Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Revolución - ¡adiós vidrio, adiós PF TEK!

Diário de cultivo completo.
Depois de três anos sem pegar numa seringa (no bom sentido), comendo apenas o pão que o Zebu amassou, de repente bateu de novo aquela vontade de ver eles desde o nascimento.

Na verdade até me assustei ao ver a data do último carimbo... como ele também não havia sido guardado com toda o cuidado necessário, o resultado foi ou esporos inférteis, ou micélio com contaminação. Ou seja: toca pedir carimbo pra profungos, recomeçar 'traveiz... e já que era pra começar do zero, decidi renovar mesmo - um tempo atrás achei um lugar natureba perto de casa que vende centeio, e a ideia de nunca mais ter que sair atrás da odiosa vermiculita reconfortou minha alma como um bálsamo. Bem mais barato também, o grãozinho. E, pra mudar tudo de vez, abandonei de vez o vidro e arranjei uns potinhos de polipropileno que já vem com um furinho na tampa. Tive que construir uma glovebox nova tb, a última tinha sido descartada por questões de espaço

Strain escolhida: PESA. Não sei bem porque, acho que era um nome que vinha flutuando na minha cabeça a algum tempo... eu associei essa strain com algo consolidado, estabelecido, e me pareceu bom para combinar com um substrato com o qual eu ainda não tinha familiaridade.

Logo depois da primeira sessão na panela de pressão já me deparei com a primeira insegurança: tinha gotinhas de água dentro dos potes, mesmo tendo sido cobertos com alumínio. Achei que eu tivesse estragado a composição de água correta dentro do copo. Mas depois de repetir o processo sempre com o mesmo resultado, caiu a ficha: é de boa ter gotinhas de água dentro do copo depois de esterilizar centeio. É só chachoalhar bem o copo que ele absorve a água toda

A inoculação foi feita meio às pressas porque eu ia pro Rio e já queria deixar os meninos colonizando, então preparei a seringa e inoculei em seguida, sem deixar o tempo de hidratação dos esporos. Uma semana depois e nem sinal de micélio... eu, já achando que tinha me atrapalhado com o novo substrato, acabei esquecendo os copos por um tempinho (sempre a melhor ideia... se pelo menos a ansiedade deixasse isso acontecer sempre...)

Eis que, quinze dias (aprox., não costumo medir com precisão o tempo dos meus cultivos) pós-inoculação, me deparo com:
DSC_0699.JPG DSC_0701.JPG DSC_0702.JPG DSC_0703.JPG

Um micélio fofinho, fofiiiinho! Acho que nunca tinha visto ele tão bonito assim! Um pouco depois dessas fotos, chacoalhei o pote que parecia mais colonizado, e aí veio a paranoia: apareceram umas gosminhas verdes em alguns lugares, e eu achei que fosse o fim... até deixei os outros potes sem chacoalhar, só pra poder observar mais alguns dias aquele micélio maravilhoso...

Mas cá estamos, dois dias depois, e nem sinal do trichoderma no pote chacoalhado. Pelo contrário: o micélio está se regenerando, espalhado por todos os pontos. Isso até me encorajou a chacoalhar o segundo pote, e dessa vez eu prestei mais atenção: as gosminhas verdes apareceram de novo, mas creio que elas eram branquinhas antes... pesquisando um pouco, percebi que isso é comum. Ou seja: é de boa aparecerem gosminhas verdes ou azuis (a cor exata parece depender de strain) depois de chacoalhar o pote. Não é contaminação, é psilocibina!!

Negritei os pontos que me parecem ser os mais críticos, nessa minha experiência, para os outros que estiverem começando no centeio como eu.

Pretendo em breve spawnar esses copinhos no pó de coco. Vamo que vamo!!
 
(voz de Ana Maria Braga) Vamo falar de coisa boa? Vamo falar de bulk?

Aqui estão os copinhos ontem, momentos antes de serem "spawnados" (temos uma palavra em português para isso?) na fibra de coco
DSCN1404.JPG

O substrato foi pasteurizado por 1 hora entre 60 e 70 graus celsius, em copos de PP (sim, eu realmente abandonei o vidro) de 1 litro
DSCN1403.JPG

E aqui, o produto final:
DSCN1406.JPG DSCN1407.JPG
(o branco é fita micropore cobrindo os buraquinhos para troca gasosa - vocês acham que assim está bom, ou eu devia ter feito mais buracos?)

Usei esses potes de sorvete porque um tempo atrás descobri que eles têm exatamente 10cm de altura, ou seja, a profundidade ideal de substrato. Eu pretendia fazer um bulk para cada copo de micélio, mas no fim só consegui arranjar dois potes, então a minha proporção spawn/substrato está em aproximadamente 1:3. Pelo menos vai colonizar mais rápido...

Hoje de manhã dei uma olhadinha e já vi o micélio se recuperando em alguns dos grãos... vamo que vamo!!
 
a proporção tá boa. A palavra em português seria aniversariar?
 
Então, acho que "aniversariar" não dá conta do conceito... porque a palavra também pode ser substantivo, os gringos chamam de "spawn" qualquer substrato cuja finalidade seja colonizar um bulk. Deve ser uma dessas palavras meio intraduzíveis, tipo "saudade"
 
A palavra em português seria aniversariar?
Então, acho que "aniversariar" não dá conta do conceito... porque a palavra também pode ser substantivo, os gringos chamam de "spawn" qualquer substrato cuja finalidade seja colonizar um bulk. Deve ser uma dessas palavras meio intraduzíveis, tipo "saudade"

Acho que a tradução mais próxima do conceito "spawn" seria disseminar ou disseminação (spawning)?! Corrijam-me se eu estiver errado.

Eu pretendia fazer um bulk para cada copo de micélio, mas no fim só consegui arranjar dois potes, então a minha proporção spawn/substrato está em aproximadamente 1:3. Pelo menos vai colonizar mais rápido...

Para cubensis essa proporção está boa. Em casos de substratos pouco nutritivos, eu recomendaria uma proporção 1:1 ou 1:2 no máximo.
 
S.O.S. CM!! Preciso decidir se já é hora de por pra frutificar!!

Aqui estão os potes exatamente 7 dias após os inóculo:
DSCN1410.JPG DSCN1412.JPG DSCN1413.JPG DSCN1414.JPG

As próximas fotos são de hoje, 14 dias após o inóculo:
DSCN1417.JPG
Sobre as diferenças na aparência dos dois potes: o que tem um aspecto mais colonizado foi misturado homogeneamente, o outro foi feito em camadas (substrato-inóculo-substrato-inóculo-substrato). O primeiro pote chegou rápido a essa aparência atual, mas desde então evoluiu pouco, e parece que ainda tem áreas não-colonizadas na superfície... além disso, o micélio parece estar colonizando o plástico filme!!
DSCN1420.JPG DSCN1423.JPG

Mas a grande surpresa é o outro pote, que produziu um belo pin!
DSCN1419.JPG

E aí? Será que chegou a hora de desencanar da colonização 100% e colocar essas belezinhas pra frutificar?

Aguardo opiniões ansiosamente!!
 
E aí? Será que chegou a hora de desencanar da colonização 100% e colocar essas belezinhas pra frutificar?

Sem dúvidas, amigo. Eu diria até que o pote à direita já era para ter posto para frutificar há uns dias atrás. Ao que parece na foto, está quase virando um overla.

Positividades. :)
 
Dei uma panguada pra fazer esse terrário (é uma caixa estilo monotub, com dois buracos em cada lado comprido e um buraco em cada lado curto, e perlita no fundo), então o micélio passou o fim de semana em condições sub-ideais (sem perlita). Também estou abanando menos do que o necessário, pq nessa época fica difícil parar muito em casa...
DSCN1425.JPG
Mesmo assim nasceram uns pinzinhos! (aquele que nasceu no pote fechado abortou)
DSCN1426.JPG DSCN1427.JPG

Dedos cruzados pessoal!! To bem ansioso aqui... seria lindo ver esse cultivo na reta final antes do fim desse ano... hehehe

Ah, é normal a perlita parecer seca ao toque mesmo tendo ficado um bocado no escorredor debaixo de uma torneira? Nunca tinha trabalhado com esse material, achei uma textura muito doida!! Pensava que ela era mais pedregosa, mas é um negócio bem frágil e farelento

Outra coisa, precisa esterilizar a água pra borrifar na câmara, ou pode ser direto da torneira?
 
Isso ai irmão vai ter frutos antes do final do ano sim. Antes de usar a água da torneira, ferva ela, quando estiver fria, use.
 
Ah, é normal a perlita parecer seca ao toque mesmo tendo ficado um bocado no escorredor debaixo de uma torneira? Nunca tinha trabalhado com esse material, achei uma textura muito doida!! Pensava que ela era mais pedregosa, mas é um negócio bem frágil e farelento

É normal sim, sinal que a perlita está funcionando. Embora a perlita seja um dos materiais mais eficientes para umidificação de terrário, por ser frágil é que parei de usá-la.

Outra coisa, precisa esterilizar a água pra borrifar na câmara, ou pode ser direto da torneira?

Sim, recomendo que use água fervida e/ou filtrada.
 
48 horas após as últimas fotos (o melhor presente de natal que eu poderia pedir!:D):
DSCN1430.JPG DSCN1431.JPG DSCN1432.JPG DSCN1433.JPG DSCN1434.JPG DSCN1435.JPG

To achando a fenotipia dessa strain bastante curiosa, todos os frutos se parecem, apesar da origem em solução multi-esporo
Interessante notar também que os frutos estão se desenvolvendo muito mais rapidamente no pote que não foi sobre-colonizado (e é rápido mesmo... se eu fico algumas horas sem abrir a caixa já me surpreendo com o tamanho!)
 
Interessante notar a diferença. Inclusive, acho que poderá servir de referência para o FAQ da biblioteca. :ler:
 
+24hs
DSCN1445.JPG DSCN1446.JPG DSCN1449.JPG
Os cogus da bandeja pioneira continuam crescendo e estão virando uns verdadeiros monstrinhos! A outra bandeja segue devagar e sempre, mas comparando as fotos dá pra notar que quase todos os pins cresceram, pelo menos um pouquinho...
 
frutos do bom trabalho, parabéns cultivador.
 
Obrigado pelos elogios e pelo apoio, gente! E é com muito orgulho que eu anuncio que hoje, uns 47 dias depois de os esporos serem injetados em três pequeninos potes de centeio, os primeiros frutos foram colhidos!!! Aqui está a situação do grow momentos antes da colheita:
DSCN1456.JPG

Um dos cogus rachou no chapéu. Não sei se é falta de umidade ou verticillium... o que vcs acham? Estou tendendo para o primeiro, pois o fruto cresceu normalmente mesmo após a rachadura aparecer
DSCN1458.JPG levels.jpg

O cogu maior cresceu tanto que engoliu um pin que estava tentando crescer ao lado! TSUNAMI DE MICÉLIO!!!!
detalhe01.jpg DSCN1478.JPG

Por enquanto só colhi esses aqui, que pareciam estar mais no ponto... os outros eu vou ver se ainda crescem mais um pouquinho
DSCN1468.JPG
"Three wise brothers"

Agora, alguns detalhes métricos:
DSCN1472.JPG DSCN1477.JPG DSCN1481.JPG

Coloquei esses três no mel - não pra armazenar a longo prazo, só pra dar uma adoçadinha, pretendo comê-los no fim de semana

Obrigado a todos que acompanharam a aventura até agora! E um salve especial pro @RainSpirit pela indicação pra foto do dia!!

Boas energias a todos nesse verãozão maravilhoso
 
Um dos cogus rachou no chapéu. Não sei se é falta de umidade ou verticillium... o que vcs acham? Estou tendendo para o primeiro, pois o fruto cresceu normalmente mesmo após a rachadura aparecer

Esse da foto (View attachment 62935) parece ser verticillium, mas não é algo preocupante. Os outros rachados me parece que foi instabilidade na umidade.
 
Back
Top