Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Selvagem - Primeiro Cultivo - mais tarde strain Siriú

Diário de cultivo completo.
Boa tarde!
Ando estudando os magicos a tempos, pegando livros aqui e ali, lendo artigos na internet em forums etc..
Meu interesse na busca pelo auto conhecimento que eles me proporcionam, me levou a querer cultiva-los. Sempre que era o momento certo fiz uso deles em sua natureza selvagem, a maioria das vezes em uma praia do lado de garopaba em santa catarina, chamada de praia do Siriu.
Com eles tive otimas experiencias e cada nova experiencia era um novo ensinamento sobre mim mesmo.
Enfim na minha busca por esse conhecimento, descobri o FSRE a 1 ou 2 anos, mandei carta para eles com todos procedimentos certinhos mas nao obtive resposta, entrei em contato via email mas os esporos nunca chegaram ateh mim.. Pensei que eu nao era o momento para cultiva-los ainda..
Contudo a uns meses atras, comecei a ter contato com um amigo que conheci a muito tempo atras, conhecido aqui no forum como clestinho se nao me engano.. Enfim o clester ja teve muitas experiencias de cultivo, e vem sendo de certa forma um guia para meu cultivo, ele me forneceu uma print de um cultivo de cubensis que ele fez em casa, esse cultivo foi originario de cogumelos do proprio Siriu que ele trouxe certa vez se nao estou enganado!
Quando consegui essa print fiquei muito feliz e resolvi voltar meus estudos pelos magicos, e o resultado foi o inicio do meu primeiro cultivo..



Levei semanas procurando o material adequado, desde as seringas ateh o terrario, enfim tudo!
Fiz registros de todos os passos que dei no meu cultivo, comecei o cultivo por volta de 5/11 preparando as seringas..

Na preparacao das seringas, fiz tudo que foi aconselhado pelas pessoas que mais admiro nesse forum e pelo meu amigo Clester. Tudo muito limpo e feito com muita calma e carinho.. Utilizei agua destilada no procedimento e muita higiene.. Porem exagerei um pouquinho na medida dos esporos.. hehe.. acontece.. Deixei elas descansarem por certo tempo, tinha muito trabalho para fazer para a faculdade e pro trampo mesmo..

Enfim encontrei um tempo livre dia 11/11.
Nesse dia, iniciei o preparo do substrato.. Ja tinha todo material comprado, fiz uma mistura de vermiculita, agua, e arroz integral (que triturei no liquidificador ateh quase virar farinha).. Mistura feita, preparei os copinhos de whisky com selo de vermiculita no fundo, substrato e selo de vermiculita em cima! Preparei quatro copos e levei a panela de pressao (que nao eh la muito grande) deixei uma hora +- e desliguei, deixei esfriar ateh temperatura ambiente e apos isso retirei os copinhos vedando-os, ensaquei eles e guardei na incubadora pois ia preparar mais copos.. No final preparei 9 copos, entre copinhos de whisky e potes de conserva (7 copos de whisky 250 ml e 2 copos de conserva 500 ml) o processo durou quase um dia inteiro..

Entre uma panelada e outra, preparei a incubadora, fiz um corte para passar o fio do termostato e coloquei um vidro com agua para o aquecedor.. Tudo foi limpo com lysol, termonstato, aquecedor, vidro e a incubadora que se trata de um isopor.. E a agua no vidro foi previamente fervida para evitar qualquer habitante indesejado no calorzinho que iria proporcionar aos magicos..

Na noite eu esterilizei minha bancada de trabalho com lysol, tomei um belo banho com protex, na volta ao quarto fiquei apenas com minhas bermudas e passei um aerosol que tenho aqui antibactericida, nesse meio tempo me preparei espiritualmente para a inoculacao, antes de ir para o banho tinha deixado rolando uma musica ambiente Ishq, CD Orchid, quando abri meus olhos, senti o ambiente favoravel a mim, coloquei minhas luvas e mascara e distribui os copos na bancada de trabalho, ja sem os sacos que os protegiam, limpei a seringa cuidadosamente, essa assepsia foi feita com alcool, uma vez que tenho algum trauma em flambar metal.. hehe.. Apos limpos a seringa e o pote a ser inoculado, fiz dois furos um em cada lado do pote, inoculando cerca de 0,5 ml por pote.. Repeti o procedimento em todos potes.. Apos fazer o furo tampava imediatamente com fita.. Apos esse procedimento, coloquei um atilho em cada pote soh por precaucao mesmo, passei aerosol nos sacos que iriam guardar cada pote e apos ensacar os potes em sacos separados, levei eles para a incubadora que se manteria a 27 graus..

Deixei eles assim no escuro com a temperatura equilibrada nos 27 graus por quatro dias.. Entao no dia 15 enquanto conversava com meu amigo clester no msn tive um impulso de ansiedade e dessa vez nao resisti, fui verificar como estava o crescimento dos meus magicos! Para minha alegria apos 4 dias na incubadora, os esporos ja estavam germinando, criando suas extensoes.. Fotografei o desenvolvimento de cada pote e os devolvi a incubadora onde eles estao repousando nesse exato momento..

Toda noite venho energizando o ambiente que estou criando para o desenvolvimento dos meus tao queridos magicos, antes de dormir, realizo um certo mantra que gosto muito com o intuito de filtrar qualquer problema que fosse afetar a sabedoria contida na minha incubadora..

Venho trabalhando um pouquinho por dia no terrario e em breve postarei comentarios sobre ele...

No momento decidi que soh vou verificar o desenvolvimento dos pupilos na incubadora no dia 22, para completar uma semana..

Em anexo seguem algumas fotos do processo ateh entao..
Espero que a extensa leitura tenha algum valor para a comunidade que me faria um bem imenso mandando boas vibracoes para meus tao queridos magicos!

:) ~abracos
Imag004.jpg Imag007.jpg Imag008.jpg 2.jpg 3.jpg
 
Primeiro Cultivo

Fala Caruero

Tudo parece perfeito, agora aguarde com paciencia até pinar.

Potes largos, ao invés de compridos é melhor, para bolos.

Acontece de retardar muito a colonização, por vezes para.
 
Primeiro Cultivo

Fala Caruero

Tudo parece perfeito, agora aguarde com paciencia até pinar.

Potes largos, ao invés de compridos é melhor, para bolos.

Acontece de retardar muito a colonização, por vezes para.

Fala Mauricio!

Nesse cultivo estou usando potes bem largos! o problema foi que em muitos potes fiz apenas uma inoculacao, em outros duas, para testar se realmente era mais rapida a colonizacao.. hehe acontece que ja estou com outro cultivo no qual inoculei em 4 lugares cada pote e ja esta alcancando esse.. eh uma questao de logica na verdade..
Enfim estou com planos de fazer casings caso nao colonize tudo de vez.. Alguma sugestao?

Paz
 
Primeiro Cultivo

Esse bolo tá lindo demais mesmo.
E quanto aos outros, estão demorando bastante mesmo....
Não sei se existe contaminação invisível, mas se vc checar o cheiro e este não estiver bom como deve estar o do seu bolo solitário pode ser uma contaminação invisível.
Se não estiver, acho que não é motivo para tanta preocupação. Ouvi relatos de pessoas que esqueceram um bolo por muito tempo no guarda-roupa (talvez um ano), e frutificou ainda.
Boa sorte, Caruero.
Cogus fortes e azuis pra vc.
 
Primeiro Cultivo

Esse bolo tá lindo demais mesmo.
E quanto aos outros, estão demorando bastante mesmo....
Não sei se existe contaminação invisível, mas se vc checar o cheiro e este não estiver bom como deve estar o do seu bolo solitário pode ser uma contaminação invisível.
Se não estiver, acho que não é motivo para tanta preocupação. Ouvi relatos de pessoas que esqueceram um bolo por muito tempo no guarda-roupa (talvez um ano), e frutificou ainda.
Boa sorte, Caruero.
Cogus fortes e azuis pra vc.

Eai cara! Entao! os outros bolos estao a 23 dias incubando.. tem uns 2 ali que daqui uns 5 dias tao 100% os outros nao to levando muita fe.. mas vo na paciencia com eles.. Ha de dar certo, se nao der eu tento novamente! Acho que nao tem contaminante nao.. o problema foi que inoculei em um furo soh entao logicamente ele demora 4x mais para ficar 100%! hehe.. enfim vamos esperar para ver!!!

Valeu pela força!
Paz e Luz em sua jornada! e muitos azuloes tambem! haha

PS: o cheirinho dele tava maravilhoso!
 
Primeiro Cultivo

eai caruero, cara desencana no periodo de colinização não tem tempo exato, no meu ultimo cultivo os frascos demoraram muito para colonizar, do resto ta blz td parece bem mas fique atento a um detalhe...

fica esperto com essa pedra porosa borbulhando muito perto do bolo, se ficar pegando gotejadas de tabela pode contaminar , deixe o bolo um pouco mais longe aonde nao possa correr o risco de ficar pingando a agua do fundo, se isso nao corre o risco de acontecer blzzzza.

fora isso nao tem erro logo logo teras sorrizos fruto de seu trabalho

[]´s
 
Primeiro Cultivo

Esse bolo tá lindo! Mantenha a umidade sempre o mais alto possível pois em bolos isso é necessário!
 
Primeiro Cultivo

eai caruero, cara desencana no periodo de colinização não tem tempo exato, no meu ultimo cultivo os frascos demoraram muito para colonizar, do resto ta blz td parece bem mas fique atento a um detalhe...

fica esperto com essa pedra porosa borbulhando muito perto do bolo, se ficar pegando gotejadas de tabela pode contaminar , deixe o bolo um pouco mais longe aonde nao possa correr o risco de ficar pingando a agua do fundo, se isso nao corre o risco de acontecer blzzzza.

fora isso nao tem erro logo logo teras sorrizos fruto de seu trabalho

[]´s


valeu pela dica cara!!! nao tinha percebido esse detalhe mesmo.. qnd eu for ver como ta o bolo a proxima vez eu ja vo afasta ele um pouco!!!

Paz e Luz para voce irmaozinho

Esse bolo tá lindo! Mantenha a umidade sempre o mais alto possível pois em bolos isso é necessário!


Obrigado!! Eh eu to tentando mante a umidade alta, o bom eh q eu conto com a ajuda da mae natureza.. na minha cidade a umidade eh ALTISSIMA!
Creio q isso me ajuda ja bastante!

Peace!
 
Primeiro Cultivo

Cara como eu to sem sistema de refrigeracao ainda e ta entrando o verao.. a temperatura oscila entre 24-26 graus.. andei lendo q eh meio alta para a pinagem.. alguma dica?
 
Primeiro Cultivo

Cara como eu to sem sistema de refrigeracao ainda e ta entrando o verao.. a temperatura oscila entre 24-26 graus.. andei lendo q eh meio alta para a pinagem.. alguma dica?

Garrafa plastica com água gelada ou água congelada mesmo....

Por aqui no terrario de 120 litros vai uma pet 2 litros com água congelada durante o dia todo, para poder manter a temperatura na faixa dos 19°C

No final da tarde retiro ela pq essa temp se mantem estável a noite toda e no outro dia qdo percebo que a temp está querendo aumentar, a congelada volta pro terrario ....

Para chegar na temp ideal de pinagem, utilizei varios tamanhos de Pet, isso irá variar de acordo com o tamanho do seu terrario tbm !!!

Paz e Luz...
 
Primeiro Cultivo

fala oregon as garrafas quebram um galhao , aqui eu tenho que usar o que puder pq faz um calor, utilizo tb aquelas placas de gelo reutilizavel curto elas tb.
entao caruero pinar em 24-26 comigo nao deu certo, como os amigos disseram e tb aqui sempre funciona 21-23, nessa hora é muito importante a medição da temperatura, se vc nao tiver termometro, em lojas de aquario tem termometros baratos e ainda vem com aquelas ventosas para fixar, se possivel 2 um em cada canto legal que esses materiais vc sempre vai usar.
que td corra bem por ai :luz::pos:
 
Primeiro Cultivo

Progresso!

Enfim mais dois bolos 100% e os outros estam todos 80% 90%.. A colonizacao deu uma aceleradinha agora.. A temperatura da incubadora se mantem nos 29 e estou conseguindo temperaturas entre 19 e 25 graus no terrario colocando 2 garrafas de 600 ml com agua congelada toda manha :)

O bolo solitario esta tranquilao la todo branquinho.. Ja vai fazer uma semana que ele esta la.. Nao deve demorar muito mais para pinar :) (Ansioso!!!!!!!!!!!!)

Em anexo seguem os dois bolos que mandei para a geladeira hoje apos injetar agua destilada neles

Detalhe - 28 dias de incubacao ateh agora :)
1.jpg
 
Primeiro Cultivo

14 dias dps de ir para o terrario, o primeiro bolo apresentava-se bastante seco em sua parte superior..
atente para um detalhe, eu nao cobri o bolo com vermiculita dps do cold shock, entao oq fiz, esterilizei vermiculita no microondas, dps de fria peguei os 3 bolos do terrario, o primeiro bolo q esta a 14 dias no terrario, estava bem azulado na parte de cima entao virei ele e para minha surpresa, na parte de baixo, que estava cheia de vermiculita ainda, havia alguns pins! entao deixei ele de cabeca para baixo mesmo para nao sufocar os pins, e enxi ele de vermiculita, os outros dois bolos q estao a +- uma semana no terrario, nao apresentam pin nenhum e nao estao tao secos, entao deixei eles como estavam apenas cobri com vermiculita, apos cobrir os tres bolos com vermiculita, dei mtas borrifadas com agua destilada neles e mandei pro terrario.. vamos ver se salvo aqueles pins do primeiro bolo :)

Segue uma fotinho ae pra ver a situacao! abraco pessoal
pins.jpg
 
Primeiro Cultivo

Bom trabalho Caruero.

Se vc conseguir manter a temperatura mais baixa, e que não oscile muito, vai surgir pins em maior quantidade.

É com a baixa temperatura que o micélio inicia uma fase de frutificação, de início ele se desenvolve, e aos poucos vc nota na superfície umas bolinhas brancas, que são os nós hifais. Logo, essas bolinhas engrossam, e são as primórdias, início de formação dos pins, que serão cogumelos.

Para isso tudo ocorrer, leva alguns dias, por isso a importância de manter a temperatura mais baixa nesse período. Depois dos pins formados, a dificuldade cai, pois a temperatura pode ficar entre 23-28ºC.

Good vibes!
 
Primeiro Cultivo

Po valeu pelas dicas e pela informacao sabio MuiLok! estou mantendo o terrario entre 19-25 graus desde q coloquei os bolos ali :) vamos ver oq da! hj ja foram + 3 bolos 100% pra geladeira amanha coloco eles tb com seus irmaozinhos :) o foda de manter a temperatura no verao e ter q trocar garrafas congeladas uma vez por dia.. hehe evito ao maximo mexer no terrario..

Paz para voce irmao
 
Primeiro Cultivo

não te desejo sorte pq no teu caso é so espera..!! e colher os frutos...

boa viajem..
 
Primeiro Cultivo

e os pins estao mesmo se desenvolvendo :rolleyes:
foto tirada hj demanha
pins.jpg
 
Primeiro Cultivo

Que legal Caruero..
PARABENS..
Felicidades e muito cogumelo na cabeça..:D
 
Primeiro Cultivo

Muito bom Caruero, logo vc vai colher os frutos.

Lembre-se de deixar alguns frutos se desenvolverem até o estágio adulto, e estude para tirar prints. Assim, vc terá esporos pra iniciar novos cultivos, e para trocar strains com outros cultivadores.

Parabéns cara!!
 
Primeiro Cultivo

Que legal Caruero..
PARABENS..
Felicidades e muito cogumelo na cabeça..:D

Valeu Le Fay! Com certeza muitas felicidades virao!! :D:D

Muito bom Caruero, logo vc vai colher os frutos.

Lembre-se de deixar alguns frutos se desenvolverem até o estágio adulto, e estude para tirar prints. Assim, vc terá esporos pra iniciar novos cultivos, e para trocar strains com outros cultivadores.

Parabéns cara!!

Certamente camarada, o objetivo fundamental desse cultivo eh distribuir essa strain, trata-se de uma strain selvagem dos cogumelos de um local em santa catarina muito especial para mim, vou tirar quantos carimbos forem possiveis dessa strain ;) e valeu pela forca como sempre meu guri!!




Muito obrigado a todos que me ajudaram nesse cultivo, por PM ou pelo forum mesmo! Tudo esta dando certo gracas a ajuda de voces :eek:

Abraco a comunidade

Paz

PS: nao to conseguindo postar fotos dos pins mais :( mas tao crescendo e crescendo e crescendo..
 
Back
Top