Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Saga de Monotubs - A+ Albino

Diário de cultivo completo.
Olá galera!

Estou desde o início de Março trabalhando com essa strain, e ela tem me fornecido resultados muito satisfatórios. O micélio coloniza muito bem o milho, e em um curto período de tempo. Como eu fiz vários vidros (cheguei a ficar com 11 vidros de albinos em um período) em diferentes períodos de tempo, alguns colonizaram mais rápido que outros.

_DSC3085.jpg _DSC3086.jpg Foto 31-03-14 18 08 25.jpg

Eu tinha três vidros de 250ml de micélio pronto para a realização do monotub. Então, comprei uma caixa plástica pequena, realizei os furos para ventilação, tapei com fita isolante e realizei os procedimentos de bulk para o monotub. Deixei 10 dias incubando novamente. Eis os resultados:

_DSC3098.jpg _DSC3099.jpg _DSC3101.jpg _DSC3103.jpg _DSC3104.jpg

Não foram extremamente satisfatórios, mas considerando o tamanho do recipiente e a quantidade de micélio x quantidade de substrato, creio que valeu à pena. Já estou retirando carimbos e realizando a secagem dos frutos! :)

Hoje, dia 22 de Abril, fiz mais um monotub, dessa vez trabalhando com uma caixa plástica grande, que eu creio que seja de 60 litros.

Fiz a mistura de 4 litros de pó de coco, 1 litro de vermiculita, e 2 litros de água. A quantidade de água foi exagerada, então recomendo no máximo 1,5 litros para quem for tentar. Eu faço o seguinte processo:

:teo_seta_direita: Coloco o pó de coco e a vermiculita em um balde de 20 litros com tampa.

:teo_seta_direita: Fervo a quantidade de água necessária, despejo no balde e fecho a tampa.

:teo_seta_direita: Após 30 minutos, volto para o balde e mexo a mistura muito bem.
:teo_seta_direita: Fecho novamente o balde e espero 3-4 horas, para esfriar e terminar de pasteurizar. Após o processo, a mistura fica assim: _DSC3111.jpg

:teo_seta_direita: Então é hora de preparar o monotub! Faça 4 furos no nível em que ficará o substrato, e por hora os cubra com fita isolante (pois a caixa passará pela colonização). Faça os furos com pelo menos 5 centímetros!

_DSC3119.jpg

:teo_seta_direita: Limpe a caixa com álcool. Então, despeje o substrato, deixando uma quantidade no balde para fazer a camada superior. Misture os grãos (no meu caso eu utilizei 5 vidros de 500ml de spawn de milho) muito bem, distribuindo-os por todo o substrato. Nivele bem a camada!

_DSC3107.jpg _DSC3113.jpg _DSC3115.jpg

:teo_seta_direita: Com os grãos nivelados, cubra-os com o resto de substrato do balde.

_DSC3116.jpg _DSC3118.jpg

:teo_seta_direita: Coloque a tampa novamente, cubra com um saco de lixo, e deixe no local de incubação por pelo menos 10 dias! Esse tempo é para que o micélio se restabeleça no novo substrato. Após esse período, vou postar o resto dos processos aqui. ;):teo_ninja:

_DSC3121.jpg _DSC3122.jpg

um ventiladorzinho de computador ,se colocado no buraaco de ventilação inferior do terrario ,trabalhando como exaustor não ajudaria com troca de gases ? talvez assim pudesse aumentar a espessura dos filtros . ou sei la .
parabéns vc cultivou um belo Taj Mahall !

um ventiladorzinho de computador ,se colocado no buraaco de ventilação inferior do terrario ,trabalhando como exaustor não ajudaria com troca de gases ? talvez assim pudesse aumentar a espessura dos filtros . ou sei la .
parabéns vc cultivou um belo Taj Mahall !

Opa @Speisepilz ! Eu não gosto de usar ventilador de CPU, pois meu timer tem precisão de 15 minutos somente (analógico), o que é tempo demais e acaba ressecando o interior do monotub. O que eu costumo fazer é somente encostar o ventilador junto ao filtro por alguns minutos, conforme eu ache necessário, e depois que o ar foi trocado, eu retiro. Isso evita a abertura da tampa e a entrada de possíveis contaminantes.

Fmeu cultivo de A+ Albino vou fazer de monotub, PQP que produção!!!

Recomendo, esse foi meu primeiro monotub (de tamanho considerável) e rendeu uma produção que me surpreendeu também.

Opa @Speisepilz ! Eu não gosto de usar ventilador de CPU, pois meu timer tem precisão de 15 minutos somente (analógico), o que é tempo demais e acaba ressecando o interior do monotub. O que eu costumo fazer é somente encostar o ventilador junto ao filtro por alguns minutos, conforme eu ache necessário, e depois que o ar foi trocado, eu retiro. Isso evita a abertura da tampa e a entrada de possíveis contaminantes.

legal era isso mesmo que eu tinha em mente ,mas acabei sem mencionar.
legal seus vídeos no ytb!

Última edição por um moderador:
:teo_seta_direita: O monotub está no meu laboratório, com uma lâmpada LED ligada 24 horas na parte superior

Ow @RainSpirit desculpa minha ignorancia, mas sempre achava que o certo era deixar 12 horas de luz e 12 horas de escuridão para o crescimento adequado dos cogumelos, o ciclo correto etc.
Então quer dizer que você deixou essa led iluminando eles 24hrs até frutificar!?
Me ilumina aí tbm que to curioso hehe!

*edit*: Ah, e qual a potencia dessa led?

Ow @RainSpirit desculpa minha ignorancia, mas sempre achava que o certo era deixar 12 horas de luz e 12 horas de escuridão para o crescimento adequado dos cogumelos, o ciclo correto etc.
Então quer dizer que você deixou essa led iluminando eles 24hrs até frutificar!?
Me ilumina aí tbm que to curioso hehe!

*edit*: Ah, e qual a potencia dessa led?

Opa @LouroJose !

Eu sempre acreditei antes desse cultivo no ciclo alternado, mas fiz o experimento deixando a lâmpada ligada sempre, e a frutificação foi excelente. Minha ideia inicial era deixar no ciclo de 12 horas, mas me baseei no cultivo do @Dr_Seuss e deixei 24/7.

Sinto muito mas não lembro a potência da lâmpada, mas creio que seja equivalente a uma de 60W! :idea:

que aula, obrigado por compartilhar, principalmente o posicionamento quanto a iluminaçao.

Back