Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sertão/Nordeste_Temporada 2009

cacto

Cogumelo maduro
Membro Ativo
05/01/2009
338
62
Como sempre a natureza é surpreendente. Todos estes anos de caçada eu me acostumei com uma padronização da sequência dos tipos de cogus que iam nascendo até que viessem a nascer os psilos. Este ano, contudo, o inverno está todo diferente e eu venho monitorando alguns pastos, como de costume.

Sabado passado fui ver o meu ponto focal deste ano, um lugar onde todas as condições me indicavam que eles iriam surgir primeiro ali. E qual não foi a minha surpressa, indiferentes a qual tipo de cogu já tivesse ou não frutificado, os psilos já estavam lá.

Tirei fotos e vou postar mais tarde, também vou tentar fazer um relato da operação de caça deste ano. Tem muita coisa, pq fui caçar também ontem, domingo, estou fazendo os "prints", já processei uma parte na forma de uma bala, inclusive, ao terminar de fazer a dita gulouseima, inventei de raspar a panela, o prato e lamber a colher (onde deixei alguma quantidade do doce propositalmente), afinal, tinha que ter um parâmetro sobre o manjar que acabara de produzir. Confesso, mesmo a dose tendo sido apenas de conferência, visto que precisava dormir para pegar no batente agora cedo, foi surpreendentemente forte, caracoles, mas como já disse, cogus selvagens colhidos nas primeiras chuvas, na hora certa, são sinistros.

Inclusive tive um pouco de sorte, achei uns cogus do tipo bastante grandes, apesar de jóvens, estavam grandões, contudo ainda não são exatamente o tipo que quero demonstrar à vocês, pq tem ainda maiores, mas vou continuar a esperar a sorte deste ano e se os encontrar farei de tudo para registrar e postar, mesmo assim, os espécimes encontrados estão maravilhosos.

Tem uma outra curiosidade, e sorte maior ainda, no meio de todos os cogus, que estão normalmente muito fortes nesta safra de abertura, encontrei um cubensis num estado "especial", aquilo que eu falo de cogus super, super, super potentes, ponto perfeito e talz, ele não é gigante, nem sequer médio, é pequeno mesmo, mas ele está na consistência perfeita, densidade perfeita, tudo a 1000% e com um nível assustador de psilocibina (observação pessoal). Não me surpreenderia se alguém de tolerância média à psilocibina tivesse uma baita trip, com um únicosinho cogu destes. Fiz a foto dele em detalhe, ao lado do talo de um dos grandes (para mostrar o quanto ele é pequeno) para que vocês vejam a diferença da coloração azulada do talo dele, o tipo do dourado do ponto perfeito de potência. A minha intenção com isso, é despertar - em todos - este espírito de busca de uma explicação para estes pequenos (ou grandes também) cogus, que têm uma taxa de psilocibina tão elevada. Por que isso acontece? Será que os esporos deste tipo de cogu reproduziriam outros iguais em potência? Será que eles existem mesmo, ou será que pirei depois de tantos anos? Não consegui pegar esporos suficientes deste pequenino, mas marquei o seu ponto exato de eclosão e vou monitorar o brotamento dos próximos e tentar isolar (esporos), inclusive, agora que me toquei, deveria também coletar micélio e tentar propagar. Me intriga este fato, se é devido ao tipo do cogu mesmo, ou se é algum fator de condições/ponto perfeito de maturação, ou uma ou outra coisa neste sentido está fazendo uma diferença que só vocês vendo para acreditarem.

Se a gente conseguir elucidar este fenômeno, certamente teremos como lucro, grandes avanços no entendimento de como tornar os cogus ainda mais potentes, com o objetivo específico de trazermos este conhecimento para o cultivo "indoor". Por isso peço a todos que caçam cogus, que tragam informações sobre isto, vamos unir forças.

Grande abraço,
Ps. As fotos ficaram no notebook, que eu deixo em casa, não gosto de carregar aquele trombolho, a noite eu posto.
 
aa cacto já tá aprontando por aí em ?! com sorte ainda confiro essa temporada...

cara sobre a potência, me interessa muito essa sua forma de identificar os cogus 'fortes', só não consegui ligar as informações que você dá a um motivo lógico... os alcalóides de plantas e fungos ainda têm função desconhecida, no próprio organismo de quem produz. No máximo, estabeleceram uma relação entre THC x quantidade/qualidade de sol que a planta recebe. Mas o dmt, psilocibina, anti-colinérgicos etc ainda não se sabe o que fazem ali...às vezes você descobriu uma relação pra psilocibina, seria ótimo em ?!

espero mais informações e as fotos, beleza camarada :pos:
 
aa cacto já tá aprontando por aí em ?! com sorte ainda confiro essa temporada...

cara sobre a potência, me interessa muito essa sua forma de identificar os cogus 'fortes', só não consegui ligar as informações que você dá a um motivo lógico... os alcalóides de plantas e fungos ainda têm função desconhecida, no próprio organismo de quem produz. No máximo, estabeleceram uma relação entre THC x quantidade/qualidade de sol que a planta recebe. Mas o dmt, psilocibina, anti-colinérgicos etc ainda não se sabe o que fazem ali...às vezes você descobriu uma relação pra psilocibina, seria ótimo em ?!

espero mais informações e as fotos, beleza camarada :pos:

Nos cogumelos onde a psilocibina se encontra, ela maximiza sua produçao quando o chapéu se abre, relacionando- a como alcaloide responsável pela abertura/inicio da esporulação.
 
ótimo não sabia disso... tem um link aí sobre isso mortan ?
 
eu nem lembro onde eu li isso, mas tenho certeza absoluta que é essa a funçao da psilocibina - na verdade as psilas sao gozo de cogu :)
 
opa quer dizeer q os mestres voltaram
mas Cacto
por aí so começou a chover agora?!
aki no sertao onde eu moro as chuvas acabaram e começou o inverno frio
de vez em quando cai uma chuvinha
mas acho q as chuvonas q cairam a um mes atras ja mataram os micelios
agora deve ter so os esporos espalhados por aki
aki na area ta ruim de cogus selvagens
poderia informar o local q vc ta catando?
 
Aí pessoal, lá vão as fotos. Eu fiz elas usando uma folha de A4 como fundo, para dar uma idéia de escala.

Estas são as da caçada do sábado (02/05/2009), são três filhotes e um mais velho (acho que foi o primeiro a nascer no pasto).
Filhote1.JPGFilhote2.JPGFilhote3.JPG

Aí estão os do segundo dia de caçada, foram quase 150Km rodados, mas valeu a pena pq visualizei os demais pastos que sempre faço as expedições e daí já posso planejar os dias de visitação de cada um, afinal tenho que aproveitar ao máximo as primeiras chuvas, visto que em junho e julho, é chuva demais, detona os estercos e os poucos (raros) cogus que se acham são mais fracos. A temporada vai ser curta.

Nas fotos tem um cogu que fiz um pequeno ponto verde próximo a ele, para depois discutir, é o pequeno potente.

As chuvas que vocês vêem falando no jornal são para o maranhão/ceará/parte do piauí, demais estados chove concentrado no litoral e no sul da Bahia, no sertão as chuvas só foram chegar agora e duram no máximo 3meses.
Segunda Caçada1.JPGSegunda Caçada2.JPGSegunda Caçada3.JPG

Esta foi a melhor ampliação que eu consegui do pequeno que eu disse a vocês e que está num ponto de alta potência, só quero discutir isto depois pq tô cançado agora, mas aí vai a foto. Vocês podem até pensar que é um cogu seco, ou podre, ou até mesmo velho, mas não é isso, este é um estado de (não sei a palavra) diferente, só sei que é assim, às vezes tem uns que são maiores, mas isto exige que o clima tenha todo um contexto maior de condições favoráveis, se chove, etc... daí ele não vai ficar assim. Mas fico em dúvida se não tem a ver com alguma variação genética (sub-tipo) no cogu, pq a potência não dá para descrever comparativamente, é surpreendente mesmo.


De quebra vai a foto da super rapadura que fiz, óbvio que só após ter colhido muitos "prints" de esporos dos cogus mais interessantes.
Potente.JPGRapadura.JPG

E aí Tupy, Lí a discussão, bacana o interesse, não tô em condições de discutir agora, mas tem uns links interessantes que ajudam a gente a ter muito mais conhecimento sobre esta parte bioquímica dos cogus, é vero que é tudo muito restrito, mas a leitura de partes contidas em vários sites vai montando o quebra-cabeça. Torço para que mais pessoas se interessem por este tema e que possamos discutir mais. Então lá vai...

No link:

https://en.wikipedia.org/wiki/Psilocybin
leia Chemistry e Biology

Este outro:
[EDITADO - Moderação]
leia todo. É pequeno

Por fim, neste:
[EDITADO - Moderação]

Selecionei os tópicos essenciais, para reduzir o volume da leitura, tá bem facinho mesmo.

Agora se quiserem se aprofundar digem no Google a seguinte chave de busca:
psilocybin acetic dephosphorylation

Abração,
 
Última edição por um moderador:
Salve galera do CM!

Lindos cogus em cacto, aqui pro sul tá fraco de cogus, não chove, os pastos estão secos!
Estou esperando as chuvas.

Grande abraço!
bom proveito! :pos:
 
Olá Cacto, lindos cogumelos!

As caracteristicas que observei nas suas fotos do "coguzinho super-potente" me lembra alguns cogumelos que encontrei no passado.

Algumas fotos apenas de cogumelos parecidos com este pequeno que vocÊ cita em seus posts anteriores, verifique, compare e diga se parecem e quais parecem.:

Paz de espirito!!
IM000518.jpgIM000520.jpgIM000534.jpgIM000707.jpgIM000709.jpgIM000404.JPG
 
Olá Cacto, lindos cogumelos!

As caracteristicas que observei nas suas fotos do "coguzinho super-potente" me lembra alguns cogumelos que encontrei no passado.

Algumas fotos apenas de cogumelos parecidos com este pequeno que vocÊ cita em seus posts anteriores, verifique, compare e diga se parecem e quais parecem.:

Paz de espirito!!

Oi Figurinha, olhei as fotos e na foto IM000709.jpg, o cogu pequeno, o que você tá apontando para ele, tá me parecendo que está justamente com o tipo de "murchamento" que indica o processo que eu estou tentando descrever mesmo. Agora, resta ver o fator potência, você lembra da coloração que o talo dele ficou após as "injúrias"? Pq tem uns que passam pelo processo certinho, mas não têm nada de especial também, sempre fico tentando descobrir exatamente como isso acontece, mas como exige que se tenha um acompanhamento de campo fica difícil pq moro longe dos pastos.

Na IM000404.JPG tem um pequeno "murchinho" o do fundo, que pareceu também e o mais "bonitão", o que tá na frente, as bordas estão começando a franzir, ele tá seguindo o caminho que potencializa, já é um bom momento de colheita, mas se chovesse neste momento, aí perdia tudo, entende? O lance também é que aqui no sertão favorece muito esta ocorrência, um tipo de secagem "in locu" e daí o cara tem que colher quando ele ainda tiver uma consistência bem carnuda, mas já com o tamanho bem reduzido, um cogu grande, passando pelo processo pode ficar bem pequeno (inclusive) e para matar a charada, lembre de raspar o talo, é batata, de tão azul vai ficar preto.

Os outros cogus, estão normais e alguns estavam estragados mesmo.
 
Mas mesmo assim Figurinha, olhe bem as imagens dos que eu indiquei nas suas fotos e olhe a imagem do Potente.JPG do meu post, veja que o que eu estou indicando não está "seco", ele está bem úmido, olhe também a cor dourada dele (sempre eles tem esse dourado bem mais acentuado) e veja o tom do azul que ficou no talo (na foto potente.jpg, o talo maior é de um cogu que foi colhido antes do pequeno).

Quem ainda caça cogu nos pastos, por favor observem estes detalhes, separem os cogus que forem identificados com estas características, façam experiências com eles em separado, comparem. Vamos tentar descobrir isto, pensem no que podemos trazer de novo para o cultivo "indoor" - cogus super-potentes.

Grande Abraço
 
nao há nada de novo nas indagaçoes e infelizmente nao faz muito sentido cacto.
desculpe ser chato mas a relaçao que vc quer estabelecer entre cor e murchamento e tal nao tem base nenhuma.
Todos os cogumelos ficam no apice de psilocibina comprovadamente no ` momento` em que o véu rasga.
colher muito antes disso ou muito depois ou incitar stress ao micelio nao altera em nada a potencia final.
infelizmente.
agora MAGICA é outra coisa.
se voce intenciona isso e toma este cogu com a mente totalmente aberta à experiencia (ainda existe crase?) voce realmente potencializa isso CONSCIENTEMENTE.
é como ir a um circo pronto pra rir - questao de fé mesmo na magica.
eu mesmo quando preparo minhas poçoes magicas potencializo-as com a minah propria força pessoal.
quem toma cogumelos comigo mesmo que ache uma coisa totalmente quimica e sintetica vai passar pelos meus rituais, durante os quais eu potencializo a opiniao da pessoa para aceitar a tripp que virá, aviso que os cogumelos sao magicos e que eu potencializei-os com meu intento.
a cueca asa-delta de zebra, o cinto de cowboy, o chapeu panamá e as pantufas rosas da hello kitty que utilizo quando fico de sitter para alguem reforçam o caráter mistico da experiencia.(ganhei uma cueca vermelha de bombeiro da minha esposa ma sainda nao apliquei-a na causa por vergonha mesmo.)
 
nao há nada de novo nas indagaçoes e infelizmente nao faz muito sentido cacto.
desculpe ser chato mas a relaçao que vc quer estabelecer entre cor e murchamento e tal nao tem base nenhuma.
Todos os cogumelos ficam no apice de psilocibina comprovadamente no ` momento` em que o véu rasga.
colher muito antes disso ou muito depois ou incitar stress ao micelio nao altera em nada a potencia final.
infelizmente.
agora MAGICA é outra coisa.
se voce intenciona isso e toma este cogu com a mente totalmente aberta à experiencia (ainda existe crase?) voce realmente potencializa isso CONSCIENTEMENTE.
é como ir a um circo pronto pra rir - questao de fé mesmo na magica.
eu mesmo quando preparo minhas poçoes magicas potencializo-as com a minah propria força pessoal.
quem toma cogumelos comigo mesmo que ache uma coisa totalmente quimica e sintetica vai passar pelos meus rituais, durante os quais eu potencializo a opiniao da pessoa para aceitar a tripp que virá, aviso que os cogumelos sao magicos e que eu potencializei-os com meu intento.
a cueca asa-delta de zebra, o cinto de cowboy, o chapeu panamá e as pantufas rosas da hello kitty que utilizo quando fico de sitter para alguem reforçam o caráter mistico da experiencia.(ganhei uma cueca vermelha de bombeiro da minha esposa ma sainda nao apliquei-a na causa por vergonha mesmo.)

KKKK, Mortan você é um figura...

Concordo muito com tudo que você postou, mas no caso específico, você tem que admitir que não há nenhum estudo neste sentido do que eu estou postando. O que observei na prática é que estes cogus são mais potentes mesmo, muito mais. Você come uma pequena quantidades deles e a trip é "troncha" mano, então só estou querendo que outras pessoas comprovem, pq daí vou me livrar de estar apenas "fantasiando". A minha argumentação é que, existem cogus mais potentes que outros (da mesma espécie - strains que teremos que isolar), existe uma fase em que ele atinge uma potência máxima na concentração do principio ativo (que temos que definir mais claramente) e há também um processo, um tipo de secagem, que ocorre na natureza (quando eles estão lá no canto deles no pasto) que parece também interferir positivamente nesta potencia (que temos que dominar). Sei que muitos questionam o lance da intensidade da cor também, mas vamos ser sensatos, colorimetria é um dos parâmetros adotados pela química e já li que ela é devida a oxidação da psilocina e não de outros indóis.

Horita, A. and Weber, L. J., "The Enzymatic Dephosphorylation and Oxidation of Psilocybin and Psilocin by Mammalian Tissue Homogenates" Biochemical Pharmacology, Vol. 7, No. 1, 1961, pp. 47-54.

Oxidation: psilocin will oxidize to a blue product (possibly accounting for the bluing color in the four genera containing psilocin and psilocybin)

Não estou reinventando a roda, acho que todos aqui já sabem que estas variações acontecem mesmo, só que nunca vi um estudo sobre isso bem organizado, pq não há interesse, mas no nosso caso, a gente tem interesse e se nos juntarmos nestas observações poderemos materializar uma documentação disto e ter o lucro de aprendermos ainda mais sobre estes fungos. Até pq, vocês que já cultivam, já aprenderam bastante, então vocês têm ainda mais motivos para aprenderem mais. Eu vou começar a cultivar ainda e espero que consiga trazer o que observei no campo para os meus cultivos, pq sei que é interessante e se outras pessoas gastarem só um pouquinho de tempo observando isto, acho que acharão curioso também e terão interesse. Tenho certeza que não será tempo perdido...

Mas, enfim, quanto à potencialização que a gente faz via nosso intento, também comungo contigo esta idéia, só me manda logo o endereço de onde comprar o kit de sitter, kkkk, para poder ficar ainda mais louco mesmo.

Valeu mano, muito obrigado por trocar idéia.
 
O estudo existe sim.
The mushroom cultivator por paul stamets e um outro cara (ehhehe).
ele gasta duas paginas falando disso e apresentando dados laboratoriais disso tudo.
Nao estou tirando o seu merito.:pos:
 
O estudo existe sim.
The mushroom cultivator por paul stamets e um outro cara (ehhehe).
ele gasta duas paginas falando disso e apresentando dados laboratoriais disso tudo.
Nao estou tirando o seu merito.:pos:

Tô ligado que tá me ajudando mesmo, então cara vou atrás desse material também, se tiver link me passa. Olha outra info interessante e com referência:

Catalfomo, P. and Tyler, V. E., "The Production of Psilocybin in Submerged Culture by Psilocybe Cubensis" Lloydia, Vol. 27, No. 1, March, 1964, pp. 53-63.

Timing: maximum production of psilocybin occurs on the seventh day after germination, while maximum production of the mycelium is reached by the ninth day

Valeu, se tiver o link posta pra mim, gosto de ler.
Ps. o curioso é que quase sempre os livros são da decada de 60, se ligou?
 
este sábado (09/05) amanheceu com um sol bacaninha, como a semana foi de muita chuva, eu pensei em ir fazer mais uma caçada (a 3ª) pq havia o risco do fim de semana também ficar com o tempo fechado. Então fui logo cedo. Ao chegar no pasto vi que estava bastante úmido, daí tive o maior trabalho na caçada, tinha que escolher os pontos mais altos (menos encharcado) para colher os melhores cogus, muitos já tinham estragado, com o excesso de chuvas e os das baixadas estavam, muito, mas muito encharcados mesmo.
Mesmo tendo que deixar a maior parte dos cogus por lá, ainda consegui encher umas três sacolas de cogu, ainda bastante bons e gigantes, não deu para fazer as fotos. Já processei e o meu estoque de rapaduras está aumentando, contudo, já tive que sair do pasto em baixo de chuva, pois como eu suspeitava, o clima começou a fechar feio de meio dia em diante.

Daí o resto do sábado e o domingo, foi só chuva, tanta chuva que morreu até gente aqui por perto, água cobriu carros, invadiu casas, muita chuva. O pior é que, as chuvas vieram bem atrasadas, ao invéz de começar em março/abril, só vieram agora e muita, daí tô pensando que vão emendar com as de junho/julho, que são torrenciais e a safra de cogu cai drasticamente.

Parece que a safra deste ano vai ser bem limitada. Mas lembro que em 90, passei por isso, era até mais chuva do que foi agora.

A natureza é assim, grande abraço.
 
ante-ontem (12/05) e ontem (13/05) fez um solzinho, daí, ontem de tarde resolvi passar num pasto próximo (4ª caçada) para ver se estava muito enchardo, como ficou os estercos e talz. Realmente, muita chuva atrapalha, mas consegui achar mais alguns, 18 ao todo, fiz umas fotos e vou postar a noite.

Com estes eu fiz uma bala diferente, pois primeiro fiz o chá usando vitamina c, quero ver se a durabilidade/potência é boa, vou guardar este doce até o natal e depois relato a vocês. Eu nunca guardei um preparado, que tenha usado vitamina c, por muito tempo e estou curioso com isso.

É pq, como a psilocina tem duas características a serem levadas em conta, quanto à extração/conservação, que são: é pouquíssimo solúvel em água (só extrai bem em meio ácido) e é muito frágil quanto à oxidação.

A psilocibina é extremamente solúvel em água, é muito resistente a oxidação e, em meio ácido, converte-se em psilocina (desfosforila).

Então o que acontece, quando fazemos o chá somente com água, não extraímos a psilocina (perda de 0.63%), só aproveitamos a psilocibina (0.60%).

Quando fazemos o chá usando meio ácido, extraímos também a psilocina, contudo, nestas condições a psilocibina é convertida a psilocina. Daí corremos o risco de perda total por oxidação, com o passar do tempo.

quando secamos os cogus, perdemos os 0.63% de psilocina por oxidação.

Enfim, sempre perdas de no mínimo 50%. somente fazendo o chá, em meio ácido (vitamina C) é que extraimos mais, contudo ocorre o problema que apresentei acima.

só que, fiz o doce em um ponto, em que a penetração de oxigênio, do modo que ele ficou, é praticamente impossível e acredito que o oxigênio diluido também seja mínimo. Embalei extremamente bem. Daí, acredito que além de ter extraído a psilocibina e a psilocina, que talvez seja possível guardar sem perdas. Estou em dúvida se a psilocibina realmente sofre a desfosforilação de forma total, mas é isto que estou achando. Também fiquei pensando se, já que tudo passou a ser psilocina, se o tempo de fervura para fazer o doce, possa ter oxidado todo o princípio ativo, mas acho que não, visto que as bolhas que vemos no preparo, não são de oxigênio, mas sim da água que está evaporando, acho que não puxa oxigênio do ar. Não pude experimenter este doce depois de pronto, pq só fui terminar de fazê-lo 3horas da madruga e teria que levar o nenê para o médico logo pela manhã, às 8.

Inté mais a noite e o resultado do doce, só no natal, kkkkk.
 
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihá!
Salve cacto!
Tô gostando de aprender com tudo que leio aqui no post. Pelo que aprendi até hoje e pelas experiências, ACHO eu que ainda no natal, ele vai estar do jeito que tu embalou, com mesma potência e tal, vou esperar até o natal para saber se perdeu ou não a potência hehehe. E hoje chove o dia todo, o solo está muito seco, fazem algumas semanas que os azuis não me encontram, espero que até a noite, chova mais, sendo assim aqui, sexta, sabado e domingo de sol. Amanhã começo minha caçada entre Cascavel - Guaíra, vou a trabalho e aproveito e passo nos pastos que ainda nao conheço, espero que esses chapeludinhos me encontrem! :D

Me deseje sorte! haha :cool::pos:

Grande abraço amigo cacto!
Paz e Luz.
 
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihá!

Me deseje sorte! haha :cool::pos:


Desejo muita sorte sim.

Mas teve outro lance legal na minha caçada de ontem, foi o seguinte, como eu costumo caçar também a Jurema, ontem, por acaso, me deparei com uma que as raízes estão expostas, bem fáceis de tirar. Sábado vou voltar lá para caçar cogu e vou levar ferramentas e máquina fotográfica para tirar a raiz da jurema e registrar. O meu plano é extrair o DMT para inalar o vapor no topo de uma trip de cogu...

Tá chegando o dia, finalmente... Tem uns 8 anos que li isso num livro do Mckenna e só agora consegui reunir tudo.

Grande abraço, faz umas fotos dos cogus e posta bele...:pos:
 
Salve!
Puxa, que sorte em, encontrar a planta com a raíz (quase) pra fora.
Isso mesmo, tire umas fotos heheh.
Nunca tive experiência com Jurema Preta...ainda quero usar.
Essa semana vou pedir alguns extratos de Salvia divinorum com extrato 10x e 1g.

Com certeza posto fotos.

Paz e Luz.:pos:
 
Back
Top