Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn com Painço e Bulk - MDK

Diário de cultivo completo.
Espero que esse tópico seja útil no futuro, pois não encontrei no CM nenhum tópido de spawn a base exclusivamente de painço. Essa é uma história de erros e acertos, mas acho que ao fim teremos algum resultado conclusivo sobre o melhor método.

Vamos ao início: sabendo como o milho era problemático e chato, procurei pela minha cidade, em muitos locais, o maldito centeio em grãos, em vão. Um dia, no chat, o @Cosmik me falou que o painço era uma boa alternativa e eu decidi tentar. Painço é bem barato, paguei 2 reais em cada saco de 500g, comprei na sessão de comida para pássaros. Procurei algum guia gringo e não achei nada específico. Vi um usuário no shoomery citando que não fervia, apenas deixava de molho por 24h e depois levava à PP. Por outro lado, Cosmik me sugeriu apenas ferver. Resolvi fazer um pacote de cada maneira, embora com tropeços no caminho, vamos lá:

- Na madrugada do dia 13/11 fiz 4 potes, 2 de painço fervido por 15 minutos (alguns poucos grãos eclodiram) e 2 de painço que ficou de molho em água mineral por 24 horas. Escorri ambos por 30 minutos. Sobrou um pouquinho dos dois. Fechei todos com papel alumínio e fita isolante e fiz 4 furos cobertos com micropore para o vapor. Eu precisei lacrar porque eles teriam que ficar de lado.

IMG_6263.JPG IMG_6264.JPG IMG_6265.JPG IMG_6267.JPG

- Coloquei dois potes do painço que fervi na PP. Tiveram que ir "deitados", sobre o suporte metálico e mais um pano de prato . Depois de uma hora abri a panela e o vidro grande havia quebrado o fundo (choque térmico porque usei água pra cessar a pressão). O pote que não quebrou ficou com o lacre de alumínio todo estufado porque os grãos incharam. Eu errei o nível da água e na parte que ficou pra baixo o grão umedeceu (foto dos dois lados) e cozinhou.

IMG_6268.JPG IMG_6269.JPG IMG_6271.JPG IMG_6270.JPG

- Peguei o conteúdo do vidro que rachou e enchi um vidro, dessa vez deixando espaço. O resto misturei com o restinho de painço que tinha sobrado e fui distribuindo por outros potes. Abri os outros postes prontos e também liberei um pouco de espaço pra não incharem as tampas.

- Fui colocando os copos na PP por uma hora, foram mais 3 levas. Lembrando de não deixar o nível da água alto.

IMG_6275.JPG

- No outro dia à noite (14/11) inoculei todos na minha pseudo-glovebox com um seringa que fiz há um tempo, de MDK, inoculei dois furos em cada pote, 0,5ml.

- Um dia depois (15/11) já vi micélio em um copo. Dia 16 já tinha micélio visível em três.

IMG_6366.JPG IMG_6368.JPG IMG_6369.JPG IMG_6371.JPG

Atualizarei conforme for obtendo resultados.
 
Última edição por um moderador:
Legal de ver esos frutos !!
Excelente trabalho !!
Paz
Gteach:cool::cool::cool:
 
Muito legal seu diário, vi desde o começo e além de excelentes cogumelos, as conversas estão ótimas também. Parabéns por tudo.
 
Me fala sobre seus potes volumosos de painço eles conseguiram se reproduzir normalmente? O meu também aconteceu de colocar muito e também ficou um pouco empapado, teria como me espoliar sobre essas questões? LINDO CULTIVO! GRATIDÃO!
 
Me fala sobre seus potes volumosos de painço eles conseguiram se reproduzir normalmente?
Sim, lembrando que quanto maior o volume ou mais compactado o substrato, mais demora para colonizar, mas tirando isso, sem problemas. Muito cuidado pra não entrar água quando estiverem na panela de pressão e escorrer bem antes de colocar nos potes. Pois se ficar muito empapado não é bom sinal, se cozinhar demais pode ser que o micélio não consiga avanças nessas regiões, observe.
 
Paz irmão, após 3 dias feitos como eu te disse o micélio nem evoluiu...
Creio que pelo excesso de agua que cozinhei pois coloquei muita agua acima dos graos, dessa vez eu não coloquei agua mas escorri bem e puz logo nos copos e coloquei agua na PP altura das sementees na metade do copo. Aguardando inoculação que sera feita amanhã.

Abraço e bons cultivos...
 
Creio que pelo excesso de agua que cozinhei pois coloquei muita agua acima dos graos,
Na hora de cozinhar tem que colocar muita água mesmo, o cuidado tem que ser antes de colocar nos potes escorrer bem. Está esperando os grãos esfriarem para inocular?
 
Na hora de cozinhar tem que colocar muita água mesmo, o cuidado tem que ser antes de colocar nos potes escorrer bem. Está esperando os grãos esfriarem para inocular?
Sim! Deixei a PP de um dia pro outro só abri na hora de inocular.

Eu não cozinhei, percebi que isso faziam os grãos eclodirem assim como aconteceu na primeira tentativa e vi que alguns frascos seus também eles eclodiram, acho que isso é o excesso de água e o calor do cozimento.
Ja bem lavados eu os peguei e coloquei dentro dos copos, e foram pra PP e após uma hora e vinte min mais ou menos a agua acabou e a pressão diminuiu consideravelmente, guardei a panela envolvida em papel filme e guardei
Após 24 horas a panela ja fria, desinfetei o banheiro com cloro e alcool 46º (ahh mas era melhor o 70º, na embalagem do 46º tinha "mata 99% de germes e bacterias ), após inoculado envovi com papel filme o vaso a pia e os ralos.
Em uma caixa de 29L fiz dois buracos para uma glove box, no entanto comprei 2 luvas e as mesmas nem couberam no buraco de 25mm que fiz.
Na mesma caixa eu usei luvas descartaveis alcool e lisol e uma blusa de manga longa e logo fiz a inoculação dos copos, mantendo o papel aluminio como proteção.

Desde sabádo as 19:30 sem muitas alterações. Percebo o branco somente envolta dos grãos que eclodiram, no mais a agua da seringa ainda parece estar presente.

Strain: Ecuador
Esporos: ampola

Obrigado pela assistencia Malahov.
 
Sim! Deixei a PP de um dia pro outro só abri na hora de inocular.

Eu também tinha esse hábito, as vezes sem tempo, deixava os copos dentro da panela e só inoculava no dia seguinte. Mas é um equívoco perigoso que cometemos e nem nos damos conta. Porque ao deixar os copos muito tempo repousando dentro da PP, quando o ar já estiver nivelado com o de fora (temperatura) vai haver troca de ar, ou seja, vai entrar ar de fora para dentro da panela através daquele pequeno orifício. Não posso afirmar se em todos os modelos de PP. Mas acredito que na grande maioria. A partir daí corre o risco de contaminação.
O que fiz adiante foi selar a abertura (pininho) com uma fita isolante. Só pra garantir.
.
 
Eu também tinha esse hábito, as vezes sem tempo, deixava os copos dentro da panela e só inoculava no dia seguinte. Mas é um equívoco perigoso que cometemos e nem nos damos conta. Porque ao deixar os copos muito tempo repousando dentro da PP, quando o ar já estiver nivelado com o de fora (temperatura) vai haver troca de ar, ou seja, vai entrar ar de fora para dentro da panela através daquele pequeno orifício. Não posso afirmar se em todos os modelos de PP. Mas acredito que na grande maioria. A partir daí corre o risco de contaminação.
O que fiz adiante foi selar a abertura (pininho) com uma fita isolante. Só pra garantir.
.
Eu imaginei isso sobre o pino eu passei a papel filme pra evitar possiveis infecoes na parte superior, mas é bom saber! Que da proxima vez ja é um passo a ser executado
 
vi que alguns frascos seus também eles eclodiram
Se você ler com atenção, o que fez com que alguns frascos meus ficassem com grande número de grãos eclodidos foi o fato de ter entrado agúa da panela de pressão nos potes. Se observar este diário https://teonanacatl.org/threads/spawn-de-painço-a-albino.12201/ isto está sob controle.
Porque ao deixar os copos muito tempo repousando dentro da PP, quando o ar já estiver nivelado com o de fora (temperatura) vai haver troca de ar, ou seja, vai entrar ar de fora para dentro da panela através daquele pequeno orifício.
Por isso que eu gosto de já deixar tudo lacrado, porque nem preciso preocupar com nada depois que os potes saem da PP, só depois de inocular, claro.
 
Eu também tinha esse hábito, as vezes sem tempo, deixava os copos dentro da panela e só inoculava no dia seguinte. Mas é um equívoco perigoso que cometemos e nem nos damos conta. Porque ao deixar os copos muito tempo repousando dentro da PP, quando o ar já estiver nivelado com o de fora (temperatura) vai haver troca de ar, ou seja, vai entrar ar de fora para dentro da panela através daquele pequeno orifício. Não posso afirmar se em todos os modelos de PP. Mas acredito que na grande maioria. A partir daí corre o risco de contaminação.


Se pensarmos em como funciona uma panela de pressão veremos que esse processo é inevitável.

Quando você coloca os potes na panela e a fecha, ela está preenchida com ar, naturalmente. Quando começa a se formar vapor o mesmo começa a ocupar o espaço, e expulsa praticamente todo o ar presente em alguns minutos após a panela pegar pressão. Então a panela fica com uma atmosfera somente de vapor d´água, pressurizada (presumivelmente o dobro da pressão atmosférica ao nível do mar), e a 120 graus C. Essas condições é que levam à esterilização após algum tempo.

Aí você desliga a panela. A temperatura cai e o vapor d´água se condensa, voltando para o estado líquido. O que ocupa o espaço? Ar, naturalmente, que entra pela válvula. Não se forma um vácuo dentro da panela. Então a panela ser preenchida por quando esfria ar é inevitável.



O que fiz adiante foi selar a abertura (pininho) com uma fita isolante. Só pra garantir.


Não creio que isso impeça a entrada do ar. Se não você teria até dificuldade de abrir a panela por causa do vácuo.



Por isso que eu gosto de já deixar tudo lacrado, porque nem preciso preocupar com nada depois que os potes saem da PP, só depois de inocular, claro.


Potes lacrados não aproveitam todos os fatores que favorecem a esterilização, pois não ficam expostos à atmosfera pressurizada de vapor d´água.
 
Potes lacrados não aproveitam todos os fatores que favorecem a esterilização, pois não ficam expostos à atmosfera pressurizada de vapor d´água.
Por isso eu deixo eles com furos, conforme ilustro nos meus diários, a diferença é que cobertos por micropore para entrada de vapor. Não tenho problemas de contaminações assim.
 
Back
Top