Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tópico para discussão de termos do glossário

Eu posso fazer o texto da Luz Negra, mas não saberia dizer no que ela especificamente (e não UV em geral) seria boa em cultivos, já que sou um iniciante.

Paul Stamets fez alguns experimentos com luz UV no qual ele relata no livro "The Mushroom Cultivator": https://teonanacatl.org/threads/thai-koh-samui-e-ecuador-primeiro-cultivo.5945/#post-83976

Uns anos atrás eu pensei fazer um pequeno experimento conforme citei aqui, mas acabei desistindo. Penso que a diferença não seja tão significante assim, caso contrário seria uma método popular e recomendado por muitos cultivadores.
 
Hoje vi que não temos o termo "estroma" no glossário. Gostaria de fazer a sugestão de adição do termo e sua definição e ver se concordam. A definição é basicamente uma tradução do glossário do Stamets.
Estroma - Denso agregado de micélio formado na superfície de compostos e casings. É um indicativo de crescimento vegetativo e não generativo, ou seja, não produz frutos. Stamets sugere diminuir o CO2. O estroma pode ser confundido com o contaminante Scopulariopsis, white plaster mold (algo como bolor reboco branco).
 
Última edição:
Sugestão. O texto também é sugerido mas pode ser melhorado. Só espero que não tenha nada errado, mas vocês podem corrigir; e alguém que entenda mais possa ser mais específico se necessário.

Isolamento -

"Diz-se isolamento quando o procedimento de clonagem de um cogumelo leva ao isolamento específico de apenas um DNA (um micélio).

Quando a clonagem é feita artesanalmente de um fruto de uma inoculação multiesporos, mesmo que a amostra seja tirada da carne de um cogumelo, diversos DNAs (micélios) estão no tecido usado e assim o micélio resultante não é único, pois possui diversos DNAs com variação de seus frutos, como se fosse uma inoculação ME, apesar de ter menor variação que o cultivo original.

Ocorre o isolamento quando - através de clonagens sucessivas, ou com uso de procedimentos de verificação e seccionamento a nível microscópico em placas de Petri com o tecido clonado - se chega a um único micélio de fato, um único DNA.

No nível macroscópico, verifica-se o sucesso de um isolamento com a frutificação uniforme e frutos idênticos."
 
Back
Top