Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn com Painço e Bulk - MDK

Diário de cultivo completo.
Espero que esse tópico seja útil no futuro, pois não encontrei no CM nenhum tópido de spawn a base exclusivamente de painço. Essa é uma história de erros e acertos, mas acho que ao fim teremos algum resultado conclusivo sobre o melhor método.

Vamos ao início: sabendo como o milho era problemático e chato, procurei pela minha cidade, em muitos locais, o maldito centeio em grãos, em vão. Um dia, no chat, o @Cosmik me falou que o painço era uma boa alternativa e eu decidi tentar. Painço é bem barato, paguei 2 reais em cada saco de 500g, comprei na sessão de comida para pássaros. Procurei algum guia gringo e não achei nada específico. Vi um usuário no shoomery citando que não fervia, apenas deixava de molho por 24h e depois levava à PP. Por outro lado, Cosmik me sugeriu apenas ferver. Resolvi fazer um pacote de cada maneira, embora com tropeços no caminho, vamos lá:

- Na madrugada do dia 13/11 fiz 4 potes, 2 de painço fervido por 15 minutos (alguns poucos grãos eclodiram) e 2 de painço que ficou de molho em água mineral por 24 horas. Escorri ambos por 30 minutos. Sobrou um pouquinho dos dois. Fechei todos com papel alumínio e fita isolante e fiz 4 furos cobertos com micropore para o vapor. Eu precisei lacrar porque eles teriam que ficar de lado.

IMG_6263.JPG IMG_6264.JPG IMG_6265.JPG IMG_6267.JPG

- Coloquei dois potes do painço que fervi na PP. Tiveram que ir "deitados", sobre o suporte metálico e mais um pano de prato . Depois de uma hora abri a panela e o vidro grande havia quebrado o fundo (choque térmico porque usei água pra cessar a pressão). O pote que não quebrou ficou com o lacre de alumínio todo estufado porque os grãos incharam. Eu errei o nível da água e na parte que ficou pra baixo o grão umedeceu (foto dos dois lados) e cozinhou.

IMG_6268.JPG IMG_6269.JPG IMG_6271.JPG IMG_6270.JPG

- Peguei o conteúdo do vidro que rachou e enchi um vidro, dessa vez deixando espaço. O resto misturei com o restinho de painço que tinha sobrado e fui distribuindo por outros potes. Abri os outros postes prontos e também liberei um pouco de espaço pra não incharem as tampas.

- Fui colocando os copos na PP por uma hora, foram mais 3 levas. Lembrando de não deixar o nível da água alto.

IMG_6275.JPG

- No outro dia à noite (14/11) inoculei todos na minha pseudo-glovebox com um seringa que fiz há um tempo, de MDK, inoculei dois furos em cada pote, 0,5ml.

- Um dia depois (15/11) já vi micélio em um copo. Dia 16 já tinha micélio visível em três.

IMG_6366.JPG IMG_6368.JPG IMG_6369.JPG IMG_6371.JPG

Atualizarei conforme for obtendo resultados.
 
Última edição por um moderador:
uma dica que eu sempre gosto de dar quando se trabalha com graos, encha no maximo o pote até 70% de seu volume maximo, pra ter espaço pra rolar os potes sem correr o risco de ter areas aglutinadas, causadoras de wetspot!
AH! tinha esquecido de dizer = PANO DE PRATO + PP = merda.
eu sei que voce deve ter escolhido um pano com bordas costuradas, sem risco de soltar felpas e tapar o respiro da PP, mas se voce usar um pano um pouco mais surrado, ele pode tanto soltar felpas e tapar o escoamento da pressao, causando explosão da panela.
ou em outro caso, se algum bolo explode, e aquela agua do fundo gruda toda com o pano, pode vir a pegar fogo dentro da panela no final da esterelizaçao, como aconteceu em um ou dois cultivos aqui no forum.
eu cheguei a criar um topico chamado CULTIVO - o que NAO fazer, se nao me engano onde eu mostro as fotos de um acontecimento do tipo.

Boa sorte com seu painço, tem cara de ser um cultivador muito caprichoso, parabéns!
 
AH! tinha esquecido de dizer = PANO DE PRATO + PP = merda.
eu sei que voce deve ter escolhido um pano com bordas costuradas, sem risco de soltar felpas e tapar o respiro da PP...

Estou me sentindo burro por não ter pensado nisso. Inclusive, insisti em usar o pano de prato surrado mais umas 2 vezes. Hehe!

A panela de pressão chegou a ficar texturizada.
 
uma dica que eu sempre gosto de dar quando se trabalha com graos, encha no maximo o pote até 70% de seu volume maximo, pra ter espaço pra rolar os potes sem correr o risco de ter areas aglutinadas, causadoras de wetspot!
4 deles têm espaço para eu chacoalhar, mas o resto ficou mesmo ruim. O problema também é que eu não pensei em várias coisas antes de começar isso, eu achei que ia fazer 4 potes e no fim das contas eu já não tinha mais potes além de outros bem pequenos. E eu só consegui terminar tudo isso era mais de 7 da manhã, eu tava já virando um zumbi. Resumindo: tem um monte de coisa errada e é provável que esses pots muito cheios não tenham um futuro brilhante.
AH! tinha esquecido de dizer = PANO DE PRATO + PP = merda.
Eu costumo usar só esse suporte: 74438-c8ddf87104b2bd7394ec3d00c30f6803.jpg Só coloquei o pano de prato na primeira vez que coloquei os vidros porque achei que o nível de água estava muito baixo e como não podia entrar água no copo e eles iam ficar de lado... Mas no fim das contas vi que coloquei água demais, sobrou água no final e os outros foram só com o suporte. Mas essa é uma informação importante, eu nunca tinha pensado nessa possibilidade ao usar pano de prato na PP. De qualquer forma esse aí é um pano bem vagabundo, mas tava ainda com as bordinhas inteiras.
Boa sorte com seu painço, tem cara de ser um cultivador muito caprichoso, parabéns!
Obrigada, Mortandello! M-m-mas eu sou cultivadora ;). Um abraço!
 
@Malahov , tenho algumas dicas que poderão te ajudar. Eu uso um grão parecido, o trigo, e acredito que para o painço funcione também (ambos são gramíneas).
- hidratar 24 ou pre-cozer 15 min. ou ambos, aumentam as chances de virar uma papa dentro do vidro e dificulta a medição da água necessária dentro dos potes;
  • Eu utilizo essa proporção: 250ml (medida de grão no nivel do medidor) para 180ml de água - Isso vale para o grão in natura (sem cozer ou hidratar )
  • Para maiores medidas multiplique por 1,38 sua medida de água. Ex: 200ml de água *1,38 = 276ml grão;
  • IMPORTANTE: as medidas dos grãos dentro dos potes não deve ultrapassar 1/3 da capacidade máxima (menos da metade) porque eles crescerão com a água e o cozimento no processo de esterilização;
  • utilizar potes com o fundo para baixo (no seu caso, potes menores) evitará a quebra pois a parte mais forte do vidro é o fundo;
  • Um pano de boa qualidade ou toalha de papel de boa qualidade (teste a toalha de papel na água para ver se não desmancha) poderão ser utilizadas no fundo da panela, porém, NUNCA deixe faltar água na PP senão tudo pegará fogo!
  • a água da PP deve ficar acima da linha da água dos potes (se possível) e abaixo do nível máximo da PP( o parafuso que prende o cabo é o máximo)
  • eu não furo as tampas, deixo-as com meia rosca dentro da panela e quando abro a pp imediatamente fecho as tampas. Na hora de inocular, seja breve ao abrir as tampas ( eu não tenho glove e mesmo assim funciona, mas com a glove é mais seguro)
  • 45min de fervura na PP já são suficientes, mais que isso secará os grãos (mas depende da temperatura que sua pp alcança, se ainda estiver agua no fundo dos potes, ferva mais) e USE LUVAS se manusear os potes quentes.
  • Durante a colonização, se o micélio estagnar o crescimento, retire e coloque as tampas de imediato, isso fará a troca gasosa necessária para seguir a colonização;
As medidas que eu passei no início deste post, podem variar para o painço, porém não muito, vale a sua observação na relação água X grão.
Acredito que este seu experimento lhe trará frutos psicodélicos :D, continue com as atualizações para sabermos dos resultados e discutirmos possíveis "salvamentos" de colônias se forem necessários.
Segue uma imagem de meu ultimo spawn que já tem bulk que está colonizado e aguardando pins :)
Abraços Psicodélicos!85823-2a638ac6e3eeb7ef29f95e95212ef18a.jpg
 
Última edição:
Atualizando: 5/6 potes tem micélio visível que está crescendo bem rápido. O que eu ainda não vi micélio, provavelmente tem também, mas é que ele está muito cheio (não cometam esse erro, crianças). O micélio está bem espalhado pra todo lado. Anexarei um monte de fotos, porque eu gosto de ficar fotografando essas coisas. :D
 

Anexos

  • IMG_6437.JPG
    IMG_6437.JPG
    63 KB · Visualizações: 110
  • IMG_6447.JPG
    IMG_6447.JPG
    75.9 KB · Visualizações: 107
  • IMG_6439.JPG
    IMG_6439.JPG
    67.9 KB · Visualizações: 107
  • IMG_6436.JPG
    IMG_6436.JPG
    52.4 KB · Visualizações: 101
  • IMG_6441.JPG
    IMG_6441.JPG
    61.7 KB · Visualizações: 101
  • IMG_6438.JPG
    IMG_6438.JPG
    52.2 KB · Visualizações: 100
  • IMG_6449.JPG
    IMG_6449.JPG
    86.7 KB · Visualizações: 106
  • IMG_6448.JPG
    IMG_6448.JPG
    68.2 KB · Visualizações: 114
  • IMG_6440.JPG
    IMG_6440.JPG
    65.4 KB · Visualizações: 108
  • IMG_6445.JPG
    IMG_6445.JPG
    78.8 KB · Visualizações: 110
  • IMG_6435.JPG
    IMG_6435.JPG
    96.3 KB · Visualizações: 110
  • IMG_6446.JPG
    IMG_6446.JPG
    53.2 KB · Visualizações: 109
o micélio está com "aquele aspecto" não muito agradável, partindo pra uma tomentose achatada e com fios algodoados bem sobrepostos se acumulando, esperamos que melhore!
Boa sorte! o painço, assim como a aveia, sempre foi um desafio.
 
a imagem do fundo do copo (img 6445) corresponde ao grão hidratado 24h ou ao grão fervido?
a imagem img 6439, parece ter melhores chances de colonização. Os demais parecem sofrer de excesso de água nos grãos.
O jeito é esperar a coisa :)
 
a imagem do fundo do copo (img 6445) corresponde ao grão hidratado 24h ou ao grão fervido?
Esse é o do molho.
o micélio está com "aquele aspecto" não muito agradável, partindo pra uma tomentose achatada e com fios algodoados bem sobrepostos se acumulando, esperamos que melhore!
Realmente, mas não é em todos os potes. Devido à toda a bagunça, cada pote é um caso a parte :D.
Pois é, só o tempo vai dizer no que vai dar isso. Cruzando os dedos.
 
só pra tu ficar mais sussa, se o wetspot nao passar de 4 - 6 % do volume total os cubensis ate conseguem passar por cima dela.
ja tive potes com pedaçoes de wetspot que aos poucos foram dominados pelos rizomas.
 
Atualizando:
Estou bem satisfeita com os resultados parciais do painço. Em cada linha colocarei fotos de um pote diferente. (Arranquei os adesivos dos que consegui, mas a cola não sai, daí não dá pra ver bem o micélio nas fotos).
IMG_6590.JPG IMG_6591.JPG Diria que 80% colonizado. Bem bonitinho.
IMG_6593.JPG IMG_6594.JPG Não vejo nenhum sinal negativo neste aqui também, nem no fundo.
IMG_6595.JPG IMG_6596.JPG IMG_6600.JPG 70~80% colonizado, também bem bonito, também não vejo nenhum problema.
IMG_6605.JPG IMG_6606.JPG Indo bem também.
IMG_6607.JPG IMG_6608.JPG Esse aqui demorou a aparecer o micélio, mas aí está ele, meio tímido. Eu sinto que esses grãos têm muito pouca umidade.
IMG_6601.JPG IMG_6603.JPG Esse daqui é o pote que entrou água quando foi pra PP e muitos grãos cozinharam e deram uma empapada. Não é muito promissor. Tem esse wetspot, e não sei como o micélio vai reagir quando chegar à parte dos grãos cozidos. Pra piorar foi aquele pote que enchi demais, grãos estão prensados.
 
Um dos copos contaminou com um bolor amarelo (Sepedonium?)... Ele foi evoluindo de cima a baixo e consegui ver que de fato o micropore estava um pouco levantado, formando uma frestinha, acho que isso aconteceu alguma vez que eu agitei e o alumínio se movimentou. Enfim, o resto vai bem até o momento.
IMG_6616.JPG
 
Sucesso! Ta muito bonito esse Micelio ai, essa genetica de MDK é uma beleza, acho que vou cultiva-los novamente ^^
 
Um dos copos contaminou com um bolor amarelo (Sepedonium?)... Ele foi evoluindo de cima a baixo e consegui ver que de fato o micropore estava um pouco levantado, formando uma frestinha, acho que isso aconteceu alguma vez que eu agitei e o alumínio se movimentou. Enfim, o resto vai bem até o momento.
View attachment 86144
deita isso em outdoor, a natureza faz o resto!!!
e sobre esses pequenos acidentes... eles acontecem! ahahahahah
menos quando voce é NINJA (só pros raros essa hein)
nao tenho certeza se sao mesmo sepedonium , se FOR, qualquer cogumelo que nasça daínao deve ser consumido, mesmo fazendo-se chá.
 
Interessante ele não ser patógeno, o problema é que ele provavelmente é um competidor, ele não colonizou sobre o micélio de cubensis e sim nas lacunas. Nessas fotos aqui, aquele branco mais claro que parecia cubensis, já era ele. Ele começou branco bem falhado, passou a amarelo e depois formou algumas manchinhas preta aqui e acolá. É por isso que o copo colonizou tão rápido, era o contaminante. Eu guardei esse pote afastado porque queria enterrar, mas provavelmente não terei onde fazer isso.
 
Back
Top