Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn de painço - Pesa - Reuso de Baldes de Marga

Diário de cultivo completo.
Fala rapaziada !!!
Antes de mais nada, quero expressar minha imensa gratidão a todos do fórum que, de alguma forma, contribuem com informações valiosas, seja expondo seus cultivos, ou através de tópicos com assuntos relacionados ao tema, mesmo sem saber, cada um de vcs me ajudou muito, precisaria de muito espaço se fosse citar nomes e ainda correria o risco de ser injusto por esquecer alguém, portanto, muito obrigado a todos, de coração !

Não é meu primeiro cultivo, deve ser bem o 3o. ou 4o e, apesar de ter tido acesso a uma quantidade legal de cubensis, só tive uma experiência realmente marcante com cogus há uns 5 anos, mais ou menos, no meu último cultivo. Decidi que é hora de tentar novamente !

Precisava reestruturar meu cultivo, pois já não tinha mais terrário, glovebox nem incubadora. Tava vendo preço das caixas organizadoras mas achei bem salgado. Eu tinha 3 potes de margarina de 15l encostados aqui em casa de uma tentativa frustrada de fazer um minhocário. Cada um tinha custado R$ 3,00
então pensei, pq não ? Resolvi adaptá-los pros cogus, vamos ver como ficaram:
Incubadora: Aquecedor de aquário na garrafa com água regulado para 30C.
Inc1.JPG Inc2.JPG
Glovebox (Deu pro gasto, mas é bem apertada).
GB1.JPG GB2.JPG
Terrário: A idéia é abrir apenas na hora de colher. Pra isso vou injetar ar fresco através de uma bomba de aquário. Para exaustão, adaptei um micro cooler 12v de um gabinete velho e desativado e fiz uma saída de ar passiva. A idéia é ligar o cooler num timer e deixá-lo funcionando por 15 min a cada 2 ou 3h, de olho na umidade, tô mais inclinado a fazer 15 a cada 3h. No fundo vai perlita úmida numa solução de água oxigenada.
Aqui a visão do Cooler:
Terr1.JPG
Aqui a saída passiva, buraco coberto com um pedaço de manta agrícola:
Terr2.JPG
Aqui a saída do cooler, adaptação de uma garrafa de 1l cortada com manta agrícola na ponta.
Terr3.JPG
Aqui como vai ficar a disposição no terrário: 1 garrafa pra bomba de ar, outra pro aquecedor de aquário e 2 potes de sorvete 1,5l com o bulk.
Terr4.JPG
Encomendei um carimbo na ProFungos com o Maurício que gentilmente me mandou 2 !
Strain: PESA
Substrato: Painço - deixado de molho em água por 24h, depois fervido por 15 min. Após isso joguei água gelada para parar o cozimento. Esterelizei por 1h na pressão.
Confecção da Seringa: seringa 20ml e agulha novas. Procedimento padrão na glovebox com água mineral de copinho com micropore na tampa, copinho de cachaça limpo com álcool, raspagem dos esporos com uma ferramenta de manicure, acho que é espátula, não sei ao certo o nome. Enchi a seringa e despejei um pouco no copinho de cachaça, raspei o carimbo, joguei o resto da água da seringa, puxei, despejei novamente a solução no copinho, puxei novamente pra seringa. Repeti esse procedimento umas 2x mais. Tapei a agulha e enrolei a seringa em papel alumínio. Fiquei meio cabreiro pq a glove embassou no processo e quanto tirei o material de dentro observei que ficou um monte de esporos no copo, mas enfim limpei tudo e resolvi inocular imediatamente, não deixei hidratando. Foram 4 potes com 2 furos na tampa cada, não sei exatamente quanto entrou em cada pote, mas no maior entrou mais. No final usei toda a seringa.

Data da inoculação: 06/06
Foto tirada no dia 20, 14 dias após a inoculação:
Potes.JPG
Fotos de hoje: 21 dias após a inoculação:
Frente
PotesFre.JPG
Verso:
PotesVer.JPG
Tenho olhado a cada 3 dias mais ou menos, e nessas ocasiões aproveito pra sacudir os potes.
A idéia é compor a camada bulk com Esterco curtido, borra de café, calcáreo de conchas e substrato quase inerte (por causa das raízes) usado no cultivo de ...hãããã... manjericão. Esse substrato é composto por turfa, vermiculita e fibra de côco. Após esterelizar na PP, a idéia é fazer uma cama no pote de sorvete, jogar o micélio por cima e cobrir com mais mistura.

Bem galera, críticas, sugestões, zoeiras entre outras, sempre são muito bem vindas !!!

Namastê
 
Última edição:
Esse cheiro surge pela ação de bactérias. Basicamente você pode hipoteticamente ter uma bela dor de barriga.

Pra mim ele parece absolutamente saudável. A coloração diferente pode ser nas áreas em que o micélio está menos espesso e dá pra ver um pouco a cor do substrato.

Show !!! Se der dor de barriga, mas a trip vingar nem fica tão ruim né :atrapalhado:
Quanto ao micélio, fico mais tranq !!!
Muitíssimo obrigado @Malahov !!! Por esse e por todos os outros toques :)
 
Acabei de colher o primeiro flush do que vou chamar de pote 1, depois de limpá-lo dei um dunk nele. agora tá lá na gaveta de baixo da geladeira hidratando e pretendo voltar com ele pro terrário amanhã. Vamos às fotos:
Ontem:
Pote 1
Pote1.JPG
Pote 2
Pote2.JPG
Bandeja 2
Bandeja.JPG
Bandeja 1 e 2
Bandejas.JPG
Só uma historinha rápida: Terça passada colhi o primeiro flush da bandeja 1 (à direita), dei um dunk nela de 24h na geladeira, na prateleira logo acima da gaveta de baixo, bem no fundo. Quando fui voltar com ela pro terrário, pra minha surpresa, uma parte da água tava congelada e grudada num dos cantos do bulk, mas era uma pedra de gelo bem grande e pra tirar só quebrando o bulk, como tava no banheiro, tapei o pote e coloquei embaixo do chuveiro quente até derreter e aí poder volta com ele pro terrário. Amanhã faz 1 semana e até agora nem um pinzinho, continuo aguardando :confused:

Fotos de hoje:
Pote 1
Pote1.JPG
Colheita1.JPG Colheita2.JPG Carimbo.JPG
Pote 2
Pote2.JPG
Bandeja 2
Bandeja2.JPG
Bandejas
Bandejas.JPG

É isso, galera !!!
Paz !
 
Quando fui voltar com ela pro terrário, pra minha surpresa, uma parte da água tava congelada e grudada num dos cantos do bulk, mas era uma pedra de gelo bem grande e pra tirar só quebrando o bulk, como tava no banheiro, tapei o pote e coloquei embaixo do chuveiro quente até derreter e aí poder volta com ele pro terrário.
Eu acho que você devia ter deixado descongelar sozinho. Temperaturas acima de 40 graus matam o micélio e pra fazer isso você deve ter molhado ele todo com a água quente, afetando inclusive áreas não afetadas pelo gelo. Claro que o interior não atingiu 40° mas ele deve estar tentando se recuperar.
 
Eu acho que você devia ter deixado descongelar sozinho. Temperaturas acima de 40 graus matam o micélio e pra fazer isso você deve ter molhado ele todo com a água quente, afetando inclusive áreas não afetadas pelo gelo. Claro que o interior não atingiu 40° mas ele deve estar tentando se recuperar.
Então, @Malahov, eu dei mole qdo fui fazer o dunk e levei apenas 3 copinhos de água mineral descartável o que não foi suficiente pra deixar o micélio bioando no topo e aí vir com a tampa e afundá-lo, ele ficou boiando digamos que na metade do pote ou talvez mais acima um pouco (sorte ou azar, né ?), o fato é que não tava encostando na tampa não, sacou ? Não foi exatamente um mergulho profundo :sneaky:. E aí, o que eu fiz foi tapar o pote e deixar a água quente do chuveiro cair sobre tampa e nas laterais do pote. Deixava caindo um tempo, fechava o chuveiro e olhava a pedra de gelo, no final, qdo o gelo tava pequeno mas ainda grudado eu descongelei com a própria água do pote que por sinal tava gelada, a água quente não caiu diretamente no micélio. Eu acho que ele deve ter passado um calorzinho, mas eu suspeito que a água do pote com o gelo meio que equilibravam a temperatura. Agora, uma coisa que eu acho é que, como o bolo encolheu muito por causa do flush, a bandeja ficou um pouco grande pra ele, então preenchi as laterais com vermiculita úmida, talvez ele esteja tentando colonizar essa vermiculita, não sei ao certo. Mas tô de boa com relação a ele, o que tá me intrigando é que na outra bandeja, eu tô com a impressão de que o micélio tá esverdeando (talvez não dê pra ver com nitidez pela foto) não sei se é por causa da camada bulk sob a camada micelial relativamente fina e aí dá um contraste, ou se é contaminação mesmo, o fato é que o flush que tá vindo nessa bandeja parece ser bem menor que o da outra, e aí ligando as pontas, sei não :unsure:...
 
Bem, hj teve flush do pote 2 e da bandeja 2.
Bandeja 2
Bandeja2.JPG Bandeja2Aerea.JPG
Pote 2
Pote2.JPG

Flush
Colheita.JPG Limpos.JPG
Aqui a bandeja 1 que começou a pinar pro segundo flush.
Bandeja1Pins.JPG
Bandeja 2 e pote 2 dunkados na geladeira, Pote 1 voltou pro terrário após 24h de dunk.

Paz !
 
Galera, agora que colhi o primeiro flush de todos os bulks, entendo que daqui pra frente as publicações serão mais ou menos mais do mesmo então vou encerrar o diário por aqui. Algumas conclusões:
Os baldes de margarina servem para um terrário reserva, ou pra um monotub, podem servir também de incubadora. Como glovebox, definitivamente não servem, são muito apertadas, foi muito complicado fazer a transferência de grãos pela falta de espaço e ao final todos os copos contaminaram. Semana passada tentei confeccionar uma seringa e com a movimentação a luva soltou e entrou ar enquanto eu raspava o carimbo, aí decidi abortar a missão e dispensar o carimbo pelo risco grande de contaminação, o que me deixou bem chateado. Antes de condenar totalmente, preciso resaltar que eu sou muito estabanado, pra vcs terem uma idéia, eu tinha feito 2 carimbos, nesse mesmo dia decidi fazer 2 seringas com o outro carimbo na boca do forno aceso e furei meu dedo com a agulha, no dia seguinte ao tentar inocular 2 copos com PFTEK também na boca do forno, flambei a agulha na boca do fogão, qdo fui passar o papel toalha com álcool a agulha veio junto :poop: enfim ...

Não poderia encerrar esse diário sem agradecer de coração a todos que ajudaram de alguma forma, em especial a @Malahov !!!
Vlw demais, galera !
Forte abraço a todos !
Paz !
 
Parabens por seu diario !!
:cool:
Gteach
Vlw @Gteach !!! Obrigado pela força durante todo o processo !!!
Eu encerrei o diário, mas pintou um fato novo e eu gostaria de tirar essa dúvida: Os cogus do segundo flush da bandeja 1 estão bem deformados, eu já lí que isso pode ser algum tipo de contaminação. A água que usei para dunkar foi a de copinho descartável, a mesma que uso pra confeccionar seringas, mas como uma parte da água congelou na geladeira, pra descongelar usei água quente do chuveiro sobre o pote fechado onde estava o bolo dunkado, como a tampa do pote de sorvete não veda 100% acho que pode ter entrado água com algum contaminante/bactéria, é o que me parece mais lógico. Minha pergunta é: é seguro comer esses cogus depois de secos ? Abaixo uma foto pra ilustrar:
IMG_7246.JPG
Paz !
 
Se você está seguro de que isso não foi causado por algum produto químico que possa ter caído sobre o substrato, eu diria que é completamente seguro sim.
 
No ultimo segundo flush aconteceu o mesmo em uma bandeja..
Seque craker dry e cuando seja o momento utilizarei..
Secar bem bem e a melhor forma de ficar seguro ao usarlos..
As veces podem ser mutaçoes mesmo..
Blz ?
 
Última edição:
Vlw @Gteach !!! Obrigado pela força durante todo o processo !!!
Eu encerrei o diário, mas pintou um fato novo e eu gostaria de tirar essa dúvida: Os cogus do segundo flush da bandeja 1 estão bem deformados, eu já lí que isso pode ser algum tipo de contaminação. A água que usei para dunkar foi a de copinho descartável, a mesma que uso pra confeccionar seringas, mas como uma parte da água congelou na geladeira, pra descongelar usei água quente do chuveiro sobre o pote fechado onde estava o bolo dunkado, como a tampa do pote de sorvete não veda 100% acho que pode ter entrado água com algum contaminante/bactéria, é o que me parece mais lógico. Minha pergunta é: é seguro comer esses cogus depois de secos ? Abaixo uma foto pra ilustrar:
View attachment 93434
Paz !

Salve irmão!
dei uma lida no seu diário aqui, parabéns, aprendi bastante coisa com ele. Creio que seus frutos nao estejam com nenhum contaminante, no meu primeiro cultivo, teve uma deformação bem parecida com as suas, vou postar aqui pra voce ver. Um amigo disse que poderia ser a falta tempo de luz recebida, e deu a dica de deixar a luz do ambiente que o terrário fica, acesso até a hora de eu dormir e apagar tudo, respeitando o ciclo escuro do fungo, mas mantendo uma luz necessaria para os frutos terem orientação de crescimento.
Tmj bro, satisfação!

UPDATE!!!

Me desculpem pela falta de posts por esses dias, mas foi por uma boa causa. Há tres dias os bolos estavam começando a pinar, e estavam se desenvolvendo muito bem e bem rápido, e uma detetização foi marcada pra ser feita aqui, então tive que pensar um jeito que iria protege-los com muita cautela pra que nada ocorresse, mas no final fechei a térmica com a tempa própria, passei fita crepe nos vãos e cobri com uma toalha e até agora aparenta estar tudo ok, ainda continua com um crescimento saudável.
View attachment 83939 View attachment 83940 View attachment 83941

Após 3 dias que os pins começaram a crescer, evoluíram realmente muito dos 2 casings que estavam um pouco mais evoluídos mas o terceiro mesmo de ter pinado depois, apresenta evoluções uniforme dos pins. Bem, vamos aos detalhes.
View attachment 83943
Vista de cima. PS: O FRUTO QUE ESTÁ INDO EM DIREÇÃO A ARGILA, TEVE UMA ALTERAÇÃO, E CRESCEU COMO SE TIVESSE OUTRO FRUTO CRESCENDO COM O CHAPEU EM DIREÇÃO OPOSTO, COMO SE FOSSE UM ESPELHO. Se alguém poder me explicar esse efeito. E parece que a base do fruto que cresceu está procurando algo para se acoplar.

View attachment 83944
Detalhe para o de corpo robusto ali e os ligamentos diferentes no corpo.

View attachment 83945
;)

Bom, e concluindo meu update, comprei um termometro digital, que aqui ainda fazendo calor, e o climatizador em começo de tarde não aguenta deixar o quarto mais fresco. Porém a ligação dele é um pouco diferente do que eu imaginava, então comprei um conector, pra que eu coloque uma fonte de 12V para funcionar, que provavelmente eu tenha em algum lugar. Enquanto isso estou na esperança de arranjar uma fonte de computador e usar a saída de 12 para fazer funcionar. Alguém possui um parecido e sabe um jeito mais fácil de ligar?

View attachment 83947

Por enquanto é isso, creio que não esteja longe da colheita, prosseguimos trocando ideias. :roflmao:
(Desculpe pelas fotos viradas, se tiver como consertar por aqui, aceito sugestões)
 
Back
Top