Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Terceiro cultivo Thai Koh Samui

Diário de cultivo completo.
Strain: Thai Koh Samui
Substrato: PFtek
Tempo de esterilização: 55 minutos
Tipo de inoculação: Seringa Multi-esporos
Data de inoculação: 28/10/07
Data de germinação: 02/11/07
Data de colonização total: ???
Data de aparacimento de pins: ???
temperatura de incubação: 27ºC

3º Cultivo
Thai Koh Samui



1º Dia: 27-10-2007, sábado
Preparação do Substrato e esterelização na Panela de Pressão
A cozinha foi limpa, o substrato foi feito com vermiculita, farinha de arroz integral, água, e uma colher rasa de Cremogema. Não sei se acertei bem a receita pois dessa vez fiz apenas 3 copos ao invés de 4. Deixei o selo de vermiculita seca no fundo e no topo do copo. Coloquei os copos na panela de pressão com 3 copos de agua, quando começou a criar bolhas de fervura, tampei a panela de pressão, já com o pino e deixei esterilizar por 55 min.(não deixei por mais tempo porque fiquei com medo de que a agua que eu coloquei tivesse acabado e com isso a panela de pressão podia estourar (o que quase aconteceu em um outro cultivo rs))​


2º Dia: 28-10-2007, domingo
Inoculação e incubação
Usei o que restou na seringa do meu segundo cultivo, restaram aprox. 4ml. Tirei os potes da panela de pressão e lacrei com durex grosso, um a um, novamente o papel alumínio “inchou” um pouco, colei 4 micropore sobre o papel alumínio onde iria fazer os furos de inoculação e deixei pronto 4 pedaços de durex colados ao lado do copo. levei os potes direto para a caixinha de isopor já com um aquecedor de aquário de 2,5W e termômetro com medição externa​


7º Dia: 02-11-2007, sexta
Germinação do micélio
Depois de cinco dias da inoculação e na primeira verificação dos potes o micelio já esta crescendo nos quatro pontos de inoculação dos potes.​
 
Esse seu thai RENDEU!
Parabens!
ME fala como é ser bisavô de seus proprios cogus?
A cada novo cultivo mais adaptados ao seu setup eles ficam nao é?
:pos::pos::pos:
 
É....

os Thai são fantásticos!!!


Foi amor à primeira tripp, ou qual motivo levou você a cultivar novamente a mesma strain???

Good vibes a vc e seu cultivo!
 
12º dia: 07-11-2007, quarta
Colonização 100%, choque térmico & Dunk

A colonização dos potes foi muito rápida, em 10 dias os três potes estavam 100% colonizados.
Injetei água nos bolos, coloquei em sacos zip-lock e levei para a geladeira, amanha retiro eles e os coloco no terrário.

Morta, é lindo ver o micélio se desenvolvendo tão rápido e saudável!
O potão que fiz com o resto do substrato e dos esporos está se desenvolvendo, foi injetado "pouca quantidade" de esporos (o que sobrou, 1ml) levando em consideração o tamanho do pote. Será que vai colonizar tudo ou vai parar?

flow
e obrigado a todos!
 
coisa linda!
deixa ele quetinho evita pancadas e choques tanto termicos quanto de luz ou mecanicos.
coisa linda mesmo.
 
13º dia: 08-11-2007, quinta
Aniversariando os bolos

Depois de ficarem quase 24 horas na geladeira ontem aniversariei os bolos no terrário. O terrário foi montado seguindo o mesmo projeto que postei aqui no forum (Projeto de terrário simples) mostrando mais uma vez que o projeto funciona, é a segunda vez que uso esse mesmo projeto.
Fiz a camada de vermiculita úmida nas 3 quentinhas com algumas gotas de água sanitária misturada na água que usei para umidecer. Coloquei as 3 quentinhas dentro do terrário e depois os bolos.
A temperatura do terrário não esta muito boa por causa do calor que esta fazendo aqui na minha cidade, mas fica entre 24º e 26ºC, e a umidade fica em torno de 90 a 92%.
O potão ainda está guardado no escuro e sua colonização continua lentamente.

Comentem ae pessoal!
 
Parabéns! Tá tudo perfeito!
Gostei do terrário!
Um dia o meu fica assim! heheh

Good vibes!
 
22º dia: 17-11-2007, sábado
Pinnns!!!!

Muitos pins!! muitas primórdias!

que felicidade ver eles aparecendo depois de longos 10 dias de espera!

pena que não estou com a camera agora, mas logo posto as fotos aqui!

obrigado a todos!
flow​
 
Parabéns pelo excelente trabalho realizado !!!

Os Thai são especiais mesmo, encantadores....

Muita Paz e Luz .
 
23º dia: 18-11-2007, domingo
Colheita


Foram colhidos uns 30 cogumelos, entre médios e pequenos, não tive muitos cogumelos grandes porque a temperatura após a pinagem subiu muito e eles pararam de crescer, mas ficaram de um bom tamanho.
Os cogumelos colhidos foram para o túnel de vento e ficarão lá por 24 ou 32 horas.
Pena que não estava com a câmera antes da colheita, meu irmão levou no feriado prolongado e só voltou na segunda.

Provei dois cogumelos frescos e o negócio esta baum! rs​


24º dia: 19-11-2007, segunda
Segundo choque térmico


Os bolos foram colocados em potes individuais com tampa e foram para a geladeira onde ficarão por 24 horas e depois devolvido para o terrário para tentar um segundo flush
 
Tá tubo de bom isso aí, por que aliado ao choque térmico você não afogou eles também? Eles frutificariam mais!
 
Ótimo cultivo Bloody.
Continue assim vizinho!
Tudo nota mil, mais um cultivo - manual com tecnicas faceis diretas e objetivas by senhor Marylin manson.
 
Tá tubo de bom isso aí, por que aliado ao choque térmico você não afogou eles também? Eles frutificariam mais!

Sim, eles foram colocados nos potes cheio de água e levados a geladeira
Hj retiro eles da geladeira e coloco novamente no terrario para esperar um segundo flush.
Fiquei muito chateado de não conseguir tirar fotos dos cogumelos ainda nos bolos para postar aqui, eles estavam lindos! 30 cogus lindos! ai na foto eles já estão quase secos, com bem menos volume, até parece pouco... mas tem bastante (bastante pra mim né rs) mas vamos ver, talvez tenho uma segunda chance de fotografa-los no segundo flush...

haha Valew Boca pelo Sr. M. Manson!

Pode deixar Clorofila, eu sou fã do Manson por causa da música e da atitude dele, não faço algumas coisas que ele faz! rs
 
25º dia: 20-11-2007, terça
Bolos de volta para o terrário


29º dia: 24-11-2007, sábado
Aparecimento de pins


Em apenas um dos três bolos apareceram pins, dois apenas e mais nenhum sinal de primordias e também nem de contaminantes. Estou preocupado com a água que usei para fazer o choque térmico para o segundo flush.. peguei água do filtro daqueles de barro e como o filtro é novo a água fica ainda com um gosto ruim, será que isso influencia em algo?

Segue a foto dos cogus secos da minha singela colheita​
 
36º dia: 01-12-2007, sábado
Ultima tentativa: Casing!


Depois de colher os únicos 3 cogumelos que apareceram no segundo flush, mandei os bolos para mais um choque térmico e depois quebrei o bolo em pedaços dentro de um saco ziplock e fiz o casing.

O casing foi feito com 2 materiais diferentes:
2 casing: Turfa + vermiculita + calcário ( casca de ovo)
2 casing: Pó de fibra de coco + vermiculita + calcário

Os materiais foram esterilizados secos em um forno pré-aquecido por 5 minutos e ficaram no forno com fogo alto por 20 minutos
No dia seguinte já com os materiais frios, peguei 4 quentinhas, joguei os bolos quebrados e os cobri com a camada de casing.

Os bolos voltaram para o terrario hoje

Vamos ver se consigo tirar mais algum cogu desse cultivo
Flow pessoal​
 
Fala bloodykisses

Todas as tecnicas muito bem aplicadas.

Texto bem explicativos e boas fotos.

Beleza de cultivo, camarada.
 
ae Mauricio!

valew
mas parece que errei feio em fazer o casing

Falei com o Boca e ele disse que precissava deixar isso que eu fiz na estufa sem troca de ar e no escuro pra colonizar toda a camada nutritiva que coloquei e depois mandar pro terrário com uma fina camada de vermiculita pura em cima para frutificar...

agora não sei mais o que faço.. se deixo como esta, se desligo o borbulhador e deixo o terrário sem troca de ar e sem luz pra simular uma estufa..
sei lah
o que acham??
o micelio esta colonizando aos poucos a nova camada que coloquei...
queria tirar mais alguns cogus antes do natal rs

obrigado a todos!
 
Pinou! Pinou! Pinnnooouuu!!!!
heba!

Os dois casing de turfa + vermi pinaram!
Os outros dois de pó de fibra de coco + vermi começaram agora!


Eles ficaram vários dias com as primordias formadas sem querer pinar, foi quando lí aqui no fórum um tópico sobre um casing que não frutificava (CASING aniversariado não frutifica..) por causa da falta da troca de ar dentro do terrário... Foi quando comecei a abrir o terrário todo dia, umas 2 vezes ao dia para fazer a troca de ar.. Depois de 24 horas um dos casing já estava pinando!

Em breve fotos hehe
flow
 
Back
Top