Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn de painço - Pesa - Reuso de Baldes de Marga

Diário de cultivo completo.
Fala rapaziada !!!
Antes de mais nada, quero expressar minha imensa gratidão a todos do fórum que, de alguma forma, contribuem com informações valiosas, seja expondo seus cultivos, ou através de tópicos com assuntos relacionados ao tema, mesmo sem saber, cada um de vcs me ajudou muito, precisaria de muito espaço se fosse citar nomes e ainda correria o risco de ser injusto por esquecer alguém, portanto, muito obrigado a todos, de coração !

Não é meu primeiro cultivo, deve ser bem o 3o. ou 4o e, apesar de ter tido acesso a uma quantidade legal de cubensis, só tive uma experiência realmente marcante com cogus há uns 5 anos, mais ou menos, no meu último cultivo. Decidi que é hora de tentar novamente !

Precisava reestruturar meu cultivo, pois já não tinha mais terrário, glovebox nem incubadora. Tava vendo preço das caixas organizadoras mas achei bem salgado. Eu tinha 3 potes de margarina de 15l encostados aqui em casa de uma tentativa frustrada de fazer um minhocário. Cada um tinha custado R$ 3,00
então pensei, pq não ? Resolvi adaptá-los pros cogus, vamos ver como ficaram:
Incubadora: Aquecedor de aquário na garrafa com água regulado para 30C.
Inc1.JPG Inc2.JPG
Glovebox (Deu pro gasto, mas é bem apertada).
GB1.JPG GB2.JPG
Terrário: A idéia é abrir apenas na hora de colher. Pra isso vou injetar ar fresco através de uma bomba de aquário. Para exaustão, adaptei um micro cooler 12v de um gabinete velho e desativado e fiz uma saída de ar passiva. A idéia é ligar o cooler num timer e deixá-lo funcionando por 15 min a cada 2 ou 3h, de olho na umidade, tô mais inclinado a fazer 15 a cada 3h. No fundo vai perlita úmida numa solução de água oxigenada.
Aqui a visão do Cooler:
Terr1.JPG
Aqui a saída passiva, buraco coberto com um pedaço de manta agrícola:
Terr2.JPG
Aqui a saída do cooler, adaptação de uma garrafa de 1l cortada com manta agrícola na ponta.
Terr3.JPG
Aqui como vai ficar a disposição no terrário: 1 garrafa pra bomba de ar, outra pro aquecedor de aquário e 2 potes de sorvete 1,5l com o bulk.
Terr4.JPG
Encomendei um carimbo na ProFungos com o Maurício que gentilmente me mandou 2 !
Strain: PESA
Substrato: Painço - deixado de molho em água por 24h, depois fervido por 15 min. Após isso joguei água gelada para parar o cozimento. Esterelizei por 1h na pressão.
Confecção da Seringa: seringa 20ml e agulha novas. Procedimento padrão na glovebox com água mineral de copinho com micropore na tampa, copinho de cachaça limpo com álcool, raspagem dos esporos com uma ferramenta de manicure, acho que é espátula, não sei ao certo o nome. Enchi a seringa e despejei um pouco no copinho de cachaça, raspei o carimbo, joguei o resto da água da seringa, puxei, despejei novamente a solução no copinho, puxei novamente pra seringa. Repeti esse procedimento umas 2x mais. Tapei a agulha e enrolei a seringa em papel alumínio. Fiquei meio cabreiro pq a glove embassou no processo e quanto tirei o material de dentro observei que ficou um monte de esporos no copo, mas enfim limpei tudo e resolvi inocular imediatamente, não deixei hidratando. Foram 4 potes com 2 furos na tampa cada, não sei exatamente quanto entrou em cada pote, mas no maior entrou mais. No final usei toda a seringa.

Data da inoculação: 06/06
Foto tirada no dia 20, 14 dias após a inoculação:
Potes.JPG
Fotos de hoje: 21 dias após a inoculação:
Frente
PotesFre.JPG
Verso:
PotesVer.JPG
Tenho olhado a cada 3 dias mais ou menos, e nessas ocasiões aproveito pra sacudir os potes.
A idéia é compor a camada bulk com Esterco curtido, borra de café, calcáreo de conchas e substrato quase inerte (por causa das raízes) usado no cultivo de ...hãããã... manjericão. Esse substrato é composto por turfa, vermiculita e fibra de côco. Após esterelizar na PP, a idéia é fazer uma cama no pote de sorvete, jogar o micélio por cima e cobrir com mais mistura.

Bem galera, críticas, sugestões, zoeiras entre outras, sempre são muito bem vindas !!!

Namastê
 
Última edição:
Fala galera !!!
Atualizando o diário:
Hj aniversariei a bandeja que estava há 13 dias na incubadora, joguei uma camada de vermiculita úmida esterelizada no microondas por 5 minutos, fotos:
Band1.JPG Band2.JPG
No terrário:
Terr1.JPG Terr2.JPG
Os outros 2 bulks que estão há 13 dias na incubadora estão evoluindo:
Bulk1.JPG Bulk2.JPG
É isso galera, a parada tá andando !
Bom final de semana a todos !
 
Bem galera, hoje rolou o primeiro pin, 7 dias após aniversariar a bandeja:
Band1.JPG
Rolou mais aniversário também, dessa vez 3 bulks, 2 potes de sorvete que estavam há 20 dias na incubadora e outra bandeja que estava há 10:
Pote1.JPG Pote2.JPG potes.JPG
Aqui os potes já no terrário após jogar uma camada de vermiculita devidamente esterilizada no microondas por 4 min, parando em 2 pra dar uma mexida e deixando seguir até o final.
Terr1.JPG
Aqui a segunda bandeja antes da vermiculita e depois já no outro terrário junto com a outra bandeja que já tá pinando:
Band2.JPGTerr2.JPG
Por fim, o outro pote de sorvete que está há 10 dias na incubadora e voltou pra lá pra completar a colonização:
Pote3.JPG

Editando pra dizer que o último copo de requeijão contaminou e já foi descartado.
Bom final de semana a todos, paz !!!
 
Última edição:
Pins !!!!
Pins.JPG

Fui dar água pras minhas plantas e ... surpresa !!!
Cogu.JPG cogu2.JPG cogu3.JPG cogu4.JPG

Alguém saberia que cogus são esses, se são comestíveis, venenosos, psicoativos ? Essa planta é cultivada em fibra de côco e vermiculita e recebe intercaladamente água pura e fert 10-42-10 pra hidroponia.

Boa semana a todos !
 
Esses cultivos em painço parecem ser bem gratificantes, produzem bastante. Espero encontrar o painço por aqui. Nos diários do @Cosmik e da @Malahov vi muitos frutos que fazem até os olhos brilhar! Vou tentar no meu próximo cultivo. Acompanhando!
 
Então, @Malahov fotografei os prints e cortei o píleo:
Print.JPG pileo.JPG
Com relação aos cubensis, a situação é essa:
Cogu.JPG Cogu2.JPG
Acho que tá chegando a hora da colheita !!!
@Spiritualcybe , eu tô amarradão no painço, e ele é relativamente fácil de achar aqui no RJ, eu compro no supermercado mais ou menos R$2,50 o pacote de 500g, mas acha também em casa de ração, petshop, enfim é bem tranquilo.
Paz
 
Então, @Malahov fotografei os prints e cortei o píleo:
View attachment 93057 View attachment 93058
Com relação aos cubensis, a situação é essa:
View attachment 93059 View attachment 93060
Acho que tá chegando a hora da colheita !!!
@Spiritualcybe , eu tô amarradão no painço, e ele é relativamente fácil de achar aqui no RJ, eu compro no supermercado mais ou menos R$2,50 o pacote de 500g, mas acha também em casa de ração, petshop, enfim é bem tranquilo.
Paz
E pelo que pude comparar o custo x benefício dele em relação ao milho é bem melhor, já que o milho dá um trabalhão danado pra fazer! Irei conferir aqui os preços, provavelmente deve ser mais caro, pois aqui é interior :D. Sobre o cogumelo que você coletou, pela cor do carimbo parece ser tóxico!
 
Então, @Malahov fotografei os prints e cortei o píleo:
Tentei ontem e hoje fazer a identificação desse cogumelo diferentão, mas não consegui de jeito nenhum. Acho que talvez naturalmente ele não tenha esse píleo craquelado, e isso possa estar dificultando alguma coisa, não sei. Enfim, eu tentei. :)
P.S.: caramba, esse pézinho aí tá judiado demais, cara! :whistle:
 
E pelo que pude comparar o custo x benefício dele em relação ao milho é bem melhor, já que o milho dá um trabalhão danado pra fazer! Irei conferir aqui os preços, provavelmente deve ser mais caro, pois aqui é interior :D. Sobre o cogumelo que você coletou, pela cor do carimbo parece ser tóxico!
O painço, pra mim, é bem mais fácil de usar. Sobre os cogus que apareceram nas plantas, era mais curiosidade mesmo, eu já descartei, o legal foi que eu pude treinar carimbar, e testar meu túnel de vento de garrafa pet e cooler.

Tentei ontem e hoje fazer a identificação desse cogumelo diferentão, mas não consegui de jeito nenhum. Acho que talvez naturalmente ele não tenha esse píleo craquelado, e isso possa estar dificultando alguma coisa, não sei. Enfim, eu tentei. :)
P.S.: caramba, esse pézinho aí tá judiado demais, cara! :whistle:
Pois é, eu tb tentei, mas não achei nada parecido na net, mas vlw pelo esforço :)

E, pow, minha plantinha nem tá tão judiada assim :roflmao:, td bem que ela não tá essa coca-cola toda né, mas é um clonezinho de uma "manjericoa" sativa :cool: que eu tô treinando pra ser madre, como a parada aki é cogu eu tentei não mostrar-la, mas acabou que na foto saiu uma folhinha véia que tá amarelando, mas ela até que tá razoável, olha só:
IMG_7180.JPG
 
De fato não está mal, acho que a folha amarela e galho fino devido a clonagem é que deram essa impressão. Mas como o fórum não é sobre isso, assunto encerradíssimo.
Sobre os cogus também achei muito curioso como frutificaram tão bem e eram tão bonitos! Eu curto bastante identificar cogus, fiquei intrigada.
 
Então, rolou o primeiro flush, agora no finalzinho da tarde e as crianças tavam assim:
cogu2.JPG cogu4.JPG
Depois de colhidos, não sei o peso, não tenho balança:
flush.JPG
2 Carimbos:
carimbo.JPG
Dunk no bulk que ficou meio castigado:
dunk.JPG

E vida que segue !!!
Gratidão imensa a todos que contribuiram de forma direta e indireta !!!
Paz !
 
Belos Frutos !!Que continue assim !!
Como sugerencia ...Limpe bem a vermiculita antes de conservar o jantar !!;)
Blz ?
Gteach:cool:
 
Última edição:
Então, rolou o primeiro flush, agora no finalzinho da tarde e as crianças tavam assim:
View attachment 93079 View attachment 93081
Depois de colhidos, não sei o peso, não tenho balança:
View attachment 93086
2 Carimbos:
View attachment 93090
Dunk no bulk que ficou meio castigado:
View attachment 93092

E vida que segue !!!
Gratidão imensa a todos que contribuiram de forma direta e indireta !!!
Paz !
Quantas gramas deu, @watchuma. Os frutos ficaram enormes!
 
@watchuma diz :Depois de colhidos, não sei o peso, não tenhobalança:
Por o que eu vejo na ultima foto de frutos vou a jutar entre 60 e 70 grs.
Blz ?
Gteach:cool:
 
Última edição:
Hj foi punk por aki.
Na terça, após colher os cogus separei 2 pequenos e 2 médios pra comer frescos e coloquei o restante no túnel de vento, tive uma trip muito legal ! Quarta à noite, 24h de túnel de vento depois, coloquei num pote de palmito lacrado com algo que eu pensava ser silica de gel. Hj pela manhã precisei mexer no armário em que o pote estava guardado e percebi que ao movimentar-lo os cogus estavam meio molengas, quando abri o pote percebi que os cogus tinham absorvido água e que o saquinho que eu achava que era silica de gel na verdade era carvão ativo. Os cogus tavam com cheiro de Cheetos, coloquei no túnel de vento e agora à noite eles estavam bem secos, coloquei num ziplock sem ar e com um saquinho de silica de gel de verdade ! A primeira pergunta é, dado que o cheiro de cheetos ainda tá forte, será que é seguro comer esses cogus, ou descarto e espero o próximo flush ?

A segunda questão tem a ver com o pote que estava na incubadora, hj fui dar uma olhada e ele tava 100% colonizado, mas tinha partes do micélio com uma cor levemente acinzentada, será algum tipo de contaminação/parasita ? Tirei 2 fotos, numa destaquei as áreas que achei estranhas, a outra deixei intacta, mas fiquei grilado de aniversariar. Pra piorar joguei uma camada de vermiculita úmida por cima do micélio e mandei de volta pra incubadora, horas depois lí que cobweb gosta de camadas casing. Será que perdi esse bulk ?
Pote1.JPG Pote2.JPG
Desde já agradeço a ajuda !
Paz !
 
A primeira pergunta é, dado que o cheiro de cheetos ainda tá forte, será que é seguro comer esses cogus, ou descarto e espero o próximo flush
Esse cheiro surge pela ação de bactérias. Basicamente você pode hipoteticamente ter uma bela dor de barriga.
Será que perdi esse bulk ?
Pra mim ele parece absolutamente saudável. A coloração diferente pode ser nas áreas em que o micélio está menos espesso e dá pra ver um pouco a cor do substrato.
 
Back
Top