Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Revolución - ¡adiós vidrio, adiós PF TEK!

Diário de cultivo completo.
Depois de três anos sem pegar numa seringa (no bom sentido), comendo apenas o pão que o Zebu amassou, de repente bateu de novo aquela vontade de ver eles desde o nascimento.

Na verdade até me assustei ao ver a data do último carimbo... como ele também não havia sido guardado com toda o cuidado necessário, o resultado foi ou esporos inférteis, ou micélio com contaminação. Ou seja: toca pedir carimbo pra profungos, recomeçar 'traveiz... e já que era pra começar do zero, decidi renovar mesmo - um tempo atrás achei um lugar natureba perto de casa que vende centeio, e a ideia de nunca mais ter que sair atrás da odiosa vermiculita reconfortou minha alma como um bálsamo. Bem mais barato também, o grãozinho. E, pra mudar tudo de vez, abandonei de vez o vidro e arranjei uns potinhos de polipropileno que já vem com um furinho na tampa. Tive que construir uma glovebox nova tb, a última tinha sido descartada por questões de espaço

Strain escolhida: PESA. Não sei bem porque, acho que era um nome que vinha flutuando na minha cabeça a algum tempo... eu associei essa strain com algo consolidado, estabelecido, e me pareceu bom para combinar com um substrato com o qual eu ainda não tinha familiaridade.

Logo depois da primeira sessão na panela de pressão já me deparei com a primeira insegurança: tinha gotinhas de água dentro dos potes, mesmo tendo sido cobertos com alumínio. Achei que eu tivesse estragado a composição de água correta dentro do copo. Mas depois de repetir o processo sempre com o mesmo resultado, caiu a ficha: é de boa ter gotinhas de água dentro do copo depois de esterilizar centeio. É só chachoalhar bem o copo que ele absorve a água toda

A inoculação foi feita meio às pressas porque eu ia pro Rio e já queria deixar os meninos colonizando, então preparei a seringa e inoculei em seguida, sem deixar o tempo de hidratação dos esporos. Uma semana depois e nem sinal de micélio... eu, já achando que tinha me atrapalhado com o novo substrato, acabei esquecendo os copos por um tempinho (sempre a melhor ideia... se pelo menos a ansiedade deixasse isso acontecer sempre...)

Eis que, quinze dias (aprox., não costumo medir com precisão o tempo dos meus cultivos) pós-inoculação, me deparo com:
DSC_0699.JPG DSC_0701.JPG DSC_0702.JPG DSC_0703.JPG

Um micélio fofinho, fofiiiinho! Acho que nunca tinha visto ele tão bonito assim! Um pouco depois dessas fotos, chacoalhei o pote que parecia mais colonizado, e aí veio a paranoia: apareceram umas gosminhas verdes em alguns lugares, e eu achei que fosse o fim... até deixei os outros potes sem chacoalhar, só pra poder observar mais alguns dias aquele micélio maravilhoso...

Mas cá estamos, dois dias depois, e nem sinal do trichoderma no pote chacoalhado. Pelo contrário: o micélio está se regenerando, espalhado por todos os pontos. Isso até me encorajou a chacoalhar o segundo pote, e dessa vez eu prestei mais atenção: as gosminhas verdes apareceram de novo, mas creio que elas eram branquinhas antes... pesquisando um pouco, percebi que isso é comum. Ou seja: é de boa aparecerem gosminhas verdes ou azuis (a cor exata parece depender de strain) depois de chacoalhar o pote. Não é contaminação, é psilocibina!!

Negritei os pontos que me parecem ser os mais críticos, nessa minha experiência, para os outros que estiverem começando no centeio como eu.

Pretendo em breve spawnar esses copinhos no pó de coco. Vamo que vamo!!
 
Aqui está o resto da gangue:
DSCN1486.JPG DSCN1494.JPG DSCN1496.JPG DSCN1492.JPG DSCN1500.JPG
Peso total desse primeiro flush: 108,2g (molhado)

Parece que a outra bandeja ficou com inveja e finalmente começou a inchar :LOL:
DSCN1509.JPG
 
A genética desse PESA está muito boa. Altos frutos elegantes de encherem os olhos. :contente:
 
A genética desse PESA está muito boa. Altos frutos elegantes de encherem os olhos. :contente:

Pois é Cosmik, também me surpreendi! Apesar da delicadeza dos talos, eles são bem carnudos por dentro, olhando a base parecia uma cenoura cortada, inclusive pela rigidez. Devia ter tirado foto disso, talvez no flush da bandeja ao lado

E por falar nela... lá vem pedrada!!:fome:
DSCN1517.JPG

Cogumelo "preguiçoso" deitando nos camaradas
DSCN1518.JPG
 
E aí, pessoal! Feliz ano novo à toda comunidade fungica!

Deixei o diário uns tempos sem atualizar pq tava postando todo dia e percebi que era mais interessante apresentar os resultados em bloco. Depois de um tempinho viajando venho aqui deixá-los a par da conclusão deste cultivo.

Seguindo de onde parei:
1o Flush da bandeja "branca":
DSCN1563.JPG DSCN1568.JPG
2o Flush da bandeja "branca":
DSCN1587.JPG DSCN1619.JPG
(esse precisou ser colhido logo após a segunda foto, pois ia viajar alguns dias e precisaria deixar o grow descuidado)

2o flush da bandeja "preta":
DSCN1565.JPG DSCN1580.JPG DSCN1590.JPG DSCN1593.JPG DSCN1598.JPG
 

Anexos

  • DSCN1620.JPG
    DSCN1620.JPG
    136.1 KB · Visualizações: 20
(dividindo em dois por causa do limite de imagens)

2o flush da bandeja "branca" (continuação):
DSCN1624.JPG DSCN1627.JPG
Era assim que estava quando voltei de viagem; passaram do ponto de colheita, mas foi interessante para observar a aparência do cogumelo maduro

3o flush da bandeja "preta":
DSCN1640.JPG DSCN1641.JPG

Alguns cogumelos de flushes diferentes secando juntos... rendimento total do cultivo: pouco mais de meio quilo, frescos (ainda não calculei quantos sobraram secos depois dessa temporada psicodélica januária)
DSCN1649.JPG

Nesse momento do grow, fui viajar por um tempo mais longo e por isso estraçalhei o conteúdo das bandejas e fiz uma caminha outdoor. Infelizmente, eles foram mais rápidos do que eu - hoje ao chegar em casa encontrei o lugar assim:
DSCN1864.JPG
Uma pena, pois pareciam cogumelos bem parrudos, maiores que os cultivados "indoor"
DSCN1865.JPG DSCN1866.JPG
Pelo que me disseram, o clima aqui estava ideal, com fortes chuvas toda tarde. Ou seja, os cogumelos não só passaram do ponto, como ficaram encharcando ao ar livre... essa "colheita" rendeu frutos com uma aparência bem gosmenta, cheiro forte, e algumas larvinhas rastejando entre as lamelas. De qualquer jeito, me pareceu um desperdício simplesmente jogá-los fora... resolvi fazer um chá e deixei ferver bastante tempo, pelo menos uns 10 minutos. Depois coei em um filtro de café para dentro de um decantador de vinho, para tentar separar ao máximo as partículas sólidas:
DSCN1872.JPG
Será que é muito revertério tomar esse chá? A fervura deveria, em tese, matar qualquer coisa escrota, não? O chá ficou bem pretinho, seria uma pena ter de jogar fora...
 
Destruiu a casa psicodélica das larvinhas?! :eek:h: Que desperdício.

Será que é muito revertério tomar esse chá? A fervura deveria, em tese, matar qualquer coisa escrota, não? O chá ficou bem pretinho, seria uma pena ter de jogar fora...

Pela sua descrição, eu não tomaria. Principalmente por estarem velhos, devem estar bem fraquinhos.
 
Depois de colher meio quilo, bem que podia ter deixado esses dois "para o santo"... :)
 
Destruiu a casa psicodélica das larvinhas?! :eek:h: Que desperdício.

Pelo visto eram larvas de mosca, não tenho apreço particular por esses insetos nem desejo de ver mais deles por aí...

Depois de colher meio quilo, bem que podia ter deixado esses dois "para o santo"... :)

Fui criado sob a rígida ética protestante, com um pouquinho de culpa judia de bônus... o santo me repreenderia se me visse desperdiçando os FRUTOS do trabalho :amuado:
 
Mas qual santo ficaria feliz em vê-lo pegar os frutos do seu trabalho e transformá-los em um chá duvidoso que, fatalmente, irá pelo ralo da pia?
 
Mas qual santo ficaria feliz em vê-lo pegar os frutos do seu trabalho e transformá-los em um chá duvidoso que, fatalmente, irá pelo ralo da pia?


Será?

Muito chá duvidoso já acabou goela abaixo ...
 
Será?

Muito chá duvidoso já acabou goela abaixo ...

Hummm... Vou tentar refazer a frase respeitando esses casos:
"Mas qual santo ficaria feliz em vê-lo pegar os frutos do seu trabalho e transformá-los em um chá duvidoso que, fatalmente, irá para o vaso sanitário?"
 
Hummm... Vou tentar refazer a frase respeitando esses casos:
"Mas qual santo ficaria feliz em vê-lo pegar os frutos do seu trabalho e transformá-los em um chá duvidoso que, fatalmente, irá para o vaso sanitário?"


Goela = vaso sanitário? :p :roflmao:
 
Goela = vaso sanitário? :p :roflmao:

Se o chá for muito duvidoso, praticamente cria-se uma ligação direta entre os dois, seja por cima ou por baixo. Ou estou errado? Rs...
 
Back
Top