Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn de painço - Pesa - Reuso de Baldes de Marga

Diário de cultivo completo.
Fala rapaziada !!!
Antes de mais nada, quero expressar minha imensa gratidão a todos do fórum que, de alguma forma, contribuem com informações valiosas, seja expondo seus cultivos, ou através de tópicos com assuntos relacionados ao tema, mesmo sem saber, cada um de vcs me ajudou muito, precisaria de muito espaço se fosse citar nomes e ainda correria o risco de ser injusto por esquecer alguém, portanto, muito obrigado a todos, de coração !

Não é meu primeiro cultivo, deve ser bem o 3o. ou 4o e, apesar de ter tido acesso a uma quantidade legal de cubensis, só tive uma experiência realmente marcante com cogus há uns 5 anos, mais ou menos, no meu último cultivo. Decidi que é hora de tentar novamente !

Precisava reestruturar meu cultivo, pois já não tinha mais terrário, glovebox nem incubadora. Tava vendo preço das caixas organizadoras mas achei bem salgado. Eu tinha 3 potes de margarina de 15l encostados aqui em casa de uma tentativa frustrada de fazer um minhocário. Cada um tinha custado R$ 3,00
então pensei, pq não ? Resolvi adaptá-los pros cogus, vamos ver como ficaram:
Incubadora: Aquecedor de aquário na garrafa com água regulado para 30C.
Inc1.JPG Inc2.JPG
Glovebox (Deu pro gasto, mas é bem apertada).
GB1.JPG GB2.JPG
Terrário: A idéia é abrir apenas na hora de colher. Pra isso vou injetar ar fresco através de uma bomba de aquário. Para exaustão, adaptei um micro cooler 12v de um gabinete velho e desativado e fiz uma saída de ar passiva. A idéia é ligar o cooler num timer e deixá-lo funcionando por 15 min a cada 2 ou 3h, de olho na umidade, tô mais inclinado a fazer 15 a cada 3h. No fundo vai perlita úmida numa solução de água oxigenada.
Aqui a visão do Cooler:
Terr1.JPG
Aqui a saída passiva, buraco coberto com um pedaço de manta agrícola:
Terr2.JPG
Aqui a saída do cooler, adaptação de uma garrafa de 1l cortada com manta agrícola na ponta.
Terr3.JPG
Aqui como vai ficar a disposição no terrário: 1 garrafa pra bomba de ar, outra pro aquecedor de aquário e 2 potes de sorvete 1,5l com o bulk.
Terr4.JPG
Encomendei um carimbo na ProFungos com o Maurício que gentilmente me mandou 2 !
Strain: PESA
Substrato: Painço - deixado de molho em água por 24h, depois fervido por 15 min. Após isso joguei água gelada para parar o cozimento. Esterelizei por 1h na pressão.
Confecção da Seringa: seringa 20ml e agulha novas. Procedimento padrão na glovebox com água mineral de copinho com micropore na tampa, copinho de cachaça limpo com álcool, raspagem dos esporos com uma ferramenta de manicure, acho que é espátula, não sei ao certo o nome. Enchi a seringa e despejei um pouco no copinho de cachaça, raspei o carimbo, joguei o resto da água da seringa, puxei, despejei novamente a solução no copinho, puxei novamente pra seringa. Repeti esse procedimento umas 2x mais. Tapei a agulha e enrolei a seringa em papel alumínio. Fiquei meio cabreiro pq a glove embassou no processo e quanto tirei o material de dentro observei que ficou um monte de esporos no copo, mas enfim limpei tudo e resolvi inocular imediatamente, não deixei hidratando. Foram 4 potes com 2 furos na tampa cada, não sei exatamente quanto entrou em cada pote, mas no maior entrou mais. No final usei toda a seringa.

Data da inoculação: 06/06
Foto tirada no dia 20, 14 dias após a inoculação:
Potes.JPG
Fotos de hoje: 21 dias após a inoculação:
Frente
PotesFre.JPG
Verso:
PotesVer.JPG
Tenho olhado a cada 3 dias mais ou menos, e nessas ocasiões aproveito pra sacudir os potes.
A idéia é compor a camada bulk com Esterco curtido, borra de café, calcáreo de conchas e substrato quase inerte (por causa das raízes) usado no cultivo de ...hãããã... manjericão. Esse substrato é composto por turfa, vermiculita e fibra de côco. Após esterelizar na PP, a idéia é fazer uma cama no pote de sorvete, jogar o micélio por cima e cobrir com mais mistura.

Bem galera, críticas, sugestões, zoeiras entre outras, sempre são muito bem vindas !!!

Namastê
 
Última edição:
Fala Watchuma, tudo certo?
Deve ter acontecido alguma coisa por aí, ficaram faltando as fotos.
Aguardo para ver como está esse cultivo, um abraço!
 
Pode crer, tô tentando descobrir como subo as fotos, daki a pouco eu corrijo. Vlw !
Edit: Corrigido !
 
Última edição:
Bom ver mais gente trabalhando com painço, preparando igualzinho a mim! :D
Tá crescendo bonito!
Só uma coisa: nesse ponto não é mais bom ficar chacoalhando não, porque você fica rompendo a rede micelial e ele tem que ficar reconstruindo toda hora. Já está bem espalhado, deixa quieto.
 
Também achei legal a glovebox.
Acompanhando, logo serei eu fazendo um cultivo com painço.
 
Bom ver mais gente trabalhando com painço, preparando igualzinho a mim! :D
Tá crescendo bonito!
Só uma coisa: nesse ponto não é mais bom ficar chacoalhando não, porque você fica rompendo a rede micelial e ele tem que ficar reconstruindo toda hora. Já está bem espalhado, deixa quieto.
Malahov, eu lí muito o seu diário e tentei, de fato, fazer igualzinho, certeza de q seu cultivo me inspirou ! Vou te falar, fiquei amarradão no painço, não quero outra vida ... hahaha. Quanto a chacoalhar, obrigado pelo toque, na sexta já ia dar outra sacudida, não vou mais :D

Muito legal o improviso de glovebox, ficou melhor do que usar caixa de papelão. :)

Acompanhando. :coffee:

Também achei legal a glovebox.
Acompanhando, logo serei eu fazendo um cultivo com painço.

Então, com relação a Glove, eu ela é mais segura que a de papelão com relação aos contaminantes e é melhor de limpar, mas é bem apertada, se tiver como fazer numa caixa maior, esse é o caminho. Quanto ao painço, como eu disse, não quero outra vida, é muito tranq.
 
Muito bom seu cultivo ate aqui !!
Eu tb segui o diario de @Malahov com painço.. Alem de ser um diario inspirador esta todo certinho ai.. Painço e muito legal de colonizar.. e para fazer bulk nem falar !!muitos pontos de colonizaçao !!
Eu chacolo no 20 ,30 % e no final(e bom pra verificar alguma contaminaçao tb )
bom cultivo..va no camino certo !!
ps tome nota das proporçoes dos bulks !!serviran mais na frente !!
Paz
Gteach:cool:
 
Ontem foi dia de ação aqui com meus fungos, infelizmente não fotografei, até levei a máquina pro "laboranheiro", mas fiquei bem enrolado e aconteceram uns contratempos, e acabei esquecendo de fotografar, vamos aos fatos:
Na véspera, sexta, havia esterelizado 5 copinhos plásticos de requeijão com painço, tratado previamente como descrito no primeiro post.
Dos potes que estavam na incubadora, os 3 pequenos estavam 100% colonizados e o grande estava 90% (ou mais).
Usei 1 dos potes pequenos pra inocular via spawning (me corrijam se eu estiver errado, por favor) os copos de requeijão dentro da glovebox. Foi muito tenso, primeiro pq já no finalzinho da higienização da glove, o filme que vai colado na tampa soltou, tive que colar com esparadrapo que era o que tinha à mão e fazer a limpeza novamente, antes de começar o procedimento, depois não consegui soltar os grãos colonizados, apesar de ter sacudido muito o pote, é que o micélio tava bem denso, então precisei usar uma espátula pra soltar pedaços do micélio e transferír pros potes de requeijão, eu já sabia dos riscos dessa operação e como foi uma ação complicada pela falta de espaço na glove e de certa forma lenta, não vou me surpreender se contaminar tudo. Principalmente pq no final de tudo quando tava limpando a bagunça, percebi um pequeno rasgo no filme da tampa.
Feito isso, lacrei os copos de requeijão, fechei o pote colonizado com o que sobrou (quase o pote todo rsrsrs) e fui montar os bulks.
Fiz 2 pequenas alterações na composição do bulk que foi esterelizado em pp por 1h, ela ficou assim (não sei precisar quantidades):
- Partes iguais de esterco curtido e material quase inerte (Vide primeiro post)
- Humus
- 3 Borras de café
- Um pouco de calcáreo de conchas
- Chá de jurema - tinha um resto de chá de casca de jurema preta guardado há mais de 5 anos e usei um pouco pra hidratar a mistura.
Minha idéia inicial era dividir o micélio dos 4 potes entre os 2 potes de sorvete de 1,5l, puta erro de cálculo.
1 pote pequeno foi mais do que suficiente pra cada pote de sorvete, sobrando o pote grande e o que foi usado pra inocular os potes de requeijão.
O resultado foi o seguinte: 3 bulks (2 potes de sorvete de 1,5l e uma bandejinha plástica dessas de embalar brownies, docinhos ... essas paradas)
Usei 1 pote pequeno pra cada bulk nas caixas de sorvete, daria pra misturar o micélio que sobrou do pote usado no spawning, mas não quis arriscar, decidi montar um bulk separado com esse material usando a tal bandejinha plástica.
Pra compor os bulks fiz uma caminha com a mistura, despejei os pedaços de micélio cortados com bisturi e cobri com mais mistura. Tapei os potes com as respectivas tampas furadas, com micropore nos furos pras trocas gasosas.
Coloquei tudo na incubadora, os bulks e os copos de requeijão.
Quanto ao pote grande, enrolei em papel alumínio e coloquei na geladeira, na gaveta que fica embaixo do congelador.
Agora tô com o que eu considero alguns problemas de alta qualidade, rsrsrs.

1- O terrário que eu montei cabe apenas os 2 potes de sorvete, preciso decidir como frutificar a bandeja, considerando que nada contamine, claro.
2- O que fazer com o pote que está na geladeira, será que ele aguenta até que os bulks parem de frutificar ?
3- Se algum copo de requeijão conseguir não se contaminar, será que frutifica ? Até onde eu lí as opiniões são bem controversas.

Bem galera, é isso !
Bom domingo !
 
Ai Watchuma !!
As veces acontece imprevistos !!!
O tempo e mais imprevistos iran melhorando seu forma de trabalho !!
So organizar bem antes de comenzar !!!:)
Se vc esta interesado em seguir producindo MAGIA pra vc entao da prioridade ai em cuanto vc possa e vai trocando partes do equipamento...
Na mistura do bulk acho que haberia sido melhor colocar vermiculita e/ou po de coco (Alem de ser excelente nutritivo ) pra arejar a mezcla e para a retençao de agua que sera importante para o cresciemnto do micelio e formaçao dos frutos depois
O bulk recomendo pasteurizar e nao esterilizar..
Manter uma temperatura entre 65 e 75 por 2 ou 3 horas e o indicado...
Vc estaba montando bulk por o qual se o ambente estava sanitizado e limpo nao tinha necessidade de trabalhar dentro da glovebox...
so luvas e mascara cirurgica;; alcool 70.. agua oxigenada agua sanitaria 10 %

Blz ?
Paz
Gteach:cool:
 
Última edição:
1- O terrário que eu montei cabe apenas os 2 potes de sorvete, preciso decidir como frutificar a bandeja, considerando que nada contamine, claro.
Já pensou em um balde tampado com plástico filme? Tem muitas formas de improvisar um terrário, até em sacos.
2- O que fazer com o pote que está na geladeira, será que ele aguenta até que os bulks parem de frutificar ?
Potes de bulk aguentam meses na geladeira, mas eu estou bastante preocupada com você ter colocado abaixo do congelador. É possível que você mate o micélio assim.
3- Se algum copo de requeijão conseguir não se contaminar, será que frutifica ? Até onde eu lí as opiniões são bem controversas.
Pelo que entendi você fez uma transferência de grãos, certo? Se colonizar frutifica sim, não entendi por que não frutificaria. Estou esquecendo algum detalhe?
 
@Gteach , no material do bulk tem fibra de côco, vermiculita e turfa, e o trabalho feito na glove foi a transferência de grãos, a montagem dos bulks foi feita fora. Eu entendi a questão da pasteurização, preferi esterelizar pq, por hora, não tenho como controlar a temperatura no fogão e aí, preferi não arriscar. Obrigado pelas dicas !!!

@Malahov , com relação ao terrário, eu achei a caixa organizadora que eu usei no último cultivo e vou usá-la novamente, vou só adaptar um cooler pra fazer a exaustão. Nela cabem as 3 bandejas e as garrafinhas pro aquecedor/termostato e pra bomba de ar.

O pote que está na geladeira, é o grande, eu nem cheguei a abrir, ele está quase 100% colonizado, coloquei na geladeira pensando em conservá-lo pra montar um bulk posteriormente com ele após os outros bulks se exaurirem. Vou colocá-lo na gaveta de baixo da geladeira, espero que não tenha acontecido o pior nesses 2 dias em que ele ficou embaixo do congelador.

Vc não esqueceu nenhum detalhe não, foi transferência de grãos sim, eu confundi as infos, é legal ter certeza de que vão frutificar, obrigado pela ajuda !!!
 
Última edição:
Expectativa grande ! Hj, 4 dias depois de fazer a transferência de grãos, fui dar um confere. Aparentemente, até o momento, sem contaminação !!!
Tirei uma fotinha: requeijao.JPG
Com relação aos bulks, devo dar uma olhada no domingo quando completam 8 dias na incubadora. Apesar da ansiedade, consegui segurar a onda e não olhar hj, mas não foi mole ...

Paz !
 
Fala galera !!!
Hj faz 8 dias que montei os 3 bulks, fiz uns registros, mas tô grilado de, ao abrir os potes, ter contaminado tudo, espero que não.
Bandeja:
Band.JPG

Potes de sorvete:
Pote1.JPG Pote2.JPG

Quanto aos copos de requeijão, perdi 2 para a contaminação:
Contam.JPG
Os três que sobraram estão indo devagar, o pote grande da foto ficou 6 dias na geladeira, voltou pra incubadora na quinta:
Req1.JPG Req2.JPG
Espero daqui uma semana conseguir aniversariar, pelo menos o da bandeja !

Abraço
 
A colonização na sua bandeja está indo lenta e formando um micélio bem denso, com dificuldades de expansão mas pelo que eu vi isso se deve a você ter feito um bulk muito úmido. O bulk tem que ficar mais pra seco do que pra molhado, isso é muito importante. Mas torça pra ele conseguir terminar essa colonização.
 
Mais 2 potes perdidos para a contaminação. De 5 perdi 4, por enquanto, então confesso que não curti muito a idéia de transferência de grãos, a verdade é que na atualidade, eu não levo jeito pra isso.
Cont.JPG.
Além dos bulks que hj estão com 10 dias, me restou 1 pote de requeijão inoculado por transferência de grãos e que tá lento demais na colonizagão e o pote de baixo que foi inoculado via seringa de esporos há 36 dias. Esse pote passou 6 dias na geladeira e foi tirado de lá há 4 dias:
PotesF.JPG PotesV.JPG
@Malahov, seguindo sua dica, abri o pote grande e fiz com ele 2 bulks bem menos úmidos. Peguei o material que sobrou dos outros bulks e adicionei mais esterco curtido seco, levei ao microondas por 15 min em potência máxima. Agora é esperar. Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda !!!
Bulk1.JPG Bulk2.JPG Bulk3.JPG Bulk4.JPG
Paz !
 
Fala @watchuma ...
Transferencia de graos e bem mais rapido e com menos risco de contaminaçao..(minha opiniao)
porque ?
A esterilizaçao total nao existe...(metodo panela de pressao)
Vc so fecha janelas por periodos de tempo adormeciendo aos contaminantes que estao por todos lados.
Si os graos que inician a transferencia estao toalmente colonizado e sem contaminaçao as posibilidades de sucesso sao bem amplas por o tempo que demora em empezar a colonizar e bem menor que com outras fornas de inoculaçao..entao menos risco de contaminaçao.
Nao sei que pode ter acontecido no seu caso.. mais nao desista das transferencias..
Olha fiz uma transferencia uma semana aprox atras... nesse momento me ligue que nao tinha luvas para trabalhar e improvisei uma transferencia dentro de uma sacola transparente..
Graos de milho colonizados 100 % transferidos a painço..a tampa deve abrirse e fecharse o mais rapido possivel.
Hoje estao assim.
1468383088791.jpg
Fiz mais uma.. nesta vez com alpiste.. dentro da glovebox.. 6 dias..
1468383232828.jpg
Si eu deveria optar eligiria sementes de passaros ...painço e apliste + transferencia de graos.. foi a combinaçao que mais satisfaçao me deu..
Blz ?
Paz
Gteach
ps fala de como vc fiz a transferencia se quisier..
 
Última edição:
@Gteach , eu fiz dentro da Glove. Eu não sei exatamente o que pode ter contaminado, mas tenho 3 principais suspeitas.
1- minha glove é bem apertada e devido à minha falta de prática, os potes ficaram muito tempo abertos, além disso, os grãos colonizados estavam muito grudados e precisei do auxílio de uma espátula pra soltar pedaços do micélio e passá-los pros potes;
2- os potes de requeijão não vedam herméticamente e na hora de passar a fita após tirá-los da glove, algumas tampas abriram um pouco.
3- após o trabalho, enquanto fazia a limpeza, reparei que o filme que vai na tampa da glove estava com um pequeno rasgo, provavelmente feito no manejo da espátula.
A técnica é bem legal, acho que é uma questão de ajustar o processo.
Fazer uma glove maior, usar potes de tampa rosqueada, agitar o pote que vai ser usado como doador de spawn durante todo o processo de colonização pra que os grãos estejam soltos no momento das transferências acho que são as maiores lições aprendidas.
Se esse pote que sobrou vingar, talvez eu tente novamente, de qualquer forma, muito obrigado pela força e pela ajuda !!!

@Uryu , seja bem vindo e fique à vontade, painço realmente é bem legal, dá um pouco menos de trabalho que o milho !
 
Back
Top