Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Strain B+ Inicio 30/01/2013

Diário de cultivo completo.
Diário de Cultivo - Samuel Arna - PCB+

Inicio: 30/01/2013
Strain: B+
Substrato: 1/2 Vermiculita, 1/4 Água, 1/4 FAI(Farinha de Arroz Integral)
Técnica: PF
Seringa: Carimbo de cultivo indoor de B+

Materiais Utilizados para Inoculação:

500ml de Vermiculita
250ml de Água (Torneira)
250ml de FAI (Farinha de Arroz Integral)
2 Pares de luva cirúrgica
1 Par de luva para limpeza
1 Caixa Organizadora
Fita Isolante
Fita Microporosa
1 Panela de Pressão
4 Copos de Vidro (250ml)
Papel Alumínio
1 Seringa Descartável (20ml)
Álcool Etílico Hidratado(92,8º)
1 Saco zip-lock
3 Panos para limpeza
4 Folhas de Guardanapo de Papel
1 Pote Coletor com Pá (Duplamente Vedado)

----------------
30/01/2013

Primeira coisa preparei a Glove-Box, peguei a caixa organizadora e fiz 2 furos circulares que num diâmetro adequado ao tamanho de meu punho fechado.

Fiz os furos da seguinte maneira, primeiro eu desenhei eles com uma caneta hidrográfica, depois eu peguei uma faca de ponta fina e esquentei no fogo, como a ponta estava quente para cortar foi bem fácil, após os cortes ficaram pontas no circulo que arrumei com uma lixa de unha para dar o acabamento.

IMG_2612.JPG

Preparei o Substrato da seguinte maneira, primeiramente limpei a bancada com álcool(com a luva de limpeza), em seguida peguei uma vasilha de alumínio e limpei com álcool também e adicionei 500ml de Vermiculita e 250ml de água (torneira) misturei bem e em seguida adicionei 250ml de FAI e misturei bem até sentir que ficaria grudado quando apertada mas não soltaria uma gota de água(com a luva cirúrgica).

A FAI (Farinha de Arroz Integral) foi preparada a partir de um arroz rústico integral que comprei e bati no liquidificador, não bati muito para não virar uma farinha muito fina, assim teria mais espaço para o micélio circular.

IMG_2645.jpg

Após ter feito a mistura, coloquei-a dentro dos copos deixando 1,5cm até a borda, limpei as bordas com Guardanapo de papel (1 para cada copo para evitar possíveis contaminantes) cobri com uma camada de vermiculita (1,5cm até a borda do copo) e fechei com papel alumínio.

IMG_2616.JPG

Logo em seguida peguei uma panela de pressão esterilizada com álcool, coloquei um pano no fundo dela para evitar o contato direto do fundo com o copo e adicionei agua até chegar em 1/3 do copo, fechei a panela e lá deixei por 1 hora em fogo alto, após 1 hora desliguei e deixei lá por mais 12 horas para esfriar (era 5 mas acabei dormindo haha).

IMG_2621.JPG

Enquanto a panela ficava no fogo eu preparei a seringa, fiz da seguinte forma peguei a caixa cortada e passei álcool nela toda , deixei dentro a seringa, o carimbo e o pote coletor com a pazinha. Coloquei as luvas cirúrgicas e iniciei o processo de preparação da seringa, coloquei água morna dentro do pote coletor e raspei com a pazinha o carimbo (1cm do carimbo) em direção ao pote coletor , após isso suguei com a seringa os esporos e a água que estavam dentro do pote(cerca de 5 vezes).

IMG_2629.JPG

No final do processo ficou a mistura da seringa ficou bem homogénea.
Após o processo concluído deixei-a 3 horas em temperatura ambiente e 12 horas na geladeira dentro de um saco zip-lock.

IMG_2644.JPG

------------------
31/01/2013

Retirei os copos da panela de pressão para ver sua integridade.

IMG_2651.JPG

Verifiquei a possível entrada de água nos copos e não notei uma grande húmidade , para ser sincero até achei bem secos. (nota: aquilo que aparece no centro do copo é o reflexo da luz, pois o copo tem varias ondas de deformação.)

IMG_2653.JPG

A luva eu utilizei a de limpeza que limpei com álcool 92.8º. (agora vejo que deveria ter utilizado outra cirúrgica.)

IMG_2658.JPG

Vedei os copos com fita isolante.

IMG_2662.JPG

Retirei a seringa da geladeira, agitei e apliquei sobre a potes (uns furos estão grandes pois eu estava tentando aplicar o mais fundo possível e as vezes ultrapassava a agulha ), logo em seguida fechei os furos com fita microporosa (compra em qualquer farmácia) para a respiração do micélio sem intervenção de outros organismos.

IMG_2669.jpg

Após isso armazenei os copos dentro da glove-box que retirei as luvas e fechei os buracos com fita isolante. (nota: fechei pois pensei que poderia ter uma passagem de ar grande e com isso poderia haver maior alteração na temperatura.)

IMG_2671.JPG

-----

Concordo com o beraldo..
Caixa Preta > Caixa branca > Caixa refletora!

----------
Como no passado já tive muitos problemas por me apreçar nos procedimentos eu resolvi testar a lâmpada antes de aniversariar o bolo e isso me salvou, ao verificar a temperatura após 5 minutos com a lâmpada acesa eu tive o ganho de praticamente +20ºC tendo o valor de 49ºC o que seria mais que suficiente para matar o bolo, vendo isso resolvi retirar a lâmpada e o soquete e no lugar vedar com fita microporosa para haver uma troca de ar enquanto não consigo uma lâmpada fria, mesmo sem a iluminação eu aniversariei o bolo coberto com vermiculita em um prato de vidro esterilizado e adicionei água na quantidade que não passasse da grade para não chegar no prato e haver o afogamento do micélio.
----------

Vai numa loja de eletronica e compra 1 ou dois LEDs azuis, uma resistencia de 1 Ohm e 2 ou 4 pilhas. Tudo nao sai por mais de 5 reais.
Se voce colocasse numa fonte de 5 volts com uma resistencia maior, eh melhor ainda!

Muuuitos pins pra voce!

beraldo leocbarret

Pensei nisso sobre os reflexos de luz, como com a luz o pin se desenvolve mais, eu gerei mais reflexo para gerar mais pins.. pois na hora da abertura dos chapéis iria isolar muitas áreas da luz e com a reflexão lateral os pins poderiam ter esse contato com a luz mesmo que a parte superior esteja isolando a luz sob a projeção do chapéu.
Mas concordo com vocês, se a luz fosse apenas na parte superior os pins se desenvolveriam de uma forma mais bonita pois seriam guiados a mesma direção.

Vai numa loja de eletronica e compra 1 ou dois LEDs azuis, uma resistencia de 1 Ohm e 2 ou 4 pilhas. Tudo nao sai por mais de 5 reais.

Só dois leds? Usei 36 no meu... :)

Só dois leds? Usei 36 no meu... :)
o_O estou usando exatamente a mesma quantia 6 da luz fraca e 30 da luz intensa, fiz um teste hoje com uma lâmpada fria e ficou tão intensa a luminosidade que a caixa de isopor emitida luz azul pelo quarto todo haha, vou dar uma saída agora ai quando eu voltar eu posto as imagens... acredito que vão gostar.

Olá Zotoniano, como continuou seu cultivo? Valew

Foi bem triste, após a frutificação de dois pins acredito que alguem aqui na minha casa deve ter aberto para ver de perto e contaminou os bolos com cobweb, o estranho é que apenas 1 bolo deu cobweb os outros 2 apenas estacionaram.. ai eu estava esperando uma epoca de mais umidade e calor para enterrar os bolos na mãe natureza e ver o que dá... como frutificou, utilizei os frutos e deu uma baita trip eu considero o cultivo concluido mesmo sendo com pouca quantidade... fiquei tão triste que nem postei mais nada sobre ele.. segue a foto 1 seco(sem o chapéu pois separei para printar) e outro que nem vi necessidade em secar..
IMG_3216.jpg

Que pena meu amigo, mas não desanime. Meu primeiro cultivo também começou a apresentar problemas. Mas quem acredita sempre alcança, viva a persistência. kkk

Boa sorte nos próximos cultivos!
Paz e luz!!

Foi bem triste, após a frutificação de dois pins acredito que alguem aqui na minha casa deve ter aberto para ver de perto e contaminou os bolos com cobweb, o estranho é que apenas 1 bolo deu cobweb os outros 2 apenas estacionaram.. .

segue a foto 1 seco(sem o chapéu pois separei para printar) e outro que nem vi necessidade em secar..

Desculpe me intrometer, mas nao é arriscado tirar Print de bolo com cobweb ou qlqer contaminação ? e acabar levando a contaminação pra frente ? abraços!!! e nao desanime nao!

Zotoniano,

como o cubensisdedread disse,

NUNCA carimbe cogumelos provenientes de bolos contaminados, mesmo que nao existe uma contaminacao visivel, eles estao SIM contaminados com milhares de esporos de outros fungos e pode trazer complicacoes pra proximos cultivos. Pense nisso especialmente se for doar os carimbos.

Pessoal, uma coisa que acho que não li em nenhum diário é o que fazer com o resto do carimbo que não foi utilizado... O q vc fez Zotoniano? (talvez essa dúvida seja tola mas também vou iniciar meu 1º cultivo nesse fim de semana, estou um pouco nervoso heheh)
Deixe guardado em local limpo e seco, de preferencia um saquinho ziplock... se tiver silicas coloque silicas junto... os meus ficam em uma caixinha de papelao guardados apenas no ziploc.

Pessoal, uma coisa que acho que não li em nenhum diário é o que fazer com o resto do carimbo que não foi utilizado... O q vc fez Zotoniano? (talvez essa dúvida seja tola mas também vou iniciar meu 1º cultivo nesse fim de semana, estou um pouco nervoso heheh)

Eu descartei o restante, como eu tenho varios ainda eu decide por não arriscar uma contaminação mas se eu tivesse apenas ele ou poucos eu iria guarda-lo em um saco zip-lock estéril. :)

Back