Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Strain B+ Inicio 30/01/2013

Diário de cultivo completo.
Diário de Cultivo - Samuel Arna - PCB+

Inicio: 30/01/2013
Strain: B+
Substrato: 1/2 Vermiculita, 1/4 Água, 1/4 FAI(Farinha de Arroz Integral)
Técnica: PF
Seringa: Carimbo de cultivo indoor de B+




Materiais Utilizados para Inoculação:

500ml de Vermiculita
250ml de Água (Torneira)
250ml de FAI (Farinha de Arroz Integral)
2 Pares de luva cirúrgica
1 Par de luva para limpeza
1 Caixa Organizadora
Fita Isolante
Fita Microporosa
1 Panela de Pressão
4 Copos de Vidro (250ml)
Papel Alumínio
1 Seringa Descartável (20ml)
Álcool Etílico Hidratado(92,8º)
1 Saco zip-lock
3 Panos para limpeza
4 Folhas de Guardanapo de Papel
1 Pote Coletor com Pá (Duplamente Vedado)


----------------
30/01/2013

Primeira coisa preparei a Glove-Box, peguei a caixa organizadora e fiz 2 furos circulares que num diâmetro adequado ao tamanho de meu punho fechado.

Fiz os furos da seguinte maneira, primeiro eu desenhei eles com uma caneta hidrográfica, depois eu peguei uma faca de ponta fina e esquentei no fogo, como a ponta estava quente para cortar foi bem fácil, após os cortes ficaram pontas no circulo que arrumei com uma lixa de unha para dar o acabamento.

IMG_2612.JPG

Preparei o Substrato da seguinte maneira, primeiramente limpei a bancada com álcool(com a luva de limpeza), em seguida peguei uma vasilha de alumínio e limpei com álcool também e adicionei 500ml de Vermiculita e 250ml de água (torneira) misturei bem e em seguida adicionei 250ml de FAI e misturei bem até sentir que ficaria grudado quando apertada mas não soltaria uma gota de água(com a luva cirúrgica).

A FAI (Farinha de Arroz Integral) foi preparada a partir de um arroz rústico integral que comprei e bati no liquidificador, não bati muito para não virar uma farinha muito fina, assim teria mais espaço para o micélio circular.

IMG_2645.jpg

Após ter feito a mistura, coloquei-a dentro dos copos deixando 1,5cm até a borda, limpei as bordas com Guardanapo de papel (1 para cada copo para evitar possíveis contaminantes) cobri com uma camada de vermiculita (1,5cm até a borda do copo) e fechei com papel alumínio.

IMG_2616.JPG

Logo em seguida peguei uma panela de pressão esterilizada com álcool, coloquei um pano no fundo dela para evitar o contato direto do fundo com o copo e adicionei agua até chegar em 1/3 do copo, fechei a panela e lá deixei por 1 hora em fogo alto, após 1 hora desliguei e deixei lá por mais 12 horas para esfriar (era 5 mas acabei dormindo haha).

IMG_2621.JPG

Enquanto a panela ficava no fogo eu preparei a seringa, fiz da seguinte forma peguei a caixa cortada e passei álcool nela toda , deixei dentro a seringa, o carimbo e o pote coletor com a pazinha. Coloquei as luvas cirúrgicas e iniciei o processo de preparação da seringa, coloquei água morna dentro do pote coletor e raspei com a pazinha o carimbo (1cm do carimbo) em direção ao pote coletor , após isso suguei com a seringa os esporos e a água que estavam dentro do pote(cerca de 5 vezes).

IMG_2629.JPG

No final do processo ficou a mistura da seringa ficou bem homogénea.
Após o processo concluído deixei-a 3 horas em temperatura ambiente e 12 horas na geladeira dentro de um saco zip-lock.

IMG_2644.JPG

------------------
31/01/2013

Retirei os copos da panela de pressão para ver sua integridade.

IMG_2651.JPG

Verifiquei a possível entrada de água nos copos e não notei uma grande húmidade , para ser sincero até achei bem secos. (nota: aquilo que aparece no centro do copo é o reflexo da luz, pois o copo tem varias ondas de deformação.)

IMG_2653.JPG

A luva eu utilizei a de limpeza que limpei com álcool 92.8º. (agora vejo que deveria ter utilizado outra cirúrgica.)

IMG_2658.JPG

Vedei os copos com fita isolante.

IMG_2662.JPG

Retirei a seringa da geladeira, agitei e apliquei sobre a potes (uns furos estão grandes pois eu estava tentando aplicar o mais fundo possível e as vezes ultrapassava a agulha ), logo em seguida fechei os furos com fita microporosa (compra em qualquer farmácia) para a respiração do micélio sem intervenção de outros organismos.

IMG_2669.jpg

Após isso armazenei os copos dentro da glove-box que retirei as luvas e fechei os buracos com fita isolante. (nota: fechei pois pensei que poderia ter uma passagem de ar grande e com isso poderia haver maior alteração na temperatura.)

IMG_2671.JPG

-----
 
Aqui na cidade aonde estou está chovendo cerca de 20min e abrindo um solzão , quase todos os dias... imagino os pastos por aqui...me mudei para o interior tem uns 6 dias então não conheço os pastos por aqui mas bateu uma vontade de conhecer haha e quanto aos bolos estão na mesma... 2 dias eu tbm não esperava mudanças notáveis .. estão num local de pouca circulação de ar e temperatura média de 25º hoje de noite meu pai chega com meu termo-higrometro ai posto fotos sob a temperatura e umidade do local aonde os bolos estão colonizando.

Boa sorte samuel-arna, estou na torcida desses B+ :)
Muito obrigado, com sorte tudo dará certo, energias positivas aos bolos haha

agora siiiim!
massa!
Agora sim haha valeu parceiro, aprendi muito contigo, valeu pelas dicas.

boa sorte com o cultivo!

Valeu tup, aprendi muito com vc e a galera do forum

Sucesso aí no cultivo! E atualiza pra gente ver o crescimento do micélio!

Pode deixar, primeira mudança notavel eu atualizo as fotos.
 
01/02/2013
Hoje meu pai me trouxe o termostato e o termometro in/out - o termo-hygrometer ainda não chegou... pela variação que notei de 28º a 27º eu dispensei o termostato por enquanto...

IMG_2721.jpg
 
Diário de Cultivo - Samuel Arna - PCB+

Retirei a seringa da geladeira, agitei e apliquei sobre a potes (uns furos estão grandes pois eu estava tentando aplicar o mais fundo possível e as vezes ultrapassava a agulha ), logo em seguida fechei os furos com fita microporosa (compra em qualquer farmácia) para a respiração do micélio sem intervenção de outros organismos.
-----
Cara, posso estar completamente enganado, mas até onde eu aprendi, durante a fase de colonização o micélio gosta de um gás rico em CO2, portanto a fita microporosa torna-se dispensável. Até porque, o micropore é frágil e permite a passagem de substancias.
 
mas até onde eu aprendi, durante a fase de colonização o micélio gosta de um gás rico em CO2, portanto a fita microporosa torna-se dispensável. Até porque, o micropore é frágil e permite a passagem de substancias.


Há controvérsias.

De qualquer modo algumas vezes a colonização para e só continua quando se permite a troca gasosa.

E o micropore não pode deixar passar esporos e microrganismos. Substâncias ficou meio vago.
 
De qualquer modo algumas vezes a colonização para e só continua quando se permite a troca gasosa.
Eu não tinha ouvido falar disso, perdão. Eu tenho um copo com uns 85% de colonização que parece progredir muito lentamente, vale a pena eu fazer furos para a troca de ar?
Substâncias ficou meio vago.
A água passa pelo micropore e acredito que com ela possam passar várias outras coisas, também ja vi casos de gente que falou que formigas cortaram o micropore.
 
Vale a pena sim permitir uma troca gasosa para acelerar essa colonização, muito assepsia, e um filtro (micropore ou filtro de café) nas furações.
Micropore que eu utilizo em meus cultivos não passão água de forma alguma, e nem um milhão de formigas conseguem sequer movimentar o grude do microporo.
 
A água passa pelo micropore e acredito que com ela possam passar várias outras coisas, também ja vi casos de gente que falou que formigas cortaram o micropore.

Acredito que o dioxido de carbono passe mas formigas acho meio complicado tanto porque para conseguirem chegar no micropore teriam que cortar a caixa organizador entrar e como o nosso amigo AmaralGpuava disse se livrar da cola do micropore... ÁGUA ta ai minha dúvida que estava vindo postar aqui agora.. estou achando meio seco os bolos e estou com medo que o micélio não consiga se desenvolver.. se eu abrir os potes teria um risco grande de contaminação ... estava pensando em colocar uma garrafinha de água destilada com o termostato dentro... assim eu regularia a temperatura e teria uma vaporização ai se passassem as moléculas de água pelo micropore teria maior concentração de água nos bolos sem uma intervenção na extrutura assim diminuindo a possível contaminação... mas claro é apenas um suposição minha... vim aqui ocorrer a uma ajuda de vocês... o que acham?
 
ÁGUA ta ai minha dúvida que estava vindo postar aqui agora.. estou achando meio seco os bolos e estou com medo que o micélio não consiga se desenvolver.. se eu abrir os potes teria um risco grande de contaminação ... estava pensando em colocar uma garrafinha de água destilada com o termostato dentro... assim eu regularia a temperatura e teria uma vaporização ai se passassem as moléculas de água pelo micropore teria maior concentração de água nos bolos


Creio que o vapor d'água passe sim pelo micropore. Mas teria de ter uma grande área coberta com o mesmo para ter chance de algum efeito.

Normalmente o meio um pouco seco é melhor do que o meio com um ligeiro excesso de água, em termos de colonização. Por que não espera e ver o que acontece?
 
Creio que o vapor d'água passe sim pelo micropore. Mas teria de ter uma grande área coberta com o mesmo para ter chance de algum efeito.

Normalmente o meio um pouco seco é melhor do que o meio com um ligeiro excesso de água, em termos de colonização. Por que não espera e ver o que acontece?
Farei isso... vou esperar mais uma semana para ver a evolução do micélio, ai posto imagens.
 
04/02

Noto uma mancha branca da qual tenho quase certeza ser o inicio da colonização em um dos copos, os outros não mostraram ainda mudanças aparentes.

IMG_2749.JPG

O termo-higrometro chegou, agora conseguirei analisar melhor a umidade relativa dentro da glove-box e postar imagens com mais informações.
 
04/02/2013

A mudança do tempo gerou uma queda de temperatura de 3ºC, então resolvi adicionar a glove-box um termostato de 50wats regulado para manter a temperatura da água em 31ºC e um termo-higrometro para ter mais informações sobre o que está acontecendo lá dentro, no momento a umidade relativa do ar dentro da glove-box é de 68%.

IMG_2756.JPG
 
06/02/2013 - 02:13 am

Noto um pequeno aumento na colonização, após aumentar a humidade para 72% e a temperatura para 27ºC.

IMG_2761.JPG
 
06/02/2013 - 02:13 am

Noto um pequeno aumento na colonização, após aumentar a humidade para 72% e a temperatura para 27ºC.

A umidade no interior da incubadora não faz diferença, não há um modo dela interferir dentro do pote hermeticamente fechado. O ideal é que ela, nesse estágio, seja a menor possível para não deteriorar o lacre dos frascos. Mantenha a temperatura constantemente nesse valor.
 
Parabéns irmão pelo cultivo, desejo boa sorte!!!!! Tudo caminhando bem pelo visto, o micélio já apareceu e agora é só esperar que tudo se coloniza!! =))))

Os bolos é melhor terem uma aparência seca do que molhada como disse Ecuador. Geralmente parece seco mesmo, mas depois que o micélio colonizar uma área maior, vão aparecer gotículas de água dentro dos copos, aí vc verá que não estava seco demais.

Abraços!! Acompanhando!
 
Mantenha a temperatura constantemente nesse valor.
Então, eu adicionei o termostato para conseguir estabilizar a temperatura ai a umidade se elevou como consequência, mas notei que mesmo esses 72% deixam o ambiente bem seco, estava pensando em mudar os copos para uma caixa de isopor pois ai conseguiria estabilizar melhor a temperatura e recentemente eu vi um artigo aonde estava falando que no periodo de incubação o ideal é manter os bolos num local escuro com nenhuma luz se possível . (fonte: http://mushplanet.com/cultivation_manual/ideal-growing-conditions.html )

‎06/02/2013 - 12:27
IMG_2764.JPG
Fiz uma alteração de incubadoras, agora com isolamento de células fotovoltaicas (Luz Solar) e maior estabilização de calor.
 
Back
Top