Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Selvagem - Primeiro Cultivo - mais tarde strain Siriú

Diário de cultivo completo.
Boa tarde!
Ando estudando os magicos a tempos, pegando livros aqui e ali, lendo artigos na internet em forums etc..
Meu interesse na busca pelo auto conhecimento que eles me proporcionam, me levou a querer cultiva-los. Sempre que era o momento certo fiz uso deles em sua natureza selvagem, a maioria das vezes em uma praia do lado de garopaba em santa catarina, chamada de praia do Siriu.
Com eles tive otimas experiencias e cada nova experiencia era um novo ensinamento sobre mim mesmo.
Enfim na minha busca por esse conhecimento, descobri o FSRE a 1 ou 2 anos, mandei carta para eles com todos procedimentos certinhos mas nao obtive resposta, entrei em contato via email mas os esporos nunca chegaram ateh mim.. Pensei que eu nao era o momento para cultiva-los ainda..
Contudo a uns meses atras, comecei a ter contato com um amigo que conheci a muito tempo atras, conhecido aqui no forum como clestinho se nao me engano.. Enfim o clester ja teve muitas experiencias de cultivo, e vem sendo de certa forma um guia para meu cultivo, ele me forneceu uma print de um cultivo de cubensis que ele fez em casa, esse cultivo foi originario de cogumelos do proprio Siriu que ele trouxe certa vez se nao estou enganado!
Quando consegui essa print fiquei muito feliz e resolvi voltar meus estudos pelos magicos, e o resultado foi o inicio do meu primeiro cultivo..



Levei semanas procurando o material adequado, desde as seringas ateh o terrario, enfim tudo!
Fiz registros de todos os passos que dei no meu cultivo, comecei o cultivo por volta de 5/11 preparando as seringas..

Na preparacao das seringas, fiz tudo que foi aconselhado pelas pessoas que mais admiro nesse forum e pelo meu amigo Clester. Tudo muito limpo e feito com muita calma e carinho.. Utilizei agua destilada no procedimento e muita higiene.. Porem exagerei um pouquinho na medida dos esporos.. hehe.. acontece.. Deixei elas descansarem por certo tempo, tinha muito trabalho para fazer para a faculdade e pro trampo mesmo..

Enfim encontrei um tempo livre dia 11/11.
Nesse dia, iniciei o preparo do substrato.. Ja tinha todo material comprado, fiz uma mistura de vermiculita, agua, e arroz integral (que triturei no liquidificador ateh quase virar farinha).. Mistura feita, preparei os copinhos de whisky com selo de vermiculita no fundo, substrato e selo de vermiculita em cima! Preparei quatro copos e levei a panela de pressao (que nao eh la muito grande) deixei uma hora +- e desliguei, deixei esfriar ateh temperatura ambiente e apos isso retirei os copinhos vedando-os, ensaquei eles e guardei na incubadora pois ia preparar mais copos.. No final preparei 9 copos, entre copinhos de whisky e potes de conserva (7 copos de whisky 250 ml e 2 copos de conserva 500 ml) o processo durou quase um dia inteiro..

Entre uma panelada e outra, preparei a incubadora, fiz um corte para passar o fio do termostato e coloquei um vidro com agua para o aquecedor.. Tudo foi limpo com lysol, termonstato, aquecedor, vidro e a incubadora que se trata de um isopor.. E a agua no vidro foi previamente fervida para evitar qualquer habitante indesejado no calorzinho que iria proporcionar aos magicos..

Na noite eu esterilizei minha bancada de trabalho com lysol, tomei um belo banho com protex, na volta ao quarto fiquei apenas com minhas bermudas e passei um aerosol que tenho aqui antibactericida, nesse meio tempo me preparei espiritualmente para a inoculacao, antes de ir para o banho tinha deixado rolando uma musica ambiente Ishq, CD Orchid, quando abri meus olhos, senti o ambiente favoravel a mim, coloquei minhas luvas e mascara e distribui os copos na bancada de trabalho, ja sem os sacos que os protegiam, limpei a seringa cuidadosamente, essa assepsia foi feita com alcool, uma vez que tenho algum trauma em flambar metal.. hehe.. Apos limpos a seringa e o pote a ser inoculado, fiz dois furos um em cada lado do pote, inoculando cerca de 0,5 ml por pote.. Repeti o procedimento em todos potes.. Apos fazer o furo tampava imediatamente com fita.. Apos esse procedimento, coloquei um atilho em cada pote soh por precaucao mesmo, passei aerosol nos sacos que iriam guardar cada pote e apos ensacar os potes em sacos separados, levei eles para a incubadora que se manteria a 27 graus..

Deixei eles assim no escuro com a temperatura equilibrada nos 27 graus por quatro dias.. Entao no dia 15 enquanto conversava com meu amigo clester no msn tive um impulso de ansiedade e dessa vez nao resisti, fui verificar como estava o crescimento dos meus magicos! Para minha alegria apos 4 dias na incubadora, os esporos ja estavam germinando, criando suas extensoes.. Fotografei o desenvolvimento de cada pote e os devolvi a incubadora onde eles estao repousando nesse exato momento..

Toda noite venho energizando o ambiente que estou criando para o desenvolvimento dos meus tao queridos magicos, antes de dormir, realizo um certo mantra que gosto muito com o intuito de filtrar qualquer problema que fosse afetar a sabedoria contida na minha incubadora..

Venho trabalhando um pouquinho por dia no terrario e em breve postarei comentarios sobre ele...

No momento decidi que soh vou verificar o desenvolvimento dos pupilos na incubadora no dia 22, para completar uma semana..

Em anexo seguem algumas fotos do processo ateh entao..
Espero que a extensa leitura tenha algum valor para a comunidade que me faria um bem imenso mandando boas vibracoes para meus tao queridos magicos!

:) ~abracos
Imag004.jpg Imag007.jpg Imag008.jpg 2.jpg 3.jpg
 
Primeiro Cultivo

A leitura das regras e da Nossa imensa Biblioteca ira ajudar muito
seja bem vindo


Jhon Lock:cool:

:luz:Que a Deusa Mãe e os deuses contidos na natireza lhe concedam o que deseja seu coração e o que não lhe faça mal.:pos:
<!-- / message -->
 
fgjghk.jpg

Q concentração ein... imaginem essas pupilas dilatadas...

nesse meio tempo me preparei espiritualmente para a inoculacao, antes de ir para o banho tinha deixado rolando uma musica ambiente Ishq, CD Orchid, quando abri meus olhos, senti o ambiente favoravel a mim...

Vc caprichou mais com setting pra inoculação do que eu capricho com setting pra minhas trips <(u.u)7

Vlw aí, eu axo que vai dar certo, vc parece caprichoso... ha, e essa ansiedade é muito foda mesmo... dei uma olhada no meu casing há uma hora atrás e já to querendo ver se o micélio deu algum avanço, eh mole? :D
 
Primeiro Cultivo

Boa sorte... Tenta colocar a temp em 29 coloniza mais rapido .. Com o termostato vai ser facil..
Abc
Eu inoculei no dia 11/11 hehe
PS: QUal strain ??
good vibes :D:!:
 
Primeiro Cultivo

Q concentração ein... imaginem essas pupilas dilatadas...



Vc caprichou mais com setting pra inoculação do que eu capricho com setting pra minhas trips <(u.u)7

Vlw aí, eu axo que vai dar certo, vc parece caprichoso... ha, e essa ansiedade é muito foda mesmo... dei uma olhada no meu casing há uma hora atrás e já to querendo ver se o micélio deu algum avanço, eh mole? :D

ahhh da uma vontade de espiar eles! to mirabolando um sistema com webcam pras ferias qnd eu tiver mais tempo pra dedicar a eles!! hehe
aaah e o capricho eh o carinho que tenho com eles mesmo! acredito no poder da energia que depositamos nas coisas.. especialmente nas coisas que futuramente farao parte de nos.. valeu ai!!!
ps: cientista maluco aquela foto! :D


Boa sorte... Tenta colocar a temp em 29 coloniza mais rapido .. Com o termostato vai ser facil..
Abc
Eu inoculei no dia 11/11 hehe
PS: QUal strain ??
good vibes :D:!:

valeu valeu! esses sao decendentes de uma colonizacao que meu amigo fez descendente de cogumelos selvagens de santa catarina! estou aguardando uma print que pedi semana passada de ecuador!
good vibes



e obrigado pelo carinho da comunidade comigo!
 
Primeiro Cultivo

10 dias na incubadora.. Seguem as fotos que tirei hoje agora nesse exato momento.. Nota-se um desenvolvimento legal em alguns potes.. Os que mais se desenvolveram n ocaso aqui foram os mais proximos da fonte de calor, entao agora a incubadora esta funcionando a 29 celcius.. Os potes de 500ml tiveram pouco desenvolvimento como pode-se ver numa foto ;P outro detalhe.. em alguns potes inoculei em um soh lugar, em outros inoculei em dois pontos e em outros em 4 pontos.. tudo para testar a colonizacao.. todos sao a mesma strain..

Gostaria da opiniao de mais experientes sobre como esta indo o cultivo, se esse desenvolvimento eh o esperado ou nao etc.. :D Obrigado!!
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg
 
Primeiro Cultivo

pra mim ta indo muito bem, caprichoso e rápido! E obrigado por ter coragem de testar alguma coisa! As vezes nos prendemos à tecnicas de produção repetidas só porque dão resultados bons e nos esquecemos de tentar inovar...
 
Primeiro Cultivo

Boa sorte no novo cultivo e seja bem vindo..
Rapaz novo no forum,,,:):pos:
 
Primeiro Cultivo

Eh! realmente inocular em 4 pontos faz uma puta diferenca.. vacilei pois na maioria dos potes inoculei em um ponto soh.. segundo um amigo meu que ja era cultivador nao faria grandes diferencas.. resultado:

14 dias apos a inoculacao:
-o pote grandao de 500g que fiz para tentar um casing com 4 inoculacoes, ja colonizou metade do pote (toda a metade superior) e o micelio avanca para baixo..

-potes com 2 pontos de inoculacao estao 70%, quase se encontrando..

-potes com 1 ponto de inoculacao.. alguns relativamente atrasados.. a colonizacao varia de 30% a 50%



Segue um anexo para uma amostra de como estao indo as colonizacoes mais avancadas :)

Paz a todos
1.jpg
 
Primeiro Cultivo

Boa Caruero, parabéns pelo estudo!
É Muito lindo este micélio branquinho né... ingole tudo iluminando com sua pureza... preparece man, vai ser ótimo isso aeh!

Good vibes:):pos:
 
Primeiro Cultivo

:D
Trancou os bichinhos a 7 camadas eim ...
Não passa nem radiação ahuhauhuahua
o micélio ta crecendo altos saudavel, vai render bons frutos

Eu ja fiz uma tentativa de inocular só em um ponto
e ainda o vidro era grande tipo de conserva... acabou azedando as sementes e matou o micelio que estava crecendo muito devagar...

E quanto ele se desinvolver mais do lado quente tenho esse mesmo problemas...
mas eu vou virando os bolos a cada 2 dias, mas na proxima coloco um cooler dentro da encubadora


Felicidades ai com a xxxperiencia :D:pos:
 
Primeiro Cultivo

:D
Trancou os bichinhos a 7 camadas eim ...
Não passa nem radiação ahuhauhuahua
o micélio ta crecendo altos saudavel, vai render bons frutos

Eu ja fiz uma tentativa de inocular só em um ponto
e ainda o vidro era grande tipo de conserva... acabou azedando as sementes e matou o micelio que estava crecendo muito devagar...

E quanto ele se desinvolver mais do lado quente tenho esse mesmo problemas...
mas eu vou virando os bolos a cada 2 dias, mas na proxima coloco um cooler dentro da encubadora


Felicidades ai com a xxxperiencia :D:pos:


tao bem protejidos mesmo!! haha
apos qnt tempo azedaram as sementes cara?

eu to levando medo que aconteca isso nos potes mais atrasados onde soh inoculei em um lugar.. to com vontade de fazer novas inoculacoes nesses potes mais atrasados.. q q vcs acham?

Paz!
 
Primeiro Cultivo

Fala Caruero... eu tenho a impressão de que se der pra passar pra 30 graus a colonização vai dar uma ligeira acelerada.

Aqui onde eu moro quando o substrato está sendo colonizado eles ficam em temperatura ambiente, apenas dentro de uma caixa de papelão pra ficar escuro e protegido. A temperatura ambiente é com certeza superior a 30 graus e os potes quase sempre colonizam rápido. (Bem mais rápido do que o da maioria do pessoal que eu vejo esperando a colonização).

Eu tenho certeza que há quem diga:

29!! NEM MAIS NEM MENOS!

Cara... pois eu prefiro acostumar meus cogumelos igual um fisiculturista se preparando para o Mr. Olympia... tem que ralar! Eu não gosto de mimar muito e depois eles ficarem mal acostumados. Claro que também não saio fazendo absurdos mas, por exemplo a temperatura, eu nunca medi a temperatura...

É importante os parâmetros corretos para um bom cultivo, com certeza!

Mas isso não significa que você não possa tentar fazer seus cogumelos se adaptarem à você.. e não você à eles.

Não sei se é possível isso de adaptação depois de vários cultivos seguidos da mesma strain geração após geração. Mas eu acredito na força de adaptação da natureza.
 
Primeiro Cultivo

concordo plenamente com voce.. afinal a tendencia sempre foi e sempre sera as especies se adaptarem.. pois os mais adaptados permanecem.. com certeza vou seguir de certa forma esse seu metodo de cultivo, soh estou me atendo ao padrao nesse cultivo porque eh o primeiro mesmo..
valeu pelas dicas cara! :eek:
 
Primeiro Cultivo

É, no primeiro é melhor seguir tudo à risca o máximo que puder e improvisar somente se não tiver outra solução.

Deixa pra fazer o que eu disse somente se aniversariar todos os potes e os atrasadinhos se recusarem a andar mais rápido.

Boa sorte. E tem uma coisa que o povo nem lembra mais aqui... é as vibes do muilok cara hehehehehe...

Não sei se é coisa da minha cabeça mas tem nego aqui no fórum que tem as vibes poderosas...
 
Primeiro Cultivo

haha olha dps de uns cases lindos q vi no diario de cultivo de muitos malucos aqui do forum eu acredito nessa sua teoria! haha e esse verao se td der certo vou fazer muitas experiencias.. conforme der vo pegando a manha de cultivar esses seres tao encantadores qnt encantados :)

Paz
 
Primeiro Cultivo

Para quem se interessar, segue um link para a confeccao do meu terrario..

https://teonanacatl.org/threads/meu-terrario.2191/


Se alguem mais experiente puder me responder essa pergunta seria muito amavel:
Eu completei o terrario a alguns dias, eh nescessario uma nova esterilizacao um dia antes de transferir os bolos pro terrario? tpo deixar a argila 1 dia na solucao agua + agua sanitaria novamente e limpar bem o terrario com lysol? obrigado!

PS: como ja fui criador de peixes, repteis, estou pensando em por o terrario pra funcionar o quanto antes, para deixar o clima preparado mesmo sem cogumelos.. Com os animais eh assim que se faz o procedimento.. Primeiro se prepara o ambiente.. :) Aguardo sujestoes.. obrigado!
 
Primeiro Cultivo

Bom.. Foi um periodo complicado na vida academica.. mas agora volto com noticias do cultivo.. Se passaram 19 dias.. Creio que a colonizacao esta lenta.. Alguem tem alguma dica?

Enfim.. Nota-se que nos potes menores ja esta quase quase 100% e nos grandoes de 500 ml ta proximo de 50%

Relembrando que ja passaram 19 dias e segundo minhas leituras no forum, eh um tempo grande ja..
Seguem fotos.. Comentarios serao muito bem vindos, dicas serao altamente apreciadas, criticas serao devidamente analisadas..

Paz

PS: lembrando q a incubadora esta mantendo os 29 graus.. Pensei em subir um pouco a temperatura ja que uma vez subi de 27 para 29 e obtive bons resultados.. enfim conselhos? :rolleyes:
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg
 
Primeiro Cultivo

O Pessoal nao ta opinando mto no cultivo, mas vou continuar a postar os progressos para n deixar em branco..

Hoje coloquei o primeiro bolo no terrario!!!!
Ontem seguindo dicas de grandes cultivadores do forum, injetei agua destilada para encharcar bem o bolo que tava 100% colonizado dentro do pote lacrado, lacrei denovo, botei num ziplock e mandei pra geladeira por umas 20 hrs +-.. Hoje botei no terrario que ja tava funcionando a 4 dias para preparar bem o ambiente.. :) tudo correndo bem ateh o momento! o bolo esta com uma cor linda! e se eu fosse um pouco mais ousado ja diria q ele ta criando uma "perninha" num canto ali!!! hehehe.. seguem fotos do bolo no terrario e do estado atual dos outros potes.. :)

Paz
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg
 
Back
Top