Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Saga de Monotubs - A+ Albino

Diário de cultivo completo.
Olá galera!

Estou desde o início de Março trabalhando com essa strain, e ela tem me fornecido resultados muito satisfatórios. O micélio coloniza muito bem o milho, e em um curto período de tempo. Como eu fiz vários vidros (cheguei a ficar com 11 vidros de albinos em um período) em diferentes períodos de tempo, alguns colonizaram mais rápido que outros.

_DSC3085.jpg _DSC3086.jpg Foto 31-03-14 18 08 25.jpg

Eu tinha três vidros de 250ml de micélio pronto para a realização do monotub. Então, comprei uma caixa plástica pequena, realizei os furos para ventilação, tapei com fita isolante e realizei os procedimentos de bulk para o monotub. Deixei 10 dias incubando novamente. Eis os resultados:

_DSC3098.jpg _DSC3099.jpg _DSC3101.jpg _DSC3103.jpg _DSC3104.jpg

Não foram extremamente satisfatórios, mas considerando o tamanho do recipiente e a quantidade de micélio x quantidade de substrato, creio que valeu à pena. Já estou retirando carimbos e realizando a secagem dos frutos! :)

Hoje, dia 22 de Abril, fiz mais um monotub, dessa vez trabalhando com uma caixa plástica grande, que eu creio que seja de 60 litros.

Fiz a mistura de 4 litros de pó de coco, 1 litro de vermiculita, e 2 litros de água. A quantidade de água foi exagerada, então recomendo no máximo 1,5 litros para quem for tentar. Eu faço o seguinte processo:

:teo_seta_direita: Coloco o pó de coco e a vermiculita em um balde de 20 litros com tampa.

:teo_seta_direita: Fervo a quantidade de água necessária, despejo no balde e fecho a tampa.

:teo_seta_direita: Após 30 minutos, volto para o balde e mexo a mistura muito bem.
:teo_seta_direita: Fecho novamente o balde e espero 3-4 horas, para esfriar e terminar de pasteurizar. Após o processo, a mistura fica assim: _DSC3111.jpg

:teo_seta_direita: Então é hora de preparar o monotub! Faça 4 furos no nível em que ficará o substrato, e por hora os cubra com fita isolante (pois a caixa passará pela colonização). Faça os furos com pelo menos 5 centímetros!

_DSC3119.jpg

:teo_seta_direita: Limpe a caixa com álcool. Então, despeje o substrato, deixando uma quantidade no balde para fazer a camada superior. Misture os grãos (no meu caso eu utilizei 5 vidros de 500ml de spawn de milho) muito bem, distribuindo-os por todo o substrato. Nivele bem a camada!

_DSC3107.jpg _DSC3113.jpg _DSC3115.jpg

:teo_seta_direita: Com os grãos nivelados, cubra-os com o resto de substrato do balde.

_DSC3116.jpg _DSC3118.jpg

:teo_seta_direita: Coloque a tampa novamente, cubra com um saco de lixo, e deixe no local de incubação por pelo menos 10 dias! Esse tempo é para que o micélio se restabeleça no novo substrato. Após esse período, vou postar o resto dos processos aqui. ;):teo_ninja:

_DSC3121.jpg _DSC3122.jpg
 
Lindo o processo parabéns.. Uma dúvida. Dessa forma, com o substrato "direto no terrário" fica mais complicado para fazer o controle de umidade ou o próprio já se mantém? Outra coisa. Não chega a escorrer aguá na parede? e isso não prejudicaria?
 
Lindo o processo parabéns.. Uma dúvida. Dessa forma, com o substrato "direto no terrário" fica mais complicado para fazer o controle de umidade ou o próprio já se mantém? Outra coisa. Não chega a escorrer aguá na parede? e isso não prejudicaria?

Então, essa é na verdade uma das melhores características do monotub. A umidade acaba adquirindo um ciclo: ela evapora, se condensa nas paredes da caixa, escorre novamente para o substrato, onde evapora novamente.

Como alguma umidade sempre escapa pelos filtros e pelas frestas normais da caixa, eu costumo dar uma borrifada ocasional abrindo uma leve fresta.
 
Então pessoal, sexta-feira completou os 10 dias de incubação do monotub. Então, fiz a próxima etapa:

:teo_seta_direita: Removi os sacos de lixo que estavam cobrindo o monotub.
:teo_seta_direita: Removi a fita isolante que estava cobrindo os furos.
:teo_seta_direita: Adicionei nesses orifícios o polyfill! No monotub pequeno eu simplesmente fiz um bolinho e preenchi os buracos, mas isso dificultou um pouco a troca gasosa. Então, nesse monotub, eu coloquei somente uma camada presa com fita isolante.

IMG_1388.jpg IMG_1387.jpg IMG_1385.jpg IMG_1386.jpg

:teo_seta_direita: O monotub está no meu laboratório, com uma lâmpada LED ligada 24 horas na parte superior, além de um aquecedor com termostato que mantém o ambiente a 26 graus constantes! :cyclops:

IMG_1389.jpg IMG_1390.jpg

O micélio está com uma cara muito boa, acho que vai sair uma pinagem legal. Vou me atentar mais à troca gasosa dessa vez.

Mais algumas fotos do primeiro e segundo flush dos albinos no monotub menor:

IMG_1275.jpg IMG_1280.jpg IMG_1323.jpg IMG_1324.jpg

É isso aí, quando frutificar eu venho aqui atualizar! ;)
 
Gostei da forma que preparou os bolos, a camada em baixo é para reter o excesso de umidade ? se for foi uma ótima ideia.
 
Muito bonito e organizado seu cultivo RainSpirit! Parece que o mesmo empenho empregado no cultivo foi também dedicado à explicação no diário - tudo mto bem explicado! Será meu guia quando for me empreitar nessa técnica! :eba:

Vem cá, como vc procedeu no entre-flushes da caixa menor? Só colheu o 1º flushe e borrifou bastante água? Imagino que dunk não dê p fazer...

Outra coisa, vc acha que esse processo de pasteurização, só com água recém-fervida, sirva para proporções pequenas? gostaria de tentar um procedimento parecido mas em proporções consideravelmente menores - estava pensando em um pote de sorvete para começar, antes de me arriscar com grandes quantidades de substrato.

Grande abraço e boa sorte na frutificação do big monotube! :)
 
Opa @pedori , que bom que gostou!!

Então, depois da colheita do primeiro flush, eu peguei e borrifei bastante água mineral no substrato, até deixá-lo encharcado. Eu não pretendia fazer isso, mas vi que nenhum pin estava aparecendo, então após isso, eles começaram a aparecer.

O processo de pasteurização que eu utilizei serve para quantidades pequenas sim! Porém tenha em mente a quantidade exata de água, pois essa técnica tende a molhar demais o substrato.

Não sei se um pote de sorvete funciona, pois é importante que as paredes de plástico sejam grossas para impedir que a mistura esfrie rápido, o que faria com que a pasteurização não funcionasse legal.
 
Então galera, estado do monotub:

Sábado:

IMG_1394.jpg IMG_1395.jpg

Domingo:

IMG_1396.jpg IMG_1397.jpg IMG_1398.jpg IMG_1399.jpg

Hoje: :brincalhao::brincalhao:

IMG_1404.jpg IMG_1405.jpg IMG_1406.jpg IMG_1407.jpg IMG_1408.jpg IMG_1409.jpg IMG_1410.jpg IMG_1415.jpg

Eu estava meio deprê por que não haviam muitos pins, e os cogumelos que tinha, estavam bem pequenos! Mas em questão de 24 horas, o monotub se desenvolveu demais. Eu selecionei o cogumelo maior pra clonagem em CL, e retirei carimbo dos outros.
 
Estão ótimos, e tem uma cor bacana. Parabens!
A superficie não está muito seca não? Me passou essa impressão. (Eu injeto agua com seringa nos meus bulks)
 
Estão ótimos, e tem uma cor bacana. Parabens!
A superficie não está muito seca não? Me passou essa impressão. (Eu injeto agua com seringa nos meus bulks)

Eu não borrifei nenhuma vez ainda @kinney , mas creio que ela ainda esteja em condições de manter a umidade pros cogumelos.

No intervalo entre os flushes eu dou uma hidratada! ;)
 
Pessoal, a temperatura constante de 25-26 graus, somada à luz LED 24 horas por dia, realmente faz a diferença.

Hoje tive uma grande surpresa ao checar o estado do monotub:

IMG_1418.jpg
IMG_1416.jpg IMG_1417.jpg IMG_1419.jpg IMG_1420.jpg IMG_1421.jpg IMG_1422.jpg IMG_1428.jpg IMG_1429.jpg IMG_1435.jpg

:fome: São tantos cogumelos que eu acho que vou ter que investir em novos recipientes fechados pra retirar os carimbos, e em mais sílica também!

Futuramente esses resultados vão ficar melhores, pois estou clonando os exemplares maiores.
 
A produção não pára mesmo!! :eek::eek:

Em 24 horas, mais uma colheita monstro, foram tantos cogumelos que quase faltou ventilador. Como esses são menores, e em muita quantidade, não tirei carimbo, tirei só dos exemplares maiores. (O que já é mais do que suficiente). Vou mandar para a Pró-Fungos uma boa quantidade!

IMG_1438.jpg IMG_1439.jpg IMG_1440.jpg IMG_1442.jpg IMG_1445.jpg IMG_1446.jpg IMG_1447.jpg IMG_1450.jpg

Esse foi o final da primeira leva, vamos ver se o monotub vai produzir mais frutos no segundo flush. Hoje hidratei e manti sob as mesmas condições.
 
Pessoal, dou esse cultivo por encerrado!

Surgiu um foco do duende no monotub, e eu preferi enterrá-lo a deixar que os esporos se espalhem. Caso nasça algum fruto no local que enterrei, posto fotos aqui!

IMG_1457.JPG IMG_1458.JPG

Obrigado a todos que acompanharam. :)
 
Última edição por um moderador:
Back
Top