pra quem ainda tenha dúvidas do procedimento ou deseja visualizar melhor antes de fazer.
 
Última edição:
Gente, achei um vídeo bem curto e mostrando bem o procedimento de garrafas Pet ==>

Você não postou um vídeo errado? Esse é de incubadora.

E água destilada diluída? Ele diluiu água em quê?
 
Você não postou um vídeo errado? Esse é de incubadora.

E água destilada diluída? Ele diluiu água em quê?

Oi, concertei o link, tava errado mesmo! Mals.

A água destilada, pelo que entendi, ele diluiu em água mesmo.

Mas eu só destaquei as diferenças pro pessoal iniciante saber e não achar que é idêntico ao sugerido no post de abertura deste tópico.
 
Back
Top