Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seringas - O 1º passo

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Como fazer uma seringa é um passo essencial para o desenvolvimento de um cultivo sem problemas, é certo então que todo cuidado deve ser tomado nessa hora.

Considero a etapa mais trabalhosa e de concentração em todo cultivo.

Por exemplo:

- Ter todos os objetos próximos para evitar saidas e entradas no ambiente de trabalho.

Aqui basta você passar todas as etapas da confecção da seringa e anotar o que é necessário.

- Todo material deve estar limpo e esterelizado.

Cuidado com seringas já usadas, algumas agulhas não suportam o calor e o plástico que fixa a agulha derrete.

Nesse caso esterelize com água + água sanitária. Encha e deixe de molho por 15 minutos, mergulhada na solução. Por fim lave com água fervida, enche e esvasie para tirar toda água sanitária. Empurre todo êmbolo sem deixar espaço e tampe a agulha com o protetor.

Os copinhos, colheres e outros objetos podem ser fervidos, desde que não danifiquem.

- O local onde o serviço será feito deve estar limpo. Muitas vezes o processo é demorado e o suor corre do corpo.

Para evitar esse problema o ar condicionado do ambiente pode ser ligado, mas faça todo serviço utilizando uma caixa plástica como proteção para a corrente de ar.

- A hora de raspar os esporos é díficil para quem está fazendo pela 1ª vez, então se o carimbo estiver em papel alumínio, com o carimbo fechado, esfregue entre seus dedos que os esporos soltam, depois é só abrir e derramar a quantidade necessária no copinho, guarde o restante para outras seringas.
Coloque primeiro a água, um pouco, para evitar que os esporos colem no fundo caso o copo esteja úmido ainda ou sejam torrados se o copo ainda estiver quente.

- Os esporos dentro da água podem flutuar ou ficar no fundo, então encha a seringa um pouco e espirre a quantidade sugada no copo novamente, para promover uma agitação e espalhar os esporos. Em seguida encha, tire o ar e feche com o protetor. Enrole em papel alumínio, ponha dentro de ziplog e guarde na geladeira.

As seringas guardadas na geladeira podem ser ulitizada sempre que for iniciar outro cultivo, o tempo de validade é longo, possuo seringas a 1 ano guardadas com excelente poder de colonização e sem infecções.


No forum já foi descrito e demonstrado esse processo, o intuito e alertar os novos cultivadores.
 
para a hidratação dos esporos....é necessário deixar em alguma temperatura específica??? luz???
ou isso é só um detalhe....
outra coisa....se eu cuidar de todo a assepsia e depois deixar hidratando com a agulha tampada...posso deixa a seringa em qualquer lugar???



Pode hidratar dentro do pote coletor estéril, para onde raspou o carimbo e puxar para a seringa quando precisar.

Pode hidratar na própria seringa.

Mantenha dentro de um ziplock na gaveta da geladeira, pelo période de hidratação ou se não utilizar tudo.
 
Isolada dentro de um ziplock e na gaveta da geladeira evita problemas.

Bom sempre tomar cuidados como: limpar com álcool 70%, antes de guardar e tb antes de usar.

Se for usar logo não há necessidade de resfriar.
 
Bem fácil, mesmo processo de uma seringa normal com apenas adição de mel karo ou outro tipo de glicose como Dextrose por ex. Mole! :cool::)
Olá irmão do cm! eu queria tirar uma duvida com você sobre sua tecnica como fica a oxigenação do micélio dentro da seringa?
 
será que posso substituir agua destilada por soro fisiologico?

É normal aparecer hifas na seringa depos de algumas semanas?
Acho que é por que você deixou oxigênio na seringa. você usou que como solução, agua mineral?
 
Vou repetir umas dúvidas que fiquei ao ler esse tópico, sobre o preparo de cultura líquida diretamente dentro da seringa.

- Assim como na cultura líquida convencional, vou enxergar o micélio se desenvolvendo e colonizando a seringa?

- Não é necessária a existência de trocas gasosas para o desenvolvimento do micélio? O oxigênio dissolvido na água da seringa por si só basta?
 
- Assim como na cultura líquida convencional, vou enxergar o micélio se desenvolvendo e colonizando a seringa?


Colonizando a água pura? E se alimentando do quê?

O primeiro passo para o colonizador é compreender o ciclo de vida do cogumelo, como ele obtém nutrientes, como cresce e depois frutifica.

Juntando, é claro, conhecimentos básicos sobre seres vivos, tipo, que não sintetiza seu próprio alimento, como as plantas, tem que tirá-lo de algum lugar. E mesmo as plantas precisam de sais minerais que tem que obter do ambiente.
 
Dextrose. O lugar em que eu despejaria os esporos, antes de puxar pra seringa, não conteria só água, mas também dextrose.


Então faça uma cultura líquida um recipiente rotineiro.

Se quiser fazer em seringas você só vai complicar e correr mais riscos.
 
Não é necessária a existência de trocas gasosas para o desenvolvimento do micélio? O oxigênio dissolvido na água da seringa por si só basta?
Não basta, por isso chama-se troca gasosa.
 
Mais riscos em relação a um possível mau desenvolvimento do micélio, mas ao mesmo tempo menos riscos de contaminação, além de maior facilidade de transportar as culturas (o que, no momento, é um dos grandes impecilhos: eu teria que preparar elas num local e depois levar para outros).

Então queria saber se alguém já utilizou esse método, proposto pelo MiceloCarioca, e quais seriam os contras. Permanece a minha dúvida, se a inexistência de locais de troca gasosa não impediriam o micélio de se desenvolver.

Não basta, por isso chama-se troca gasosa.

Hmm... Então o método proposto pelo MiceloCarioca não funcionaria?
 
Hmm... Então o método proposto pelo MiceloCarioca não funcionaria?
Funcionaria sim, mas se realmente deseja fazer culturas liquidas, não é um método prático (embora pareça ser). Se for para ter todo esse trabalho, é melhor fazer uma simples seringa de esporos.

O tempo que você irá esperar para os esporos se desenvolverem dentro da seringa, será +/- o mesmo tempo que irá esperar os esporos se desenvolverem dentro do substrato. A pergunta que você deve fazer a si mesmo é (não responda aqui): Por que eu preciso de uma cultura liquida? Quantos potes irei inocular? O que é mais prático? Melhor eu tentar técnicas alternativas ou técnicas clássicas? Qual método terei mais chances de acerto?
 
Última edição:
Dextrose. O lugar em que eu despejaria os esporos, antes de puxar pra seringa, não conteria só água, mas também dextrose.
Já pensou onde vai esterilizar a água + dextrose?

Mais riscos em relação a um possível mau desenvolvimento do micélio, mas ao mesmo tempo menos riscos de contaminação, além de maior facilidade de transportar as culturas (o que, no momento, é um dos grandes impecilhos: eu teria que preparar elas num local e depois levar para outros).
Aonde vc pretende incubar as culturas? Eu levo a incubadora junto cmgo rs, inoculo no copo, tampo o furo com micropore e vão direto pra incubadora. Esse jeito q vc quer fazer dá certo sim tanto que já fizeram, mas o convencional é garantido!
 
Eu pensava em usar um potinho de urina esterilizado, dextrose laboratorial P.A. e água bi-destilada, ou ainda água Milli-Q, tudo manipulado dentro de fluxo laminar, de forma que a esterilização do meio não seria necessária (ou mesmo nessas condições seria?)

Cosmik, a minha ideia ao fazer uma cultura líquida seria acelerar o processo de colonização do bolo, reduzindo assim as chances de contaminação. Ao colocar dentro das seringas, o que eu enxergo é uma redução praticamente total da probabilidade de contaminação, além de uma grande facilidade no transporte - que, como eu disse, é parte essencial do processo, já que o local em que vou preparar a cultura não é o mesmo em que vou cultivar os cogumelos. Inicialmente eu pensava em fazer umas 5 seringas de 5 ml (uso) + 1 seringa de 10 mL (reserva, preparo de mais cultura).
 
Então vou fazer o seguinte...
1 seringa multiesporos de 5 ml (plano B)
5 seringas de 5 ml com dextrose + esporos (inoculação, uso)
1 seringa de 10 ml com dextrose + esporos (reserva)

Não pensava em utilizar nenhum aquecedor exclusivo para a incubação... Simplesmente deixar as seringas numa caixa escura. Aqui, nessa época do ano, as temperaturas mínimas ficam em uns 17 graus (de madrugada) e 27 graus (por praticamente todo o dia).

Caso as seringas de cultura líquida deem problema, uso a seringa multiesporos pra começar algumas culturas líquidas do modo convencional. Devo começar a partir de amanhã, em breve começo a relatar os resultados!

Ah é, uma última dúvida que ficou quanto à esterilização: o uso de água bi-destilada/Milli-Q, dextrose P.A., potinho coletor de urina estéril e seringa estéril, tudo manipulado dentro de fluxo laminar, eliminaria a necessidade do aquecimento/esterilização do meio? (Me refiro tanto a cultura líquida quanto a seringa multiesporos)
 
Última edição:
Ah é, uma última dúvida que ficou quanto à esterilização: o uso de água bi-destilada/Milli-Q, dextrose P.A., potinho coletor de urina estéril e seringa estéril, tudo manipulado dentro de fluxo laminar, eliminaria a necessidade do aquecimento/esterilização do meio? (Me refiro tanto a cultura líquida quanto a seringa multiesporos)
Como o Cosmik disse, aventure-se! Você fez de tudo pra não contaminar mas um ambiente estéril só esterilizando oras bolas... rs!

Fiz uma maluquice por contra própria mes passado, peguei uns fragmentos de micélio que cresceram no plástico fora do casing e coloquei em copos com solução de dextrose previamente esterilizados, o micélio cresceu, dpois precisei dos copos e suguei o micélio/solução pra dentro de seringas de 20ml (acho 5ml mto pequeno pra CL, e verifica o calibre da agulha se não for grosso entope e não sai nada ). Agora estão na geladeira esperando o teste, se vai funcionar não sei mas o micélio desenvolveu e não contaminaram. A foto ta ruim, a água condensou pq tava na geladeira mas da pra ver!
DSC_1240_979x551.jpg
 
pessoal, desde já peço desculpe se minha dúvida não der liga com o tópico: é que comprei uma seringa esporos faz alguns dias, a dúvida é que ela demorou uns 4 dias pra chegar, e quando chegou ficou mais 3 dias no correio pq eu estava viajando e não dava pra ir pegar, será que já era os esporos? enfim, esta la na geladeira, só não comecei meu cultivo pq estou encucado agora, quanto tempo aguenta a seringa fora da geladeira?
 
Back
Top