Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem rapida barata e eficiente - 24h = 100% seco. (vento + lâmpada)

Se o pessoal mandar tudo pra lixeira daqui a pouco não existe mais discussões. Mesmo que a ideia central esteja errada, discutir em cima dela ainda é válido.

Realmente, secar tudo em 24h é uma tarefa muito difícil.

BrOkEnToY acho que vc está fazendo tempestade em copo dágua.

Primeiramente, gostaria de repetir, eu bloquei a luz. Na primeira tentativa embalei a lâmpada com papel alumínio, mas não deu muito certo, ficava um cheiro de queimado. Depois resolvi colocar um anteparo logo acima da lâmpada, o que funcionou muito bem, somadas às placas de papelão escuras (que coloquei nas paredes da caixa) que absorve o restante da luz (por serem escuras). A olho nu realmente parece ter funcionado, pq não existe nenhum tipo de luz que chega até os cogumelos.

Em segundo lugar a temperatura do procedimento não me parecer ser um problema. Na verdade estimei errado, deve alcançar algo por volta dos 50° C. Segundo li em alguns tópicos a temperatura de fusão da psilocibina é de 220° C, por isso, não creio que prejudique. Se alguém tiver alguma informação em relação a isso, QUE NÃO SEJA SUBJETIVA, por favor poste.

Terceiro ponto. Eu iria secar meus cogumelos atrás da geladeira, mas a minha geladeira fica numa espécie de nicho, por isso não alcanço a grade atrás dela. Logo, não iria ficar deslocando algo em torno de 60kg para poder secar meus cogumelos.

Quarto ponto. Eu sei que o método de secagem com túnel de vento é eficiente, já li muito a respeito. Mas não acho o cooler com tanta facilidade quanto o material da minha caixa de isopor. Além disso, considero a ligação da minha caixa mais fácil, não é preciso bateria ou transformador de voltagem de corrente alternada (tomada) para corrente contínua (cooler). Pelo menos imagino que o cooler não possa ser ligado diretamente na tomada. Se puder, então é mais fácil do que pensava. A lâmpada eu ligo diretamente em qualquer tomada, por isso eu acho muito mais prático.

Por fim, a sua sugestão de mover o tópico para a lixeira acho completamente descabível e infeliz. Isso aqui é um fórum e, como tal, deve ser um espaço para discussões. É através delas que conseguimos evoluir, não só aqui mas em qualquer lugar de nossas vidas. Não acho que sua posição seja uma posição saudável para o fórum. Além disso acredito que tudo na vida pode ser melhorado, se minha ideia não for boa ela pode ser melhorada ou até servir de parâmetro para o que não se deve fazer. Ou ser o ponto para o surgimento de novos métodos.

OBS: EU NÃO CRIEI O TÓPICO! O TÍTULO NÃO É MEU. A MINHA INTENÇÃO FOI EVITAR CRIAR OUTRO TÓPICO, CONFORME RECOMENDAM OS MODERADORES.

Me desculpe @BrOkEnToYd se fui muito incisivo, mas não gostei da forma como se expressou. Acho que devemos ter mais respeito pelas colocações dos colegas, procurando avaliar de forma mais cautelosa. Vejo muitas colocações precipitadas no fórum, e acho que alguns pontos de sua colocação o foram. Também achei muito agressivo sua sugestão de colocar o tópico na lixeira. Sugerir que algo que você escreveu seja colocado na lixeira é a mesma coisa de chamar isso de lixo. Nesse sentido discordo mais uma vez de você.

Saúde e paz a todos.

não há sentido fazer que o processo de secagem seja rápido.

aqui vai minha dica:
sílica laranja é otima, mas se vc colocar eles direto lá, vai saturar muito rapido, e vai ter que ficar trocando sempre ela, e para chegar no cracker dry. Então deixe ele na corrente de vento por 48 horas. E depois finalize com a sílica.

Esses metodos são metodos de coservação, quanto mais com cuidado e dedicação fizermos, mais qualidade teremos, ou seja, por mais tempo eles ficaram com a sua qualidade mantida.

O nome do topico deve ser mudado!
minha sugestão: Caixa de luz - Montando uma caixa de luz para secagem

não há sentido fazer que o processo de secagem seja rápido.

Discordo.

Quanto mais rápida a secagem menos tempo para os cogumelos sofrerem alguma degradação.

Para mim bastam 8 a 12 horas de vento e depois mando para a silica gel.

Última edição:
Ola galera a minha maneira de secalos e muito facil peguei a toca de bebe do meu filho
enrrolei os cogu neles e coloquei atraz da geladeira onde eles recebe o vapor do motor da geladeira
cara fica muito maneiro ficam squinho a textura igual a um galho de arvore rigido e bem seco.
sempre fiz isso e vem dano certo com relação a potencia acho não afeta muito não ja deixei ele no
ziplock por anos e quando fiz a ingestão deles cara fui em marte e voltei hehe isso ai ate mais ver:pirata:

Ola galera a minha maneira de secalos e muito facil peguei a toca de bebe do meu filho
enrrolei os cogu neles e coloquei atraz da geladeira onde eles recebe o vapor do motor da geladeira
cara fica muito maneiro ficam squinho a textura igual a um galho de arvore rigido e bem seco.
sempre fiz isso e vem dano certo com relação a potencia acho não afeta muito não ja deixei ele no
ziplock por anos e quando fiz a ingestão deles cara fui em marte e voltei hehe isso ai ate mais ver:pirata:

Fora não ter nem um ponto ou vírgula nessa frase bolo, eu creio que não seja uma má ideia, mas lembrando que os princípios podem ser degradados com o calor da geladeira.

E creio que uma touca de bebe não seja a embalagem mais adequada.

Sim rain, mais foi a maneira q achei pra secalos uma toca feita choxer, com relação a degradação
acho q não afeta muito, armazenei uns cogu por mais de ano quanto fui usalos fucionaro q foi uma blz.

Abraço rain.

BrOkEnToY
Quarto ponto. Eu sei que o método de secagem com túnel de vento é eficiente, já li muito a respeito. Mas não acho o cooler com tanta facilidade quanto o material da minha caixa de isopor. Além disso, considero a ligação da minha caixa mais fácil, não é preciso bateria ou transformador de voltagem de corrente alternada (tomada) para corrente contínua (cooler). Pelo menos imagino que o cooler não possa ser ligado diretamente na tomada. Se puder, então é mais fácil do que pensava. A lâmpada eu ligo diretamente em qualquer tomada, por isso eu acho muito mais prático.

Você pode encontrar cooler (mesmo que usados) em lojas de manutenção de informática, como trabalho com isso tenho varios de diversos tamanhos, certa vez resolvi fazer uma "maquina de secagem" e liguei os coolers numa fonte de computador, que ja tem a voltagem convertida e correta para os coolers, não me lembro se postei as fotos aqui, mas isso ja faz alguns anos, pretendo fazer novamente e ver se funciona melhor, estou com ótimas ideias e iniciei um novo cultivo e/ou um tutoria de como montar se der certo.

é bem simples de adaptar os coolers diretamente na fonte de pc, se tiver alguma duvida pode mandar mp

AMIGO FIZ O SEU MÉTODO E GOSTEI MUITO! em menos de 12 horas estavão iqual biscoito, chegava esfarelar! e coloquei um pote com sal dentro pois o sal absorve a humidade do ar!

Tenho obtido ótimos cogumelos secos em estufa com lâmpada de 100 velas. Ficam sempre super potentes e meus amigos e eu adoramos, pois basta comer uns 5 ou 6 para obter o resultado esperado.
A estufa é um forno de fogão a lenha. Esse forninho possui dois andares, no andar de baixo ponho a forma com os cogus e na prateleira de cima ponho a lâmpada. Fecho a porta do forno, mas deixo 1 cm aberto para evaporar a água. Secam em 24hs no máximo e ficam com a aparência de psilocybes frescos por causa da cor. Creio que essa estufa deva chegar em uns 40º à 50º Celsius no máximo. Assim que possível irei mostrar algumas fotos.

Secam em 24hs no máximo e ficam com a aparência de psilocbes frescos por causa da cor. Creio que essa estufa deva chegar em uns 40º à 50º Celsius no máximo. Assim que possível irei mostrar algumas fotos.

Secam e ficam com aparência de frescos? Por causa da cor? Como? :confused:

Esse método de secagem não é muito recomendado porque não só a luz como o calor podem degradar a psiloci(bi)na. Consequentemente perdendo potência. Mas, se funciona para você, então é tudo que importa. :)

Eu particularmente ainda prefiro o método de secagem de 24 horas no túnel de vento (frio) e depois sílica gel. Sem pressa, tudo ao seu tempo.

Secam e ficam com aparência de frescos? Por causa da cor? Como? :confused:

Esse método de secagem não é muito recomendado porque não só a luz como o calor podem degradar a psiloci(bi)na. Consequentemente perdendo potência. Mas, se funciona para você, então é tudo que importa. :)

Eu particularmente ainda prefiro o método de secagem de 24 horas no túnel de vento (frio) e depois sílica gel. Sem pressa, tudo ao seu tempo.
Eles ficam enrrugados, mas a cor fica a mesma, até o azulado da estipe permanece. A luz não pega neles, pois ficam no andar de baixo que é bem escuro e ainda cubro a forma com um pano preto. Ontem, eu, meu irmão e meu primo fomos em uma cachoeira e cada um comeu cinco chapéis com suquinho de limão e tivemos muitas alucinações de olhos abertos, e também rachamos muito o bico.:)

Tenho obtido ótimos cogumelos secos em estufa com lâmpada de 100 velas.

Acho que você podia ler, se já não o fez, discussões sobre secagem com lâmpada aqui no fórum, tipo este: https://teonanacatl.org/threads/secagem-rapida-barata-e-eficiente-24h-100-seco.2753/

É um pouco mais sofisticado que o seu esquema, mas as questões levantadas são bem parecidas às que podem surgir aqui.

Aliás acho mais prático e interessante em termos e informação fundir (mesclar) os dois tópicos, o que fiz agora.

Última edição:
Bem interessante mesmo essa estufa, mas já uso o forno do fogão a lenha já faz 4 anos e os cogumelos sempre me surpreendem. Mesmo assim, agradeço muito pela dica.:)

Acho que essa estufa tem mais a ver com a sua secagem com lâmpada do que com o forno do fogão a lenha. A fonte de luz dela é uma lâmpada, e o que muda é ter um cooler acoplado, ou então furos para troca de ar quente/frio. - Obs.: Viajei nessa parte que marquei com riscado acima ;)

Mas se você tiver interessado em secagem usando calor não originário de lâmpada também tem tópicos por aí.

Última edição:
E ai galerinha como vai?
Bem, depois de ter gasto uma fortuna com a secagem de meus cogus em uma panela elétrica, desenvolvi um metodo bastante economico e eficiente.

Vamos precisar em uma caixinha de madeira de tampa com dobradiças, no meu caso utilizei uma de minha vó que nem sei pra que servia, um soquet de lampada, um cooler de pc, uma fonte de 12v, um pouco de fio de força e uma lampada de 40 ou 60 watts.

Ligue os fios no soquete, parafuse o soquete do lado de dentro da tampa bem ao centro, forre o fundo da caixa com jornal ou papelão, espalhe os cogumelos no fundo da caixa, ligue o cooler com a fonte e coloque ele preso com a tampa da caixa soprando em 45° na direção da lampada.

Aki em casa fiz testes com uma lampada de 60w e consegui manter os cogumelos entre 45 e 50°
Nestas condições meus cogumelos ficaram completamente quebradiços em pouco menos de 24h.

Li em algums artigos que a luz não degrada a psilocibina, e realmente não degrada, pois eles ficam bem fortes mesmo.

Para armazenamento sugiro que utilizem o metrodo das pastilhas que pode ser conferido aki: https://teonanacatl.org/threads/pastilhas-de-cogumelos-com-fotos.2670/
Depois fechem as pastilhas individualmente com papel filme, que simplesmente ficaram perfeitas e intactas por muito muito tempo.

Fotos do esquema funcionando vão em anexo.

Abraços a todos e muita paz.
View attachment 13726View attachment 13727View attachment 13728View attachment 13729View attachment 13730
Acho que essa estufa tem mais a ver com a sua secagem com lâmpada do que com o forno do fogão a lenha. A fonte de luz dela é uma lâmpada, e o que muda é ter um cooler acoplado, ou então furos para troca de ar quente/frio.

Mas se você tiver interessado em secagem usando calor não originário de lâmpada também tem tópicos por aí.
Isso mesmo, o fogão a lenha é desativado, apenas o calor da lâmpada é usado. Vou aderir ao cooler para ver se secam mais rápido

Você está utilizando dois dos fatores que mais degradam a psilocibina: Luz e Calor. Pode funcionar para você, mas não é o método mais recomendado. :)

Você está utilizando dois dos fatores que mais degradam a psilocibina: Luz e Calor. Pode funcionar para você, mas não é o método mais recomendado. :)
Permita-me rebater sua informação. Em primeiro lugar a luz não pega neles, e em segundo lugar o calor (40ºC à 50ºC) sempre os potencializou, pois ficam muito mais fortes que os frescos.

Permita-me rebater sua informação. Em primeiro lugar a luz não pega neles, e em segundo lugar o calor (40ºC à 50ºC) sempre os potencializou, pois ficam muito mais fortes que os frescos.

Permita-me dizer que você está viajando. :hilario:

A psilocibina/psilocina estão no estado normal no corpo do cogumelo recém colhido. A partir do ponto que você os manuseia e/ou seca, grande parte dos princípios ativos são perdidos por quebra das moléculas, dê uma estudada sobre a psilocibina/psilocina e a degradação das mesmas (famoso azulamento).

Faça o teste por vc mesmo: Coma um peso em frescos equivalente a 10 vezes o peso em secos (essa medida se deve à perda de água), que então descobrirá quem é mais potente :D

Essa história de o calor potencializar os cogumelos não existe, já que a questão tem de ser analisada em um nível molecular.

Back