Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo cultivo Transkey+ Keepers PFtek

Diário de cultivo completo.
Boa tarde!!
Estou iniciando meu segundo cultivo utilizando a Técnica PFtec.
Usei a receita básica de 2 medidas de vermiculita pra uma de arroz integral e uma de água mineral. Dia 12 foram cinco copos de requeijão para a pressão mas apenas quatro sairam de lá! Um copo tombou e sujou tudo por dentro da panela e por fora dos copos.
Após uma boa limpeza inoculei os copos com a seringa de Keepers que deixei hidratando por dois dias. Dia 13 mais quatro copos inoculados mas dessa vez utilizando uma seringa Transkey que hidratou 24 horas. E por ultimo dia 15 mais quatro copos de uma seringa que não sei qual strain pois esqueci de marcar os carimbos!:(
Já começaram a aparecer o micélio nos copos do dia 13.
Os outros seguem sem nada.
Deixei 8 copos no isopor como da ultima vez para incubar. E outros 4 em cima do armario para ver se funciona bem também.
É isso por enquanto galera!!
Abraços a todos!
20160118_120151.jpg 20160118_120205.jpg
 
Última edição:
Boa tarde!
Os primeiros 4 bolos que fiz Kreeper não estava desenvolvendo, então tive a brilhante idéia de inocular novamente. Pois quando hidratei os esporos coloquei dentro do tubo de agua para injeção. Mas o procedimento foi meio mal feito e achei que não haviam esporos suficiente.
Resultado: Um dos bolos contaminou!
Agora estou com 3 e esperando.
Abraços
 
Boa tarde!
tive a brilhante idéia de inocular novamente. [...] achei que não haviam esporos suficiente.

Estava com o mesmo receio, mas não arrisquei a segunda inoculação... Por curiosidade, você colocou mais esporos em todos os copos? Esterelizava a agulha quando ia de um copo para outro?

Melhor sorte com os 3 sobreviventes :alien:
 
Estava com o mesmo receio, mas não arrisquei a segunda inoculação... Por curiosidade, você colocou mais esporos em todos os copos? Esterelizava a agulha quando ia de um copo para outro?

Melhor sorte com os 3 sobreviventes :alien:
Beleza @Bodine !
Sim. Coloquei mais esporos nesses 4 copos e queimava a seringa entre uma inoculação e outra.
Até agora nada nos 3 copos restantes. Assim que acontecer algo, atualizo!
Abraço
 
Mais um copo que foi inoculado por duas vezes contaminou!! Não foi uma boa idéia!
Os outros 4 Transkey que fiz a partir so carimbo que retirei da primeira produção estâo bem e desenvolvendo.
Os outros 4 que misturei estao bem também.
Abraços!
 
Bom dia!
Só atualizando as fotos, meu cel ta meio ruim e só consegui tirar agora.
As duas primeiras são Transkeys a terceira é dos bolos que nao coloquei na incubadora. Ta no armario e o ultumo o inoculado 2x.
Abraço
20160123_020903.jpg 20160123_020800.jpg 20160123_020639.jpg 20160123_020727.jpg
 
Boa tarde!
Estaca olhando os copos e achei isso. Não sei se da pra ver nas fotos. Mas é um micélio mais cinza e algumas gotas escuras. Queria saber se tem como o micelio do cogu que ta começando ainda ganhar dessa contaminação ou é caso perdido.
Obrigado
Abraços
20160123_142017.jpg 20160123_142006.jpg
 
Eu não consegui ver direito, mas pelo que está descrevendo provavelmente algum bolor contaminou o bolo e se for isso é caso perdido.
 
Eu não consegui ver direito, mas pelo que está descrevendo provavelmente algum bolor contaminou o bolo e se for isso é caso perdido.
Pois é @Malahov ja era mesmo ta bem feio com uns pontos pretos
Sobrou 7 dos12 que inoculei. Acho que em 20 dias vao ser aniversariados!!
Muito obrigado!!
Abraço
 
Bom dia!
Só pra atualizar o andamento.
Não tirei foto do unico Kreeper que me restou porque ta muito pequeno o micelio e tem muitas goticulas numa parte que acho que vai contaminar como os outros.
Abraço
20160125_103614.jpg 20160125_103633.jpg
 
Esses coposbde requeijão são muito leves. Vi que você só perdeu um na PP que caiu. Mas você coloca eles cheios de substrato direto na água ou bota algo embaixo deles pra não entrar em contato direto com a água?

Na vez que tentei usar copo de PP, tombava antes mesmo de eu fechar a PP, pelo empuxo da água.
 
Esses coposbde requeijão são muito leves. Vi que você só perdeu um na PP que caiu. Mas você coloca eles cheios de substrato direto na água ou bota algo embaixo deles pra não entrar em contato direto com a água?

Na vez que tentei usar copo de PP, tombava antes mesmo de eu fechar a PP, pelo empuxo da água.
Beleza @ExPoro ?
Eu coloco dois pires embaixo e uns potes na volta pra preencher os espaços.
Esse que caiu fiz sem os potes pois não tinha achado. Os outros que coloquei os potes na volta nao cairam. Mas eles realmente sao leves! Tem que usar a imaginação!!
Abraço
 
Última edição:
Boa tarde!
Atualizando aqui. Estão quase 100%!! Mas vou precisar viajar dia 5 e voltarei dia 9. Se eles estiverem ja 100%, posso colocar na geladeira até a volta?
Muito obrigado
20160128_133427.jpg 20160128_133220.jpg
 
posso colocar na geladeira até a volta?
Se ele completar 100% só dia 2, por exemplo, vai coincidir com a semana de consolidação, e eu diria pra deixar fora da geladeira mesmo. Em [ultimo caso, coloque na geladeira dentro de saquinhos, nas regiões baixas.
 
Boa tarde!
Hj estava olhando os copos e achei isso aqui. Acho que o micelio esta passando por cima.
Queria saber se espero ou descarto?
Muito obrigado, os demais estão assim tbm, quase 100%!!
Abraço
20160201_135054.jpg 20160201_135041.jpg 20160201_135008.jpg
 
Esse contaminante pode ter esporulado em toda a placa.
Mas é um bolo, não uma placa petri. :)
Eu esperaria pra ver se coloniza este pedaço e em caso positivo, deixaria uma semana para consolidação e cheiraria bem o bolo quando fosse aniversariar para ver se não há aroma de fermentação.
 
Boa tarde!!
Depois de 5 dias de viagem que viraram 10 estou de volta!!!!
Aniversariei os bolos que ficaram na geladeira por 10 dias. Estão bonitos e saudaveis!!
Estou usando um terrario bem simples, sem bomba de ar ou cooler. Apenas fiz furos na caixa e veremos.
Abraços
20160215_172340.jpg 20160215_172326.jpg
 
Back
Top