Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Simples e eficiente (Cracker Dry) 100% garantido

Não testei ainda, só me recomendaram fazer. Sempre joguei fora aqueles potes de anti mofo e os que uso pra secar os cogumelos não chegaram a ficar saturados ainda.
Quando fizer eu posto aqui, vamos ver!
 
Quando fizer eu posto aqui, vamos ver!

Cuidado no teste.

Veja esse outro porém, do mesmo link de antes (o negrito é meu): "Incompatibilidade: metil-vinil-eter, zinco, água, cloreto de bário, entre outros. Os metais serão corroidos em soluções aquosas de cloreto de cálcio, bem como o alumínio."

Talvez por isso texto do @gldtn fale em usar um recipiente de vidro ao aquecer o CaCl2 no forno. A temperatura também parece importante, Se estiver perto ou acima de 175º resulta em um produto, e se estive bem abaixo resulta em outro.
 
Boa noite pessoal, sou novo aqui no CM, uma dúvida, quando os cogumelos estiverem cracker dry, posso retirar a silica (ou o cloreto de de calcio)?
 
Boa noite pessoal, sou novo aqui no CM, uma dúvida, quando os cogumelos estiverem cracker dry, posso retirar a silica (ou o cloreto de de calcio)?

Fala a verdade, você não leu o tópico com a devida atenção, né? :rolleyes:

Cogumelos assim, mesmo depois de 100% secos, devem ser guardados juntamente com um potinho de cloreto de cálcio, garantindo assim que não irão sugar umidade do ar. Permanecerão então sempre crocantes.
 
Boa Tarde Galera ! Ótima informação por aqui ,muito grato ! Só uma dúvida , quando os cogumelos terminarem de secar no ventilador e irem para um saco com o anti mofo ,eu posso colocar eles logo na geladeira ? Ou devo esperar o processo do anti mofo em temperatura ambiente ?
 
quando os cogumelos terminarem de secar no ventilador e irem para um saco com o anti mofo ,eu posso colocar eles logo na geladeira ? Ou devo esperar o processo do anti mofo em temperatura ambiente ?

Geladeira são micro-ambientes potencialmente cheios de fungos e bactérias. Podem ser um dos lugares mais sujos da casa.

Eu acho melhor terminar o processo em alguma caixa bem limpa, ou mesmo em uma gaveta, também devidamente limpa.
 
Geladeira são micro-ambientes potencialmente cheios de fungos e bactérias. Podem ser um dos lugares mais sujos da casa.

Eu acho melhor terminar o processo em alguma caixa bem limpa, ou mesmo em uma gaveta, também devidamente limpa.
Gratidão Ecuador ,mas que estranho me lembro que pesquisei sobre e vi que a temperatura baixa da geladeira preserva a psilocibina . Tenho uns cogumelos secos no ziplock com sílica na geladeira ,isso é ruim ? É melhor deixar em temperatura ambiente ? Mesmo que more em uma cidade muito quente? Agradeço Ecuador !
 
Tenho uns cogumelos secos no ziplock com sílica na geladeira ,isso é ruim ?

Se você estiver certo que estão em um recipiente hermeticamente fechado, e o mesmo que não vai ser aberto frequentemente, não.

Eu já guardei no freezer, na verdade, junto com um pouco de silica gel para maior segurança. E duraram anos. Mas o recipiente foi aberto a cada alguns meses, no máximo.
 
Se você estiver certo que estão em um recipiente hermeticamente fechado, e o mesmo que não vai ser aberto frequentemente, não.

Eu já guardei no freezer, na verdade, junto com um pouco de silica gel para maior segurança. E duraram anos. Mas o recipiente foi aberto a cada alguns meses, no máximo.
Entendi Ecuador ! Agradeço mesmo pela resposta, os meus estão no ziplock dentro da geladeira com sílica ! Agora minha dúvida mesmo é nesse processo de secagem ,por exemplo deixo dois dias ventilando os cogus , e após quando colocar junto com o anti mofo ,eu devo colocar na geladeira ? Ou deixo ainda uns dias em temp ambiente e depois coloca na geladeira ? Outra , o anti mofo iria junto na geladeira certo?
 
@regatt, se você tem sílica em quantidade, não precisa usar anti-mofo, já que a sílica é muito mais eficiente e reaproveitável. O meu processo é: 24 horas no vento, depois pote com sílica, depois, ao ficar cracker dry, vai pra geladeira em um pote hermético com um pouco de sílica que é trocada sempre que satura.
 
@regatt, se você tem sílica em quantidade, não precisa usar anti-mofo, já que a sílica é muito mais eficiente e reaproveitável. O meu processo é: 24 horas no vento, depois pote com sílica, depois, ao ficar cracker dry, vai pra geladeira em um pote hermético com um pouco de sílica que é trocada sempre que satura.
Opa era exatamente isso que queria saber ! Então é deixar os cogus com anti mofo em temperatura ambiente ! Eu só tenho um sachezinho de sílica . Posso usar o anti mofo na geladeira certo ?
 
Isso eu não sei responder, mas apostaria que provavelmente sim. O importante é que cogumelos e anti-mofo estejam em um pote hermético, que não entre ar.
E você reativou essa sílica? Por que provavelmente já está inócua.

Tem que observar qual é a silica que a @regatt tem em mãos, se for a branca não dá pra reaproveitar. Para isso tem que ser a azul.
 
Pode ser feito com os cogumelos de cultivo caseiro ou colhidos in natura, vale para várias espécies.
A secagem em vento é a mais indicada pois não mexe nem altera os componentes ativos!
Cloreto de Cálcio é a alternativa mais barata do que silica gel.
É encontrada em supermercados com nomes comerciais como: Qui-seco, Anti-Mofo, etc, paga-se em torno de R$ 3,00 a R$ 5,00 o pote.

O Cloreto de Cálcio novo tem o formato de pedrinhas, e ao estar saturado vai ficar em formato líquido, conforme foto:

View attachment 38736

Colha os seus frutos! Retire com um bisturi ou estilhete do bolo ou casing, evitando de trazer junto a vermiculita ou outros compostos. Retire somente o fruto puro e limpinho, evitando assim de depois comer vermiculita.

View attachment 38729

Para embalar, prefira as toucas cirúrgicas, pois elas são bem higiênicas e deixam passar bem o vento por entre elas.

View attachment 38731

Deixe no ventilador de 48 a 72 ou até mais dependendo da quantidade que está secando.
Para essa porção da foto acima, deixei 48h

View attachment 38739

Depois de sair do ventilador, coloque dentro de um saco plástico ziplock juntamente com o cloreto de cálcio, conforme foto:

View attachment 38732

Depois de alguns dias, eles ficarão crocantes! Que ao pegar no dedo, se quebram e esfarelam facilmente, é sinal que estão 100% secos, evitando assim de estragar com mofo.

View attachment 38735

Amanita Muscaria (f.agaric) extremamente secas, se quebram e esfarelam ao toque!

View attachment 38741

P. Cubensis, prontos para armazenar.

View attachment 38771

Cogumelos assim, mesmo depois de 100% secos, devem ser guardados juntamente com um potinho de cloreto de cálcio, garantindo assim que não irão sugar umidade do ar. Permanecerão então sempre crocantes.
Podem ser guardados por anos, mantendo-os sempre secos.
Guarde no armário, em temperatura ambiente.

Boa secagem!
cara, no meu, túnel de vento eu coloquei uma daquelas lâmpadas amarelas, tipo eles fica crec crec em 12 hrs não deixo mais que isso, meu tunel de vento é uma caixa de sapato, mas ai será q da ruim usar a lâmpada?
 
cara, no meu, túnel de vento eu coloquei uma daquelas lâmpadas amarelas, tipo eles fica crec crec em 12 hrs não deixo mais que isso, meu tunel de vento é uma caixa de sapato, mas ai será q da ruim usar a lâmpada?
Já li em algum lugar que a luminosidade degrada as substâncias ativas. Inclusive isso vale pra medicamentos também: " Manter até 30º C, longe da luz e umidade", por exemplo.
 
Bom dia, Tupy. Ta acontecendo o mesmo problema que tive no seu tópico de cultivo, quando clico no link da um erro de falta de permissão para acessar o arquivo. Lá postaram outro link, seria possível você ou alguém postar um link diferente aqui que esteja funcionando também?
 
Lá tinha um arquivo .pdf com o tutorial que deu pra reanexar. Neste artigo as instruções estão no próprio texto, então até terminar a transição pra nova biblioteca o conteúdo não deve ficar disponível. :coffee:
 
Back
Top