Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem rapida barata e eficiente - 24h = 100% seco. (vento + lâmpada)

Brainstorn

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/11/2007
15
70
E ai galerinha como vai?
Bem, depois de ter gasto uma fortuna com a secagem de meus cogus em uma panela elétrica, desenvolvi um metodo bastante economico e eficiente.

Vamos precisar em uma caixinha de madeira de tampa com dobradiças, no meu caso utilizei uma de minha vó que nem sei pra que servia, um soquet de lampada, um cooler de pc, uma fonte de 12v, um pouco de fio de força e uma lampada de 40 ou 60 watts.

Ligue os fios no soquete, parafuse o soquete do lado de dentro da tampa bem ao centro, forre o fundo da caixa com jornal ou papelão, espalhe os cogumelos no fundo da caixa, ligue o cooler com a fonte e coloque ele preso com a tampa da caixa soprando em 45° na direção da lampada.

Aki em casa fiz testes com uma lampada de 60w e consegui manter os cogumelos entre 45 e 50°
Nestas condições meus cogumelos ficaram completamente quebradiços em pouco menos de 24h.

Li em algums artigos que a luz não degrada a psilocibina, e realmente não degrada, pois eles ficam bem fortes mesmo.

Para armazenamento sugiro que utilizem o metrodo das pastilhas que pode ser conferido aki: https://teonanacatl.org/threads/pastilhas-de-cogumelos-com-fotos.2670/
Depois fechem as pastilhas individualmente com papel filme, que simplesmente ficaram perfeitas e intactas por muito muito tempo.

Fotos do esquema funcionando vão em anexo.

Abraços a todos e muita paz.
dscf1971.jpgdscf1972.jpgdscf1973.jpgdscf1974.jpgdscf1975.jpg

Parabéns. É mjuito bom tex exemplos assim no fórum. Não para serem seguidos à risca, mas para estimular a cabeça de quem estiver com propblemas ... para mostras os vários métodos e processos ... que no final constituem apenas um ... muito bom ... dá idéias :)

Muito bom, luz.

Parabéns. É mjuito bom tex exemplos assim no fórum. Não para serem seguidos à risca, mas para estimular a cabeça de quem estiver com propblemas ... para mostras os vários métodos e processos ... que no final constituem apenas um ... muito bom ... dá idéias :)

Muito bom, luz.

Isso mesmo, boas idéias sempre são bem vindas !!!! :pos:

Fala Brainstorm

Mais um método de secagem, ótima idéia.

Vale um teste, se quiser fazer:

1 - diminuir a potência da lâmpada, para a temperatura atingida não ser tão alta

2 - fazer um ponto para circulação de ar interno=>externo
traduzindo: fazer pequenos furos com uma broca 2,0mm nas paredes laterais da caixa, facilitando assim saída de ar, e consequentemente, remoção da umidade dos frutos

3 - é minha mania de melhoria, não precisa seguir à risca, pois o sistema já funciona:eek:

Namastê

Um filtro de perlon também seria uma boa ....

O que seria Perlon?

Fala Brainstorm

Mais um método de secagem, ótima idéia.

Vale um teste, se quiser fazer:

1 - diminuir a potência da lâmpada, para a temperatura atingida não ser tão alta

2 - fazer um ponto para circulação de ar interno=>externo
traduzindo: fazer pequenos furos com uma broca 2,0mm nas paredes laterais da caixa, facilitando assim saída de ar, e consequentemente, remoção da umidade dos frutos

3 - é minha mania de melhoria, não precisa seguir à risca, pois o sistema já funciona:eek:

Namastê

Fala Muilok! beleza?

Então curti tua ideia de fazer os furinhos na caixa, mas como vc pode ver ela é ornamental hehe e eu não pretendo estraga-la, mas seria mais eficiente mesmo.
Quanto a temperatura estar alta... porque diz isso? Li varios artigos que dizem que é seguro esquentar a psilocibina até uns 80° vi outros que dizem que é a 220° por isso tava bem tranquilo com meus 50°, e olha, funciona sim hein hehehe.
Mas se tem alguma magica por tras de manter a temperatura mais baixa o possivel, peço-lhe que me explique. Obrigado e paz

O que seria Perlon?

é um tipo de lã sintética, lã acrilica, encontrado em lojas de aquarismo e ou tbm usa-se para rechear edredons

mais na real não vejo essa necessidade, é mais usada para evitar a entrada de contaminantes no terrário nos buracos para troca de ar

no mais, gostei desse ideia de secar, valeu :pos:

Desculpem a minha neura quanto a contaminantes, é que como nunca se sabe o tempo exato de armazenagem é mais seguro ter os mesmos cuidados na hora da secagem que na hora do cultivo. Se estiverem realmente secos - e o esquema do brain seca bem mesmo, pelo que podemos ver e imaginar - eles não contaminarão, mas não quer dizer que não tenham neles esporos de contaminantes ....

Parabéns novamente pela ótima invenção ... as dicas do pessoal não são muito para o seu secador, mas sim para alguem que for tentar adaptá-lo .... a beleza está em se usar objetos do cotidiano para máquinas suportadoras da Causa, como você fez!

Paz, amor e poesia!

Então galera, fiz mais uma modificação no aparelho de secagem, coloquei uma lampada de 100W e um potenciometro de ventilador de teto, aqueles botõezinhos que conforme a gente gira o ventilador roda mais rapido. Assim é possivel controlar com eficiencia a temperatura.

Paz e luz a todos

orra muito legal ver o investmento e sua dedicação para conserva dos seus frutos.... aqui em casa adoto uma técnica muito simples coloco papel toalha em uma tupeware coloco os frutos dentro e deixo na janela recolhendo a noite com o passar de 2 e as vezes tres dias.... estão crack dry??

Desenvolvi um método mais simples ainda.

Desenvolvi o método mais simples de todos, Eu acho.
Simplesmente coloquei um ventilador virado para cima, com uma caixa de papelão em volta e grampeada nas abas.

Mas na verdade na primeira vez que sequei, por dois dias, mesmo ficando bem secos, ficaram muito fracos.Acredito que foi por que eles pegaram uma certa quantidade de luz no processo.Na última vez deixei num ambiente escuro.Mas ainda não experimentei desta remessa. Vamos ver o que vai rolar.....

Pessoal uma vez vi um cara que trabalhava em uma loja com reprografia (xerox), ele utilizava uma caixa de isopor com uma lâmpada dentro para deixar as folhas bem secas e evitar que elas atolassem na hora de imprimir.

Bom, peguei essa ideia e adaptei. Parece um pouco com que o Brainstorn fez, com a diferença que é muito mais fácil trabalhar com uma caixa de isopor.
Comprei uma daquelas caixas de isopor pequenas, de 7 litros, mais um bocal, uma lâmpada de 25w, 1,7m de fio elétrico e um plug de tomada.
Preparei a caixa de isopor fazendo dois furos retangulares na parte de baixo da caixa e dois furos retangulares na tampa, de forma que o ar frio entrasse por baixo e o ar quente saísse pela tampa.
Bom, com os materiais elétricos eu fiz uma ligação simples entre o bocal e o plug de tomada, de forma que pudesse ligar diretamente em qualquer tomada.
Fiz um buraco no meio da caixa, na parte de baixo (não no fundo), e introduzi o bocal, já preparado com o fio e a tomada. Depois rosquei a lâmpada.
Depois peguei um pedaço de papelão e enfiei mais acima da lâmpada para que os cogus ficassem em um nível mais alto que a lâmpada e não sofressem incidência direta da luz.
Pronto, ai foi só ligar na tomada e colocar os cogus sobre o papelão. Secou que foi uma beleza!
A caixa de isopor serve principalmente para segurar o calor da lâmpada, assim não preciso utilizar uma lâmpada potente.
Hoje, mais tarde, vou testar a perda de potência. ;)

Fotos da minha arte. kkkk
BBB, boa, bonita e barata.
IMG0043A.jpg IMG0046A.jpg IMG0047A.jpg IMG0048A.jpg IMG0049A.jpg IMG0050A.jpg

Última edição por um moderador:
Método de secagem totalmente errado. Usando lampada que gera calor e luminosidade, ambos degradam a psilocibina. O titulo do tópico deveria ser
Secagem rapida barata e eficiente - 24h = 100% seco e com metade da potencia.

Alias não sei oque esse povo tem contra um túnel de vento ou a clássica meia atras da geladeira.
Gastei 25 mangos pra montar um túnel de vento, isso pq tive que comprar o cooler.

Método de secagem totalmente errado. Usando lampada que gera calor e luminosidade, ambos degradam a psilocibina. O titulo do tópico deveria ser
Secagem rapida barata e eficiente - 24h = 100% seco e com metade da potencia.

Alias não sei oque esse povo tem contra um túnel de vento ou a clássica meia atras da geladeira.
Gastei 25 mangos pra montar um túnel de vento, isso pq tive que comprar o cooler.

Rapa, a viagem foi legal. Acabei de voltar. Mas não sei se tirou potência. Mas, por via das dúvidas, eu coloquei papel alumínio envolvendo a lâmpada. Pelo menos a luminosidade eu já resolvi. Quanto ao calor, acha que uma lâmpada de 25w gera calor suficiente para degradar a psilocibina? Acho que não vai nem aos 35°.

Cogupoker a questão é que é totalmente desnecessário, o melhor método para secar cogumelos já foi descoberto a algum tempo, cartolina + cooler de pc = tunel de vento depois ziplock com sílica/dissecante. Mas isso é normal volta e meia sempre aparece alguém querendo reinventar a roda. Porém eu repito totalmente desnecessário.

Secagem rapida barata e eficiente - 24h = 100% seco.

Não concordo nem com o título do tópico, na minha opinião é enganação. O autor não mostrou as fotos dos cogumelos secos e esfarelados (crack and dry). Usando ainda por cima calor para secar os cogus, para os p. cubensis, totalmente desaconselhável.
Ter cogumelos secos e crocantes (crack and dry) em 24h até hoje não vi.

Eu juro que eu gostaria de saber oque se passa na cabeça dos novatos para quererem inventar tanto. Eu acho que nós membros do CM não somos levados a sério, pois a receita esta ai pronta a tempos, está tudo postado no fórum, do complexo ao básico, porém sempre aparece alguém querendo inventar.

Li em algums artigos que a luz não degrada a psilocibina, e realmente não degrada, pois eles ficam bem fortes mesmo.

Tem esses artigos anotados por aí?

Eu sempre tive a impressão que a luz é uma das maiores ameaças no processo de secagem, pois levaria à transformação da psilocibina em psilocina, que é bem mais instável e oxida-se facilmente.

Alias Ecuador acho que deverias mover o tópico pra lixeira, visto que este método não é o recomendado para secar cubensis e mta gente pode cair por aqui e copiar. E dessa forma estaremos propagando informação errada oque definitivamente não é o objetivo do fórum.

Acho que não.

É melhor discutir, pois é um assunto técnico, não uma troca de ofensas ou outra infração das regras.

Discutindo a questão se esclarece, ou pelo menos os futuros leitores vão ficar sabendo dos dois ou mais lados da questão.

Back