Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo Cultivo Thai Koh Samui (completo)

Diário de cultivo completo.
Strain: Thai Koh Samui
Substrato: PFtek
Tempo de esterilização: 1 hora
Tipo de inoculação: Seringa Multi-esporos
Data de inoculação: 17/01/07
Data de germinação: 21/01/07
Data de colonização total: 30/01/07
Data de aparacimento de pins: 08/02/07
temperatura de incubação: 28ºC

2º Cultivo
Thai Koh Samui

1º Dia: 14-01-2007, domingo
Preparação das Seringas de esporos
Todo o processo foi feito com muita assepsia. Foi usada água destilada fervida para a confecção das seringas, fiz as seringas de esporos na boca de um forno aquecido por 30min depois embrulhei as seringas em papel alumínio e coloquei em um saco zip-lock e foram para a geladeira, onde ficaram hidratando por 48 horas.​


3º Dia: 16-01-2007, terça
Preparação do Substrato e esterelização na Panela de Pressão
A cozinha foi muito bem limpa, o substrato foi feito com vermiculita, farinha de arroz integral, água, e uma colher rasa de Cremogema. Deixei o selo de vermiculita seca no fundo e no topo do copo. Coloquei os copos na panela de pressão com 3 copos de agua, quando começou a criar bolhas de fervura, tampei a panela de pressão, já com o pino e deixei esterilizar por 1 hora.​


4º Dia: 17-01-2007, quarta
Inoculação e incubação
Usei a mesma assepsia usada no Dia 1. Tirei os potes da panela de pressão e lacrei com durex grosso, um a um, reparei que o papel alumínio “inchou” um pouco, logo abaixei ele em direção ao copo e passei um pano com álcool, colei 4 micropore sobre o papel alumínio onde iria fazer os furos de inoculação e deixei pronto 4 pedaços de durex colados ao lado do copo. Com o forno aquecido por 30min flambei a agulha numa boca do fogão e comecei a inoculação, colocava duas gotas em cada furo, depois de retirar a agulha do furo, fechava com o durex que estava pregado ao lado, depois de completar os 4 furos, flambei a agulha e tampei, levei o pote direto para a caixinha de isopor já com um aquecedor de aquário de 2,5W e termômetro com medição externa instalados. Assim foi para os quatro copos, somente no ultimo, que devido ao pouco espaço do isopor coloquei ele em uma caixinha de papelão separada. Sobrou aprox. 3ml na seringa, que foi guardada novamente na geladeira no saco ziplock.​

8º Dia: 21-01-2007, domingo
Primeira verificação dos potes após a inoculação
Pontos de colonização do micélio. Umidade do copo normal, com respingamento de água nas paredes​


17º Dia: 30-01-2007, terça
Potes 100% colonizados
Colonização rápida e agressiva nos quatro copos, nenhum sinal de contaminantes​

18º Dia: 31-01-2007, quarta
Cold Shock + Dunk
Foi injetado água mineral nos copos até cobrir todo o substrato e logo após foram colocados em um saco ziplock e levados a geladeira, onde ficaram por 24hrs.​

19º Dia: 01-02-2007, quinta
Montagem do terrário e inauguração dos bolos
Terrário montado com sistema de resfriamento por bomba de água, tampa do terrário feita de filme pvc bem lacrada e os furos para a entrada e saída das mangueiras fechados com cola quente. Para o chão do terrário foi usado argila expandida e para a circulação de ar foi colocado um borbulhador dentro de um pote com água e outro no chão em baixo da argila, a temperatura e umidade está sendo monitorada por um higrômetro com sensor externo e a iluminação controlada por um timer programado 12/12hrs. A temperatura fica variando entre 25º e 28ºC e a umidade fica entre 90 e 96% U.R.
Os bolos foram colocados em cima de uma quentinha de alumínio com uma pequena camada de vermiculita umedecida com água + 5% água sanitária e imediatamente levados para dentro do terrário (usando luvas e máscara).​

23º Dia: 05-02-2007, segunda
Aparecimento de primórdias
Depois de 5 dias com os bolos no terrario mantendo a umidade e a temperatura de frutificação, apareceram as primeiras primórdias no topo de 2 dos 4 bolos.​

26º Dia: 08-02-2007, quinta
Primeiros Pins!
Após 3 dias do aparecimento das primóridas nos bolos, elas se desenvolveram e formaram os primeiros pins, que estão nascendo nos 4 bolos. Alguns dos pins ficaram riscados de cinza pelo contaminante Verticulum, mas nada muito grave (continuar observando os bolos, se a base dos cogumelos escurecer o contaminente está se espalhando e será precisso retirar o cogumelo do terrario).​

29º Dia: 11-02-2007, domingo
Cogumelos formados e prontos para serem colhidos
Os pins cresceram rápidos e saudáveis, alguns ficaram com o caule riscados por Verticulum, mas o contaminente não se espalhou.
Foram colhidos todos os cogumelos do terrário, a colheita foi feita usando luva e máscara. Consegui 28 cogumelos entre grandes e médios e alguns abortos. Os cogumelos colhidos foram diretos para o túnel de vento, ficaram secando por mais de 24horas. Depois de bem secos, coloquei em um saco zip-lock junto com um dessecante de mercado por mais 24 horas.
Retirei esporos dos 6 maiores cogumelos colhidos. Deixei os chapéus sobre o papel alumínio em uma tapoware fechada por 24 horas, depois troquei o alumínio para fazer mais 6 prints, enquanto isso deixei os 6 primeiros prints secando na tapoware fechada por mais 24 horas. Totalizando 12 prints.​

50º Dia: 04-03-2007, domingo
Cold-Shock e Dunk
Depois de 2 semanas com os bolos no terrário aguardando um segundo flush, eles acabaram ficando ressecados e a perda de agua foi grande, com o azulamento de alguns pontos do micélio. Foi feito um Cold-Shock com agua mineral por 24hrs e com todo o cuidado os bolos foram levados de volta para o terrário, que foi cuidado como se os bolos estivessem aniversariando agora.
Detalhes da volta dos bolos no terrário: depois do Cold-Shock tirei os bolos do recipiente com agua mineral e com uma faca de corte liso tirei o selo de vermiculita de cima e de baixo e rolei o bolo numa mistura de vermiculita úmida e pó de fibra de coco, fiz uma nova caminha de vermiculita, coloquei os bolos levemente sobre ela e ainda joguei um pouco de vermic. Úmida dos lados e em cima do bolo.​

53º Dia: 07-03-2007, quarta
Recuperação do micélio
O micélio teve uma recuperação lenta e cuidadosa, descendo para a vermiculita úmida q coloquei em baixo dele e subindo para o novo selo de cima​

57º Dia: 11-03-2007, domingo
Aparecimento de primórdias
Depois de uma semana do cold-shock e com o micélio forte e recuperado, as primeiras primórdias começaram a aparecer sobre alguns bolos​

58º Dia: 13-03-2007, terça
Pins!
Aparecimento de pins em um dos bolos​

62º Dia: 17-03-2007, sábado
Segundo flush
Todos os bolos frutiticaram. Foram colhidos 26 cogumelos entre grandes e médios, alguns com o chapéu aberto outros ainda em formato de “bolinha”. Foram colocados no túnel de vento onde ficarão secando por mais de 24 horas antes de ir para o desecante de mercado e finalmente armazenados em um pote.​
 
E Precisa comentar alguma coisa?
Lindo.
Parabens!
Podem falar o que quiser, mas eu sou 100% mais os bolos mesmo ehhehehe
:pos::pos:
 
Parabéns.

Bem detalhado, serve de guia de cultivo pro pessoal.

Ótimo terrário!:pos:
 
Muito bem organizado .. tudo explicadinho .. show de bola...
ainda vou fazer o meu assim .. soon soon .. so eu mudar e ja era.!!!
hehe magicos crescendo pela casa// rsrsrs
lindo cultivo ..
e a trip deles ? boa ?
 
Fala bloodykisses

Seu diário é bem ilustrado e de fácil compeensão.

Ajuda muito para quem inicia um cultivo.
 
Bom esse cultivo cara. Se a gente garantir a umidade, bolos são o melhor método. Eu particularmente prefiro os casings! Abração, tá muito bom isso ai!
 
e a trip deles ? boa ?

Maravilhosa! uma trip bem relaxante e feliz! sim feliz, nem eu imaginava! Não sei se vou postar meu relato de experiência, é que foi bem confuso e não sei se consigo passar no papel tudo o que aconteceu comigo..

Podem falar o que quiser, mas eu sou 100% mais os bolos mesmo ehhehehe
:):)

Eu não posso falar nada pois todos os meus cultivos foram em bolos, mais pra frente posso tentar arriscar um casing, mas estou adorando a forma de cultivo em bolos.

Visitem o meu novo cultivo:
Terceiro cultivo Thai Koh Samui

...deixem seus comentários

Obrigado a todos
 
Back
Top