Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seringas - O 1º passo

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Como fazer uma seringa é um passo essencial para o desenvolvimento de um cultivo sem problemas, é certo então que todo cuidado deve ser tomado nessa hora.

Considero a etapa mais trabalhosa e de concentração em todo cultivo.

Por exemplo:

- Ter todos os objetos próximos para evitar saidas e entradas no ambiente de trabalho.

Aqui basta você passar todas as etapas da confecção da seringa e anotar o que é necessário.

- Todo material deve estar limpo e esterelizado.

Cuidado com seringas já usadas, algumas agulhas não suportam o calor e o plástico que fixa a agulha derrete.

Nesse caso esterelize com água + água sanitária. Encha e deixe de molho por 15 minutos, mergulhada na solução. Por fim lave com água fervida, enche e esvasie para tirar toda água sanitária. Empurre todo êmbolo sem deixar espaço e tampe a agulha com o protetor.

Os copinhos, colheres e outros objetos podem ser fervidos, desde que não danifiquem.

- O local onde o serviço será feito deve estar limpo. Muitas vezes o processo é demorado e o suor corre do corpo.

Para evitar esse problema o ar condicionado do ambiente pode ser ligado, mas faça todo serviço utilizando uma caixa plástica como proteção para a corrente de ar.

- A hora de raspar os esporos é díficil para quem está fazendo pela 1ª vez, então se o carimbo estiver em papel alumínio, com o carimbo fechado, esfregue entre seus dedos que os esporos soltam, depois é só abrir e derramar a quantidade necessária no copinho, guarde o restante para outras seringas.
Coloque primeiro a água, um pouco, para evitar que os esporos colem no fundo caso o copo esteja úmido ainda ou sejam torrados se o copo ainda estiver quente.

- Os esporos dentro da água podem flutuar ou ficar no fundo, então encha a seringa um pouco e espirre a quantidade sugada no copo novamente, para promover uma agitação e espalhar os esporos. Em seguida encha, tire o ar e feche com o protetor. Enrole em papel alumínio, ponha dentro de ziplog e guarde na geladeira.

As seringas guardadas na geladeira podem ser ulitizada sempre que for iniciar outro cultivo, o tempo de validade é longo, possuo seringas a 1 ano guardadas com excelente poder de colonização e sem infecções.


No forum já foi descrito e demonstrado esse processo, o intuito e alertar os novos cultivadores.
 
opa!
Otimo topico Mauricio!
tava esperando para postar isso faz um tempo já.
texto meu e ediçao do TTSOARES:

SERINGA

Material:

Seringa estéril (melhor de for de 20ml ou mais)
Agulha estéril
Pote de exame de urina estéril
Pazinha plástica do tipo para tomar sorvete
Band-Aid
Recipientes para poder mergulhar a agulha em álcool
Glovebox (GB)
Fita adesiva (durex ou crepe)
Pote de água mineral, tampa alumínio
Papel toalha
Garrafa plástica de álcool 92 graus
Um pedaço de plástico resistente, tipo PVC, pouco maior do que a área do print,
pode ser um pedaço de vidro


Procedimento:

1) Preparação da garrafa de álcool:

A garrafa de álcool tem que caber com folga na GB
Faz 2 ou 3 furinhos na tampa da garrafa com um alfinete.

2) Tudo deve ser limpo com álcool, inclusive o interior da GB.

3) Uma vez tudo dentro da GB e ela fechada tira-se a seringa da embalagem e mota-se a agulha - ainda encapada.

4) Tira o copinho da sua embalagem e tira a tampa.
4.1) tira o band-aid da embalagem e aplica sobre a tampa do pote de água mineral.

5) Abre o print.

6) Apoia o print aberto no plástico ou vidro.

7) Raspa o print em cima do copinho aberto, deixando o suporte com o print a 45 graus em relação ao plano da boca do copo.

7.1) Fixa o alumínio no suporte com um anel de durex, inclina o suporte com o alumínio a 45 graus em relação à boca do pote, a uns 2 cm de altura acima do pote, raspa a metade do print direto sobre o pote com o número necessário de raspagens para limpar o alumínio.

7.2) Raspa metade do print, isto é 180 graus do círculo.

7.3) A pazinha fica a 90 graus em relação ao print.

8)Enche a seringa de água mineral furando através do band-aid e da tampa de alumínio.

9) Esguicha o conteúdo da seringa no pote, molhando bem as paredes do pote.

10) Recolhe toda a água do copinho com a seringa.

11) Verifica se há esporos ainda no pote e repete os passos 9 e 10 caso ainda seja visível que o pote contém quantidades significativas de esporos.

12) Tampa a agulha da seringa.

13)Deixa hidratar por 10 ou mais horas
 
Não guardo seringas na geladeira, utilizo aquele recipiente para exame de fezes que já é esterelizado; Coloco parte do carimbo (após a raspagem com a própria pazinha que acompanha o recipiente) utilizo AI (encontrada em farmácias; utilizo frascos de 10 ml) e cubro o pote com papel alumínio. Assim os guardo na geladeira (identificados e datados).


Obs: Após a mistura da AI com os esporos do carimbo, misturo bem o líquido com a pazinha, isso espalha bem os esporos e a solução fica bem escura.

A seringa só é utilizada no momento da inoculação.
 
Foi uma idéia ótima abrir esse tópico. Também considero a preparação das seringas como o ponto crucial dos cultivos.É o momento com maior riscos de contaminação, sem dúvida.

Nessa fase todo cuidado é pouco, a assepsia deve ser rigorosíssima.

Não gosto daqueles potinhos de exame de fezes, não confio muito na esterilização do fabricante. Utilizo um copinho de cachaça (bebo a cachaça antes) com o fundo arredondado, isto é, sem cantos para facilitar a limpeza.

Não tenho glovebox, sou um cara meio desajeitado e certamente me atrapalharia com ela, mas, limpo muito bem o ambiente, pulverizo com lysol e deixo uma lamparina (presente do MuiLok) acesa.

Tomo banho com protex, uso luvas "virgens", máscara de procedimento, óculos e touca.
 
::Seringa de Cultura Líquida::

- 1 potinho de coleta de urina
- 1 copo de vidro
- 1 seringa
- Mel KARO ou Dextrose

Preparo:

Pegue um copo de vidro e enxa de agua, adicione uma colher de chá de Mel KARO ou dextrose, misture até diluir. Leve ao forno microondas por 3:30min em potencia máxima. Abra o microondas e rapidamente sugue o líquido para seringa, cuidado pra não se queimar. Se achar melhor espere o líquido esfriar.

Deixe a seringa esfriando enquanto prepara o copinho de coleta. Dentro de um saco plastico grande borrife Lysol ou Alcool para estereliza-lo, com todo material dentro do saco, abra o carimbo e despeje a quantidade necessária de esporos dentro do potinho de coleta. Eu uso uma quantidade minina, na maioria das vezes 1/4 do print ja é suficiente, depende do print.

Ainda dentro do saco com cuidado despeje o liquido da seringa dentro do potinho de coleta e misture aos esporos, sugue de volta e repita o processo até os esporos ficarem bem espalhados na agua e sugue pela última vez. Enrole a seringa em papel alumínio e deixe guardado.

Após 1 semana vc terá uma seringa cheia de Micélio VIVO pronto pra inocular.
Injetando micélio vivo a colinização vai mtooo mais rápido, bem melhor q ficar esperando esporo germinar.

Bem fácil, mesmo processo de uma seringa normal com apenas adição de mel karo ou outro tipo de glicose como Dextrose por ex. Mole! :cool::pos:
 
MicelioCarioca, vc sabe quanto tempo essa seringa dura armazenada na geladeira? Por já ser micélio, imagino que não dure tanto quanto esporos hidratados...
Abraços!
Camelo
 
Bositive vibrations total para todos!!!

estou para iniciar meu cultivo. Em Breve.
Estas dicas estão me ajudando muito!!

depois com minhas experiências vou ajudar outros, e, assim vai.:)

" Aonde estiver cave profundamente.
Embaixo é sempre a fonte.
Deixes os homens sombrios a gritar:
__ embaixo é sempre o inferno!!!"
 
Melhor dica do tópico (serviu Muito pra mim tb!)

- A hora de raspar os esporos é díficil para quem está fazendo pela 1ª vez, então se o carimbo estiver em papel alumínio, com o carimbo fechado, esfregue entre seus dedos que os esporos soltam, depois é só abrir e derramar a quantidade necessária no copinho. Coloque primeiro a água, um pouco, para evitar que os esporos colem no fundo caso o copo esteja úmido ainda ou sejam torrados se o copo ainda estiver quente.
 
Considero a etapa mais trabalhosa e de concentração em todo cultivo.
Com certeza exige muita concentração. Ótimo tópico Mauricio!:pos:


A seringa só é utilizada no momento da inoculação.
Idéia simples e útil. Nunca li nada do tipo aqui no CM. As idéias estão transitando aí heim cabeludo!


Utilizo um copinho de cachaça (bebo a cachaça antes) com o fundo arredondado, isto é, sem cantos para facilitar a limpeza.
Eu também bebo a cachaça antes, e durante... e mais um pouquinho depois! Antes de sair para caminhar! :D
 
Olá otimo tópico, quando preparei a minha primeira seringa não usei gloove box, tomara que de certo......rs, só estou esperando a vermiculita chegar para inocular.
 
Não eu sei q seringa tem em qualquer farmacia...
mais onde eu encontro os esporos? ou sei la u nome da coisa q vai dentro da seringa?!
seria essa a pergunta...
uhashusahuasuhahusa
vlwww
 
sim sim...jah dei uma lida nas coisas lah!!!
vlww pazz
E as regras do forum você ja leu? Você sabia que nos aqui do forum detestamos quem vende cogumelos, esporos ou kits, você sabia que os cogumelos devem ser adquiridos gratuitamente atraves de uma caçada ou cultivado atraves de espóros adquiridos gratuitamente? Você sabia que tomamos tal atitude para evitar que nossos preciosos sejam vendidos no mercado negro e com isso alimentear o capitalismo selvagem de um traficantezinho otario? Entaum meu amigo tenho certeza que você mencionou a compra de esporos por falta de informação, mas para o proprio bem da sua trip e de seu convivio com o pessoal desse forum nunca mais ouse falar em comprar esporos e nem compre pois isso é o que compromete a enteogenia atraves dos preciosos!!!!!!!


Paz e luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
para a hidratação dos esporos....é necessário deixar em alguma temperatura específica??? luz???
ou isso é só um detalhe....
outra coisa....se eu cuidar de todo a assepsia e depois deixar hidratando com a agulha tampada...posso deixa a seringa em qualquer lugar???
 
Back
Top