Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Simples e eficiente (Cracker Dry) 100% garantido

1) Sim, é necessário que os cogumelos frescos passem antes por uma desidratação no túnel de vento, a sílica serve apenas para conservá-los crack and dry, livres da umidade.

Pode-se secá-los diretamente em sílica, @pedori, se você tiver sílica suficiente para secá-los rapidamente.

O que acontece é que por uma questão de economia o pessoal prefere retirar a maior parte da umidade com um túnel de vento e aí fazer a secagem final até ficarem cracker-dry com sílica.
 
Queiram me perdoar, creio que não me expressei bem na mensagem anterior. Não é que desidratar os cogumelos em túnel de vento seja imprescindível, mas é altamente recomendável por vários motivos. Primeiro, porque este procedimento acelera muito a desidratação, favorecendo a preservação mais eficiente das psilas. Segundo porque haja silicagel e tempo para secar os 90% de H20 de que os cogumelos são feitos. Eu nunca fiz o teste, mas certa vez coloquei alguns cogumelos meio secos em silicagel, e eles levaram uma eternidade pra ficarem crock and dry. Por experiência própria, quando a gente põe os cogumelos na sílicagel é muito conveniente que eles já estejam desidratados. Então sim, em um dia, no máximo, eles ficam e se mantém na crocância com facilidade.

Eu havia dito que "Sim, é necessário que os cogumelos frescos passem antes por uma desidratação no túnel de vento"... Substituam "necessário" por "MUITO CONVENIENTE", e esta frase "a sílica serve apenas para conservá-los crack and dry, livres da umidade" substituam por " a sílica é um ótimo recurso para finalizar a desidratação e manter-los na crocância ideal, bem desidratados". Eu seco ao vento e num pequeno túnel de vento, que na verdade é uma caixa de papelão e um secador de cabelo soprando ar à temperatura ambiente. Só depois de estarem bem secos é que eu coloco eles num toperware com sílicagel.
2013-05-09 11.23.55.jpg 2013-05-09 12.54.45.jpg 2013-09-06 17.34.52.jpg 2013-08-19 13.03.11.jpg
É isso.
 
Eu tenho um ventilador turbo, que tem secado os cogumelos em menos de oito horas.

Eu coloco os cogumelos num saco de tule, com grampos de roupas prendendo-o na grade e ligo na potência máxima. Oito horas e já posso pô-los na sílica.
 
Oi, eu achei uma forma muito prática e barata para secar os cogumelos no vento.
Na verdade, eu já tinha em casa um ventilador desses aqui:
turbo-ventilador-honeywell_667_1_.jpg
Aí, eu viro o ventilador pra cima, coloco uma touca cirúrgica cobrindo ele. Aí eu espalho os cogumelos e cubro com outra touca cirúrgica.
As toucas não devem custar nem 2 reais na farmácia e elas evitam que os cogumelos caiam dentro do ventilador ou caiam pra fora. As toucas também protegem os cogumelos de serem atacados por algum inseto.

O esquema fica assim:
IMG-20140112-WA0008.jpg

Depois de 24 hs de secagem ao vento, eu coloco os cogumelos junto com silica gel dentro de um tuperware que fecha hermeticamente . Eles ficam cracker dry acredito que em outras 24 hs.

Espero ter ajudado.
Abs
 
Cogumelos assim, mesmo depois de 100% secos, devem ser guardados juntamente com um potinho de cloreto de cálcio, garantindo assim que não irão sugar umidade do ar. Permanecerão então sempre crocantes.
Podem ser guardados por anos, mantendo-os sempre secos.
Guarde no armário, em temperatura ambiente.

Boa secagem!

E esse papo que deve-se guardar no congelador depois de secar?
Muda alguma coisa?
 
Põe na geladeira não, muito menos no congelador, isso pode favorecer umidificação dos creckers e a decomposição das psilas. Guarda num lugar escuro à temperatura ambiente que é melhor!
 
E esse papo que deve-se guardar no congelador depois de secar?
Muda alguma coisa?
Põe na geladeira não, muito menos no congelador, isso pode favorecer umidificação dos creckers e a decomposição das psilas. Guarda num lugar escuro à temperatura ambiente que é melhor!

Se eles estiverem completamente desidratados e selados com sílica gel, a conservação no freezer é uma boa opção.

https://teonanacatl.org/wiki/congelar-cogumelos/
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/7621313
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/8320832

O @Ecuador já relatou experiências pessoais:
https://teonanacatl.org/threads/con...so-de-carvão-como-dissecador.4178/#post-63806
https://teonanacatl.org/threads/secagem-mais-simples-que-existe.1995/page-2#post-32917
 
Põe na geladeira não, muito menos no congelador, isso pode favorecer umidificação dos creckers e a decomposição das psilas. Guarda num lugar escuro à temperatura ambiente que é melhor!
Oi Ashtar, se você colocar os cogumelos cracker dry dentro de um pote que fecha hermeticamente e dentro do freezer, não tem porque ter medo de umidade. A baixa temperatura (constante) até ajuda a evitar a degradação da psilocibina. (Geladeira não é recomendável, e o cogumelo precisa estar totalmente CRACKER DRY).

"If you freeze fresh mushrooms, you will end up with a deep blue substance after they have thawed, a clear indication for the loss of the potency due to disintegration of psilocybin and psilocin. So don't freeze fresh shrooms!
On the other hand, freezing cracker dry shrooms in an air- and watertight container has been reported to help preserve their potency for years."
http://www.shroomery.org/5269/Can-I-freeze-mushrooms

https://mycotopia.net/topic/10791-freezing-dried-mushrooms-ok/
 
OK, vcs me convenceram. Não está mais aqui quem falou! Vou colocar os meus no freezer então, na devida crocância e embalagem. Digo, assim que tiver novas colheitas! abçs :homenvelho
 
Depois de estarem 100% secos,os cogumelos podem ser conservados com seladora a vácuo de alimentos ,ao invéz de guardar junto com a silica ou cloreto?

Poder, pode. Mas por precaução, não custa nada por um pouco de sílica gel enrolado em um papel toalha.
 
secá-los apenas com o anti mofo dentro de um pote hermeticamente fechado causaria algum problema como a perda de potencia? O tempo de secagem não me importa muito (pois posso esperar sem nenhum problema) e o de conservação muito menos, pois eu não custo muito a consumilos, mais gostaria de experimentar eles secos. Não tenho como usar um ventilador ligado por muito tempo aqui em casa...
 
O tempo de secagem não me importa muito (pois posso esperar sem nenhum problema

O tempo de secagem importa para os cogumelos. Se não perderem a maior parte da água em alguns dias vão começar a se decompor.

Se você usar anti-mofo suficiente não tem problema. Lembre-se que o mesmo absorve 30% do seu peso em água, então calcule quanto vai ser preciso (cogumelos são aproximadamente 92% água) e coloque uma quantidade a mais por segurança.
 
Rola fazer isso do tupperware com cloreto de cálcio? Ou tenho que deixá-lo no pote mesmo, como no post original?

O sistema de busca quebrou de novo? :facepalm:

Pesquisou outras formas de secagem? Se tivesse pesquisado, saberia que pode usar qualquer pote hermeticamente fechado. Ou como no post original que diz: "Depois de sair do ventilador, coloque dentro de um saco plástico ziplock juntamente com o cloreto de cálcio, conforme foto:" https://teonanacatl.org/attachments/dsc01190_640x480-jpg.38732/
 
O sistema de busca quebrou de novo? :facepalm:

Pesquisou outras formas de secagem? Se tivesse pesquisado, saberia que pode usar qualquer pote hermeticamente fechado. Ou como no post original que diz: "Depois de sair do ventilador, coloque dentro de um saco plástico ziplock juntamente com o cloreto de cálcio, conforme foto:" https://teonanacatl.org/attachments/dsc01190_640x480-jpg.38732/

Na verdade acho que não rola não... porque o cloreto de cálcio fica liquido depois... sei lá se é bom fazer assim. No momento tô fazendo como no post original mesmo :)
 
Na verdade acho que não rola não... porque o cloreto de cálcio fica liquido depois... sei lá se é bom fazer assim. No momento tô fazendo como no post original mesmo :)

Isso mesmo, veja na foto que não há contato, e nem deve ter, do cloreto (já em estado líquido) com os frutos, estão separados, ai fica tudo certo.
 
Dá pra reusar o cloreto de cálcio também, visto que ele é bem estável, só hidrata.

É só colocar numa forma velha e colocar no forno a 200 graus, a água vai começar a evaporar e vai ficar o cloreto no formato da forma.
Quebra ele e quarda num pote de vidro enquanto estiver quente, pra não ficar esfriando e absorver água enquanto esfria.
 
Dá pra reusar o cloreto de cálcio também, visto que ele é bem estável, só hidrata.


Você já testou isso bem, @nandao1234? Aqueceu bem e não aconteceu nada? Vapores? Cheiro?

Algumas fontes dizem que o cloreto de cálcio pode ser irritante.

E ainda essa: "Produtos de sua decomposição: emite vapores tóxicos de cloro quando aquecidos para decomposição. Pode formar ácido clorídrico em presença de ácidos súlfurico ou fosfórico ou com água em temperaturas elevadas." - http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/cloreto_calcio.html

Resta saber que temperaturas elevadas são essas.
 
Última edição:
Você já testou isso bem, @nandao1234? Aqueceu bem e não aconteceu nada? Vapores? Cheiro?

Algumas fontes dizem que o cloreto de cálcio pode ser irritante.

E ainda essa: "Produtos de sua decomposição: emite vapores tóxicos de cloro quando aquecidos para decomposição. Pode formar ácido clorídrico em presença de ácidos súlfurico ou fosfórico ou com água em temperaturas elevadas." - http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/cloreto_calcio.html

Resta saber que temperaturas elevadas são essas.

Tenho aqui em meu cardeno de notas digital:

Hi here is method, be careful of this stuff as it is caustic when liquid.

Calcium chloride (CaCl2) is probably the most common drying agent for general lab use. Besides low toxicity and low cost, its primary advantage is that it doesn't stop absorbing water when it reaches some fixed hydrate (e.g., 2H2O, 6H2O); it will keep going until it dissolves in its own water of hydration. Heat is of course generated during this process.

Sold under various trade names such as Damp-Rid, Humi-Dri, and Dry-Out, anhydrous CaCl2 must be kept in airtight containers to prevent it from liquefying as it absorbs atmospheric water. In other words, the compound has such an affinity for water that it will form a solution of itself from the water it pulls from the air.

Regenerating CaCl2: Even in a vacuum desiccator, calcium chloride will eventually become hydrated with use and will lose much of its drying power. The hydrated CaCl2 can be collected, put in a borosilicate glass beaker, and heated in an oven at or above 200°C (392°F) for a few hours. The hydrated CaCl2 will first melt, conforming to the shape of the container. The water will then begin to boil away (there will form puffed-up structures of dry CaCl2, which could overflow if a shallow container is used). When all the moisture has been driven off, the container should be covered immediately and allowed to cool. When cool enough not to melt plastic, it should be placed in a vacuum desiccator and the air evacuated. When fully cool it is then taken out of the desiccator and, if necessary, pulverized to 1/8-inch pieces in a sturdy mortar and pestle (do not grind it into powder; ideally it should be no finer than coarse sand). It must then be put into an airtight container as soon as possible.
 
Back
Top