Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sertão/Nordeste_Temporada 2009

Estraguei seu tópico?

E todas as suas respostas mal humoradas e sem fontes, que você acha que eu (logo eu) tenho que pesquisar? :rolleyes::D:p:

Tadinho.

Desculpe mas não resisti.

---------------------

Não estou estragando seu tópico, rapaz. Estou te fazendo perguntas de modo que você consiga concatenar de forma lógica algumas informações.

Mas está difícil.

Acho melhor você esquecer.

Pelo começo você assume que tá estragando o tópico propositalmenete, depois no final nega. Mas tudo bem, tudo tem concerto...

Vamos lá Ecuador, se a potência deles secos é 2/3 da dos cubensis, quando secos também. Note, ele é mais fraco pq o peso seco dos cubensis, aumenta a matéria seca, daí ambos estão competindo de igual para igual.

Agora note mais Ecuador, quando "in natura" o esclerócio, por ser um corpo de resistência da espécie, é menos rico em água, daí ele tem mais matéria seca, ou seja, ele tem 30% de massa seca (quando in natura) contra os 10% de massa seca dos cubensis, desta forma, quando in natura, você estará comparando coisas diferentes, daí o esclerócio ser mais potente, pode ser até mesmo o dobro como você tá falando, sei lá, já que ele tá na vantagem por ter o triplo de massa seca.

Note também, que o pessoal tá preferindo os esclerócios em detrimento do corpo de frutificação dos p. mexicana, justamente pq o esclerócio é mais potente, agora tente fazer uma conta antes de postar cara, só uma. Calcule que de cogu para cogu, quando se trata de corpos de frutificação propriamente dito, ou seja, 10% de massa seca, contra 10% de massa seca, o p. mexica então perderá. Você não consegue enchergar isso mano. Nós estamos cometendo algum erro, me passa uma fonte que fale de concentração de psilocibina/psilocina no corpo de frutificação do p. mexicana, eu te passei a wikipedia, apesar de não achar aquela info correta, mas foi só o que achei, passe uma também.

Tô pensando que é zoeira sua mesmo, por isso estou bastante chateado, mas se você quer discutir isso seriamente abra um tópico que eu vou para lá debater com você até a gente resolver esta questão, mas te confesso, não tenho nada a ver com p. mexicana. Já cansei de te dizer isto.

Quanto a você Morta, se a carapuça serviu, seja feliz com ela, pq ninguém tá falando de nomes aqui e nem vou fazer isso para não continuar com esta infantilidade. Pare para pensar um pouco e veja se tem algo a ver com você...

Grande abraço senhores, só peço à vocês que reflitam nestes cálculos, afinal, esta discussão não é só nossa, outras pessoas estão lendo isto aqui. E também reflitam que este tópico é sobre outro assunto.

Ps. Ecuador, quanto às minhas respostas mal humoradas, elas são geralmente para você e (por um tempo) para a outra criatura que não citarei aqui, mas te peço até desculpas, visto que duas pessoas não precisam ter os mesmos modos e pontos de vista. Sinceras desculpas mesmo e já que a gente é assim bem diferente, vamos ter mais paciência um com o outro, para ver se conseguimos compreender o que estamos falando. Veja lá as contas que postei acima, pesquise esta história se tá afim de saber sobre isso, será mais informação aqui no forum. Se minhas contas estão erradas, desculpa também, mas foi assim que interpretei.

Mas uma vez, grande abraço.
E aí Druida, anda sumido meu amigo. Já fiz a quinta caçada, sábado passado, mas não deu para fazer fotos, tinha tido dois dias de sol e achei cubensis maiores ainda. Parece que o sol é fator decisivo, além de substrato, temperatura e humidade, para gerar cogus gigantes, o sol, a luz.
 
Ecuador, se a potência deles secos é 2/3 da dos cubensis, quando secos também. Note, ele é mais fraco pq o peso seco dos cubensis, aumenta a matéria seca, daí ambos estão competindo de igual para igual.


Entretanto essa potência não bate com a dose do Hofmann, de 2,4g de P.mexicana secos.

Há mesmo uma dúvida a ser resolvida. E não parecem haver dados facilmente disponíveis sobre o conteúdo de alcalóides em cogumelos maduros de P.mexicana.


No Shroomery também há dados desencontrados. Verifiquei agora de manhã.

E para piorar algum vendedor criativo espalhou uma strain de cubensis com o nome de mexicana, e muitas pessoas pensam que essa strain é a espécie.


Parece que Stamets escreveu algo sobre a espécie. Vou ver se pesquiso mais.



Depois vou abrir um tópico específico a respeito.

Continuemos com o sertão 2009.
 
Entretanto essa potência não bate com a dose do Hofmann, de 2,4g de P.mexicana secos.

Há mesmo uma dúvida a ser resolvida. E não parecem haver dados facilmente disponíveis sobre o conteúdo de alcalóides em cogumelos maduros de P.mexicana.


No Shroomery também há dados desencontrados. Verifiquei agora de manhã.

E para piorar algum vendedor criativo espalhou uma strain de cubensis com o nome de mexicana, e muitas pessoas pensam que essa strain é a espécie.


Parece que Stamets escreveu algo sobre a espécie. Vou ver se pesquiso mais.



Depois vou abrir um tópico específico a respeito.

Continuemos com o sertão 2009.


Agora meu amigo, finalmente estamos bem, kkkk. Pois é, você me provocou tanto que também findei indo atrás desse bicho, que nem tenho como ter aqui comigo, buaá. Mano, achei o livro das espécies do stamets, no scribd.
Lá ele tá completinho, só falta (puts, que ridiculo) justamente a página do p. mexicana.

Pq será que tá tão difícil??? Eu fiz aquelas contas lá como te disse e cheguei às minhas conclusões, contudo também avaliei a proposição do Hoffman, também tinha lido aquilo que tu postou, pois li aquele PDF em português do livro do Hoffman, aqui no forum.

Só que, de fato, também achei um site, não consigo te mandar o link, pq fiz muita pesquisa e misturou tudo. Mas achei mesmo um site que infere, não prova, mas que o cara inferiu que o Hoffman recomendou 2,4, gramas pq já sabia os teores de principio ativo na espéicie e como, ao fazer a prova em si, achou os efeitos suficientes, citou os 2,4 gramas. Mas é meio forsação de barra, concordo, mas que li isso também li. E vê, pense bem, o Hoffman também não citou a danada da concentração????

Também é fato que achei sites que apresentam o esclerócio como sendo mais potente do que o fruto do p. mexicana.

Foi só o que eu consegui.

Pô, brigado aí por também conseguir voltar para uma linha de diálogo. E vamos abrir este tópico sim, vamos esmiuçar esta para aqui. Vê também se alguém não se interessa em cultivar as tais "pedras filosofais". Mas este nome é plágio, quero registrar a minha reclamação, kkkk, eu sempre chamei a minha rapadura de "pedra filosofal" Pô, me roubaram, kkkkk.

Mas o nosso cubensis é muito poderoso também, a gente não precisa se preocupar com isso. 1.2% no total (0.60 + 0.63) pô, em 2,4 gr. dá um total de 30mg de psilocibina/psilocina (se a psilocina não oxidasse), mas como eu comi os bicho in natura, tinha mais de 400gramas, é que eu não tenho como precisar, daria 40gramas secos, por baixo. calcule que doideira que eu fiz por não ter informação.

O Morta, vc já melhorou também. Já se ligou que não é tu o outro chato o maluco... :pos:

Abraço pessoal.

Grande abraço
 
Relaxa galera...pelo amor de deus....
Cada tópico que eu entro tem confusão...respeito é o primódio de tudo. Paciencia é a estrutura. Como disse alguem, discussões sadias e fundamentadas fazem bem para a razão.
"Ao vencedor, as batatas"

Abraços e MUITA, mas MUITA LUZ e PAZ a todos!!!:D
 
Hey cacto, acho que uma BRINCADEIRA da minha parte, feita pra descontrair nao mereçe explicaçao.
:pos:
beleza,? nao leve os meus posts tao a sério nao, eu nao sou o senhor spok.
 
eaí grande Cacto blz
ainda ta tendo cogu ou ja acabou as chuvas???????
eu to meio sumido mesmo pq to tentando me adapatar a uma rotina de estudo e treino e ta dificil pq eu so preguissoso demais:p:
mas vou conseguir
mas msm nao postando sempre eu to sempre acompanhado alguns topicos como esse por exemplo
e aí ainta ta achando os supremos?
abrass e muita força:pos:
 
Pessoal, fui à caçada, 6ª no caso, a quinta não fiz foto, mais foi estupenda. Achei um gigantesco, mas esquici a m... da máquina fotografica no trabalho, mas ele (o cogu gigante) me falou que tinha que ser assim, eu entendi... Mas sim, então, a sexta é que é o assunto...

na 6ª, já ocorreu tudo diferente, só achei 2, um médio e um tipo anomalia, um talo bem gigante, só que o chapeu não formou propocional, ou seja, falta sol. Só dois galera, tá começando a pegar mesmo e para piorar tem mais gente caçando, agora tem pasto que já foi limpo antes de eu passar, enfim, difundimos demais o conhecimento por aqui, ensinamos demais... Mas tá valendo.

As chuvas tá muita, tá chovendo esquisito. Estou partindo mais para o sertão ainda na próxima, deverei fazer a 7ª caçada mais longe agora, ir buscar a "borda" da chuva, nos últimos locais que tem gado (boi) até que chega o sertão de verdade, onde não tem mais boi, não adianta ir procurar, não tem como criar boi lá.
Mas tem uma borda ainda, onde as chuvas tão chegando e lá ainda tem muito boi, vale a pena ir.

Outra idéia, por precaução e p/ fazer uma experiência mesmo, separei uns estercos que tão tomados de micélio, vou misturar em umas sacas de esterco. Tô pensando em comprar uns 250Kg (4 sacos) de esterco e dispersar bastante micélio e fazer um cultivo out-door enorme para poder ter um estoque de doce maiorzinho, kkkk., isso se der certo.

Tô montando ainda, depois eu posto o que vai dar para fazer, afinal não tenho muito tempo para a coisa e vou ter que largar por conta do clima, se a chuva continuar pegando forte, não sei se vai funfar, mas não custa tentar, até pq, depois da chuva, se o micélio sobreviver, pelo menos mais uns podem sugir ainda.

Enfim, tá ficando difícil... Mas está tudo bem.
 
ae cacto sobre a idéia de fazer um cultivo outdoor dessa maneira, pode apostar que funcionaria, fazendo coisas simples como secar o cocô muito bem (muito bem mesmo, desconfio que o esterco que trabalhei até agora não tenha secado suficiente, e por isso contaminou relativamente rápido), e pasteurizar bem (tem um tópico do muilok com um tambor, pra grandes quantidades). colheitas garantidas, com trabalho mínimo :pos:
continue com boa sorte nas próximas, até
 
Secar o esterco? Ou curtir?
 
opa tecnica boa de esterelizaçao de estrume é utilizar uma lona preta grande, e esfarelar o estrume em cima, ir mexendo isso durante 2 ou 3 dias de sol depois guardar o pó dentro de potes scos de vidro.
(esterelizaçao UV + calor)
 
O que tá pegando pessoal são as chuvas. Como vou tentar fazer este método apenas para ver se aproveito ao máximo os estercos com micélio e tiro mais alguma safra, pode valer a pena. Eu já tenho o esterco seco/curtido (não é 100%, mas é o que tem) com um dono de sítio que sempre junta e me arranja bem baratinho (R$ 4,00 um saco daqueles grandão). Já fiz cultivos out-door e sempre deram certo, até no verão usando irrigação já rolou, sempre foi tudo muito simples, contudo, estas chuvas estão encharcando demais, concentrou chuvas que eram para ter começado a cair em março/abril e tá desabando tudo agora em maio. Este é que tá sendo o pró.

Nos pastos tem esterco com micélio, eu pego o esterco e quebro para conferir, o micélio tá lá, só que os cogus não brotam pq tá chuva de mais e sol de menos. Acho que para o cultivo dar certo vou ter que protegê-lo da chuva, mas acho que não vou ter tanto tempo para coisas muito sofisticadas. Vou tentar mesmo é colocar o máximo de micélio, no máximo de esterco que eu conseguir e vou deixar tudo lá no quintal da casa do meu pai, com ele tomando conta para mim. :D:D:D

Posto para vocês os resultados, pois de uma forma ou de outra eu vou tentar. Podem ter certeza... Até pq, se não der certo, meu pai vai aproveitar para botar na hortinha dele, não vai ter prejuízo.

Valeu...
PS. no meu ponto de vista, o esterco seco, tipo como o Mortan falou deve ser melhor do que o curtido, pq quando curtimos o esterco os microrganismos consomem um pouco da energia disponível (fermentação dos açúcares), mas nunca testei secar, é uma boa experiência para se fazer, mas agora só quando tiver sol...
 
opa tecnica boa de esterelizaçao de estrume é utilizar uma lona preta grande, e esfarelar o estrume em cima, ir mexendo isso durante 2 ou 3 dias de sol depois guardar o pó dentro de potes scos de vidro.
(esterelizaçao UV + calor)

perfeito, foi nesse processo que pequei antes de pasteurizar
 
Novidades meus amigos, além de saudades, consegui ir até uns pastos mais distantes, consegui achar quase 4Kg de cogu, inclusive uns mutantes albinhos (que sempre acho que causam uma alta incidência de experiências auditivas), um gigante meio tortão, mas que conseguiu bater diâmetro de 16cm (apesar de todo torto), tirei fotos, o gigantão botei em cima de LP (daqueles menores, os compactos de uma ou duas música(s) de cada lado, vocês lembram disso ainda, kkkk). Então, fiz a famosa foto com ele em cima de um papel A4, amanhã de noite posto fotos.

Uma notícia legal é que separei o esterco deste mutante, vou tentar coletar esporos das próximas frutificações.

Já fiz os doces, enfim, super produtivo este fim de semana e devo voltar mais vezes neste lugar.

PS. os estercos que tinha posto no meu jardim antes do inverno chegar estão produzindo cubensis, hoje colhi 6 e tem mais uns 10 lá. Super mágico.

Abração.
 
Novidades meus amigos, além de saudades, consegui ir até uns pastos mais distantes, consegui achar quase 4Kg de cogu, inclusive uns mutantes albinhos (que sempre acho que causam uma alta incidência de experiências auditivas), um gigante meio tortão, mas que conseguiu bater diâmetro de 16cm (apesar de todo torto), tirei fotos, o gigantão botei em cima de LP (daqueles menores, os compactos de uma ou duas música(s) de cada lado, vocês lembram disso ainda, kkkk). Então, fiz a famosa foto com ele em cima de um papel A4, amanhã de noite posto fotos.

Uma notícia legal é que separei o esterco deste mutante, vou tentar coletar esporos das próximas frutificações.

Já fiz os doces, enfim, super produtivo este fim de semana e devo voltar mais vezes neste lugar.

PS. os estercos que tinha posto no meu jardim antes do inverno chegar estão produzindo cubensis, hoje colhi 6 e tem mais uns 10 lá. Super mágico.

Abração.

opa
eaí meu caro a quanto tempo
estou ancioso pra ver essas fotos dos albinos e mutantes
4 kilo puts
aja cogus!!! cuidado pra nao extingui-los hehehehe
se der coloca uma foto do seu jardim tb pra agente ver o sistema q usou
se as condiçoes climaticas forem parecidas vou tentar isso aki em casa tb
abração grande amigo:pos:
 
opa
eaí meu caro a quanto tempo
estou ancioso pra ver essas fotos dos albinos e mutantes
4 kilo puts
aja cogus!!! cuidado pra nao extingui-los hehehehe
se der coloca uma foto do seu jardim tb pra agente ver o sistema q usou
se as condiçoes climaticas forem parecidas vou tentar isso aki em casa tb
abração grande amigo:pos:

E aí Druida, então, consegui fazer as fotos, vou postar algumas agora. Hoje fui caçar de novo, 8ª jornada, achei uns cogus fantásticos, pois como teve 2 dias de sol e eu fui bem para próximo da faixa do sertão, os cogus "secaram" no esterco, este é o meu ponto prediléto, quando até o esterco fica seco, bem leve, o cogu fica ainda carnudo (ainda tem uma consistência meio mole, mas fica bem denso), perde mais da metade do tamanho, neste ponto, basta arrancar e o talo já fica azulão, coisas do sertão. Mas não fiz fotos destes de hoje, então seguem as fotos dos da 7ª caçada...

PS. fiz as fotos dos que nascem no meu jardim sim, vou postar depois, já colhi 18, tão nascendo mais 9, não caprichei, só coloquei uns três bolos de esterco lá e pronto, daí começou a nascer, lógico que dei uma ajudinha, coloquei um pouco de micélio em cada bolo de esterco...:D

Bem, aí vão as fotos. Grande abraço. Cacto.
Eles.JPGFoco nos Albinos.JPGNo A4.JPGAnjo Torto.JPGNo compacto_pense se não fosse torto.JPG
 
meeeu amigo, só posso tirar o chapéu mais uma vez, essa temporada está muito boa pelo visto !!

agora entendi perfeitamente a idéia do 'ponto' do cogu, vou procurar estes sequinhos especialmente hehehe

rapadura é doce mas né mole não falae

:pos::pos::pos:
 
EHHEHE nao posso dizer qe nao fiquei contente em ver uma caçada tão prolífera!
Caramba, tenho também que assumir que nunca cohi tantos cogumes numa caçada só!
Na única vez na vida onde eu visualizei tantos cogumelos, eu estava a procura de Copelândias(sim na epoca o nome dos PAN.CYAN> era ainda COPELANDIA)
o pasto FEDIA cogumelos mas eu queria os especiais :)
legal a caçada, renderia um topico a parte.:pos:
 
meeeu amigo, só posso tirar o chapéu mais uma vez, essa temporada está muito boa pelo visto !!

agora entendi perfeitamente a idéia do 'ponto' do cogu, vou procurar estes sequinhos especialmente hehehe

rapadura é doce mas né mole não falae

:pos::pos::pos:


É Vini, o ponto ideal existe mesmo. Agora é só esperar as suas observações sobre isto. No pasto que cacei quase não tem capim, é um barro só e aqui e acolá é que tem uma moitinha de gramínea, então os estercos não aderem muito ao solo, daí o ponto idéial é muito fácil de ser identificado mesmo, vou repetir mais uma vez só para que memorizem, a gente segura o cogu e levanta ele, o esterco, de tão leve vem junto. 4 ou 5 coguizinhos assim já batem trip forte em mim. Mas não esquece, os cogus, apesar de secos, não estão em ponto crocante, estão ainda carnudos, ainda são flexíveis, são bem jovens (dá para perceber isso) e não podres. :pos:


Mortandelo disse:
EHHEHE nao posso dizer qe nao fiquei contente em ver uma caçada tão prolífera!

É Mortan, estou guardando o melhor que eu posso, já que a entressafra é demorada aqui. Mas tenho que começar mesmo é um cultivo também, pois curto o consumo "in natura", já já vou precisar muito da ajuda de vocês aqui no CM.
 
Back
Top