Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Simples e eficiente (Cracker Dry) 100% garantido

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Última edição por um moderador:
Fenomenal tupy !!!

Uma pergunta, quanto tempo normalmente demora pra secar cracker dry no cloreto de calcio pra vc?

As toucas cirugicas e como você depindurou eles no ventilador é MUITO boa ideia!!!

Obrigado por compartilhar!!
 
Eu uso anti-mofo até hoje muito bom e funcional lembrando de comprar sempre o NEUTRO tem uns que vem com perfume para perfumar o guarda-roupas e tirar humidade, aqui em casa depois do ventilador 2 dias no cloreto ficam cracker dry...

hummm essas amanitas deu agua na boca hein tupy, nham nham nham!:fome::fome::fome:
 
Essa comparação silica gel versus cloreto de cálcio não é um assunto novo aqui no CM ...

E lembro que à primeira vista o cloreto de cálcio é mais barato, porém não pode ser reaproveitado, enquanto a silica gel pode ser seca no forno e reaproveitada várias vezes.

Eu tenho silica gel com uns cinco anos aqui em casa, que já foi seca umas 20 vezes no forno e usada de novo.

A capacidade de secagem dos dois é similar. Secos, absorvem 30% do seu peso em água.


Por último, pesquisem, pesquisem e pesquisem ...
 
Fenomenal tupy !!!

Uma pergunta, quanto tempo normalmente demora pra secar cracker dry no cloreto de calcio pra vc?

As toucas cirugicas e como você depindurou eles no ventilador é MUITO boa ideia!!!

Obrigado por compartilhar!!

ah vai ai em torno de uma semana.
 
Técnica 100% mesmo, testado e aprovado. tanto com os cube como os amanitas!
 
Uma dúvida Tupy.
Quanto tempo que demora para começar a criar água no fundo do pote de CaCl2? E tenho que tirar todo ar do ziplock ou apenas fecho o ziplock com os cogus e o CaCl2 deixando o saco com um pouco de ar ainda?
 
Uma dúvida Tup.
Quanto tempo que demora para começar a criar água no fundo do pote de CaCl2? E tenho que tirar todo ar do ziplock ou apenas fecho o ziplock com os cogus e o CaCl2 deixando o saco com um pouco de ar ainda?

Depende da quantidade de umidade que existe em seus frutos, e claro, da quantidade dos mesmos. Quanto ao ar, creio que retirar todo pode ser uma alternativa mais viável, porque vai aumentar a eficiência da secagem. :)
 
Tenho uma técnica de secagem simples e eficiente.:)
Apenas encaixe os cogus na grade atrás da sua geladeira por uns 5 dias mais ou menos, eles ficam sequinhos.
Depois disso, para o armazenamento utilize ou a silica ou o cloreto de cálcio.

SAM_0161.JPG
 
Tenho uma técnica de secagem simples e eficiente.:)
Apenas encaixe os cogus na grade atrás da sua geladeira por uns 5 dias mais ou menos, eles ficam sequinhos.
Depois disso, para o armazenamento utilize ou a silica ou o cloreto de cálcio.


Sinto muito ter que fazer essa observação, mas: que idéia original!

Você por acaso já pensou em ler e pesquisar o fórum e a biblioteca?
 
No domingo achei 6 amanitas e os trouxe pra casa. Nesses dois dias que se passaram eles ficaram expostos ao sol de de manha a detardezinha, e nas duas noites ficaram num ambiente aberto.Hoje a tarde comprei o anti-mofo e as toucas cirúrgicas, mas antes de prosseguir com a secagem ventilador->anti-mofo gostaria de opiniões sobre o estado dos amanitas.

amanitas.JPG

Li que os pontos brancos deveriam ser retirados pra que a película vermelha pudesse ser removida e fumada. Lavei eles e fiz isso, mas só fumei a película dos menores.

E agora, prossigo com a secagem? Depois de dois dias expostos ao sol será que são necessárias mais 48hrs em frente ao ventilador?
Ou eu devo continuar deixando-os no sol durante o dia até que fiquem no ponto certo (o qual eu n sei) pra só depois botá-los num saco junto ao anti-mofo? Nesse caso, quanto tempo mais os deixo secando ao sol e o que faço com eles durante a noite?
 
Sempre tenha 100% de certeza que realmente é amanita muscaria que voce está colhendo.
Deixe em ventilador 1 a 2 dias, depois secando em silica ou cloreto de cálcio, devem ficar crocantes e com um aroma delicioso. Não há necessidade de sol. Fungos não gostam de sol.
 
talvez não esteja perguntando no tópico adequado, mas não achei outros mais pertinentes para o assunto:

percebi que na seção "secagem e conservação" existem mtos tópicos sobre tuneis e só esse sobre sílica e cloreto...

minha questão: a secagem com sílica atóxica não prescinde a passagem no vento (ou grade de geladeira), isto é, não da para levar os cogus fresquinhos direto na sílica para secagem? pq nos diários sempre passam pelo vento antes?

outra questão: sílica atóxica realmente altera os componentes ativos? eles ficam menos potentes?
 
1) Sim, é necessário que os cogumelos frescos passem antes por uma desidratação no túnel de vento, a sílica serve apenas para conservá-los crack and dry, livres da umidade.
2) A sílicagel atóxica não altera os princípios ativos, eles ficam bem preservados, sem perdas significativas.
 
minha questão: a secagem com sílica atóxica não prescinde a passagem no vento (ou grade de geladeira), isto é, não da para levar os cogus fresquinhos direto na sílica para secagem? pq nos diários sempre passam pelo vento antes?

Sempre que surgir alguma dúvida pesquise o fórum:

https://teonanacatl.org/threads/cubensis-gelatinosos.9130/#post-134637
https://teonanacatl.org/threads/secagem-qualidade-mantida-para-a-eternidade.10/page-10#post-112528
https://teonanacatl.org/threads/como-secar-e-porque-secar-é-bom.159/
 
Back
Top