Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tópico para discussão de termos do glossário

Sugestões? Críticas? contribuições?

Gostaria de sugerir o termo "Set & Setting" e/ou podemos elaborar/traduzir algum texto mais aprofundado no assunto.

Edit: esqueci de citar que a sugestão "set & setting" foi do @papagaio ;) Fruto de uma conversa de uns dias atrás.
 
"Set and setting" descreve o contexto para psicoativos e particularmente experiências com substâncias psicodélicas: o estado mental e do ambiente em que o usuário tem a experiência. Isto é especialmente relevante para psicodélicos ou experiências alucinogênicas. O termo foi criado por Norman Zinberg, e tornou-se largamente aceito por pesquisadores em psicoterapia psicodélica.

"Set" é o estado mental que a pessoa traz à experiência, como pensamentos, humor e expectativas. "Setting" é o ambiente físico e social. Redes de apoio social, têm se mostrado particularmente importantes no resultado da experiência psicodélica. Eles são capazes de controlar ou guiar o curso da experiência, ambos consciente e subconsciente. Estresse, medo ou um ambiente desagradável, pode resultar em uma experiência desagradável (bad trip). Por outro lado, uma pessoa relaxada e curiosa em um lugar aquecido, confortável e seguro é mais propensa a ter uma experiência agradável.

Durante o curso, a dosagem da droga não produz a experiência transcendente. Ela age meramente como uma chave química — ela abre a mente, libera o sistema nervoso das suas estruturas e padrões comuns. A natureza da experiência depende quase inteiramente do "set and setting". "Set" denota a preparação do indivíduo, incluindo sua estrutura de personalidade e seu estado de espírito no momento. "Setting" é físico — o clima, a atmosfera social e do ambiente — sentimentos de pessoas presentes em direção ao outro; e culturais — visualizações prevalecentes sobre o que é real. É por esta razão que manuais ou guias são necessários. Sua finalidade é permitir que uma pessoa compreenda as novas realidades da consciência expandida, para servir como roteiros para novos territórios interiores que a ciência moderna tem feito acessível — Timothy Leary, A Experiência Psicodélica: Um manual baseado no Livro Tibetano dos Mortos​

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Set_and_setting
Agradecimentos ao @CaioTinoco pela revisão.
 
Gostaria de sugerir o termo "Shimeji". Recentemente vejo o pessoal usar como sinônimo para Pleurotus ostreatus. Mas no Japão, de onde vem o termo, "Shimeji" é um grupo de várias espécies de cogumelos comestíveis, ou melhor, da culinária asiática. Exemplo: Flammulina velutipes, Hypsizygus tessellatus, Pleurotus eryngii, Shiitake, etc.
 
Sugiro adicionar WBS (Wild Bird Seed)! Não sei se já existe um nome em português, caso sim, seria uma boa fazer um redirecionamento.
 
@Ecuador ,

Pelo que vi há dúvida sobre luz negra e luz ultravioleta. Podia ter um pouco de explicação tipo wikipedia mesmo, bem curtinha, só pra conceituar e explicar que a Luz Negra é um dos intervalos da luz ultravioleta ("comprimentos de onda próximos à luz visível entre 380 e 420 nm" - Wikipedia), e depois uma rápida referência ao uso que se pode falar dela em um cultivo. Pois o que me fez buscar a expressão Luz Negra foi justamente vê-la em um dos vídeos de d-casing tek e ficar intrigado se ela era boa pra manter a incubação a 27-30º sem aquecer muito e sem precisar de temporizador, por exemplo. Ao procurar o verbete Luz Negra, não o achei. E eu não sabia antes que Luz Negra era parte da Luz UV. Talvez um verbete sobre Luz Negra, acrescido de que é um intervalo da Luz UV e remetendo ao verbete de Luz Ultravioleta já seja OK. Se falasse especificamente sobre o uso da Luz Negra, não da UV em geral, seria melhor ainda.

Espero que a sugestão seja boa.

P.S.: eu reparei que o pessoal às vezes posta como seria o verbete sugerido. Eu posso fazer o texto da Luz Negra, mas não saberia dizer no que ela especificamente (e não UV em geral) seria boa em cultivos, já que sou um iniciante.
 
Última edição:
P.S.: eu reparei que o pessoal às vezes posta como seria o verbete sugerido. Eu posso fazer o texto da Luz Negra, mas não saberia dizer no que ela especificamente (e não UV em geral) seria boa em cultivos, já que sou um iniciante.

É, o problema seria achar alguém para escrever esse texto.
 
Back
Top