Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Revolución - ¡adiós vidrio, adiós PF TEK!

Diário de cultivo completo.
Depois de três anos sem pegar numa seringa (no bom sentido), comendo apenas o pão que o Zebu amassou, de repente bateu de novo aquela vontade de ver eles desde o nascimento.

Na verdade até me assustei ao ver a data do último carimbo... como ele também não havia sido guardado com toda o cuidado necessário, o resultado foi ou esporos inférteis, ou micélio com contaminação. Ou seja: toca pedir carimbo pra profungos, recomeçar 'traveiz... e já que era pra começar do zero, decidi renovar mesmo - um tempo atrás achei um lugar natureba perto de casa que vende centeio, e a ideia de nunca mais ter que sair atrás da odiosa vermiculita reconfortou minha alma como um bálsamo. Bem mais barato também, o grãozinho. E, pra mudar tudo de vez, abandonei de vez o vidro e arranjei uns potinhos de polipropileno que já vem com um furinho na tampa. Tive que construir uma glovebox nova tb, a última tinha sido descartada por questões de espaço

Strain escolhida: PESA. Não sei bem porque, acho que era um nome que vinha flutuando na minha cabeça a algum tempo... eu associei essa strain com algo consolidado, estabelecido, e me pareceu bom para combinar com um substrato com o qual eu ainda não tinha familiaridade.

Logo depois da primeira sessão na panela de pressão já me deparei com a primeira insegurança: tinha gotinhas de água dentro dos potes, mesmo tendo sido cobertos com alumínio. Achei que eu tivesse estragado a composição de água correta dentro do copo. Mas depois de repetir o processo sempre com o mesmo resultado, caiu a ficha: é de boa ter gotinhas de água dentro do copo depois de esterilizar centeio. É só chachoalhar bem o copo que ele absorve a água toda

A inoculação foi feita meio às pressas porque eu ia pro Rio e já queria deixar os meninos colonizando, então preparei a seringa e inoculei em seguida, sem deixar o tempo de hidratação dos esporos. Uma semana depois e nem sinal de micélio... eu, já achando que tinha me atrapalhado com o novo substrato, acabei esquecendo os copos por um tempinho (sempre a melhor ideia... se pelo menos a ansiedade deixasse isso acontecer sempre...)

Eis que, quinze dias (aprox., não costumo medir com precisão o tempo dos meus cultivos) pós-inoculação, me deparo com:
DSC_0699.JPG DSC_0701.JPG DSC_0702.JPG DSC_0703.JPG

Um micélio fofinho, fofiiiinho! Acho que nunca tinha visto ele tão bonito assim! Um pouco depois dessas fotos, chacoalhei o pote que parecia mais colonizado, e aí veio a paranoia: apareceram umas gosminhas verdes em alguns lugares, e eu achei que fosse o fim... até deixei os outros potes sem chacoalhar, só pra poder observar mais alguns dias aquele micélio maravilhoso...

Mas cá estamos, dois dias depois, e nem sinal do trichoderma no pote chacoalhado. Pelo contrário: o micélio está se regenerando, espalhado por todos os pontos. Isso até me encorajou a chacoalhar o segundo pote, e dessa vez eu prestei mais atenção: as gosminhas verdes apareceram de novo, mas creio que elas eram branquinhas antes... pesquisando um pouco, percebi que isso é comum. Ou seja: é de boa aparecerem gosminhas verdes ou azuis (a cor exata parece depender de strain) depois de chacoalhar o pote. Não é contaminação, é psilocibina!!

Negritei os pontos que me parecem ser os mais críticos, nessa minha experiência, para os outros que estiverem começando no centeio como eu.

Pretendo em breve spawnar esses copinhos no pó de coco. Vamo que vamo!!
 
pesquisando um pouco, percebi que isso é comum. Ou seja: é de boa aparecerem gosminhas verdes ou azuis (a cor exata parece depender de strain) depois de chacoalhar o pote. Não é contaminação, é psilocibina!!

O micélio realmente está com uma ótima aparência, @Uru-Eu-Wã-Wã. Parabéns.

Mas não sei se nesse estágio do micélio já há psilocibina e/ou psilocina mo mesmo. Você guardou as fontes? Talvez possa tirar fotos se ocorrer o mesmo fenômeno de novo ...

Veja por favor https://teonanacatl.org/wiki/miclio-primrio/ , https://teonanacatl.org/wiki/miclio-secundrio/ e https://teonanacatl.org/wiki/micelio-terciario/ .
 
Acompanhando e aprendendo a cultivar no centeio. SUCESSO em vista!

O micélio realmente está com uma ótima aparência, @Uru-Eu-Wã-Wã. Parabéns.
Mas não sei se nesse estágio do micélio já há psilocibina e/ou psilocina mo mesmo. Você guardou as fontes? Talvez possa tirar fotos se ocorrer o mesmo fenômeno de novo ...
Veja por favor
https://teonanacatl.org/wiki/miclio-primrio/ , https://teonanacatl.org/wiki/miclio-secundrio/ e https://teonanacatl.org/wiki/micelio-terciario/ .
Talvez seja por isso que não vale a pena, com relação a custos/benefício, ingerir o micélio secundário. Nesta fase, parece que as hifas do micélio dicariótico estão no processo de sintetização dos princípios ativos, cuja concentração atingirá seu auge no micélio terciário, isto é, nos frutos mágicos. Outro dia estava vendo um tópico por daqui mesmo, inclusive com receitas para ingerir milho miceliado. Pelo que entendi, quem experimentou afirma que o efeito de ingerir um pote de milho miceliado é sensivelmente menor do que o efeito que os ingerindo os frutos que esse pote poderia produzir em casings ou bulks ou mesmo outdoor.

Mas fiquei intrigado com essas gotículas que podem ser o começo da formação das psilas pelo micélio... tomara que seja!

Acompanhando aqui e torcendo por seu SUCESSO, @Uru-Eu-Wã-Wã !
 
Última edição por um moderador:
Olá a todos! Obrigado pelos comentários e votos de sucesso!!

@Ecuador : Seria difícil tirar uma foto com boa resolução dessa "gosma", porque é um fenômeno bem sutil. Mas a leitura de sites gringos (exemplo: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/9714648#9714648 ) me levou a crer que é uma ocorrência análoga ao azulamento de bolos PF manipulados com muita força. Sempre ouvi por aí que esses "machucados" são uma manifestação da psilocibina, mas não sou especialista, então pode ser que na realidade seja algo totalmente diverso. De qualquer forma, é normal, acho que isso é o que vale ressaltar :)
 
Estou tento o mesmo problema de pontos azuis/verdes depois da agitacao no meu saco de Spawn!
Espero que nao seja trico, e se for que o micélio coma. Neste caso nada a fazer alem de esperar..
 
Bom, chacoalhei mais um pote e acho que consegui fotografar o negócio verde:
DSC_0703.JPG DSC_0700.JPG

@Tripamina, não esquenta a cabeça que, pelo menos por aqui, depois de um par de dias tá tudo certo. Olha só:
DSC_0701.JPG

O pote vermelho foi chacoalhado há cinco dias, o roxo há três (mas tava mais colonizado, então agora tá empatado com o vermelho), e o verdinho ontem
 
consegui fotografar o negócio verde:
Esse negócio é trichoderma. Não abra no seu local de trabalho, leve para longe e jogue fora, os esporos são leves, levantam facilmente no ar e ficam na roupa, cabelo, pele, então daí em diante começam contaminações sucessivas em todos os cultivos.
 
Bom, chacoalhei mais um pote e acho que consegui fotografar o negócio verde:
View attachment 61917 View attachment 61918

@Tripamina, não esquenta a cabeça que, pelo menos por aqui, depois de um par de dias tá tudo certo. Olha só:
View attachment 61919

O pote vermelho foi chacoalhado há cinco dias, o roxo há três (mas tava mais colonizado, então agora tá empatado com o vermelho), e o verdinho ontem
Nossa mano já ia dizer. O meu micélio tava com um verde bem mais sutil que esse, depois ficou branco denovo.
Esse aí realmente nao tá com a aparencia de normal.

Ta meio embacado, mas eu deu uma saturada nas cores das fotos.
IMG_1996.JPG IMG_1999.JPG
Depois de 4 dias:
IMG_2042[1].JPG IMG_2041[1].JPG

Tá com uma cara de trico mesmo como @Maurício falou, mas eu to vendo micélio renascendo em alguns graos tambem. Isola isso muito bem em papel alumio e espera mais uns dias. Dá pra avaliar melhor.
 
Não quero parecer teimoso, mas acho que não é tricoderma, não... os outros dois copos também ficaram exatamente assim no começo, e agora eu procuro, procuro e não vejo um único pontinho verde. Pelo contrário - o micélio está se recuperando e com aparência saudável em todos os pontos do copo.

Mesmo esse aí, que eu fotografei com as gosminhas, nesse momento já está com uma rede micelial bem mais desenvolvida, e faz só algumas horas que eu tirei a foto; já os verdinhos estão iguais.

Não sei, se for mesmo algum tipo de contaminação, acho que rola no mínimo um canteirinho no jardim, que esse micélio tá parecendo faminto

@Tripamina suas sacolas parecem estar sem nenhum problema, não vejo nada que pareça preocupante, mesmo com a saturação aumentada. Uma dúvida, vc mesmo fabricou os sacos, ou comprou pela interwebz?

Boas energias pra todos os cultivadores, seguimos na luta - cada um na sua e todos na mesma
 
É @Mauricio, todo mundo aqui sabe que voce tem um número infinitamente maior de cultivos e experiencia que muitos de nós, por isso todos levam a sua palavra muito a sério.
Mas parece que dessa vez parece que dessa vez terá que olhar o trem descarrilhar só para dizer "eu te disse" mais a frente! :)
Todo mundo erra e isso faz parte do processo de aprendizado.

Tambem nao achei a aparencia nada normal.,m as nao custa nada esperar. Se trico se desenvolver voce INCINERA esse copo @Uru-Eu-Wã-Wã! :hilario:
Se nao quiser faz um outdoor mesmo.

@Tripamina suas sacolas parecem estar sem nenhum problema, não vejo nada que pareça preocupante, mesmo com a saturação aumentada. Uma dúvida, vc mesmo fabricou os sacos, ou comprou pela interwebz?
Comprei os sacos já prontos. Achei o filtro no saco uma ótima forma de acabar com estagnacao no Spawn.
Posta umas fotos daqui a uns dias que todos estao muito curiosos!

Paz e bom final de semana para todos!
 
Última edição:
"Há mais coisas verdes entre o esporo e o fruto do que sonha nossa vã micologia"
DSC_0704.JPG
Dois dias se passaram desde as fotos que causaram furor por aqui e já não se vê mais nenhuma gosma esverdeada naquele copo. Um deles (roxo) já me parece estar nos 99% de colonização, os outros dois seguem de perto...

@Mauricio, seu trabalho em prol dos cultivadores brazucas é inestimável e digno de admiração, mas você precisa sair desse pedestal, cara. Se eu digo que uma coisa não parece Tricoderma, porque não me dar no mínimo o benefício da dúvida? Afinal, eu estou aqui vendo a coisa ao vivo, e não apenas uma foto. Responder com emoticons é infantil e arrogante... eu sei que deve ser cansativo orientar os iniciantes, as mesmas dúvidas e erros repetindo-se ad nauseum, mas eu não sou um amador, e acredito que podemos conversar de igual pra igual. E mesmo que eu fosse novato, tampouco acharia esse tratamento adequado... fica parecendo que cogumelo em excesso reforça o ego, ao invés de aniquilar :p

Não quero transformar esse diário em uma discussão, mas sinto que tem muita coisa que fica sem ser dita justamente por causa dessa ideologia de que os iniciantes tem que ouvir os veteranos sem chiar. É claro que eu sei que tem muita gente mais experiente que eu, mas o mesmo é válido para todos: pra cada Uru-Eu-Wã-Wã existe um Mauricio, pra cada Mauricio existe um RogerRabbit... é pra isso mesmo que tem esse forum, pra trocar ideia, e não pra ficar apontando o cultivo do amiguinho e dizendo que o trem dele vai descarrilhar.

.........

É isso aí mulekada!! O cultivo segue em frente! Me parece que em no máximo uma semana o micélio deve estar completamente colonizado e consolidado, agora toca fazer os corres da próxima etapa... o centeio será spawnado em potes de sorvete com fibra de coco e vermiculita 50-50. Em breve mais notícias...
 
"Há mais coisas verdes entre o esporo e o fruto do que sonha nossa vã micologia"
é pra isso mesmo que tem esse forum, pra trocar ideia, e não pra ficar apontando o cultivo do amiguinho e dizendo que o trem dele vai descarrilhar.
Ahn.... Parece que isso esta ficando pessoal demais.
Nunca disse que o teu trem iria descarrilha; muito pelo contrario, achei que era mais prudente esperar. So tinha certeza de que, caso fosse trico, Mauricio iria dizer a bendita frase.
Fato eh que @Mauricio esta certo em muitas das vezes e ate ele (assim como voce ou eu nos cultivos) tem direito de errar.

Nao se trata de birra, infantilidade, arrogancia ou ego. Trata-se se dar sua opiniao.
E se voce nao as quisesse nem teria feito a pergunta de inicio, verdade?

Um cultivo de sucesso pra voce
 
Não é nada pessoal, não... espero não ter ofendido ninguém, só tenho esse defeito de não conseguir usar meias-palavras

É que acho meio contra-producente isso de ficar rotulando tudo de contaminação, dizer que a pessoa errou, precisa melhorar a técnica, etc... não estou querendo que os outros guardem seus comentários sobre o cultivo, mas existem muitos jeitos diferentes de dar sua opinião. É claro que o Mauricio tem o direito de errar! É exatamente isso que eu estou dizendo! O que me chateou foi ele ter se expressado categoricamente, inclusive tirando sarro do fato de eu cogitar que aquilo não fosse o Duende Verde.

E no meio dessa confusão toda a gente ficou sem discutir o que, afinal, seria a tal gosminha verde. Continuo acreditando que é um fenômeno análogo ao azulamento de bolos PF. O Ecuador afirma que micélio primário não contém psilocibina, mas talvez exista uma pequena quantidade, o suficiente pra oxidar e produzir esse fenômeno. Sigo pesquisando...
 
É que acho meio contra-producente isso de ficar rotulando tudo de contaminação, dizer que a pessoa errou, precisa melhorar a técnica, etc... não estou querendo que os outros guardem seus comentários sobre o cultivo, mas existem muitos jeitos diferentes de dar sua opinião.

Opiw... digo, Uru-Eu-Wã-Wã, na minha humilde opinião, o que acho contraproducente é levar a vida muito à sério ou participar de um fórum público como o CM achando que não receberá respostas indesejáveis (desde que não sejam palavras de baixo calão, claro). Também não vejo problema algum em um membro expor opiniões afirmando que é contaminação ou que a pessoa está errada e precisa melhorar as técnicas. Aliás, incentivo para melhoramos é muito producente, pois estimula o autoquestionamento e quem sabe sair da estagnação.

Resumindo, ninguém está colocando a faca no pescoço de ninguém, não importa o que dissermos, cada pessoa é o próprio juiz. Aproveitem a vida e sorriam.

Hakuna Matata! :contente:
 
Back
Top