Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Strain B+ Inicio 30/01/2013

Diário de cultivo completo.
Diário de Cultivo - Samuel Arna - PCB+

Inicio: 30/01/2013
Strain: B+
Substrato: 1/2 Vermiculita, 1/4 Água, 1/4 FAI(Farinha de Arroz Integral)
Técnica: PF
Seringa: Carimbo de cultivo indoor de B+

Materiais Utilizados para Inoculação:

500ml de Vermiculita
250ml de Água (Torneira)
250ml de FAI (Farinha de Arroz Integral)
2 Pares de luva cirúrgica
1 Par de luva para limpeza
1 Caixa Organizadora
Fita Isolante
Fita Microporosa
1 Panela de Pressão
4 Copos de Vidro (250ml)
Papel Alumínio
1 Seringa Descartável (20ml)
Álcool Etílico Hidratado(92,8º)
1 Saco zip-lock
3 Panos para limpeza
4 Folhas de Guardanapo de Papel
1 Pote Coletor com Pá (Duplamente Vedado)

----------------
30/01/2013

Primeira coisa preparei a Glove-Box, peguei a caixa organizadora e fiz 2 furos circulares que num diâmetro adequado ao tamanho de meu punho fechado.

Fiz os furos da seguinte maneira, primeiro eu desenhei eles com uma caneta hidrográfica, depois eu peguei uma faca de ponta fina e esquentei no fogo, como a ponta estava quente para cortar foi bem fácil, após os cortes ficaram pontas no circulo que arrumei com uma lixa de unha para dar o acabamento.

IMG_2612.JPG

Preparei o Substrato da seguinte maneira, primeiramente limpei a bancada com álcool(com a luva de limpeza), em seguida peguei uma vasilha de alumínio e limpei com álcool também e adicionei 500ml de Vermiculita e 250ml de água (torneira) misturei bem e em seguida adicionei 250ml de FAI e misturei bem até sentir que ficaria grudado quando apertada mas não soltaria uma gota de água(com a luva cirúrgica).

A FAI (Farinha de Arroz Integral) foi preparada a partir de um arroz rústico integral que comprei e bati no liquidificador, não bati muito para não virar uma farinha muito fina, assim teria mais espaço para o micélio circular.

IMG_2645.jpg

Após ter feito a mistura, coloquei-a dentro dos copos deixando 1,5cm até a borda, limpei as bordas com Guardanapo de papel (1 para cada copo para evitar possíveis contaminantes) cobri com uma camada de vermiculita (1,5cm até a borda do copo) e fechei com papel alumínio.

IMG_2616.JPG

Logo em seguida peguei uma panela de pressão esterilizada com álcool, coloquei um pano no fundo dela para evitar o contato direto do fundo com o copo e adicionei agua até chegar em 1/3 do copo, fechei a panela e lá deixei por 1 hora em fogo alto, após 1 hora desliguei e deixei lá por mais 12 horas para esfriar (era 5 mas acabei dormindo haha).

IMG_2621.JPG

Enquanto a panela ficava no fogo eu preparei a seringa, fiz da seguinte forma peguei a caixa cortada e passei álcool nela toda , deixei dentro a seringa, o carimbo e o pote coletor com a pazinha. Coloquei as luvas cirúrgicas e iniciei o processo de preparação da seringa, coloquei água morna dentro do pote coletor e raspei com a pazinha o carimbo (1cm do carimbo) em direção ao pote coletor , após isso suguei com a seringa os esporos e a água que estavam dentro do pote(cerca de 5 vezes).

IMG_2629.JPG

No final do processo ficou a mistura da seringa ficou bem homogénea.
Após o processo concluído deixei-a 3 horas em temperatura ambiente e 12 horas na geladeira dentro de um saco zip-lock.

IMG_2644.JPG

------------------
31/01/2013

Retirei os copos da panela de pressão para ver sua integridade.

IMG_2651.JPG

Verifiquei a possível entrada de água nos copos e não notei uma grande húmidade , para ser sincero até achei bem secos. (nota: aquilo que aparece no centro do copo é o reflexo da luz, pois o copo tem varias ondas de deformação.)

IMG_2653.JPG

A luva eu utilizei a de limpeza que limpei com álcool 92.8º. (agora vejo que deveria ter utilizado outra cirúrgica.)

IMG_2658.JPG

Vedei os copos com fita isolante.

IMG_2662.JPG

Retirei a seringa da geladeira, agitei e apliquei sobre a potes (uns furos estão grandes pois eu estava tentando aplicar o mais fundo possível e as vezes ultrapassava a agulha ), logo em seguida fechei os furos com fita microporosa (compra em qualquer farmácia) para a respiração do micélio sem intervenção de outros organismos.

IMG_2669.jpg

Após isso armazenei os copos dentro da glove-box que retirei as luvas e fechei os buracos com fita isolante. (nota: fechei pois pensei que poderia ter uma passagem de ar grande e com isso poderia haver maior alteração na temperatura.)

IMG_2671.JPG

-----

recentemente eu vi um artigo aonde estava falando que no periodo de incubação o ideal é manter os bolos num local escuro com nenhuma luz se possível .
Esses estudos já são antigos, novos estudos mostram que "manter os bolos no período de colonização em ambiente escuro, sem luz" não é mais necessário. Você terá micélio se desenvolvendo no mesmo período de tempo com luz 24h sobre o substrato, já no que implica na formação de primórdias, são outros estudos e estatisticas.

tupy Qual método você utiliza durante a colonização dos bolos? Pode me dar mais algumas dicas?

tupy Qual método você utiliza durante a colonização dos bolos? Pode me dar mais algumas dicas?

O mais simples o possível.
Coloco os copos em uma estante limpa e arejada, depois de 10 dias, faço os furos na tampa dos copos para a troca gasosa, a luz é natural/ambiente.

Só no inverno, que aqui na região é severo, uso de uma caixa de isopor com termostato, para conseguir manter uma temperatura acima dos 25C

09/02/2013

Hoje tive uma desagradável surpresa, um dos potes contaminou, fiquei com dó de joga-lo fora então apenas o isolei, acredito que ainda frutificará (Energias Positivas ao Bolo ).
IMG_2805.jpg

Após a marca o crescimento é o crescimento de 2 dias depois, então com base nisso acredito que leve mais 1 semana para aniversariar os bolos, mas claro sei que isso varia muito, é apenas uma previsão. (Nem retirei da caixa para tirar a foto para evitar possíveis contaminações.)
IMG_2804.JPG

11/02/2013
IMG_2808.jpg
Lembram do copo que havia isolado? então não sei se isso é possível mas pode estar ocorrendo uma colonização na area contaminada, olhem isso...

Assim parece. Espere para ver.

14/02/2013

Estou pensando em tirar da caixa organizadora pois acredito que estão crescendo de uma forma lenta por falta de ar para fazer a troca gasosa, o contaminado está na de isopor com o termo-higrometro que está apontando 68% de umidade e 28ºC.
IMG_2890.jpg

Em relação ao contaminado, acredito que realmente o micélio está tomando conta da parte contaminada.
IMG_2888.jpg

Esse copo contaminado se estiver com furos para troca gasosa, isole ele dos demais, para nao passar contaminantes.
Fique em observação dos demais., o trabalho agora e de paciência e estudos.

Esse copo contaminado se estiver com furos para troca gasosa, isole ele dos demais, para nao passar contaminantes.
Fique em observação dos demais., o trabalho agora e de paciência e estudos.

É exatamente isso que fiz... isolei ele numa caixa de isopor que implantei um termo-higrometro para ir verificando as condições climáticas do ambiente que o copo está...agora não sei se é preciso um lugar com entrada de ar, porque ele está fechado dentro da caixa então o único ar que ele está utilizando é o que já tem lá dentro.. só não sei se só isso já é o suficiente... será preciso mais de uma semana para aniversariar os bolos se continuarem nesse ritmo... estou achando eles um pouco lentos na colonização comparado a alguns cultivos que vejo por aqui... já tem cerca de 15 dias que inoculei eles e apresentam cerca de 50% ou até menos em alguns copos.

já tem cerca de 15 dias que inoculei eles e apresentam cerca de 50% ou até menos em alguns copos.

Está aceitável.

Tente controlar a ansiedade, senão vai aumentar as chances de cometer algum erro.

ele está fechado dentro da caixa então o único ar que ele está utilizando é o que já tem lá dentro..

é isso nao é legal, ambiente arejado é melhor.

20/02/2013

Quase lá... haha, o copo contaminado foi isolado e pelo que vejo o micélio venceu a contaminação, vou aniversariar ele em um local isolado dos demais tambem para não haver possível contaminação.

Primeiro Copo (O contaminado) = 94%

IMG_2982.jpg IMG_2983.jpg

Segundo Copo (Quase lá) = 95%
IMG_2987.jpg

Terceiro Copo (Chegando lá) = 96 %
IMG_2984.jpg IMG_2989.jpg IMG_2992.jpg

Quarto Copo (Indo pra lá haha) = 92%
IMG_2994.jpg

Nota: Umidade média = 70% Variação de temperatura = 27ºC - 30ºC

Energias Positivas.

No meus cultivos, toda vez que deixavam os micelios em paz por causa duma viagem eles cresciam muito mais rapido do que quando eu ficava de baba!

Mas eles ja tao quase la! Parabens pelo trabalho!
:) Good vibesss

é isso nao é legal, ambiente arejado é melhor.
Eu nao sei se eu concordo com isso...
Em todos os meus cultivos utilizei caixas de isopor, pois elas mantem a tempertura mais constante que qualquer caixa organizadora, quem dira numa estante exposta a qualquer variacao de temperatura e principalmente sucessivel a bacterias e outros fungos no ar...
https://teonanacatl.org/attachments/tempchart-gif.23650/
A quantidade de CO² necessaria ao micelio e a quantidade de ar trocada pelos furos do tamanho de uma agulha cobertas por um microporo com certeza eh menor que a quantidade de ar restante na caixa organizadora. Alem do mais a caixa eh muito possivelmente aberta pelo nosso cultivador iniciante (e afobado como eu era =D) pelo menos 1 vez por dia, tendo o seu ar constantemente renovado.

O ambiente escuro com certeza nao prejudica o desenvolvimento do micelio, pois eles nao necessitam de luz para crescer.
Um ambiente claro e arejado, por outro lado, ja representam dois dos principais fatores (luz e oxigenio, se os furos forem muito grande) que o micelio necessita para pinar, somente faltando a alta humidade...

23/02/2013

A montagem, hoje eu decidi montar o novo ambiente para os bolos, então ai vai um passo a passo de tudo que fiz.

Decido colocar 2 coolers sendo um com posição invertida para haver uma circulação de ar maior caso eu precise regular a humidade.
IMG_3017.JPG

Quando vejo os furos que fiz na caixa eram maiores que os coolers então resolvi fazer uma adaptação, fiz um molde de trapézio com as bases do tamanho do cooler e outra do tamanho do buraco.
IMG_3021.JPG

Utilizei uma pasta organizadora antiga que não utilizava mais e fiz os recortes dos moldes.
IMG_3022.JPG

Fiz 4 de tamanhos iguais para montar o adaptador.
IMG_3024.JPG

Fixei-os em um pedaço de isopor para ter maior estabilidade de movimentos quando fosse passar a cola-quente.
IMG_3025.JPG

Após passar a cola-quente ficaram assim.
IMG_3026.JPG

Encaixando sob o cooler.
IMG_3027.JPG

Montagem do sistema de video, simples, desmontei uma web-cam e retirei apenas o tubo com a câmera, por sorte achei um adaptador de câmera de segurança.
IMG_3030.jpg

Fiz Alguns ajustes com um pedaço de arame e ficou assim.
IMG_3032.jpg

Sistema de luz e sistema de temperatura, comprei uma luz de emergência com duração de 12 horas para a configuração de
12 on-12 off e um termóstato de 50w para manter a água em temperatura estável e gerar maior humidade.
IMG_3033.JPG

Utilizei cola quente mais uma vez para colar os coolers nos adaptadores e vedar os furos dos coolers.
IMG_3034.JPG

Inventei altares para os bolos não encostarem na água, basicamente utilizei um cano de PVC de 10cm de diâmetro e o resto da pasta organizadora.
Cortei 4 partes de 5cm de altura do cano de PVC e 4 tampas para eles, utilizando uma parte da pasta organizadora e um ferro de solda.
IMG_3035.JPG

Cortei 4 faixas de tamanhos iguais para fazer as bordas dos altares caso haja algum deslizamento do bolo pelo altar.

IMG_3038.JPG

Assim ficaram após a colagem com cola-quente.
IMG_3040.JPG

Fechei os buracos do sistema de troca de ar com fita microporosa e instalei a câmera.
IMG_3042.JPG

Fiz dois furos um para a passagem do cabo e outro para a passagem do parafuso que serviu para prender a câmera, como eu não achei uma porca para o parafuso utilizei uma tampinha de garrafa pet que furei com o ferro de solda.
IMG_3044.JPG

Fiz um buraco para passar o termóstato,adicionei os altares, colei os coolers e vedei os buracos com cola-quente.
IMG_3045.JPG

Adicionei um termómetro in/out para verificar a influencia da temperatura externa sob a interna e configurei o timer.
IMG_3046.JPG

Após de uma limpeza do ambiente com álcool 92, aniversariei os bolos com uma leve camada de vermiculita.
IMG_3049.JPG

Adicionei uma web-cam com leds para ligar os leds quando a luz de emergência estiver desligada e um notebook para gravar o time-lapse e transmitir em tempo real o que está acontecendo no ambiente caso eu precise viajar e tenha que acompanhar a distancia a evolução.
IMG_3059.jpg

----------

Me desculpem se postei muito detalhado o que fiz, é que deu um trabalhão haha espero que gostem :)

26/02/2013

A umidade(que no dicionário do pages aparece humidade) segue estabilizada em 96% e a temperatura em 29ºC, luz intensa 12 horas e luz baixa 12 horas.

--------

Parabéns pelo empenho, ficou pró.

Parabéns pelo empenho, ficou pró.

Muito Obrigado, em breve postarei novas fotos... pois falta aniversariar o contaminado(que aparentemente venceu a contaminação), ai vou montar outro ambiente para evitar possíveis contaminações.

Teu terrario ficou top!

Pra os coolers e a luz eu colocaria um daqueles temporizadores. Talvez voce nao consiga manter a alta umidade se eles ficarem 24hrs ligados. Colocar muito ar no terrario aumenta as chances de contaminacao externa. Se o oxigenio da caixa for renovado 1 vez ao dia ja eh o suficiente.
Quanto a luz, achei muito interressante isso>viniciusc once said:
Se me permitem, tinha lido os comentários e cheguei numa parte muito interessante do 'the mushroom cultivator'...vejam só:

' Uma aprofundada investigação da fotosensibilidade pode ser encontrada numa tese de mestrado de E.R. Badham (1979). O trabalho reforça as conclusões de outros pesquisadores que trabalham com basidiomicetos: mais 'pins' são formados mediante exposição a luzes azuis e ultra-violeta com picos distintos de 370, 440 e 460 nanômetros. Badham mostrou que estímulos a estes comprimentos de onda por menos de um milisegundo por dia faz com que primórdias se formassem. Em contraste, luz infra-vermelha, vermelha e verde com comprimentos de onda acima de 510 nanômetros eram ineficientes'.

Assim dá pra concluir que é legal ter 2 lâmpadas: uma azul e uma vermelha/verde... Mas não adianta ser essas que só tem o bulbo colorido, tem que ser a própria luz. Abração boa sorte e até mais!:pos:

Eu coloquei 1 LED azul no meu terrario. Uma exposicao de 5 minutos a cada 3 horas, e ja foi o suficiente.
Outra coisa eh verificar se essa luz nao aquece muito. Ja trabalhei com LEDs e com essa quantidade, ela ja eh uma boa fonte de calor. Se voce manter ela fora do terrario nao sera um problema!Fica a dica e muito boa sorte pra voce!:)

Teu terrario ficou top!

Pra os coolers e a luz eu colocaria um daqueles temporizadores. Talvez voce nao consiga manter a alta umidade se eles ficarem 24hrs ligados. Colocar muito ar no terrario aumenta as chances de contaminacao externa. Se o oxigenio da caixa for renovado 1 vez ao dia ja eh o suficiente.

Eu coloquei 1 LED azul no meu terrario. Uma exposicao de 5 minutos a cada 3 horas, e ja foi o suficiente.
Outra coisa eh verificar se essa luz nao aquece muito. Ja trabalhei com LEDs e com essa quantidade, ela ja eh uma boa fonte de calor. Se voce manter ela fora do terrario nao sera um problema!Fica a dica e muito boa sorte pra voce!:)

Muito Obrigado

Eu decidi por retirar os coolers, pensei na possível contaminação tambem já que eles juntam muita poeira e com a poeira vem muitos contaminantes, ai deixei apenas vedado com a fita microporosa, percebi que ficou estabilizado em 96% de umidade e 29ºC de temperatura.

Sobre a luz eu estou usando 30 leds brancos para a luz intensa 12h on (20:00 - 08:00) e 6 leds brancos pouco azulados para a luz baixa 12h on (08:00 - 20:00).

Energias Positivas a todos ;)

----------
27/02/2013

O nascimento, hoje surgiu o primeiro Pin, uma coisa que para muitos cultivadores é o ápice de um cultivo, ver todo seu trabalho e dedicação dando resultados, fiquei muito feliz em ver esta formação.
IMG_3072.jpg

----------
28/02/2013

Com o surgimento do primeiro Pin em um dos bolos resolvi me apreçar em aniversariar o bolo isolado, então resolvi montar um outro ambiente para não haver possíveis contaminações devido ao contato do bolo contaminado com os bolos saudáveis.

Peguei uma caixa de isopor, passei Álcool 92 para a limpeza e após isso passei cola em suas laterais internas, feito isso cortei segmentos de folha de alumínio para forrar e gerar reflexo da luz que seria emitida pela parte superior (a tampa da caixa).
IMG_3073.JPG

Após o forramento das laterais internas ficou assim.
IMG_3074.JPG

Adicionei uma grade de ferro (essas usadas em churrasqueiras) e coloquei 2 bandejas de isopor para ter uma noção de espaço aonde ficaria os bolos.
IMG_3076.JPG

Feito o procedimento da parte inferior da caixa eu resolvi trabalhar com a tampa que seria a parte superior do ambiente, responsável pela iluminação, saídas de sonda e ventilação, na parte de iluminação eu resolvi pegar uma lâmpada quente (emite calor) para suprir as necessidades de temperatura e iluminação, juntei a lâmpada num soquete universal e ajustei os fios com fita adesiva para que se adequassem melhor ao adaptador de energia.
IMG_3077.jpg

Desenhei o furo com o diâmetro necessário na tampa de isopor e com uma faca fiz o corte para encaixar o soquete da lâmpada, após encaixar a parte interna da tampa ficou assim.
IMG_3078.JPG

Como no passado já tive muitos problemas por me apreçar nos procedimentos eu resolvi testar a lâmpada antes de aniversariar o bolo e isso me salvou, ao verificar a temperatura após 5 minutos com a lâmpada acesa eu tive o ganho de praticamente +20ºC tendo o valor de 49ºC o que seria mais que suficiente para matar o bolo, vendo isso resolvi retirar a lâmpada e o soquete e no lugar vedar com fita microporosa para haver uma troca de ar enquanto não consigo uma lâmpada fria, mesmo sem a iluminação eu aniversariei o bolo coberto com vermiculita em um prato de vidro esterilizado e adicionei água na quantidade que não passasse da grade para não chegar no prato e haver o afogamento do micélio.
IMG_3081.JPG

Ao ver o Pin que surgiu no dia anterior noto uma evolução em suas dimensões.
IMG_3107.JPG

Noto uma formação de um Pin em outro bolo, do qual nomeei Segundo Bolo por ter a segunda formação evidente, então ficou o Primeiro Bolo o que pinou primeiro, o Segundo Bolo o que pinou em segundo e consequentemente Terceiro Bolo o que ainda não pinou.
IMG_3108.jpg

----------

eu forraria as laterais de preto, e só deixaria uma fonte luminosa em cima.
assim eles cresceriam apontando bem para cima.
com as laterais reflexivas, acredito que possa haver um crescimento desorganizado.

Back