Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn com Painço e Bulk - MDK

Diário de cultivo completo.
Espero que esse tópico seja útil no futuro, pois não encontrei no CM nenhum tópido de spawn a base exclusivamente de painço. Essa é uma história de erros e acertos, mas acho que ao fim teremos algum resultado conclusivo sobre o melhor método.

Vamos ao início: sabendo como o milho era problemático e chato, procurei pela minha cidade, em muitos locais, o maldito centeio em grãos, em vão. Um dia, no chat, o @Cosmik me falou que o painço era uma boa alternativa e eu decidi tentar. Painço é bem barato, paguei 2 reais em cada saco de 500g, comprei na sessão de comida para pássaros. Procurei algum guia gringo e não achei nada específico. Vi um usuário no shoomery citando que não fervia, apenas deixava de molho por 24h e depois levava à PP. Por outro lado, Cosmik me sugeriu apenas ferver. Resolvi fazer um pacote de cada maneira, embora com tropeços no caminho, vamos lá:

- Na madrugada do dia 13/11 fiz 4 potes, 2 de painço fervido por 15 minutos (alguns poucos grãos eclodiram) e 2 de painço que ficou de molho em água mineral por 24 horas. Escorri ambos por 30 minutos. Sobrou um pouquinho dos dois. Fechei todos com papel alumínio e fita isolante e fiz 4 furos cobertos com micropore para o vapor. Eu precisei lacrar porque eles teriam que ficar de lado.

IMG_6263.JPG IMG_6264.JPG IMG_6265.JPG IMG_6267.JPG

- Coloquei dois potes do painço que fervi na PP. Tiveram que ir "deitados", sobre o suporte metálico e mais um pano de prato . Depois de uma hora abri a panela e o vidro grande havia quebrado o fundo (choque térmico porque usei água pra cessar a pressão). O pote que não quebrou ficou com o lacre de alumínio todo estufado porque os grãos incharam. Eu errei o nível da água e na parte que ficou pra baixo o grão umedeceu (foto dos dois lados) e cozinhou.

IMG_6268.JPG IMG_6269.JPG IMG_6271.JPG IMG_6270.JPG

- Peguei o conteúdo do vidro que rachou e enchi um vidro, dessa vez deixando espaço. O resto misturei com o restinho de painço que tinha sobrado e fui distribuindo por outros potes. Abri os outros postes prontos e também liberei um pouco de espaço pra não incharem as tampas.

- Fui colocando os copos na PP por uma hora, foram mais 3 levas. Lembrando de não deixar o nível da água alto.

IMG_6275.JPG

- No outro dia à noite (14/11) inoculei todos na minha pseudo-glovebox com um seringa que fiz há um tempo, de MDK, inoculei dois furos em cada pote, 0,5ml.

- Um dia depois (15/11) já vi micélio em um copo. Dia 16 já tinha micélio visível em três.

IMG_6366.JPG IMG_6368.JPG IMG_6369.JPG IMG_6371.JPG

Atualizarei conforme for obtendo resultados.
 
Última edição por um moderador:
Segundo flush do terrário 2:
IMG_7073.JPG IMG_7074.JPG IMG_7077.JPG
Contrariando o que li em algum local do fórum, me parece que substratos de maior profundidade x área de superfície produzem mais cogumelos, pelo menos com relação ao peso dos frutos, pois o pote de sorvete tem apresentado sempre uma produção acima das quentinhas, mantendo sempre o terrário 2 que tem dois bulks (um deles que pina muito pouco) com uma produção equiparável a do terrário 1 que tem 3. Claro que isso não passa de uma observação e não afirmação, já que não fiz um teste com parâmetros controlados.
IMG_7089.JPG
Mais carimbos no forno!
P.S.: A comissão de moral e bons costumes fúngicos me enviou memorando exigindo o uso de luvas opacas no close-up de cogumelos.
 
Última edição:
P.S.: A comissão de moral e bons costumes fúngicos me enviou memorando exigindo o uso de luvas opacas no close-up de cogumelos.

Nãããããããããããããããããããããããããããooooooooooooo. Puq fais isu??? :cry:

Contrariando o que li em algum local do fórum, me parece que substratos de maior profundidade x área de superfície produzem mais cogumelos, pelo menos com relação ao peso dos frutos, pois o pote de sorvete tem apresentado sempre uma produção acima das quentinhas, mantendo sempre o terrário 2 que tem dois bulks (um deles que pina muito pouco) com uma produção equiparável a do terrário 1 que tem 3.

Como contrariando, se eu sempre vi falarem isso?
 
P.S.: A comissão de moral e bons costumes fúngicos me enviou memorando exigindo o uso de luvas opacas no close-up de cogumelos.

Você... :roflmao: :)

Bem, no mais, ficou bem estilosa a luva rosa :).

E sem mais comentários, exceto que estão lindos esses seus flushes, como já disse antes. Imagino seus próximos cultivos, com maior experiência, como serão.
 
Não, eu abano eles infinitas vezes ao dia :contente:. Apenas durante o feriado ficaram só na base do borbulhador porque eu viajei, mas como você pode ver nas fotos quando cheguei os pins ainda estavam pequenos.
Ótimo. Estou automatizando minha troca de ar p três vezes p dia...
 
Ótimo. Estou automatizando minha troca de ar p três vezes p dia...
Eu reli o que escrevi e não sei se ficou claro, mas eu deixo os borbulhadores ligador 24 horas por dia, além de abanar bastante e borrifar de vez em quando. Boa sorte, aguardando seu diário!
 
Eu reli o que escrevi e não sei se ficou claro, mas eu deixo os borbulhadores ligador 24 horas por dia, além de abanar bastante e borrifar de vez em quando. Boa sorte, aguardando seu diário!

Pelo que entendi acima, parece que o borbulhador usado exclusivamente é bem menos efetivo que também abanar, certo? Será que uma vazão maior de ar ajudaria nisso? Ou será talvez a posição do borbulhador? Não sei se lembra, mas alguém andou postando no fórum um gráfico com as diferentes correntes de ar que formam.

Quando eu tiver um terrário maior, realmente gostaria que essa automação fosse suficiente... Bom observar as experiências de vocês.
 
Valeu @Malahov, eu entendi o que quis dizer, vou deixar o borbulhador direto e programar só o cooler umas três vezes por dia.

Pelo que entendi acima, parece que o borbulhador usado exclusivamente é bem menos efetivo que também abanar, certo? Será que uma vazão maior de ar ajudaria nisso? Ou será talvez a posição do borbulhador? Não sei se lembra, mas alguém andou postando no fórum um gráfico com as diferentes correntes de ar que formam.

Quando eu tiver um terrário maior, realmente gostaria que essa automação fosse suficiente... Bom observar as experiências de vocês.
Tbm penso assim.. A primeira vez q aniversariei uns PF deixei só o borbulhador.. Não pinou. Terrário grande p bomba talvez..ou vice versa
 
Última edição por um moderador:
A primeira vez q aniversariei uns PF deixei só o borbulhador.. Não pinou.
Os meus pinaram bem 4 dias sozinhos, mas eu tenho bastante furo e pretendo antes do próximo cultivo dobrar o número de furos.
 
Caramba, que belo cultivo, venho estudando as técnicas de cultivo, logo pretendo fazer um.

o seu cultivo parece ser simples e fácil de se fazer, estive pensando com alpiste da pra fazer também?
 
Caramba, que belo cultivo, venho estudando as técnicas de cultivo, logo pretendo fazer um.

o seu cultivo parece ser simples e fácil de se fazer, estive pensando com alpiste da pra fazer também?
Obrigada. Já vi cultivos com alpiste dá uma olhada aí na busca. Embora eu mesma não tenha testado, deve dar sim.
 
Terceiro flush apresentando um pin set bem irregular. Partirei pro esquema de colher um pouco por dia. Hoje fiz a primeira colheita: um cogumelo.
IMG_7107.JPG IMG_7109.JPG IMG_7108.JPG
 
Pela manhã colheram o resto do flush do terrário superior direito, mas meu fofoluxo não tirou fotos nem pesou nada. :matreiro:
Hoje colhi todo o flush do terrário inferior direito. Mandarei ambos para um dunk amanhã (porque hoje to sem água mineral suficiente). Percebo que o pin set não foi tão irregular, só que os terrários é que estão meio descompassados uns com os outros, mas os flushs de cada um estão sendo bem definidos.
IMG_7113.JPG IMG_7117.JPG IMG_7114.JPG
 
Fofoluxo é nova. Os casais realmente possuem imaginação sem fim kkk.

Bem, mas o que quero comentar é o seguinte:
hoje to sem água mineral suficiente

Só partilhar minha experiência. Eu uso água corrente para afogar o bolo, e nem é fervida. Sempre funcionou bem, apesar do maior risco de contaminar em tese, não gerou contaminações até hoje.
 
Fofoluxo é nova. Os casais realmente possuem imaginação sem fim kkk.
Sim, eles têm, mas eu sequer o chamo assim de fato. Estava apenas fazendo uma alusão a isto, usando de um pouco de humor, sr. escritor.
Sempre funcionou bem, apesar do maior risco de contaminar em tese, não gerou contaminações até hoje.
Muita gente faz isso, mas eu prefiro manter certas frescuras. :D
Colhi hoje o flush de mais um bulk, restando então só o pote de sorvete terminar o terceiro flush. Provavelmente vou fazer dunk de todo mundo junto pra poupar esforços. :p
IMG_7119.JPG IMG_7121.JPG IMG_7122.JPG
 
Só partilhar minha experiência. Eu uso água corrente para afogar o bolo, e nem é fervida. Sempre funcionou bem, apesar do maior risco de contaminar em tese, não gerou contaminações até hoje.

Eu uso agua de torneira pra dunkar assim como varios cultivadores que já vi na internet. Sem problemas.
Essa não é nova não :D
 
Sim, eles têm, mas eu sequer o chamo assim de fato. Estava apenas fazendo uma alusão a isto, usando de um pouco de humor, sr. escritor.

Ah, eu tinha achado meigo, que pena :D. Acho interessante essas pequenas idiossincrasias. Gosto de ver casais felizes, sempre me alegra ver a boa sorte no amor ;).

Ah, acho que em outro tópico você falou que não sabe o que fazer com tanto cogumelo. Se você tiver um grupo de amigos compatível com cogumelos, podiam ir todos pra natureza e consagrar seu pequenos com toda boa energia que eles merecem :). Só uma sugestão, apesar de não ser muito original :lol: :coffee:.
 
Back
Top